Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
ciso

Fiat Uno - Sai protech entra keybass

Recommended Posts

N sei pq mas.. sou cismado com dutos comuns redondos!

OU uso retangular OU uso aqueles dutos mais rígidos moldados! Dá quase 3db de diferença! (eu testei e comprovei)

Na verdade, não sei se é apenas questão de rigidez.. acredito que dutos redondos, acabem deixando passar ar por suas laterais, já no retangular, a lateral é vedada.. acho que este ganho mencionado tem haver com essa questão de vazamento de ar..

Atualmente estou achando ótimo o rendimento dos subs, estão em caixa sintonizada em 28hz, pensei até em descer mais, só que fico com medo de gerar sobre-excursão, até porque os subs ainda estão duros. No futuro penso em fazer um duto retangular, ou triangular.. mas tenho que acertar a sintonia antes.

P.S.: Ainda quero saber o que são esses 'dutos mais rígidos moldados' !!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entrou no set uma bateria auxiliar de gel de 100ah. Uma NSB100FT que dizem (inclusive aqui no fórum) ser AGM.

Mudou totalmente a performance dos graves.

O que me dizem, com 160ah já estou conseguindo em relação a performance, tudo que consigo de tirar dos protech no 1k5h ou com mais bateria, ele ainda tocará melhor?

Editado por ciso

Compartilhar este post

Link para o post

Eu diria que consegue sim. Porém, como teu som é trio, vai usar com carro desligado e rapidão vai descarregar, seria interessante dar um extra ai na alimentação.

Meu caso uso 210A pra esse módulo, da pra levar ele tranquilo, mas isso pq uso com carro ligado sempre, as vezes que deixo o carro tocando parado eu não abuso muito não...

Compartilhar este post

Link para o post

É isso, o plano é quando tiver mais dinheiro colocar outra bateria dessa de 100ah, ou a freedom 115ah e depois a fonte. Aí ficaria 260ah ou 275ah + fonte de 150ah.

O que queria saber é se do jeito que tá, alimenta 100%.. p/ ter uma noção se vou deixar assim mesmo, ou se vou trocar esse amp por alguma coisa mais forte. []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Como minha câmera não tá aqui e tá demorando p/ devolverem.. resolvi tirar umas fotos com o celular mesmo, a qualidade deixa bastante a desejar mas dá p/ a galera ter uma noção de como ficou.

Fiz um 'reparo' em um dos pw3.. a calota tinha começado a ameaçar descolar, taquei Araldite 10min. Deixei bem lambuzado mesmo, pois fiz isso ontem a noite e queria ter certeza que ficaria bem colado. Qualquer coisa, Araldite sai, só deixar no sol e puxar com a mão..

imagem015i.jpg

Nessa aqui acho que dá pra ter uma noção de como ficou o espaço entre a lata e os subs:

imagem014x.jpg

imagem013z.jpg

A bateria aux. teve que ficar embaixo do banco mesmo:

imagem017d.jpg

E pra finalizar a fonte semi-diy 35A@15V que estou testando e pretendo usar 1x ou 2x por semana p/ dar carga nas baterias.

imagem016nq.jpg

Editado por ciso

Compartilhar este post

Link para o post

15v pra deixar dando carga é muito! O ideal é 13.6~13.8... se for com o som tocando, 14,4 no max!

Compartilhar este post

Link para o post

15v pra deixar dando carga é muito! O ideal é 13.6~13.8... se for com o som tocando, 14,4 no max!

Posso estar errado, mas as respostas que tive é que o alternador gera em 14,4V.. ou seja, essa tensão não danificaria nada no carro. Tô errado em alguma coisa até aqui?

A fonte é uma mistura de fontes de PC, vai ficar com 15V em circuito aberto, quando ligar nas baterias terá uma queda, ainda não sei quanto vai cair, mas acredito que terei algo em torno de ~14,5V.

Vou ligar direto no carro pois dá MUITO trabalho ficar tirando aquela bateria (tem que tirar o banco.. ¬¬). O carro não é injetado, é carburado. Então não tenho central de injeção p/ danificar e mesmo que houvesse uma sobre-tensão, acredito que dadas as tolerâncias de todo o resto, não haveria problemas.

Mas isso é o que eu achei em pesquisas pobres. Ainda não testei nada. Se alguém mais alguma informação a respeito disso, será de grande utilidade.

Editado por ciso

Compartilhar este post

Link para o post

BlOom, o problema é que só consegui alterar uma fonte dessas p/ dar os 13,8V (as outras fontes desarmam quando faço qualquer alteração) e não achei varistor com baixa tensão. Se algum diodo queimar, a tensão passa dos 20V FÁCIL. Aí acho muito arriscado.

Melhor juntar os 5V em série p/ formar os 15V e fazer um teste rápido p/ ver qual a tensão real de trabalho quando ligados às baterias. Caso fique realmente próximo dos 14,5V acho que não terei problemas. Estou errado?

Editado por ciso

Compartilhar este post

Link para o post

Liguei p/ fazer um teste.. meu multimetro pifou, então usei um esquema de leds p/ saber a tensão.. me parece que tá próxima de 14v (pelos testes acredito que pouco menos que 14v, deve tá em 13,8v ou 13,9v) com carga e pouco mais de 15v sem carga.

Vou pegar um multimetro amanhã p/ testar direito. Minha preocupação é que conforme as baterias forem carregando, a tensão tende a subir, então isso tem que ser monitorado. Não posso deixar lá e sair.. quando a tensão começar a chegar próxima dos 14,4v teria que desligar.

Compartilhar este post

Link para o post

e a sint ta em 28Hz mesmo, não ta muito baixa, o grave pra fora ta bom, se eu fosse vc subiria prae uns 40hz, teria muito mais presença o grave com a mala aberta

o fo** desse esquema de juntar as fonte em serie pra dar 15v, vc soma as tensões só que a corrente fica a mesma, então daria no uns 15A, o melhor mesmo é achar um varistor para obter os 14V e colocar as fontes em paralelo dai vc obter uns 40A a 14V

Compartilhar este post

Link para o post

A sintonia da caixa tá em 34hz.. tá boa p/ mim.

Quanto à fonte, a linha de 5v tem maior corrente que a linha 12v. Entre as fontes que usei, a menor corrente na linha de 5v é 35A (as outras 2 são 37A e 38A). Nesse tipo de ligação, a corrente se mantém igual à menor corrente entre as fontes. Logo, tenho 35A@15v.. Digamos que não consiga de fato os 35A, se tiver 30A já tá ótimo. Até pq como falei, não consegui mexer NADA em 2 das fontes pois elas entram em curto.

Editado por ciso

Compartilhar este post

Link para o post

Pedido feito ontem a noite.. confirmado hoje pela manhã. Agora é aguardar chegar o keybass e enquanto isso mãos a obra p/ fazer a caixa dele..

Vi recomendações de 24L e 35L e um user com 4 subs com 40L cada mas acho que já é muito..

Quem já teve o sub pode dar opinião sobre volume e sintonia p/ os Panther?

Compartilhar este post

Link para o post

Pedido feito ontem a noite.. confirmado hoje pela manhã. Agora é aguardar chegar o keybass e enquanto isso mãos a obra p/ fazer a caixa dele..

Vi recomendações de 24L e 35L e um user com 4 subs com 40L cada mas acho que já é muito..

Quem já teve o sub pode dar opinião sobre volume e sintonia p/ os Panther?

atualmente uso apenas um no meu carro...com dutada de 32L livres @ 35Hz....ficou legal...p/ mim q nunca escuto som com pm aberto

Compartilhar este post

Link para o post

atualmente uso apenas um no meu carro...com dutada de 32L livres @ 35Hz....ficou legal...p/ mim q nunca escuto som com pm aberto

Te mandei mp sobre os seus há 2 dias.. vi o tópico lá nos classificados.. não viu?

Edit.: Como estão seus dutos e o vent mach? simulei aqui tá dando bem alto, ou o duto muito comprido..

Editado por ciso

Compartilhar este post

Link para o post

não tinha mp nenhuma não...mais o duto (4") ta com 50 e poucos cm eh grande mesmo...mais não sopra não....

Compartilhar este post

Link para o post

acompanhando ai...

estou muito interessado nos panther de 10"... será que rola um SPL razuavel com dois deles???

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que enviaram ontem.. amanhã devo fazer a caixa! Se der tempo já testo no feriado e posto impressões aqui..

Editado por ciso

Compartilhar este post

Link para o post

Pretendo usar duto retangular dessa vez afim de ganhar os tais 'quase 3db' citados pelo bloom. Pelas minhas projeções, teria que ter 35L@35hz p/ não subir muito o delay e ter uma resposta beeem plana apenas com um leve pico em 40hz, mas coisa pouca mesmo.

Segundo o manual do keybass, ele ocupa 2,5L. Por esse motivo, e também o espaço o ocupado pelo duto, penso subi um pouco o volume bruto. Assim, projetei p/ 38,2L com sintonia em 35hz. Quando descontar os 2,5L fico com 35,7L mas como o duto é bem comprido penso em aumentar um pouco mais o volume da caixa.. O que acham? Ou o winISD já leva em consideração essa perda?

Atualmente a caixa será assim nas seguintes medidas internas:

L: 39cm

A: 35cm

P x p: 35cm x 21cm

Duto:

A: 3cm

P: 60,5cm

- Edit - Correção das medidas:

Caixa (42,3L TOTAIS, ~35L úteis):

A: 35cm

P x p: 38cm x 24cm

Duto (sintonia em 35hz):

A: 3cm

P: 63cm

Editado por ciso

Compartilhar este post

Link para o post

Iai galera, preciso apenas dessa informação p/ começar a construção da caixa.. o winISD já considera o volume ocupado pelos dutos, ou tenho que fazer sobrando?

Compartilhar este post

Link para o post

Iai galera, preciso apenas dessa informação p/ começar a construção da caixa.. o winISD já considera o volume ocupado pelos dutos, ou tenho que fazer sobrando?

eu tbm uso winsid mas tbm não se se ele considera....porem sempre considerei o volume liquido que ele da....portanto..adiciono o volume do sub e do duto a parte

Compartilhar este post

Link para o post

eu tbm uso winsid mas tbm não se se ele considera....porem sempre considerei o volume liquido que ele da....portanto..adiciono o volume do sub e do duto a parte

Segundo o RodrigoCarvalho, não é considerado no winISD não:

Opaa...

ele não leva em conta a área ocupada pelos dutos, pode colocar os de 3" sim

pode colocar duto quadrado tb... so utilizar a forma do duto do winisd

abraços

Então adicionei o duto + 2,5L do sub no projeto. A caixa já começou a ser feita.

Compartilhar este post

Link para o post

Só tinha feito o projeto da caixa, que acabou mudando e cortando parte das madeiras.

Hoje chegou o sub.. muito bem acabado, aparência bastante amigável.

Amanhã a caixa deve estar pronta p/ começarem os testes! :D

Compartilhar este post

Link para o post

Enfim montei a caixa do Panther, ainda não deu p/ regular direito.. a princípio senti MUITO bumbo e pouco contra-baixo.

Consegui dar uma arrumada a caminho de casa ontem, achei o sub com uma resposta bem uniforme, mas ainda tenho que mexer nos cortes e eq. p/ casar direito com os mids.

O que recomendam de cortes? Geralmente p/ uma coisa mais voltada a qualidade vejo cortes baixos e mids que descem bem, mas meus mids estão em portas não tratadas então acho que no MAXIMO 80hz~100hz eles começam a responder direito..

Esse fds tiro fotos p/ postar aqui como ficou.

Editado por ciso

Compartilhar este post

Link para o post

Enfim montei a caixa do Panther, ainda não deu p/ regular direito.. a princípio senti MUITO bumbo e pouco contra-baixo.

Consegui dar uma arrumada a caminho de casa ontem, achei o sub com uma resposta bem uniforme, mas ainda tenho que mexer nos cortes e eq. p/ casar direito com os mids.

O que recomendam de cortes? Geralmente p/ uma coisa mais voltada a qualidade vejo cortes baixos e mids que descem bem, mas meus mids estão em portas não tratadas então acho que no MAXIMO 80hz~100hz eles começam a responder direito..

Esse fds tiro fotos p/ postar aqui como ficou.

Cara, não sou expert em SQ... Mas acho que enquanto não tratar suas portas ou colocar os mids em doorpod ou pezinhos, o suficiente para fazê-los descer até uns 50hz, vai ficar um pouco complicado de equilibrar seu set...

O meus mids estão em pezinhos selados de 8litros cada e corto ele em 50hz, e o sub vai até 50hz tb... Quando desligo o sub (patroa mode on kkk), deixo os mids em full e dá pra perceber que ele responde até uns 30hz fácil, sem distorcer, mesmo em volume alto.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, não sou expert em SQ... Mas acho que enquanto não tratar suas portas ou colocar os mids em doorpod ou pezinhos, o suficiente para fazê-los descer até uns 50hz, vai ficar um pouco complicado de equilibrar seu set...

O meus mids estão em pezinhos selados de 8litros cada e corto ele em 50hz, e o sub vai até 50hz tb... Quando desligo o sub (patroa mode on kkk), deixo os mids em full e dá pra perceber que ele responde até uns 30hz fácil, sem distorcer, mesmo em volume alto.

Os mids em questão são do CS60D, usava eles antes em portas tratadas no gol, e nunca desceram muito mesmo. No futuro penso em deixá-los como mids de apoio na traseira (até p/ quando quiser ouvir fora do carro) e um par de mids melhores na frente. Talvez um par de mbquart.. aí a gente começa a conversar e falar em pezinhos. Por enquanto vai ter que ser na porta original mesmo..

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...