Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
jhonatas

Caixa para DD 1512 800rms

Recommended Posts

Amigos comprei um par de Digital Designs 1512 (12 polegadas 800rms), de acordo com o site do fabricante a caixa deve ter as seguintes medidas:

L - 88cm, A - 42cm, Prof - 41cm, ficando com 151,53 litros brutos e 100 litros livres.

Com duto quadrado de: A - 38,4cm x L - 11cm x Prof em L 26,4 + 24cm sintonizada em 40hz

Eu gostaria de saber de vocês se eu poderia mudas as dimensões da caixa de forma que mantesse a mesma litragem, para se adaptar melhor ao porta malas do meu carro que é um Renault Megane Sedan.

Eu pensei em L - 108cm x A - 42cm x Prof - 33,5, ficando com 151,95 litros brutos e mantendo os mesmo duto.

Pode ser?

Pelo fato de eu diminuir a profundicade da caixa eu deveria diminuir a profundidade do duto e aumentar na largura?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

se o carro tive portamalas....

pode seguir o q o diogenes falo aih..

ele teve dois DD1512 ...

toh usando um DD1512 nuam caixa com 68~70 litros....

abss...

jah jah vai apareceer inumeras idéias aee...

se vc fala qual carro q eh e talz

pessual da pra ajudar tbm...

Compartilhar este post

Link para o post

125L livres q o diogenes quis dizer.

Se vc quer mais subgrave faz com o duto de 65cm, se quer grave e subgrave 50cm.

A caixa vc pode fazer com qualquer medida, adequando ao seu carro, mantendo a litragem livre e o final do duto no minimo 10cm da parede, tudo certo.

Compartilhar este post

Link para o post

Leonardo,

65cm fica em 37hz o Fb, correto?

Isso nao é subgrave nao, cara...

Das duas formas, 65 ou 50cm, tocara GRAVE. A diferenca é que um vai ser mais seco que o outro...

Abracos

Compartilhar este post

Link para o post

puts eu ja usaria algo em torno de 90 a 100L pra esse sub de ( 12 )

125L não embolaria ??

Isso é pro PAR.

Compartilhar este post

Link para o post

Leonardo,

65cm fica em 37hz o Fb, correto?

Isso nao é subgrave nao, cara...

Das duas formas, 65 ou 50cm, tocara GRAVE. A diferenca é que um vai ser mais seco que o outro...

Abracos

Aproximadamente 37hz.

Qual o range de frequencia que vc considera subgrave e qual é grave? Pra mim abaixo de 45hz é subgrave.

Já tive caixa com Fb em 47hz, 42hz e 38hz. Em nenhuma delas o dd tocou seco, oq q teve diferença foi SPL em range de frequencias diferentes.

Com 65cm vai tocar frequencias mais baixas com mais força que com 50cm.

Com Fb em 47hz disparava alarme facil, agora com 38hz é dificil.

Compartilhar este post

Link para o post

40hz pra baixo já pode ser considerado subgrave....

acho que 110 lts livres taria de boa...

Então eu quero uma caixa que toque forte numa sintonia de 40hz, mas que não ocupe todo o meu porta malas.

Podem ser mais diretos por favor, pois não entendo sobre cálculos.

Posso usar 108cm de largura e 42 de altura, com mdf de 18mm, qual deve ser a medida da profundidade e a medida do duto? Estou me referindo à medidas externas.

Compartilhar este post

Link para o post

http://www.ddaudio.com.br/?pg=projeto&pID=17

aqui tem uns dos unicos projetos q estão corretos pra tocar nos 40Hz hehehe

a não ser pelo pequeno erro de portugues.

"caixa para toda linha de suboofer DD de 12"

:vts

edit:

100 Litros livres.

Háa e nesse link do auto som tem um programa que calcula pra vc o volume da caixa em 2 formatos.

abaixo do titulo.

construção da caixa acustica.

http://autosom.net/mask_index.asp?pag=artigos/carbox.htm

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

http://www.ddaudio.com.br/?pg=projeto&pID=17

aqui tem uns dos unicos projetos q estão corretos pra tocar nos 40Hz hehehe

essas medidas do site são externas ou internas?

então posso manter essa litragem apenas alterando as medidas para se adaptar ao meu carro?

as do site são 88x41x42 = 151,53.

Posso fazer 108x42x33,5 = 151,95 ?

mantenho o mesmo duto?

Compartilhar este post

Link para o post

mano as medidas em preto são externas as medidas do duto em branco internas, mostre o projeto a quem fará a caixa pra vc. e meça seu PM pra ver se fica legal más quase certesa q sirva. :legal: faça com as medidas q está lá inclusive as do duto... só arredonde os cantos internos com pvc cortado ou massa plastica. oq achar melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

altura = 42cm

largura = 100cm

parte de cima = 30cm

parte de baixo = 40cm

caixa trapezoidal 115lts brutos descontando os subs e dutos dá uns 100 livres... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

altura = 42cm

largura = 100cm

parte de cima = 30cm

parte de baixo = 40cm

caixa trapezoidal 115lts brutos descontando os subs e dutos dá uns 100 livres... :legal:

e qual a configuração do duto para fechar em 40hz a sintonia? posso usar duto quadrado em caixa trapezoidal? imagino que a passagem de ar nesse caso fica maior em baixo do que em cima.

a caixa L 108 A 42 P 35 com duto de 38,4x11 com 50cm de profundidade em L 25+25, qual sintonia fica essa caixa? quero deixa-la em 40hz.

Tentei simular no winisd mas não consegui.

Compartilhar este post

Link para o post

e qual a configuração do duto para fechar em 40hz a sintonia? posso usar duto quadrado em caixa trapezoidal? imagino que a passagem de ar nesse caso fica maior em baixo do que em cima.

a caixa L 108 A 42 P 35 com duto de 38,4x11 com 50cm de profundidade em L 25+25, qual sintonia fica essa caixa? quero deixa-la em 40hz.

Tentei simular no winisd mas não consegui.

enquanro eu não faço a caixa coloquei os subs numa caixa que tinha parada aqui em casa com 40 litros e 1 duto de 3' por 15cm, o som tá uma bosta.

Me ajudem aí, como eu disse quero usar 108 de largura e 42 de altura.

Compartilhar este post

Link para o post

irmão no link q havia postado acima do autosom.net na parte de construção da caixa acustica tem um programinha on-line vc digita suas medidas lá junto com a espessura da madeira q vai usar e ele calcula o volume da caixa pra vc, q como já foi dito deverá ter 125 litros brutos , é só vc jogar as medidas suas lá e ver a hora q acertar a litragem nos 125L.... o duto vc mantem aquele do site da DD pra 2 sub de 12" do projeto deles.. se manteve a litrajem e area x comprimento do duto (q pode colocar em qualquer lugar, o duto de frente de lado etc. aonde não obstruir passagem tá valendo.) a sintonia fexa nos 40HZ saca.

edit erro.

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal cheguei numa conslusão sobre o tamanho da caixa seguindo orientação de vocês e do fabricante.

Junto com o sub veio um manual sugerindo algumas caixas que bateu com a informação de vocês na litragem e se adaptou ao porta malas do meu carro.

Vou fazer a caixa com as seguintes medidas "externas"

L 95,2 A 42 P 34, de acordo com o programa aqui do site essa caixa ficará com 106,7 litros

joguei no winISD a caixa com 106,7 litros e sintonia de 40hz com duto quadrado de 38,4x10,1 e o comprimento do duto deveria ser de 52cm de acordo com o programa.

O problema é que nesse manual que veio com o sub tem essa caixa com 106,2 litros com duto do mesmo tamanho e lá diz que para fechar em 40hz o duto deverá ter 40,64 cm.

Minha última dúvida antes de fazer a caixa é: uso o duto de 40,64 cm como diz a manual? (o programa diz que a sintonia vai ficar em 43,72hz)

ou uso duto de 52cm, que de acordo com o winISD vai fechar em 39,91hz?

lembrando que eu curto muita música sertaneja e gosto daquele grave "bummmmmmmmm" que treme o carro todo, mas que toque mesmo com volume baixo.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara nao sei se continua o mesmo manual do inicio da fabrica, mas o primeiro dd q eu comprei a mais de 1 ano atras o manual estava errado, é só vc pegar o manual americano e fazer as conversoes e comparar, acho que jah avisei isso pra eles, mas parece q continua errado.

Manual USA

Site de conversoes

Pra sintonia em aproximadamente 40hz, usa 50cm.

Editado por Leonardo Morgado

Compartilhar este post

Link para o post

o meu primeiro DD foi o 1515 com 120L os dutos não lembro mais foi bem parecido que o Moica

fez num projeto dele

manda um MP pro Moica que ele te fala uma caixa boa para seu DD

ele ja manja como os DD tocam e sabe muito de caixa pra eles

Editado por (((Toreto)))

Compartilhar este post

Link para o post

Cara nao sei se continua o mesmo manual do inicio da fabrica, mas o primeiro dd q eu comprei a mais de 1 ano atras o manual estava errado, é só vc pegar o manual americano e fazer as conversoes e comparar, acho que jah avisei isso pra eles, mas parece q continua errado.

Manual USA

Site de conversoes

Pra sintonia em aproximadamente 40hz, usa 50cm.

Obrigado, vou fazer com 50cm mesmo, na pior das hipóteses vou ter mais subgrave.

Compartilhar este post

Link para o post

AMIGO, desculpe atravessar seu post mas aonde eu compro esses sub? estou procurando exatamente este modelo pra comprar...

estou em SP capital.. tem algum lugar pra indicar ? abraços

Compartilhar este post

Link para o post

AMIGO, desculpe atravessar seu post mas aonde eu compro esses sub? estou procurando exatamente este modelo pra comprar...

estou em SP capital.. tem algum lugar pra indicar ? abraços

Jean olha no site www.connectparts.com.br que lá tem!! eu comprei um sd400.4 lá e meu amigo esse sub de 12 800wrms com frete gratis!! é bom lá

abçs

Caio Vasconcelos

Compartilhar este post

Link para o post

Olá galera, sou iniciante aqui,achei esse tópico de DD tbm e queria umas sugestões por favor! to com um set 1 SSL 5000 digital, 2 Digital desings 1512 800w em um Gol Quadrado, como muitos sabem é complicado colocar uma caixa nele, pois o estepe fica apertando a mala, alguem tem algum projeto pra 2 1512? duto régua ou não?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...