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arthurff

[VW Saveiro] Morel Elate & Ultimo, Focal 4.75 & 1.800

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ta ficando show...

 

soh nao entendi o pq do tweeter nao ser feito uma coluna...

 

com relação aos cabos to pesquisando ainda....

 

acompanhando

 

abraços

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Achei o tecido mei escuro, mas ta ficando da hora o trampo.

 

Vai ter alguma proteção em cima do ampli , pra poder colocar algumas tranqueiras por cima? ou nao pretende usar o espaço?

 

Fala Tarcizio, o carpete nós rodamos atras de um parecido e não achamos, daí eu acabei escolhendo este mesmo um pouco mais escuro.

não pretendo usar o espaço, eu escolhi a saveiro estendida somente para poder instalar o som.

xD

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ta ficando show...

 

soh nao entendi o pq do tweeter nao ser feito uma coluna...

 

com relação aos cabos to pesquisando ainda....

 

acompanhando

 

abraços

 

não quis fazer as colunas porque eu queria justamente testar off axis mesmo e o local original permite isso...

realmente umas colunas bem feitas fica mais bonito, mas não estou fazendo muita questão disso não..

ficou bom o resultado do som assim.

 

abs

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Muito bacna o rack, achei bem bonito!

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Ficou lindo viu arthur parabens ai... Pena o sub nao ter ficado legal ne, mas ele e muito lindo. Proximo carro vc o usa com mais qualidade; Mas ta lindo o Hack.

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Olha Morel Ultimo é bom demais, tenho muita vontade de ter um no meu carro. Mas pick-up é meio complicado de tirar graves, vou esperar o Arthur falar o que ocorreu no set dele.

 

Abs

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pqp.. agora me preocupou.. estava querendo usar um sub desse numa g4, que tem cabione menor ainda.

 

ainda mais que eu gosto de cortes bem baixos, sempre de 35hz pra baixo :(

 

arthur, ja tentou pegar essa caixa e colocar o sub em diferentes posiçoes pra ver se melhora?

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Parabéns arthurff, ta muito bonito e bem acabado o trampo, cara.

 

Quando puder, estamos esperando aquele review. Edit: (mais detalhado).

 

Abraços.

Editado por Bruno Malachini

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Esse problema no sub não pode ser ganho? Achei muito estranho ele sumir. Pois meu carro é sedã e o sub pode ser tudo, menos apagado. Sei q são modelos diferentes, mas são 600w em cabine simples (ou 1,5).

Edit: Vi agora q seu amp é 600w a 2ohms. Seu sub é 2 ou 4 ohms?

Abs

Editado por AFCosta

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Também tenho uma teria...

Já repararam que quando se tratam de frequências muito baixas, quanto mais perto estamos da fonte emissora

menos escutamos/sentimos??

Posso estar falando besteira, é só uma sugestão, mas as ondas não devem estar se formando com eficiência.

Arthur, vou te falar uma "besteira"..

Tente pegar uma outra caixa, só para simular um Band Pass, e coloque a abertura da outra caixa de frente para

seu sub. Pode ser uma besteira, mas pelo que lí, as ondas formadas dentro da Band Pass são mais fáceis de se

sentir...

"Outro aspecto básico a ser ressaltado, é a característica de resposta tipo banda passante (Fig. 2) da

componente acústica no duto, em uma caixa refletora de graves. Isto se deve ao ressonador de Helmholtz,

que caracteriza a combinação do volume de ar da caixa (comportamento capacitivo), com o ar no duto

(comportamento indutivo), o que resulta na sintonia da caixa, que entra em ressonância em uma freqüência

denominada Fb. Algo semelhante ocorre em uma caixa band pass de quarta ordem, quando o sinal acústico

produzido pela caixa selada tem que atravessar um ressonador de Helmholtz, antes de se propagar pelo meio

ambiente." - Fonte: http://www.studior.com.br/bp4sim.pdf

 

Posso ter entendido errado, mas pesquisei e estou tentando te dar alguma saída cabível...

Veja se lendo o arquivo, você consegue entender melhor, mas ainda acho que é válido o teste.

 

Abraços.

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Também tenho uma teria...

Já repararam que quando se tratam de frequências muito baixas, quanto mais perto estamos da fonte emissora

menos escutamos/sentimos??

Posso estar falando besteira, é só uma sugestão, mas as ondas não devem estar se formando com eficiência.

Arthur, vou te falar uma "besteira"..

Tente pegar uma outra caixa, só para simular um Band Pass, e coloque a abertura da outra caixa de frente para

seu sub. Pode ser uma besteira, mas pelo que lí, as ondas formadas dentro da Band Pass são mais fáceis de se

sentir...

"Outro aspecto básico a ser ressaltado, é a característica de resposta tipo banda passante (Fig. 2) da

componente acústica no duto, em uma caixa refletora de graves. Isto se deve ao ressonador de Helmholtz,

que caracteriza a combinação do volume de ar da caixa (comportamento capacitivo), com o ar no duto

(comportamento indutivo), o que resulta na sintonia da caixa, que entra em ressonância em uma freqüência

denominada Fb. Algo semelhante ocorre em uma caixa band pass de quarta ordem, quando o sinal acústico

produzido pela caixa selada tem que atravessar um ressonador de Helmholtz, antes de se propagar pelo meio

ambiente." - Fonte: http://www.studior.com.br/bp4sim.pdf

 

Posso ter entendido errado, mas pesquisei e estou tentando te dar alguma saída cabível...

Veja se lendo o arquivo, você consegue entender melhor, mas ainda acho que é válido o teste.

 

Abraços.

 

Ta certo, outra coisa que pode acontecer, é cancelamento de ondas.

 

Neste caso, 1 sub menor pode dar um resultado bem melhor, ou talvez 2 de 6".

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Rsrsrs, não tinha visto o texto do Arthur no post das fotos, mas então é isso mesmo cara. É complicado tirar grave desses carros, aqui no fórum o Jão já teve dificuldades, e o Tarcízio também na Ranger. No caso dele a caixa é dutada, a cabine é ainda menor que a da saveiro mas rende um mínimo de graves digamos assim. Com certeza o subwoofer tocaria muito mais em outro carro.

 

Não sei se somente trocar o subwoofer resolveria o seu problema, acho que mudar a posição da caixa ou tentar uma dutada bem feita com ressonadores já pode ajudar bastante.

 

Isso que o Bruno falou sobre baixas frequências é verdade mesmo, mas não sei explicar direito.

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Rsrsrs, não tinha visto o texto do Arthur no post das fotos, mas então é isso mesmo cara. É complicado tirar grave desses carros, aqui no fórum o Jão já teve dificuldades, e o Tarcízio também na Ranger. No caso dele a caixa é dutada, a cabine é ainda menor que a da saveiro mas rende um mínimo de graves digamos assim. Com certeza o subwoofer tocaria muito mais em outro carro.

 

Não sei se somente trocar o subwoofer resolveria o seu problema, acho que mudar a posição da caixa ou tentar uma dutada bem feita com ressonadores já pode ajudar bastante.

 

Isso que o Bruno falou sobre baixas frequências é verdade mesmo, mas não sei explicar direito.

 

 

Opa, isso se deve ao fato de que as frequencias baixas, tem um comprimento de onda bem grande... e elas sao como senoides, possuem regioes de "vales" e de "picos"...

 

Quando vc esta perto de uma caixa de grave, e o grave esta "sumido", provavelmente voce esta numa regiao de " vale ", afaste se ate comecar a escutar o grave com mais intensidade, possivelmente vc estara entrando numa regiao de " pico "...

 

So para exemplificar, a frequencia de 60hz tem um comprimento de onda de +- 5,5 metros , ou seja, a distancia de um pico ao outro e de 5,5metros... se voce esta no meio desses 2 picos, vc estara numa regiao de vale... e possivelmente o grave estara bem atenuado...

 

Abraco

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na montana do jao, o problema nunca foi graves, esses sempre tiverm.. o problema sempre foi SUBGRAVE..

 

inicialmente era uma dutada gigante, nao tava legal nao.. depois fizemos um selada de 30mm e aplicamos MUITA potencia (1400w) com um corte la em baixo (25hz 18dbª) ai sim ficou legal..

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O problema realmente é o comprimento de onda. Por isso que falam tanto das station wagons para graves/SPL.

 

Ao meu ver, a solução é como foi na montana do Jão, grande área de cone com muita potência, deslocando muito ar, criando por efeito pistão. É a mesma coisa que um bom fone de ouvido, que tem resposta baixíssima.

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realmente pessoal, ficou bonita a instalação, mas o grave está horrível...

pura teimosia MINHA, fui alertado sobre isso, o sub não desce (testamos no carro do Abreu,o fusion) e estava tocando pra karalho, descendo um absurdo.

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pqp.. agora me preocupou.. estava querendo usar um sub desse numa g4, que tem cabione menor ainda.

 

ainda mais que eu gosto de cortes bem baixos, sempre de 35hz pra baixo :(

 

arthur, ja tentou pegar essa caixa e colocar o sub em diferentes posiçoes pra ver se melhora?

 

 

Fala Murilo, eu tmb gosto de cortes baixos.

nem perca seu tempo tentando colocar subs grandes no seu carro...

acho que o negocio é partir p/ sub de 8" mesmo, já estou vendo as possibilidades.

a caixa é totalmente presa no carro, pra mexer nela tem q tirar o sub e desparafusar.

vou tentar isso. mas não estou muito animado não :huh:

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Esse problema no sub não pode ser ganho? Achei muito estranho ele sumir. Pois meu carro é sedã e o sub pode ser tudo, menos apagado. Sei q são modelos diferentes, mas são 600w em cabine simples (ou 1,5).

Edit: Vi agora q seu amp é 600w a 2ohms. Seu sub é 2 ou 4 ohms?

Abs

 

Fala cara, tentamos de tudo, o amp tem muitas regulagens, ganho, bass bosta, frequencia do bass bosta, subsonic e fase.

mexi em TUDO cara.... e nada...

 

meu focal 1.800 manda 600W@2ohms, o sub é 2ohms..

 

o engraçado é que quando fecho os vidros o sub excursiona MUITO e eu não ouço quase nada...

parece até mentira. :blink:

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Já repararam que quando se tratam de frequências muito baixas, quanto mais perto estamos da fonte emissora

menos escutamos/sentimos??

Posso estar falando besteira, é só uma sugestão, mas as ondas não devem estar se formando com eficiência.

Arthur, vou te falar uma "besteira"..

Tente pegar uma outra caixa, só para simular um Band Pass, e coloque a abertura da outra caixa de frente para

seu sub. Pode ser uma besteira, mas pelo que lí, as ondas formadas dentro da Band Pass são mais fáceis de se

sentir...

"Outro aspecto básico a ser ressaltado, é a característica de resposta tipo banda passante (Fig. 2) da

componente acústica no duto, em uma caixa refletora de graves. Isto se deve ao ressonador de Helmholtz,

que caracteriza a combinação do volume de ar da caixa (comportamento capacitivo), com o ar no duto

(comportamento indutivo), o que resulta na sintonia da caixa, que entra em ressonância em uma freqüência

denominada Fb. Algo semelhante ocorre em uma caixa band pass de quarta ordem, quando o sinal acústico

produzido pela caixa selada tem que atravessar um ressonador de Helmholtz, antes de se propagar pelo meio

ambiente." - Fonte: http://www.studior.com.br/bp4sim.pdf

 

Posso ter entendido errado, mas pesquisei e estou tentando te dar alguma saída cabível...

Veja se lendo o arquivo, você consegue entender melhor, mas ainda acho que é válido o teste.

 

Abraços.

 

 

acho que é isso mesmo... muito difícil formar baixas frequencias em um carro tão pequeno com este sub, ainda mais em selada.

o problema de band pass é o tamanho, meu som já está todo pronto, instalado.. mas vou ver se consifo fazer isso que vc disse, tentar simular uma band pass.

vou testar um hertz de 8" em dutada, carlinhos tem um sub desses já pronto em uma caixa lá...

vou colocar na mesma posição que está o meu e ver como se comporta.

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Fala cara, tentamos de tudo, o amp tem muitas regulagens, ganho, bass bosta, frequencia do bass bosta, subsonic e fase.

mexi em TUDO cara.... e nada...

 

meu focal 1.800 manda 600W@2ohms, o sub é 2ohms..

 

o engraçado é que quando fecho os vidros o sub excursiona MUITO e eu não ouço quase nada...

parece até mentira. :blink:

Não é mentira, talvez as ondas com o vidro fechado estejam cancelando elas mesmas, por isso de dar a impressão de não ter o grave.

 

Mesma coisa quem tem caixa selada no PM, abriu o PM, parece que o grave de dentro do carro some simplesmente, mas experimente ficar a uns 4 a 7 metros do carro e tu vai sentir o grave gostoso.

 

Sabe como posicionar o sub em um home theater? Coloque a caixa do sub aonde tu vai ficar sentado e ande pela sala, aonde o grave for o mais forte, tu deixa a caixa ali.

 

Isto influencia e muito! Pode aumentar o ganho, bass bosta como for, se tu estiver bem na pior posição possível, não vai mudar nada.

 

Experimente colocar o sub virado para a caçamba para ver como fica.

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Ta certo, outra coisa que pode acontecer, é cancelamento de ondas.

 

Neste caso, 1 sub menor pode dar um resultado bem melhor, ou talvez 2 de 6".

 

 

tmb acredito nisso, vamos ver, vou fazer uns testes semana q vem.

o problema é achar subs de 6 ou 8 com FS baixos, que desçam bastante

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Rsrsrs, não tinha visto o texto do Arthur no post das fotos, mas então é isso mesmo cara. É complicado tirar grave desses carros, aqui no fórum o Jão já teve dificuldades, e o Tarcízio também na Ranger. No caso dele a caixa é dutada, a cabine é ainda menor que a da saveiro mas rende um mínimo de graves digamos assim. Com certeza o subwoofer tocaria muito mais em outro carro.

 

Não sei se somente trocar o subwoofer resolveria o seu problema, acho que mudar a posição da caixa ou tentar uma dutada bem feita com ressonadores já pode ajudar bastante.

 

Isso que o Bruno falou sobre baixas frequências é verdade mesmo, mas não sei explicar direito.

 

 

Douglas o que seria ressonadores?

é.. o jeito vai ser tirar o sub, desparafusar a caixa, botar o sub novamente e tentar algumas posições diferentes...

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