Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
nagual

acertando o corte do filtro do amp

Recommended Posts

Olá! Eu gostaria de saber se algum tem alguma manha para regular o corte do filtro do passa altas e passa baixas quando o botão não ajuda muito, como eh meu caso...

Eu tenho um Hertz EP4 (4 canais, 60rms por canal), que esta alimentando um Kit duas vias (50rms) mais um sub (80rms). No monual no KIT está que ele trabalhar de 90hz até 20k. Então eu gostaria de fazer esse corte exato, passa altas 90hz+ para os kits (chanel A) e para o sub, passa baixas de 90- (chanell B)

Porém o botão de ajuste do filtro não ajuda muito, ele vai de 40hz até 400hz, é um botãozinho bem pequeno, de girar com a chave de fenda, e para piorar ele não é linear, ou seja, começa em 40, exatamente no meio está 200hz e no final está 400hz. Então nao é apenas pegar essa banda toda que ele compreende e dividir igualmente... Eu ajustei meio que no olho mas fiquei imaginando se algum instalador experiente tem algum macete para conseguir regular exatamente... Não sei como seria, derrepente algum CD especifico.

Outra dúvida que eu tenho é quanto ao volume... O amplificador tem ajustes de GAIN e LEVEL para ambos os canais, ou nao mexi, deixei como foi instalado, porem fiquei na duvida se existe algum procedimento para ajustar isso tambem.

Aqui tem o manual que mostra bem como são os botões :

http://manual-de-instrucoes.com/manual-de-instrucoes-guia-usuario/HERTZ/EP-4-_E

Obrigado pela ajuda galera!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Regular "exatamente"?? O ideal é regular no ouvido.. se tiver dúvidas, pede uma forcinha a algum amigo músico.. fala o que espera e ele pode te dar uma forcinha! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Regular "exatamente"?? O ideal é regular no ouvido.. se tiver dúvidas, pede uma forcinha a algum amigo músico.. fala o que espera e ele pode te dar uma forcinha! :legal:

ola bloom, sim eu concordo com regular de ouvido, mas é que no caso dos kits, eu gostaria de tirar o maximo do woofer dele, sem mandar freqs abaixo de 90 (pois abaixo de 90 ele nao toca, então é "nocivo") .

De ouvido, para o meu gosto, o melhor é ter o maximo de graves na frente, deixar o sub só para os subgraves mesmo, dai o woofer e o sub se complementam de uma forma muito "gostosa" de ouvir, e o palco sonoro fica na frente, "pra cima", mto bom.

Compartilhar este post

Link para o post

Outra dúvida que eu tenho é quanto ao volume... O amplificador tem ajustes de GAIN e LEVEL para ambos os canais, ou nao mexi, deixei como foi instalado, porem fiquei na duvida se existe algum procedimento para ajustar isso tambem.

Cara, porque você não faz aquele esquema de aumentar o ganho até começar a piscar o clip? Não conheço o módulo e não sei se tem o led de clip, se tiver:

1) Bota uma musica fortinha, que vc acha q mais vai usufruir da potência do módulo;

2) Bota o volume do player em +/- 70%;

3) Aumente o ganho até começar a piscar o clip nas batidas, POR SEGURANÇA (se vc confia BASTANTE em vc mesmo (e não bebe), deixe ai mesmo) diminua um pouco;

>>Agora você sabe que começa a clipar em 70% nas musicas mais fortes, em outras musicas mais fracas, pode passar um pouco até 80~90% (depende da musica).

SE não tiver luz de clip (mesmo procedimento até o segundo passo acima):

3) Aumente o ganho até começar a ouvir distorção;

4) Agora abaixe o ganho consideravelmente, pois quando você começa a ouvir a distorção ela ja esta no limite. O início da distorção não é audível (EU ACHO);

5) Agora vc sabe que pode aumentar até chegar uns 70% nas mais fortes, e 85% nas mais fracas...

Espero ter ajudado. E por favor me ajudem se estiver errado para poder cada vez mais contribuir para o forum.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara pra regular o HPF e LPF derrepente tocando frequencias fixas, pode baixar na internet e ir testando de ouvido...

Compartilhar este post

Link para o post

ok, vou ligar o notebook na aux e ir testando as frequencias , posso fazer elas no soundforge.

Uma duvida, se eu deixar o filtro do kit2vias no bypass, aceitando todas as frequencias. Pode estragar o kit? Perco qualidade? Eu costumo ouvir sempre num bom volume para ouvir tudo, mas nunca alto.

Compartilhar este post

Link para o post

pode danificar o kit, principalmente o tw. pode baixar as frequencias na internet ja tem elas prontas em arquivos mp3, wav, etc...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nao diria que frequencias abaixo dos 90hz sejam "nocivas". Diria que ele responde de maneira satisfatoria acima de 90hz.

Vc poderia dar mais detalhes do seu kit 2 vias né ?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nao diria que frequencias abaixo dos 90hz sejam "nocivas". Diria que ele responde de maneira satisfatoria acima de 90hz.

Vc poderia dar mais detalhes do seu kit 2 vias né ?

amigo, o kit eh aquele de entrada da selenium, 5 pol, 50rms.

Eu gosto muito dos agudos dele! Mas no meu som ta faltando baixo, parece que tem um buraco entre o sub e o midbass... Culpa da acustica do Sandero. QUando ta o carro desligado eh melhor, mas com ele andando, some muito midbass.

Eu tenho procurado um kit melhor, mas ta dificil de achar, tem uns que a frequencia desce ateh 50hz. Mas tem varios kits de grandes marcas, como o fosgate, ou kit da mcintosh, que descem soh ateh 70hz em geral. Entao eu fico na duvida se esses kits que descem 50hz realmente sao bons, se realmente tocam essas frequencias, se dariam um reforco legal no baixo, como eu espero.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara pra regular o HPF e LPF derrepente tocando frequencias fixas, pode baixar na internet e ir testando de ouvido...

Galera, eu peguei o software TONE GENERATOR e liguei no AUX no player para tentar regular os filtros do AMP, e fiquei comfuso, pois parece que o filtro nao eh exato, ele vai atenuando apenas... Resolvi postar essa duvida no forum de eletronica, quem tiver conhecimento dessa area e quiser ajudar o topico eh

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=156406

obrigado!!

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, eu peguei o software TONE GENERATOR e liguei no AUX no player para tentar regular os filtros do AMP, e fiquei comfuso, pois parece que o filtro nao eh exato, ele vai atenuando apenas... Resolvi postar essa duvida no forum de eletronica, quem tiver conhecimento dessa area e quiser ajudar o topico eh

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=156406

obrigado!!

Está correto, filtros crossovers (tanto ativos como passivos) apenas atenuam oque difere é a precisão do corte. Pode estudar mais sobre em http://www.autosom.net/artigos/crossovers.htm

Editado por kauedog

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...