Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Palmares

Alternador + Fonte

Recommended Posts

Postado em

Galera.... to com uma duvida... posso ligar o carro e colocar a fonte ao mesmo tempo?

Boa tarde !!!

O que entrar em ação primeiro anula o outro ... e se você criar o ábito de sempre antes do uso prolongado do som dar uma carga nas Baterias (se sua fonte fizer isso) não precisa do Alternador junto !!!

Abraço !!!

João Otávio

Postado em

ta entao quer dizer que se a fonte é de 140ah e o alternador de 100ah nao fika 240ah?

Fica não pois um vai estar funcionando sem utilidade !!!

E de mais a mais carro parado e motor ligado é um veneno para o motor ... faz reduzir a vida útil pois ele não vai estar recebendo a ventilação ideal pela frente ficando somente para ventoinha a função de resfriar a água do radiador !!!

E esse negócio de Alternedor mais forte é pura ilusão ... serve só para aumentar o gasto com combustível !!!

Se tem Bateria Auxiliar ... fonte nela e deixa o Alternador somente para a Bateria do motor !!!

Abraço !!!

João Otávio

Postado em

ta entao quer dizer que se a fonte é de 140ah e o alternador de 100ah nao fika 240ah?

Se considerarmos que os equipamentos realmente fornecem o que dizem 100A o alternador e 140A a fonte e seu sistema estiver exigindo 240 A. o conjunto, fonte + alternador irá fornecer sim os 240 A. Porém se a bateria estiver carregada e o som exigindo menos de 240A é claro que o conjunto bateria e alternador não irá fornecer 240 e sim soh o necessário.

Boa tarde !!!

O que entrar em ação primeiro anula o outro ... e se você criar o ábito de sempre antes do uso prolongado do som dar uma carga nas Baterias (se sua fonte fizer isso) não precisa do Alternador junto !!!

Abraço !!!

João Otávio

Na realidade não é quem ligar primeiro, mais sim o equipamento que tiver a maior tensão que ficará responsável pela maior parte da carga! Se considerarmos que a fonte e alternador têm a mesma tensão em circuito aberto e que para qualquer valor de corrente fornecida os dois sempre apresentarão a mesma queda de tensão e considerando por exemplo que o som está exigindo 100 cada um irá fornecer 50 A.

Porem se considerarmos que a fonte tem a tensão em circuito aberto um pouquinho maior que a do alternador ela fornecerá um pouco mais de corrente. Por exemplo: imagine que a tensão na fonte é de 14.5V em circuito aberto e o alternador é 14.4V em circuito aberto. Vamos supor que para ambos os equipamentos exista uma queda de tensão de 0,1V para cada 20 A. Logo se conectarmos a fonte em paralelo com o alternador eles terão que ter a mesma tensão pois estão em paralelo e quando ligarmos o som que irá exigir os 100A a fonte fornecerá 60 e o alternador 40 e a tensão ficará em 14,1V. Agora imagine que o som estivesse exigindo apenas 20 A assim soh a fonte forneceria a corrente, pois ao fornecer 20 A sua tensão cai a 14.3V que é a mesma tensão do alternador sem fornecer corrente nenhuma.

Mas como o Joao disse, e Se for possível, é preferível que somente a fonte+bateria alimente o sistema. Porem do ponto de vista do sistema elétrico não teria nenhum problema o alternador e a fonte ficarem ligados juntos, seria até melhor pois quanto mais fontes em paralelo, menor a queda de tensão! Mas como o Joao disse isso prejudica outras partes do carro, haverá aquecimento em excesso. Sendo assim na maioria dos casos não é justificável a utilização dos dois juntos.

Postado em

E esse negócio de Alternedor mais forte é pura ilusão ... serve só para aumentar o gasto com combustível !!!

Esta me dueu, então todos carros de som gringo com os iraggi de 300A em media são inuteis rsrsrs

Só que para trio realmente alternador não tem utilidade visto que o carro toca a maior parte do tempo desligado, melhor optar por uma fonte inteligente

Postado em

"fqueiroz"... temos um novo "guru" por aqui! rsrs

Hauhauhauhau..

Se vc não estiver me pirando :banghead abrigado pelo “guru”.. fiquei feliz por isso! Heheh..

A pesar de no meu perfil aparecer novato (não sei o que é necessário para deixar de ser novato rsrsr..) eu não sou tão novo aki. Jah faz quase 3 anos que eu estou registrado, mas jah acompanhava o fórum antes mesmo de me registrar... Não costumo postar muito, pois não tenho tanta experiência, apesar de gostar bastante de som automotivo. Mas é isso ae, se der pra ajudar alguma coisa estou sempre por aii!

[]’s

Flávio :legal:

Postado em

Cada coisa que se e e ouvi...ME diga pq anularia??Vc conhece um alternador ou uma fonte por dentro ou melhor um simples diodo retificador

Pode ligar qtas fontes e qtos alternadores quiser.O f Guru deu uma baita resposta aiii.

Eu acho melhor vc se der por mais uma fonte de 140 fica bem melhor que eu fiz isso a um tempo e rende melhor que alternador pois sempre a cosumo por parte eletrica do carro deixar ele desligado e melhor

Postado em

Anular é a forma de falar!

Se vc tem um alternador que tá gerando 14v.. e uma fonte que tá gerando 14.4v.. só a fonte vai alimenttar o sistema! O alternador só entra em ação qdo baixar dos 14v.. até lá, o alternador gira praticamente à toa! :legal:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...