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Siena 1.6 x Voyage 1.6 x 207 Passion 1.6

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Dezembro 2010

 

Fiat Siena 1.6 x VW Voyage 1.6 x Peugeot 207 Passion 1.6

Com a chegada do Siena 1.6 e.torQ Dualogic, colocamos para brigar os sedãs compactos que dispensam o pedal de embreagem

 

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Eis aqui os representantes do PDME, o Partido Democrático do Menor Esforço. Para quem procura libertar-se do jugo das trocas de marcha, esses candidatos compartilham em suas plataformas o foco na economia (de combustível) e o bem-estar da família (e sua bagagem). E falam diretamente àqueles que têm garagem e orçamento compactos. A chegada do novo motor E.torQ ao Siena provocou o debate, ou melhor, embate entre Fiat Siena Dualogic, Peugeot 207 Passion e VW Voyage i-Motion. Agora vamos à transmissão...

 

3º Peugeot 207 Passion

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Ainda que a Fiat diga que o sistema Dualogic é automático, o único sedã pequeno que realmente conta com esse tipo de transmissão é o 207 Passion. Tanto para o bem quanto para o mal.

 

No extremo positivo, o câmbio automático AL4 não dá os mesmos solavancos que os sistemas manuais automatizados apresentam, aqueles causados pelo intervalo entre uma troca de marcha e outra, quando a embreagem desacopla. A condução é a mais suave entre os três sedãs que avaliamos. Outra vantagem é a ausência de embreagem, que continua a existir nos automatizados e exige substituição de tempos em tempos. Por outro lado, em caso de problemas, o reparo de uma caixa automática tende a ser mais dispendioso.

 

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Mas o câmbio do 207 não é imune a solavancos. Quando exigido, particularmente na cidade, o câmbio pode dar trancos, típicos de uma troca de marcha feita às pressas. O casamento da transmissão de quatro marchas com o motor de 1,6 litro, pequeno e com torque baixo para esse tipo de câmbio, não é dos mais plácidos. A estrada tende a esconder o problema. Isso até a necessidade de uma ultrapassagem, quando se nota alguma demora na redução de marchas.

 

Para quem gosta de dirigir sem pressa, o que o 207 Passion oferece de melhor é seu custo-benefício. Apesar de ter o preço básico mais alto entre os concorrentes, ele é o que sai mais em conta quando Voyage e Siena recebem o mesmo nível de equipamentos que ele. Isso significa ter de comprar como opcionais ar-condicionado, ABS, rodas de liga leve, vidros elétricos traseiros e até regulagem de altura do banco do motorista. Foi nas versões completas que avaliamos todos os sedãs deste comparativo, daí a vantagem do Peugeot.

 

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O 207 Passion dispõe de freios a disco nas quatro rodas, algo que seus concorrentes não oferecem nem como opcional. O problema é que nem eles nem o sistema ABS de série se revertem em benefício prático para o carro. Em nossos testes de frenagem, ele ficou atrás do Volks e do Fiat, o que se explica por seu maior peso. O Peugeot também ficou atrás dos concorrentes em desempenho, que ainda levam a melhor no quesito porta-malas.

 

DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO

Discos nas quatro rodas e ABS de série deveriam tornar o 207 Passion o melhor nas frenagens. Não é o que acontece.

★★★

 

MOTOR E CÂMBIO

O 1.6 16V é um bom motor. A caixa AL4 não é ruim. É a junção dos dois que não causa a melhor das impressões.

★★★

 

CARROCERIA

Mais harmônico que um Clio Sedan, mas menos que o Voyage, o 207 Passion sofre com a idade do 206, carro no qual se baseia.

★★★

 

VIDA A BORDO

Bom nível de equipamentos e espaço interno razoável pesam a favor do Peugeot .

★★★

 

SEGURANÇA

Andando e freando menos que os concorrentes, o sedã damarca francesa ficou na lanterna também nisso. Mesmo com ABS de série.

★★★

 

SEU BOLSO

O pacote de itens de série e o valor mais baixo para incorporar airbags, a única coisa que falta no carro, deram a ele a vitória na hora de pagar a conta. Pintura metálica é quase compulsória, a não ser que você goste de carro branco.

★★★

 

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2º VW Voyage i-Motion

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O modelo mais moderno do comparativo era sério candidato ao título. Se o perdeu, foi por culpa do desempenho mediano em todos os quesitos a não ser em “Carroceria”, no qual o Voyage venceu pela concepção atual.

 

O acerto do câmbio ASG, ou i-Motion, como a Volkswagen decidiu apresentá-lo, é o melhor dos dois sedãs automatizados testados. Durante as passagens de marcha, o tempo de desacoplamento e acoplamento da embreagem é perceptível, mas não incomoda tanto quanto no Siena. O acabamento do carro também é superior ao do concorrente da Fiat.

 

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Na pista, suas retomadas são mais lentas e ele acelera até os 100 km/h em mais tempo. Menos potente que o Fiat, ele é mais leve, mas isso não se transformou em vantagem, na prática. A medição em que ele se saiu melhor foi a de frenagens em alta velocidade.

 

A aspereza do motor EA-111 torna o Voyage mais barulhento que o concorrente da Fiat, característica que poderia ser atenuada com um isolamento acústico mais bem cuidado. Em compensação, é do Voyage o mais baixo consumo de álcool, justificado em parte por sua taxa de compressão mais alta, que aproveita melhor o combustível de origem vegetal.

 

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Na coluna de méritos do sedã automatizado da Volkswagen fica a posição de dirigir, a melhor entre os três. Contam para isso a regulagem de altura do banco e a da coluna de direção, que pode ser ajustada em altura e distância. Tudo de série. O Siena só oferece a regulagem da altura do volante. A do banco é opcional, o que ajuda a entender por que o Siena oferece a pior relação custo-benefício deste grupo.

 

A boa base do Voyage, a mesma do Polo, também oferece o maior entre-eixos entre os concorrentes. Em termos de porta-malas, ele tem 480 litros. Menos que os 500 litros do Siena, mas é o melhor compromisso para quem precisa de espaço.

 

Lançado em setembro de 2008, o VW é o que terá vida mais longa. O Siena deve dar lugar a sua segunda geração em 2012, derivada do projeto 327, cujo primeiro fruto será o novo Palio, esperado para 2011. Se tivesse conteúdo mais atraente, trunfo do 207 Passion Automatique, ou desempenho mais convincente, caso do Fiat, o Voyage poderia ter se firmado como a melhor opção entre os sedãs pequenos que não gostam do pedal de embreagem. Não foi desta vez.

 

DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO

Voyage é o carro mais agradável de guiar, mas, por ser o mais leve da turma, poderia ser também o melhor em frenagem. Empatou com o Siena.

★★★

 

MOTOR E CÂMBIO

Bom ajuste do câmbio automatizado privilegia consumo baixo; motor 1.6 do Voyage fica pouco atrás do usado no Siena.

★★★★

 

CARROCERIA

Concepção moderna torna o Voyage o sedã pequeno mais espaçoso deste comparativo. Porta-malas de 480 litros acompanha o pacote.

★★★

 

VIDA A BORDO

Posição de dirigir é favorecida por regulagens de altura do banco e de altura e distância do volante, todas de série, mas falta de outros itens, como ar-condicionado, penaliza o sedã.

★★★

 

SEGURANÇA

Desempenho do motor e dos freios é mediano. Falta de ABS e airbags como itens de série também não favorece.

★★★

 

SEU BOLSO

O preço básico do sedã é o mais baixo entre o dos três sedãs, mas equipá-lo custa caro.

★★★

 

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1º Fiat Siena 1.6 16V Dualogic

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Se esse primeiro lugar é surpresa para você, também é para nós, mas os números não mentem. Do trio, o Siena é o mais velho, o de pior custo-benefício e o com acabamento que mais merece ressalvas. Mesmo com tantos poréns, o sedã pequeno da Fiat conta com um argumento forte para vencer diante dos quesitos que avaliamos. Ele se chama E.torQ.

 

É do motor a responsabilidade pelos melhores números de desempenho deste comparativo. O Siena acelera até os 100 km/h mais rápido que seus concorrentes. Também retoma a velocidade em menos tempo. Nas frenagens, empatou com o Voyage no número de menores distâncias percorridas: duas para cada lado. Objetivamente, houve empate, ainda que o Voyage tenha se saído melhor em velocidades mais altas. E o Fiat é o menos barulhento. Isso o torna o modelo mais seguro, o mais silencioso e o dono do melhor conjunto mecânico, ainda que o sistema Dualogic fique aquém do i-Motion em termos de suavidade. Como ambos são da Magneti Marelli, isso é questão do acerto que cada fábrica confere a seus modelos.

 

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Em termos de aparência, o estilo do Siena sofreu renovação em novembro de 2007, ganhando uma traseira digna de Alfa Romeo e linhas mais harmoniosas, mas ela não foi suficiente para diminuir a idade do projeto. As linhas ainda são muito quadradas, destoando até das que o resto da família Fiat apresenta (basta ver o Linea). O problema de falta de espaço interno que o carro enfrenta é crônico, o maior responsável por haver tão poucos Siena nas mãos de taxistas: os passageiros reclamam do banco de trás. O porta-malas de 500 litros não ajuda em nada a melhorar essa situação. Só a segunda geração do carro, prevista para chegar em 2012, dará conta do problema.

 

Os mais preocupados com modernidade e espaço interno irão de Voyage. Os fãs de equipamentos de série, de seguro baixo e de conforto ficarão com o 207 Passion. Quem não quer saber de barulho nem de moleza, quer frear rápido e gastar razoavelmente pouco, com a segurança que freios adequados e um bom motor proporcionam no caminho, terá no pequeno Siena uma grande opção de candidato à vaga da garagem.

 

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DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO

Falta ABS de série no Siena, mas, quando ele o traz, se mostra eficiente. Apesar de ser mais pesado que o Voyage.

★★★

 

MOTOR E CÂMBIO

O 1,6-litro do Fiat merece ser tratado por seu nome. O E.torQ não cresce de giro rápido, como seria de esperar do motor de um carro italiano, mas ele mostra seu valor nos testes. O câmbio Dualogic poderia ser mais suave.

★★★★

 

CARROCERIA

Entre-eixos curto e acabamento deficiente tornam o interior do Siena o menos convidativo.

★★★

 

VIDA A BORDO

Siena vem com pouquíssimos itens de série. Equipado, ele ainda apanha pelo espaço acanhado que oferece.

★★★

 

SEGURANÇA

O sedã pequeno da Fiat acelera e freia como se espera. Ajuda a realizar ultrapassagens seguras e a frear a tempo diante de emergências. Para melhorar, poderia vir com ABS e airbags de série.

★★★

 

SEU BOLSO

Básico, ele cobra demais diante do que oferece. Equipado, fica caro além do razoável para um carro pequeno.

★★★

 

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VEREDICTO

O desempenho do motor E.torQ 1.6 16V foi tão superior ao dos concorrentes que pesou decisivamente a favor do sedã da Fiat, apesar de ele ser mais apertado e antigo que o VW e que o Peugeot. Na hora de comprar, entretanto, vale pesar o fato de que o Siena já tem sua nova geração em testes, o que pode desvalorizar o modelo atual. A falta de itens de série também deve ser considerada.

 

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Tbm iria de voyage.. se fosse pra pegar o etorq da fiat so se fosse o 1.8. pq esses etorq sao o bicho!

 

Mas Siena tmb é leve eim cara. O que acho horrivel pra nao dizer bizarro, é a estabilidade do carro em altas velocidades.

 

E to falando de coisa em linha reta, o carro da umas balançadas em falso sinistras!!

 

Eu mesmo considero que tentei suicidio qndo botei 190km/h na porrah do Siena 1.4 daqui de casa, depois de algumas subidas e decidas na estrada é claro. Mas so foi 1x, e o carro tava cheio, deu um pouco mais de estabilidade... Mas mesmo assim, nunca mais!

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verdade em altas velocidades fica instavel mesmo...

 

esse problema eu nao tenho.. devido a rodas aro 16 com pneus 195/55 e 400kg ou mais de som no PM o que sentou a traseira dele.. rsrsrs

 

190 no meu nao chega a ser suicido.. costumo a andar sempre nessa velociade.. e ja cheguei a 220 algumas vezes... rsrsrs no caso é 1.8...

 

nao é novidade que o motor E-torq tenha se saido bem... é um proijeto que veio sim pra ganhar moral... e todos ate agora dizem muito bem deles...

 

o 1.8 andei em uma doblo de um amigo.. cara vou te falar... como gostei do motor.. tem mtaaa diferença do meu 1.8... nao da sequer pra comparar os dois... vc estica marcha e o desgraçado nao faz nem barulho.. nem parece que vc esta forçando o carro.. o que nao gosto mto.. rsrs curto e mtooo aquele ronco que surge qndo vc acelera forte nos fiats.. marea entao chega a arrepiar.. rs

 

vamos ver mais pra frente.. mais digo.. tem futuro.. e acho que vai fazer principalmente a VW e GM acordarem e darem um jeito nos seus motores acaricos! ou ao perder pra Fiat em todos os comparativos de qlqr carro..

 

um comparativo que quero ver é Vecta GT, Golf, Focus e bravo...

e ja sei que a briga vai ficar em bravo e focus.. pq os outros dois nao vao chegar nem perto desses.. nao no quesito dssempenho!

 

acredito que mesmo que todos falem que o duratec esta mais manso no novo focus.. seria focus em 1º bravo em 2º dando mto trabalho pro focus... talez em saida o e-torq ate se saia melhor.. pq o torque vem mtoo forte logo em baixa e vai plano ate o fim.. o que nao constuma a acontecer em carros 16v onde o carro "acorda" de 2500 3000rpm pra cima!

 

Mas Siena tmb é leve eim cara. O que acho horrivel pra nao dizer bizarro, é a estabilidade do carro em altas velocidades.

 

E to falando de coisa em linha reta, o carro da umas balançadas em falso sinistras!!

 

Eu mesmo considero que tentei suicidio qndo botei 190km/h na porrah do Siena 1.4 daqui de casa, depois de algumas subidas e decidas na estrada é claro. Mas so foi 1x, e o carro tava cheio, deu um pouco mais de estabilidade... Mas mesmo assim, nunca mais!

Editado por Rodrigo_KBLO

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Fiquei surpreso, não pelo fato de ser o Siena, mas pelo fato de não ser um VW.

 

Será que a VW reduziu o jabá????? Só pode.

 

Além disto, "vida a bordo" dar empate entre os três? Aí é PIADA.

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Fiquei surpreso, não pelo fato de ser o Siena, mas pelo fato de não ser um VW.

 

Será que a VW reduziu o jabá????? Só pode.

 

Além disto, "vida a bordo" dar empate entre os três? Aí é PIADA.

 

Hehehehe Kleber e a teoria da conspiração uiahiuahiuahiuaha....

 

O mundo todo conspira a favor da VW uhaiuhauihaia

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Não conspira não?

 

A matéria do teste do Fox é o maior exemplo... Teve ressalva em tudo, e ainda foi eleito o melhor...

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Meu pai tem um Voyage Comfortline manual e testou outros sedans antes da compra. O Voyage realmente é o melhor.

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