Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
becker1111

Projeto de som para Agile

Recommended Posts

Seguinte galera, ja tenho um kit 3 vias da sony na dianteira, estou tentando montar um som bacana aos poucos...

como ja diz no titulo, o carro é um Agile.

o carro nao é meu, é "da familia", entao nao da para abusar e eliminar o espaço do porta malas.

A minha duvida é quanto aos graves. Quero um som interno de qualidade, e para mim o que define um som de qualidade é o grave.

Tinha pensado em colocar um par de 6x9 no tampão, mas fico com receio de nao ter o retorno que espero...

outra opção seria colocar um sub de 8" (pequeno, para nao ocupar muito espaço e nao precisar tirar em toda viagem) e mais um par de 5" nas portas traseiras.

Isso tudo, trocando o player, que atualmente é original de fabrica.

Resumo: quero um som de qualidade para dentro do carro, que tenha um bom grave. Espaço no porta malas é muito necessário.

Duvida: é melhor um par de 6x9 (da pioneer por exemplo, ou algum com um excelente grave) ou um sub de 8" (dica de marca)?

valeu!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

kit 3 vias que vc fala é um triaxial né?

qualidade é grave?

bom, tendo pouco espaço, eu iria de subwoofer slim em fundo falso (só conheço os pioneer e são bem razoáveis) ou subwoofer de baixa litragem de 8 ou 10 polegadas.... o som original não puxa um subwoofer, pode separar $$$ pro amplificador....

pretende gastar quanto?

pode dispensar os falantes traseiros, um bom kit 2 vias na frente dá conta...

Compartilhar este post

Link para o post

nao sei se 3vias significa triaxial... só sei que sao alto falantes sony xplod 6,5" 3 vias, pois nao tinha mais o de 2 vias....

em relação a valores, quando eu comprar, pretendo comprar na fronteira, então a questao de valor é muito relativa...

só quero ter um pouco de grave e um pouco de batida, ja que esses falantes nao tem NADA de batida... o cone de papelao que é o alto falante original tem mais batida que esse sony...

e a respeito de colocar ou nao alto falantes nas portas traseiras, vou colocar, pois a qualidade sonora dos falantes originais é horrivel...

o problema desse sub slim é que as batidas sao muito secas, queria algo mais alongado, como se tem em caixas dutadas...

Compartilhar este post

Link para o post

kit 3 vias que vc fala é um triaxial né?

qualidade é grave?

bom, tendo pouco espaço, eu iria de subwoofer slim em fundo falso (só conheço os pioneer e são bem razoáveis) ou subwoofer de baixa litragem de 8 ou 10 polegadas.... o som original não puxa um subwoofer, pode separar $$$ pro amplificador....

pretende gastar quanto?

pode dispensar os falantes traseiros, um bom kit 2 vias na frente dá conta...

Isso mesmo.

Quando eu vejo alguém citar 6X9 já penso: postou no sub-forum errado.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara qualidade não esta relacionada diretamente ao grave.

Sistemas de qualidade visão reprodução com o máximo de fidelidade, ou seja reproduzir uma musica com a maior riqueza de detalhes possível; Para conseguir isso vc precisa utilizar produtos de qualidade, fazer tratamento acústico no veiculo, redirecionamento dos falantes,etc..

Em sistemas hi-fi ou hi-end a galera ainda utiliza recursos de equalizadores e processadores de áudio para realizar alinhamento de tempo dos auto-falantes, conseguindo montar desta maneira o palco sonoro.

Se vc gosta de graves fortes te indico produtos da JL Audio, extrema qualidade, mas o que sempre conta eh o conjunto da obra portanto vc tem q se preocupar com todos os detalhes: tratamento acustico, fiacao de qualidade, kits e amplificadores de qualidade.

O padrãozao pra vc utilziar eh um execelente kit 2 vias na frente empurrado por um amplificador de qualidade. Nao ha necessidade mas vc pode utilizar 1 kit de falantes coaxial na traseira, portanto aconselho vc descartar esses falantes 6x9.

Tem mtos projetos no forum da uma olhada neles cara vc vai conseguir entender melhor os sistemas de qualidade

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

sem duvidas que qualidade nao é só grave... é claro que tudo se interliga.

mas eu digo isso em relação ao grave pois tinha num corsa hatch 2005, um par de falantes pioneer 5" na frente e um par pioneer 4" atras, e um sub de 12" da kenwood ligado num modulo da kenwood... tudo isso com um player sony xplod.

o som era perfeito, porém usava o subwoofer no minimo possivel e a caixa dutada dele ocupava quase metade do porta malas...

não sou um critico que analisa qualquer ruidinho diferença entre posicionamento de falantes, do jeito que voce falou, da posição do falante, da carcaça acustica e tudo mais... como eu falei, com o som que eu tinha nesse corsa era perfeito, só pecava pelo espaço...

eu sei que com um sub de 8" em uma caixa provavelmente selada (para ocupar menos espaço) nao terei nem perto um som com a qualidade que eu tinha no corsa, porem se eu tiver falantes descentes e alguma meio que proporcionasse um grave legal, que desse pra sentir batidas, seria muito bom...

entende o meu objetivo/necessidade?

Compartilhar este post

Link para o post

kit 3 vias são 3 falantes separados ou é um triaxial boqueta?

Cara, sei la, recomendo que voce leia o que é som de qualidade, pois pelo o que to vendo, não é isso que voce procura.

Um som de qualidade é = Kit 2 ou 3 vias na frente + subwoofer + amplificador + player bom + instalação de otimo qualidade.

Só com o som original voce ja matou seu projeto. Pelo o que to vendo nao vai colocar amplificador, então, sem chance alguma de colocar subwoofer na amplificada do cd original.

Falantes atras é bem dificil usarmos por aqui, pois o efeito palco sonoro é afetado.

Fala o quanto de grana tem pra gastar por que a galera aqui ta mais habituada a comprar no py do que voce imagina. Mas ja adianto que se busca realmente algo de qualidade, não será lá que vai encontrar com facilidade.

Compartilhar este post

Link para o post

entao estou no forum errado, na minha cabeça som de qualidade é o cada um que busca para satisfazer os seus ouvidos, nao sabia que havia uma "regra". mas tudo bem, peço entao que se puderem me dizer o que eu poderia fazer para conseguir um grave legal, com batidas, sem que prejudicasse o espaço do porta malas...

as possibilidades que vejo:

-sub slim em baixo do banco do motorista (cabe? fica bom?) ou no porta mals (quantas polegadas?)

-sub normal de 8" ou 10" (selada ou dutada?) no porta malas

-sub normal de 8" ou 10" no local do estepe (nao tenho ideia como fica isso, só vi que ja indicaram esse tipo de instalaçao...

-par de 6x9 com grave de excelente qualidade no tampão do porta malas (seria para uso quase exclusivo dos graves)

e scult, o som no final vai ficar com todos esses componentes que voce citou:

kit na frente, sub ligado num modulo (nao sei a diferença de modulo pra amplificador, sou leigo), e irei trocar o player.

ps. se realmente meu topico nao se encaixa nessa parte do fórum, peço que transfiram para a área correta. valeu!

Editado por becker1111

Compartilhar este post

Link para o post

entao estou no forum errado, na minha cabeça som de qualidade é o cada um que busca para satisfazer os seus ouvidos, nao sabia que havia uma "regra". mas tudo bem, peço entao que se puderem me dizer o que eu poderia fazer para conseguir um grave legal, com batidas, sem que prejudicasse o espaço do porta malas...

as possibilidades que vejo:

-sub slim em baixo do banco do motorista (cabe? fica bom?) ou no porta mals (quantas polegadas?)

-sub normal de 8" ou 10" (selada ou dutada?) no porta malas

-sub normal de 8" ou 10" no local do estepe (nao tenho ideia como fica isso, só vi que ja indicaram esse tipo de instalaçao...

-par de 6x9 com grave de excelente qualidade no tampão do porta malas (seria para uso quase exclusivo dos graves)

e scult, o som no final vai ficar com todos esses componentes que voce citou:

kit na frente, sub ligado num modulo (nao sei a diferença de modulo pra amplificador, sou leigo), e irei trocar o player.

ps. se realmente meu topico nao se encaixa nessa parte do fórum, peço que transfiram para a área correta. valeu!

Não vai cara, 6x9 é algo que não usamos justamente por ser "varios falantes" em um só.

Veja bem:

cada tipo de falante tem uma gama de respostas em que ele toca melhor que outros, correto?

No kit 2 vias, temos um midbass e um tweeter. Na maioria dos kits, o Midbass toca até 3,5kHz em média, e o Tweeter, disso pra cima.

No 3 vias colocamos um midrange, onde o midbass vai até 200hz, midrange dessses 200hz até 6,5 ou 7kHz e depois disso, é o tweeter.

Colocando um 6x9 são todos os falantes jusntos(existe triaxial, quadrixial, pentaxial etc), o que prejudica muito o som, ficando uma verdadeira chiadeira ao inves de um som de boa qualidade.

O conceito de Som de Qualidade que usamos nessa parte do forum é justamente o de conseguir um palco sonoro no painel do carro, identificando os instruemntos, tendo uma dinamica, profundidade, como se estivessemos de frente para a banda.

Temos sim projetos de baixo custo, com HU original e tudo mais, mas o minimo que buscamos é colocar kit 2 vias e vez ou outra um coaxial atras. Muitos de nos não usamos justamente por causa do palco. Eu não uso, e aprovo ahaha

Se voce quer um grave e não ta afim de perder porta malas, ao inves de fazer caixa no step, pega um par de black panther da keybass de 8", faz 2 caixas de 10 litros em mdf de 18mm e bota cada uma embaixo de um banco. Segundo as simualçoes que fiz, com esse volume ele sintoniza em 55Hz e tem um delay abaixo de 5ms, ou seja, impercepitvel.

O que daria pra fazer tambem é, colocar um Hertz de 10" la traz, o Satyricon tinha feito uma review dele, se nao me engano. Da um pesquisadinha que vale a pena.

Compartilhar este post

Link para o post

6x9 e som de qualidade é quase a mesma coisa que casar a Dilma com o Serra.

Compartilhar este post

Link para o post

Deveria ter uma receitinha de bolo aqui no forum.

Som de qualidade básico é:

- Player de boa qualidade (Kenwood, Alpine, Pioneer...) com no mínimo 3 pares de RCA

- Módulo de 4 canais, onde você consiga fazer bridge em 2 canais (Hetz, Helix, Alpine, RF...)

- Kit 2 vias nas portas da frete ligado em 2 canais do módulo.

- Subwoofer em caixa selada no porta malas, ligado em bridge no módulo.

- (Opcional) Coaxiais na portas traseiras/tampão ligado nas saídas amplificadas no player

- Cabeamento de 21mm para cabo de força

- Cabeamento de 12 AWG pros falantes e 10 AWG pro sub.

Dicas específica pro colega:

Existem subs que requerem caixas muito pequenas. Te indico o Helix DB 10 que com um caixote de 18 litros faz um estrago.

Se você vai de fronteira, procure produtos da Fosgate (tem qualidade e preço bom)

Compartilhar este post

Link para o post

Deveria ter uma receitinha de bolo aqui no forum.

Som de qualidade básico é:

- Player de boa qualidade (Kenwood, Alpine, Pioneer...) com no mínimo 3 pares de RCA

- Módulo de 4 canais, onde você consiga fazer bridge em 2 canais (Hetz, Helix, Alpine, RF...)

- Kit 2 vias nas portas da frete ligado em 2 canais do módulo.

- Subwoofer em caixa selada no porta malas, ligado em bridge no módulo.

- (Opcional) Coaxiais na portas traseiras/tampão ligado nas saídas amplificadas no player

- Cabeamento de 21mm para cabo de força

- Cabeamento de 12 AWG pros falantes e 10 AWG pro sub.

Dicas específica pro colega:

Existem subs que requerem caixas muito pequenas. Te indico o Helix DB 10 que com um caixote de 18 litros faz um estrago.

Se você vai de fronteira, procure produtos da Fosgate (tem qualidade e preço bom)

Pra que 3 pares de RCA se vai usar um amp 4 canais?

Compartilhar este post

Link para o post

Pra que 3 pares de RCA se vai usar um amp 4 canais?

Correto, 2 são suficentes. 3 pares é indicado quando se tem 2 módulos (1 pro stereo (4 canais) + 1 pro sub (2 canais))

Compartilhar este post

Link para o post

verdade, mesmo um player com 4 saidas RCA já basta...

no carro do meu irmão tinha um pionner só com 2 RCA, para um somzinho interno sem muita pretensão, usei adaptador Y e já era...

no teu caso, pode pensar até em amplificadores que tem entrada ALTA (High), como o Hertz Ep4, Pioneer Gm6400 e muitos outros... perde um pouco, mas vai manter a HU original do Agile, mas não espere grandes coisas...

no tópico que abri tem algumas idéias para usar pouco espaço.

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=156140

e sobre o carro o que tá achando? eu cheguei a andar num e é aquilo né? dentro da proposta é até sincero, só detestei o para-brisa, parece que fica muito próximo ao seu rosto!

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, não precisam tambem criticar o cara por que ele acha que 6x9 é som de qualidade. E nem sempre duas vias é sinonimo de qualidade, vide os kits duas vias hbuster. Existe um 6x9 coaxial da pioneer que há muito tempo atras (1997 SNME) que foi usado nos eua num carro campeão da IASCA. Claro que com uma excelente head unit Alpine, um Par de equalizadores AudioControl 30 vias mono e por ai vai...

Com certeza nosso amigo postou aqui por que procura um som de qualidade, e pra ele os triaxiais podem ter qualidade sim. Menos preconceito e mais ajuda podem ser fundamentais...

Claro que um kit duas vias é melhor para poder ter um "palco sonoro". Mas o que é o tal palco? Simplesmente é a sensação de que a musica que está ouvindo vem da sua frente, como se estivesse em um show ao vivo, sentindo que os musicos estão ali. Claro q isso depende do estilo de musica e da gravação. Não adianta querer palco sonoro ouvindo musica eletronica ou funk, por exemplo. Agora numa gravação de show ao vivo a coisa muda.

Bom, sobre a pergunta dele, acho q um subwoofer slim de 8" ou 10" em uma caixa lateral de fibra pode ter um otimo resultado. Indicaria os seguintes equipamentos:

Subwoofer pioneer Slim 10":

Sub slim mercado livre

Amplificador Audiobank 4100:

Audiobank Leosound

Ele pode ligar os falantes dele no nos canais front e o Sub em bridge nos canais traseiros. E Se quiser usar o aparelho original do carro é só colocar um conversor Fio-RCA:

Conversor Fio-RCA

Depois, mais pra frente, ele pode colocar os triaxiais Sony (que partircularmente acho muito bons, tem um som bem agradavel, para que não precisa mais que um CD e falantes)nas portas traseiras e colocar um Bom kit duas vias na frente. Sugiro esse:

Kit duas vias pioneer

Claro que essas sugestões são com base no que eu ja ouvi e gostei, e que apresentam o melhor custo beneficio, com uma boa qualidade e mantendo o aparelho original. Sugiro fazer um upgrade de cada vez, para curtir o som e ouvi a melhora a cada etapa. Pesquise bem os preços, leia os topicos do forum, em todas as areas. Mantenha a mente aberta para varias opiniões e se puder ouça o que está pensando em comprar.

Abraços

Gustavo

Compartilhar este post

Link para o post

Se estamos na área do SQ, devemos "respeitar" o que se considera SQ. Assim como se respeita o HI-FI, Trio, SPL...

O uso de falantes multi axiais, 6x9, etc, se encaixaria num tópico no geral.

Se você busca um som de qualidade, vá a uma loja, ou um campeonato e escute carros de referência. Aí você entenderá o "porquê" se diferencia SQ/HIFI/GERAL. Eu mesmo entendi perfeitamente o que é HiFi e o que é SQ apos ouvir alguns carros no campeonato!

Bem, sem desvirtuar mais do que eu já desvirtuei, O Keybass Panther de 8" é uma ótima pedida pra ocupar muito pouco espaço, com uma caixa dutada de uns 20L, e um duto de X?, (preciso do bassbox pra calcular, mas sintonizar por volta de 40hz), com pouca potência você consegue um grave bem bacana, nem dá pra acreditar que é um sub de 8". Juntamente, se conseguir comprar um fosgate 4.6x, que se encontra por volta de R$300~400 nos classificados, tem entrada alta, dá pra tocar o sub na bridge, os falantes dianetiros no canal estéreo que sobrou e os coaxiais de trás direto no player. Fazendo uma caixinha legal, não ocupa nada de PM.

E mais pra frente, vá ouvindo carros de referência, entenderá como funciona um bom SQ!

Abraço,

Henrique

Compartilhar este post

Link para o post

Devemos respeitar o que se considera SQ. E o que é SQ? Usar kit duas vias caros, amplificadores "de marca", Subwoofers "pequenos" de preferencia JL, cd players top ou se buscar uma boa qualidade na reprodução de uma musica? Será que só com o que citei acima se obtem uma boa qualidade na reprodução musical dentro de um automovel? Eu respondi assim por que vejo muita gente descer a lenha em quem não usa kit duas vias? não usa head Alpine? não usa subs pequenos? Por que 6x9 não pode ser bom? Se eu disser então que teve carro campeão da Iasca nos eua usando Drives em pezinhos vou sofrer um atentado. Pessoal, mantenham a mente aberta :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Agradeço a todos que estão opinando aqui!

eu quero fazer um som parecido com o que eu tinha no corsa. entao, o que eu tinha ja me satisfazia, e muito.

nao serei eu que irei montar, entao a parte de cabeamento eu deixo para a loja especializada.

a respeito dos falantes para sons agudos e medios eu pretendo fazer igual ao que eu tinha no corsa: kit na frente e 2 falantes atras, para o som nao ficar só na frente.

a unica questão agora é o sub. no corsa eu tinha um módulo da kenwood que acho que ainda se encontra na fronteira (uruguai)

http://www.chila-audio.com/media/catalog/product/i/m/image_3_62.jpg

todos falam que é muito bom modulo, e seria para usar apenas com o sub. nos falantes nao acho necessario ser conectado.

alguem teria alguma foto em perspectiva de algum desses subs instalados? tanto o JL como o blackphanter? ou até mesmo o pioneer...

LeandroVeterinario: sobre o carro, estou gostando sim, a unica parte que nao gosto dele é o motor que acho que tem pouco torque... em retomadas ele nao da o "coice", quando se reduz a marcha para fazer uma ultrapassagem, por exemplo, tu nao sente o carro reagir muito... e alguns problemas com ruido interno, nas portas e maçanetas, um pouco no painel tambem. mas de resto, excelente carro. tenho a versão LTZ que proporciona um pouco mais de conforto e beleza do que o LT.

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara.. eu ficaria esperto se voce não tem fiação, como speaker cable, rca, etc. Geralmente as lojas cobram um preço em cabos xing ling que se voce comprasse de fora iria sair no mesmo preço e MUITO mais top. Fora as gambiarras né.. de usar a fiação original do carro que é fina pra caramba, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Devemos respeitar o que se considera SQ. E o que é SQ? Usar kit duas vias caros, amplificadores "de marca", Subwoofers "pequenos" de preferencia JL, cd players top ou se buscar uma boa qualidade na reprodução de uma musica? Será que só com o que citei acima se obtem uma boa qualidade na reprodução musical dentro de um automovel? Eu respondi assim por que vejo muita gente descer a lenha em quem não usa kit duas vias? não usa head Alpine? não usa subs pequenos? Por que 6x9 não pode ser bom? Se eu disser então que teve carro campeão da Iasca nos eua usando Drives em pezinhos vou sofrer um atentado. Pessoal, mantenham a mente aberta :legal:

SQ pra mim não é isso. O lance é saber até onde um determinado equipamento pode ir e se ele é util pra voce. Alem disso esse lance do palco sonoro é sim importante. Sinceramente quem ouvi funk e coisas do genero, qualquer triaxial ou super tweeter e um cara preta ja ta bom. Pra mim, esse tipo de pessoa ta mais preocupada com oculos Juliet, roupinha bonita, colocar um xenão 10000k no carro e fazer barulho do que ouvir um som de qualidade.

Tem amplificador que não é de marca que toca? sim, claro, mas e problemas com ruidos, aquecimento, e uma boa transparencia, onde voce vai conseguir?

Mesma coisa pra subwoofer. Tem um monte de sub ai a venda, o black panther da keybass é um otimo exemplo de custo beneficio, é vendido por menos de 150 reais. Isso da JL é dado pela "facilidade" de se encontra-lo aqui. Me diz um subwoofer do preço e nivel dele que temos disponivel aqui no brasil? Agora, se quiser tocar uma nota só, tem varios por ai, inclusive 308, e2k e etc. Os JL são exemplos de qualidade, mas temos os hertz, Image dynamics e Boston.

Kit 2 vias caro é aquela coisa, o que é caro? tem kit 2 vias da helix por 300 conto, assim como tem kit Focal Utopia que custa mais de 8 conto facil. Vale a pena? ai é com quem tem dinehiro pra gastar. O que tem rolado bastante é a galera fazer os proprios kits com falantes de diferentes marcas, o que eu considero muito melhor por um preço mais barato (se comprador lá fora em lojas especializadas).

Mas pra isso tudo, voce precisa de um player que tenha entradas RCA, recurso TA e um crossover pra fazer os cortes corretamente.

Aqui no brasil, infelizmente isso custa caro. Eu mesmo não tenho subwoofer no carro, tenho modulo Wharf usado (é de 2004 se nao me engano) e um kit 2 vias Hertz que encontrei por um preço muito bom a 1 ano atras da linha intermediaria deles.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu, ScuLt.

Foi isso que eu quis dizer sobre "respeitar" o sq, tanto que ficou entre aspas.

O conceito do SQ, não é o euqipamento que você usa, mas o palco sonoro, a imagem sonora, o foco.

Eu montei meu set aos poucos, com muitos equipamentos usados, e te falo, comprei JL a preço de Bravox. Agora é questão de saber o que você quer, ENTENDER o que é SQ, pra isso, tem que ouvir um set bem acertado.

Eu imaginava que eu chegaria a montar um set Hi-Fi, pelo caminho que eu estava tomando, mas quando ouvi um Hi-Fi, percebi que não tem nada a ver com o meu gosto musical.

Por opinião própria, e por ter ouvido os equipamentos, como vc procura um bom grave que oculpe pouco espaçõ no PM, recomendo o panther na bridge do fosgate 4.6x. Já tive o módulo e o sub, ótimo custo benefício.

Abraço

Henrique

Compartilhar este post

Link para o post

Sem brigas meninas! huahuahua

Brincadeiras a parte sei muito bem o que o colega procura, é o q mais aparece aqui na loja, povo num que gasta com

equipamentos voltados ao SQ e esbanjam triaxiais e 6x9 por ai...

Seguinte sugestçao de baixo custo e de ótima satisfaçao para a sua visao de som de qualidade.

Se quiser manter o Player original tudo bem, para o que vc busca nao vai afetar tanto assim.

Portas dianteiras: Um kit 2 way selenium ou um Hertz DSK ja fica excelente, porem se optar pelo selenium tera que substituir o tweeter original do kit que é terrível, por outros de melhor qualidade que sao comprados separadamente, NAR por exemplo. Entao votaria num kit Hertz DSK165 com tweeter no copo angulado posto sobre o painel nos cantos extremos de cada lado.

Portas Trazeiras: 2 falantes coaxiais, neste caso use tbm um hertz dcx , mantem a mesma qualidade do equipamento dianteiro ( qualidade neste caso me refiro, de materia prima e fabricação).

Amplificador ou Módulo, é a mesma coisa, porem existem os tipo booster que é a pior categoria de todos e evite usa.

Sugiro para seu sistema um Hertz EP4 4 canais de 95rms em 2@ que possui entrada alta e baixa, entao pode usar o player original. Ligue os dois canais dianteiros do amplificador nos 4 falantes das portas, da seguinte maneira CANAL DIREITO, falantes das portas do lado direito e no esquerdo respectivamente. Pois cada falante possui a impedancia de 4 ohms , juntos cairam para 2ohms e o ampli liberara para ambos 95 watts. SObrara no ampli os 2 canais trazeirps. faça deles um BRIDGE que sera de 190 rms para um subwoofer ate esta potencia, lembrando que a impedancia no bridge é 4 ohms.

Subwoofer: tem otimo subs no mercado para litragem baixa, dois de que gosto muito é o NAR de 10" e o Hertz de 10!, a Hertz tem ainda um sub de 8" tbm mto bom , dentro da potencia de 150rms a 180 rms escolha o sub.. utilize uma caixa selada, menos volume , e respostas mais rápidas e lineares.

Cabeamento: nao precisa ser fios de 50,00 o metro, mas bons cabos sao essenciais, nao economize neste quesito, uma boa marca que sugiro é Discabos , Tiaflex, e tem lojas que ja tem os cabos SHOK que sao importados e de valor acessivel.

Utilize cabeamento de 1,5 a 2,5 para os falantes de porta, 4mm a 6mm para o sub, e a alimentaçao , ai entra Positivo e Aterramento ( este muito bem feito) de no minino 16mm, ideal de 21 a 25mm

Verifique se a bateria esta boa, e se possivel substitua por uma pouco maior desde que nao ultrapasse a Amperagem de carga do seu alternador, senao de nada adianta ter uma bateria de 90A e so carregar 65A.

E por fim use Porta Fusivel adeqquado a no maximo 18 polegadas da bateria

Tudo isso fica um som bom da forma que vc entende e busca por som de qualidade, mas lembo que isso NÃO É UM SOM CARACTERIZADO SQ. Mas um bom som para o seu carro.... infelizmente algumas das marcas nacionais nao possuem equipamentos boms a altura de ter um som bom , mas se te oferecerem NAR , é uma boa marca , a unica nacional q eu considero honesta no que vende.

Acho e espero ter ajudado ao amigo clarear ideias para montar seu SOM BOM DENTRO DO CARRO.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, não precisam tambem criticar o cara por que ele acha que 6x9 é som de qualidade. E nem sempre duas vias é sinonimo de qualidade, vide os kits duas vias hbuster. Existe um 6x9 coaxial da pioneer que há muito tempo atras (1997 SNME) que foi usado nos eua num carro campeão da IASCA. Claro que com uma excelente head unit Alpine, um Par de equalizadores AudioControl 30 vias mono e por ai vai...

Com certeza nosso amigo postou aqui por que procura um som de qualidade, e pra ele os triaxiais podem ter qualidade sim. Menos preconceito e mais ajuda podem ser fundamentais...

Claro que um kit duas vias é melhor para poder ter um "palco sonoro". Mas o que é o tal palco? Simplesmente é a sensação de que a musica que está ouvindo vem da sua frente, como se estivesse em um show ao vivo, sentindo que os musicos estão ali. Claro q isso depende do estilo de musica e da gravação. Não adianta querer palco sonoro ouvindo musica eletronica ou funk, por exemplo. Agora numa gravação de show ao vivo a coisa muda.

Bom, sobre a pergunta dele, acho q um subwoofer slim de 8" ou 10" em uma caixa lateral de fibra pode ter um otimo resultado. Indicaria os seguintes equipamentos:

Subwoofer pioneer Slim 10":

Sub slim mercado livre

Amplificador Audiobank 4100:

Audiobank Leosound

Ele pode ligar os falantes dele no nos canais front e o Sub em bridge nos canais traseiros. E Se quiser usar o aparelho original do carro é só colocar um conversor Fio-RCA:

Conversor Fio-RCA

Depois, mais pra frente, ele pode colocar os triaxiais Sony (que partircularmente acho muito bons, tem um som bem agradavel, para que não precisa mais que um CD e falantes)nas portas traseiras e colocar um Bom kit duas vias na frente. Sugiro esse:

Kit duas vias pioneer

Claro que essas sugestões são com base no que eu ja ouvi e gostei, e que apresentam o melhor custo beneficio, com uma boa qualidade e mantendo o aparelho original. Sugiro fazer um upgrade de cada vez, para curtir o som e ouvi a melhora a cada etapa. Pesquise bem os preços, leia os topicos do forum, em todas as areas. Mantenha a mente aberta para varias opiniões e se puder ouça o que está pensando em comprar.

Abraços

Gustavo

Olá Gustavo, sei que já faz um tempo que o tópico existe, mas quem sabe você ainda responde.

Meu irmão quer montar um som no carro dele, no caso um Agile também e ele queria conservar o som original.

Minha dúvida surgiu em relação ao conversor RCA que você cita. Estes conversores perdem muito em qualidade do que se fosse um head com saidas RCA (se considerarmos um head nao de muita qualidade, um que desse para comparar com os originais...)

E outra coisa, acho que ele vai querer colocar falantes nas portas traseiras, entao como não teria como ligar em um modulo de 4 canais neh?

Precisaria um com mais canais ou dois (mono+estrereo) certo?

obrigado,

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

perdeum pouco dequalidade mas nadagritante, para alguem mais leigo em som pode ate passar despercebido ou nao incomodar, e ligar mais um par de falantes atras nao tem problema. ex: o amp. funfa a 4 ohms mandando 50wrms para cada falante se ligar um falante em cada canal, se tu botar 2 falantes em paralelo(o instalador faz pra ti) a impedancia cai para 2 ohms e o amp vai mandar por exemplo 75wrms, porem estes 75 dividem-se metade para cada falante. entao no CxB vale a pena fazer isso, nao precisa trocar hu e usa um modulo só e ficasim um som legal pra dentro do carro. um amp excelente em CxB neste caso seria o sd 400.4 por volta de 270,00, mas há casos de dar um pouco de interferencia quando se houve FM, ou se vai pegar em rivera tem o bbuster1600gl ou bb2400gl por volta de 90/100 dolar. estae modulos mandam nao mais que 250wrms pro sub entao é importante pegar um que nao ultrapasse este valor, eu pegaria o já citado keybass phanter de 8" ou o novo nar de 8", a cx fica bem pequena.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...