Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
GIII lêndea_sc

Fiat Punto Sporting X Ford Focus GLX

Recommended Posts

Fiat Punto Sporting encara Ford Focus GLX

Equipado com motor 1.8 E.torQ, Punto parte de R$ 51.700; Focus traz Sigma 1.6 por R$ 54.950

c1w0136anova640x408.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Não se pode ter tudo no mundo dos carros. Em geral, um desempenho esportivo chega às custas de sacrifico no consumo, enquanto linhas arrojadas costumam tirar espaço de quem anda no banco traseiro – isso quando o próprio banco traseiro não deixa de existir. No duelo de Fiat Punto Sporting 1.8 E.torQ contra Ford Focus 1.6 Flex acontece coisa semelhante: o Punto anda mais e instiga o motorista com seu novo motor de 132 cv, mas o Focus tem espaço superior e um conjunto equilibrado com 115 cv à disposição do motorista.

focuspuntoabre640640x40.jpg

A versão “semi” top de linha do Fiat custa R$ 51.700 – acima dele está o T-Jet, que traz motor 1.4 turbo de 152 cv por R$ 65.310 – e vem bem equipada. A Ford cobra R$ 54.950 pela opção GLX de seu hatch (com ABS, o preço salta para R$ 55.950), a mais próxima do Punto Sporting em termos de equipamentos, mas que ainda assim deve em relação ao modelo fabricado em Betim (MG).

c1w0236a640x408.jpg

O que você prefere? Potência e estilo ou espaço e custo/benefício?

Adrenalina versus equilíbrio

c1w0202a640x408.jpg

O Punto Sporting, agora, honra a sigla. Depois de abandonar o antigo motor 1.8 8V de origem GM com 115 cv e adotar o novo E.torQ 1.8 16V de 132 cv a 5.250 rpm e 18,9 kgfm de torque a 4.500 rpm (números obtidos com etanol), o hatch finalmente tem um propulsor à altura de sua excelente dirigibilidade.

c1w0086640x408.jpg

Antes, o motorista tinha uma direção direta e precisa, suspensão bem acertada entre o conforto e a esportividade, volante com boa pegada e ótima posição de dirigir , mas motor insosso para um conjunto tão instigante. Com a adoção do E.torQ, o Punto não ganhou apenas 17 cv de potência e 0,4 kgfm de torque. Ganhou um motor muito mais suave perto do 1.8 anterior, ruidoso e áspero. Apesar das 16 válvulas, que não costumam ajudar muito na oferta de torque em baixas rotações, dificultando a vida no trânsito, o novo bloco da Fiat não faz feio no anda-e-para. Na pista de testes, o Punto levou 11s3 para ir de 40 a 100 km/h em 3ª marcha, 16s0 na retomada de 60 a 120 km/h em 4ª e 10s6 na prova de 80 km/h a 120 km/h também em 4ª.

c1w9911640x408.jpg

São números sensivelmente superiores aos do Focus, equipado com o motor Sigma 1.6 16V de 115 cv a 5.500 rpm e 16,3 kgfm de torque a 4.200 rpm. Nas mesmas provas, ele marcou 12s1, 20s9 e 14s3. É uma considerável desvantagem de 9s4 no acumulado, mas que não pode ser analisada apenas com a frieza dos números.

c1w9962640x408.jpg

A aceleração do Punto, como era de se esperar por sua maior capacidade cúbica e potência, também é superior: 10s4 no 0 a 100 km/h contra 12s8 do hatch da Ford. Então, o Punto tem um motor muito melhor que o do Focus, certo? Não é tão simples assim.

c1w9854640x408.jpg

Apesar de ter acelerações e retomadas inferiores, o Focus é eficiente e linear no dia a dia. O motor Sigma entrega a potência e o torque de maneira mais suave ao motorista, enquanto o E.torQ 1.8 tem uma característica mais agressiva, “enchendo” de uma hora para outra.

É o que torna o Focus um carro que flui sem precisar de grande atenção do condutor nas trocas de marcha ou pressão no acelerador, enquanto o Punto é um modelo que “pede” para ser conduzido, mas recompensa quem troca as marchas nas rotações corretas e sabe explorar seu potencial com um desempenho esportivo.

c1w0001640x408.jpg

Em resumo: o Punto anda mais em qualquer situação, mas você sentirá uma certa obrigação de “pilotá-lo” da forma correta. O Focus perde numa saída de farol, porém não “cobra” nada do motorista e está sempre atento para não perder aquela brecha no trânsito.

Modernos, os dois motores usam corrente no lugar de correia dentada para girar o comando de válvulas. Como a corrente tem praticamente a mesma vida útil do motor (é preciso apenas checar o estado do componente durante as revisões e, se necessário, trocá-lo preventivamente), o dono de um desses carros não terá mais de se preocupar em ter o propulsor quebrado por conta de uma correia dentada rompida.

O revide do Focus

Se o Punto é mais instigante ao volante (o que de forma alguma desmerece o Focus, ainda assim um carro muito bom de dirigir), o Focus começa a reverter o quadro quando a racionalidade entra em cena.

Maior e mais confortável que o hatch da Fiat, ele leva cinco passageiros sem a menor sensação de aperto. Já o Punto oferece mais dificuldade principalmente para quem vai atrás. Isso sem falar no porta-malas (280 litros contra 328 litros) e no acabamento do Focus, ambos superiores (os cintos de segurança e os insertos vermelhos do Punto não agradarão aos mais discretos).

c1w9860640x408.jpg

O Focus também freia mais (26 m para ir de 80 km/h a 0 contra 27,5 m do Punto, ambos com sistema antitravamento ABS) e é mais silencioso (a 80 km/h, o Ford emite 61,1 decibéis; o Punto, 64,4 dB).

Em consumo de combustível, os rivais praticamente empatam: 8,1 km/l para o Punto e 8 km/l para o Focus na média cidade/estrada. Apesar dos números parelhos, o resultado é melhor para o Fiat, que consegue ser mais econômico com motor mais potente.

E o contra-ataque do Punto

A Fiat sabe agradar o consumidor quando o assunto é a lista de equipamentos de um carro. Tanto o Punto como o Focus já trazem os triviais (para modelos desta faixa de preço) ar-condicionado, direção hidráulica, vidros, travas e retrovisores elétricos. O complemento dos pacotes conta com os importantes freios ABS (opcional de R$ 1.000 no Focus) e o airbag duplo, além de rodas de 16” e CD Player integrado ao painel.

Mas o Punto começa a se distanciar “mimando” o dono com alguns itens de conveniência. Para começar, seu sistema de som traz entradas auxiliar e USB, enquanto o do Focus só conta com a porta USB. O Fiat ainda traz máscara negra nos faróis, ponteira de escapamento e pedaleira esportivas e volante com comandos do som.

O custo do dia a dia

Como já era de se esperar, o sobrenome “Sporting” no Punto faz o preço de sua apólice de seguro superar a do Focus. Enquanto a média do Fiat fica em R$ 3.300, a do Ford não ultrapassa R$ 2.500 (o perfil é de um homem casado, com 40 anos e morador da zona sul de São Paulo).

Em compensação, as peças da Ford são mais caras: paga-se R$ 3.313,15 pelo pacote com jogos de pastilhas de freio, amortecedores dianteiros e velas, filtros de ar e combustível, para-lama, farol, retrovisor e kit de embreagem. Só o retrovisor custa R$ 708, muito mais que os R$ 129,37 cobrados pelo mesmo item do Punto. Por vantagens como essa o orçamento da Fiat ficou em R$ 2.095,79, valor R$ 1.217,36 inferior ao cobrado pela Ford.

c1w9930640x408.jpg

Não há dúvidas de que a marca americana poderia rever sua tabela de preços para peças, mas a desvalorização vira o jogo a favor Focus. Enquanto ele perde R$ 3.003 no primeiro ano (5,7%), o Punto deprecia R$ 4.897 (9,2%) – os números são da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

No fim das contas, o Focus tem seguro R$ 800 mais barato e perde R$ 1.894 a menos no primeiro ano, mas suas peças são R$ 1.217,36 mais caras. Mesmo assim, a vantagem do Focus ainda é de R$ 1.476,64. É claro que esses valores tendem a variar dependendo da região em que é feito o seguro ou do estado do modelo na hora da revenda, mas em uma condição hipotética o Focus mostrou que castiga menos o bolso do dono.

c1w9829640x408.jpg

Conclusão

Sim, o Punto é um carro mais instigante e perfeito para quem aprecia as sensações ao volante e bem equipado, mas ele cobra um preço por isso: é menor, tem seguro mais caro e desvaloriza mais.

O Focus, apesar de ser menos potente e perder na comparação da lista de equipamentos, tem mais espaço na cabine e no porta-malas, é mais confortável e silencioso e não abre mão de uma dirigibilidade apurada. O motor Sigma, embora menos instigante, é mais eficiente no dia a dia.

Se não se pode ter tudo no mundo dos carros, aqui o Focus é o que entrega mais.

P.S: Nesse embate eu fico com o Fiat por priorizar o desempenho.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho os dois um puta carrão, mas acho que tem um publico distinto... O punto pede mais esportividade, o focus pede um usuario mais "patrão"...

Acho que não dá pra comparar...

Entre escolher um ou outro eu fico indeciso...

Esse motor E.torQ gostaria de ver como é, pois os 1.8 fiat antigos não andavam muito bem...

Gostaria mesmo de ver um review do Focus x C4, acho o C4 um puta de um carro e tá sempre apagado por ai, quase não se vê um nas ruas...

Editado por guedes767

Compartilhar este post

Link para o post

Acho meio que sem comparação, o Focus é superior ao Punto, e outra, por esse preço, o Punto pode até ser ágil e ter boa pegada mais tem outras opções ao preço do Punto, ja o Focus esta bem equilibrado com seu pacote de opcionais aliado ao preço.

Compartilhar este post

Link para o post

...os 1.8 fiat antigos não andavam muito bem...

Os 1.8 da GM você quer dizer.

Compartilhar este post

Link para o post

Curti o comparativo. O Punto é bem legalzinho, e com esse motor deve andar bem até.

Eu particularmente não compraria o FOCUS 1.6 em razão da diferença não muito grande de preço para o 2.0.

Compartilhar este post

Link para o post

Po Danilão, tá bem ein! Hoje o Focus GLX 1.6 com ABS tá saindo por 55mil, contra 61mil do GLX 2.0 (houve uma alta nos preços com os novos equipamentos adicionados no GLX 2.0 e na nova versão Titanium). hasuhaushuashuashuashuashuas

Olha, nesse caso, eu ficaria balançado. Mas provavelmente acabaria ficando com o Focus. Esse foi exatamente o comparativo que fiz quando planejava trocar meu Palio 1.8R. Meu pai queria que eu ficasse com o Punto Sporting com Skydome, por ser mais jovem. Eu já preferia um Focus GLX, mais espaçoso, mais bem acabado. No Punto eu não sentia um avanço, parecia que estava saindo de um Palio pra... um Palio mais bonito. O Punto é apertado :(

Esse Skydome tira a razão de qualquer um e eu fiquei MUITO balançado com ele, mas no fim acho que ficaria com o Focus. Na cidade, eu ando tranquilo (motor só trabalha até 2500RPM ashuashuashuas), na estrada, de que adianta um motorzão se não tem espaço pra carregar mais pessoas? Sei lá. Eu ficaria muito na dúvida, porque o Punto com Skydome é a coisa mais linda do mundo.

Sem Skydome, nem opção ele é pra mim :P

Compartilhar este post

Link para o post

Matéria pra enxer linguiça... Daqui a pouco comparam o i30, C4 HB com o Punto "Sporting"...

Deveria ter uma lei que obrigasse os chamados esportivos a terem acima de 151 CV para serem chamados de esportivos, pagar mais caro de seguro por causa de um cinto vermelho? E a ENORME desvantagem do som então? Ele não tem uma merd4 de uma entrada auxiliar P2... OOOOOHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH 10X0 pro Punto... E não ouvi NADA sobre conforto, suspensão, estabilidade, segurança... Típica enxedora de linguiça.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha o Focus é legal, mas tem que ser pelo menos o GLX 2.0 e bem recheado( ABS, AIR BAg, etc...) no comparaivo da forma como foi feita o punto ganha em tudo ! O unico senão é o espaço do porta malas e do banco traseiro menorss no punto (Você não se sente apertado na frente, apenas sente que o carro te veste)

Esse Sigma 1.6 talvez fique bom no Ka e no fiesta.. no Focus é uma lesma...

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Po Danilão, tá bem ein! Hoje o Focus GLX 1.6 com ABS tá saindo por 55mil, contra 61mil do GLX 2.0 (houve uma alta nos preços com os novos equipamentos adicionados no GLX 2.0 e na nova versão Titanium). hasuhaushuashuashuashuashuas

Olha, nesse caso, eu ficaria balançado. Mas provavelmente acabaria ficando com o Focus. Esse foi exatamente o comparativo que fiz quando planejava trocar meu Palio 1.8R. Meu pai queria que eu ficasse com o Punto Sporting com Skydome, por ser mais jovem. Eu já preferia um Focus GLX, mais espaçoso, mais bem acabado. No Punto eu não sentia um avanço, parecia que estava saindo de um Palio pra... um Palio mais bonito. O Punto é apertado :(

Esse Skydome tira a razão de qualquer um e eu fiquei MUITO balançado com ele, mas no fim acho que ficaria com o Focus. Na cidade, eu ando tranquilo (motor só trabalha até 2500RPM ashuashuashuas), na estrada, de que adianta um motorzão se não tem espaço pra carregar mais pessoas? Sei lá. Eu ficaria muito na dúvida, porque o Punto com Skydome é a coisa mais linda do mundo.

Sem Skydome, nem opção ele é pra mim :P

Xan, 6 mil de diferença você acha muito? Está certo que R$ 6.000.00 é muito dinheiro, mas digo se você realmente acha que não vale a pena? O carro deve ser totalmente diferente em termos de desempenho - deve ser outro carro. O FOCUS com a suspensão tão elogiada, pesado e 1.6 realmente não faz meu tipo.

O teto do Stilo é TOP demais. O do Punto também é bem legal. Curto demais os dois (lógico, curto mais o do Stilo).

Compartilhar este post

Link para o post

Xan, 6 mil de diferença você acha muito? Está certo que R$ 6.000.00 é muito dinheiro, mas digo se você realmente acha que não vale a pena? O carro deve ser totalmente diferente em termos de desempenho - deve ser outro carro. O FOCUS com a suspensão tão elogiada, pesado e 1.6 realmente não faz meu tipo.

O teto do Stilo é TOP demais. O do Punto também é bem legal. Curto demais os dois (lógico, curto mais o do Stilo).

Então, é muito Danilo, mas claro que em comparação com o GLX 1.6 vale muito a pena. O problema é que não vale nada a pena quando comparado com o C4 Exclusive Sport, com bi-xenon direcional, ESP, A/C Digital, além de um desempenho semelhante por exemplo. Ou até com o Bravo, com direito a 7 airbags!

E com certeza, o carro é totalmente diferente em termos de desempenho! O 1.6 é fraquinho pro carro, deixa o carro bem anestesiado. Você não tira vantagem da ótima suspensão do Focus. Dirigi o Focus Sigma e não gostei...

Acho que o teto do Stilo foi e continuará sendo, por algum tempo, o acessório mais desejado do Brasil! Ooooh coisa linda :rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...