Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
SaverinhoTop

Fonte Usina quem usa

Recommended Posts

Tenho uma bat. de 160ah (60ah tudor cofre e 100ah moura clean auxiliar) uma fonte de 75ah caseira e quando toco no talo a tensão não passa de 11,6v é dai pra baixo nos picos de grave chega a bater 10.9v o que tem de errado no meu set???

1 sd2500 e uma pone e o set da assinatura.

Vamos lá:

Só o sd consumo 350 Amperes em potencia máxima. Ai voce já fica devendo 190 Amperes de bateria só para a sd 2500, somando + a powerone no total o saldo devedor é de uns: 300 Amperes.

Ou seja, no minimo no minimo tu tinha que ter duas baterias de 200 amperes...

Teu mega capacitor é de quanto brother? Nao coloquei a soma da amperagem da fonte porque nao vale a pena neste caso.

E tem que ver o cabo que voce esta usando na sd2500 e na powerone, por exemplo: se voce colocar um cabo de 21mm na sd2500 por menas baterias que voce tenha é capaz de nunca descer de 12 volts, porque o cabo limita a amperagem das baterias. O som nao toca como deveria e a pessoa tá crente que tá tudo de boaaaa....

Qualquer coisa dar um toque ai :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nesse caso ai é Fonte fraca mesmo , posta uma Foto dessa fonte , o que vejo dessa fontes caseiras de 30-40a sendo vendida como 100a não é brincadeira.

Uso uma caseira "eu que fiz"de 130a , Moura 150a , moura 60a e sempre acima de 13,2V nos picos .

Compartilhar este post

Link para o post

Essas fontes caseiras sao uma piada ( a maioria pelo menos ) ;( aqui tinha um caara vendendo de 150 ah por 400$ vendeu que nem agua , passo um mes fechou a loja kkk todo dia alguem pergunta " cade o dono da loja de bateria ? " kkk os caras ficam loco

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos lá:

Só o sd consumo 350 Amperes em potencia máxima. Ai voce já fica devendo 190 Amperes de bateria só para a sd 2500, somando + a powerone no total o saldo devedor é de uns: 300 Amperes.

Ou seja, no minimo no minimo tu tinha que ter duas baterias de 200 amperes...

Teu mega capacitor é de quanto brother? Nao coloquei a soma da amperagem da fonte porque nao vale a pena neste caso.

E tem que ver o cabo que voce esta usando na sd2500 e na powerone, por exemplo: se voce colocar um cabo de 21mm na sd2500 por menas baterias que voce tenha é capaz de nunca descer de 12 volts, porque o cabo limita a amperagem das baterias. O som nao toca como deveria e a pessoa tá crente que tá tudo de boaaaa....

Qualquer coisa dar um toque ai :legal:

A SD com consumo em 350A em pico, não seria demais não???não seria em torno de 250A???

Não tenho megacapacitor.

Cabeamento 35mm na SD e 21mm na Pone acredito eu que de cabeamento estou bem servido, cabo da fonte para as baterias 21mm não conseguir colocar outro, pelas minhas contas 160Ah + 75Ah = 235Ah (teoria) sendo que não "baixa" pois a energia mandada é constante, será que tô viajando certo ou to drogado???

E aí...

Compartilhar este post

Link para o post

Nesse caso ai é Fonte fraca mesmo , posta uma Foto dessa fonte , o que vejo dessa fontes caseiras de 30-40a sendo vendida como 100a não é brincadeira.

Uso uma caseira "eu que fiz"de 130a , Moura 150a , moura 60a e sempre acima de 13,2V nos picos .

Quais são seus modulos atualmente???

Eu acho que seja a fonte mesmo mais não tenho a inteção de trocar ela pois é pequena e já me serviu muito e não tenho interesse em colocar uma dessas TOP até o momento.

Mais em que posso melhorar na alimentação:

Trocar os cabos da fonte para 35mm???

Colocar uma bateria de 150Ah e vender a de 100Ah???

Já que vou trocar a do cofre tentar colocar uma impact de 95 Ah???

Trocar a fonte?

Compartilhar este post

Link para o post

Atualmente 2k5 e um A/B 4canais 500w , mais ja usei nessa mesma alimentação para uma festa , 2-2k5 grave 1-T1600 ,meu booster e um P.one , Segurou sempre cima de 12V , nos picos mesmo caixa pra 12-11,5v mais segurou quase 10h de som direto.

Se as baterias estão boas eu investiria num boa fonte , com fonte Furreca não tem jeito .

Se quiser da pra fazer a fonte Diy , compra o trafo pronto 100-150a @11V depois retifica em onda completa , pode usar ponte retificadora grande 50-80a ou como eu faço usar Diodos 8a100 em paralelo, depois coloca um banquinho capacitor generoso , tem uns capacitor de 15.000uf na net por 20Pila .

Agora minha fonte tem que saber usar , se não souber frita bateria queima modulo e o carai a 4 , a tensão dela é 16V , tem que primeiro ligar o som , almentar o volume e depois ligar ela , ai fica nos 13-14v .

Da pra carregar as baterias , mais é carga rapida , baterias em 11,9v com 1hora tão em 14.4v , se não desliga frita tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

A SD com consumo em 350A em pico, não seria demais não???não seria em torno de 250A???

Não tenho megacapacitor.

Cabeamento 35mm na SD e 21mm na Pone acredito eu que de cabeamento estou bem servido, cabo da fonte para as baterias 21mm não conseguir colocar outro, pelas minhas contas 160Ah + 75Ah = 235Ah (teoria) sendo que não "baixa" pois a energia mandada é constante, será que tô viajando certo ou to drogado???

E aí...

Tipo assim...No manuel da dizendo 350 A de consumo máximo, e isso deve ser calculado com sinal BASS, entao eu calculo sempre o cabeamento ou algo assim pelo consumo máximo dos equipamentos, sabe como é agente acaba sempre aumentando muito o volume em determinadas horas e ai é fogo hehehe, em sinal musical deve consumir algo em torno de de 180 Amperes *=(Segundo o dimensionamento do fusivel que consta no manuel do sd2k5).

No caso, seria bom voce colocar uma nova bateria de 200 amperes, no porta malas ou tira a de 100 que tem e colocar uma de 200 ou mais.

Cara parece loucura toda esta amperagem mas é dai para cima mesmo, a diferença é monstra entre um banco de baterias adequado e um faltando boa parte do que é dimensionado.

Ah! outra dica, traga um cabo de 50mm do cofre em direçao a outra no porta malas, coloca um distribuidor e conecta a outra. Dai voce retira o que precisa para os modulos, nada de pegar do cabo principal entre uma bateria e outra, ou conectar elas juntas sem um distribuidor ou ponto central que possa desconecta-las(e conseguentemente usar os fusiveis).

Troca a bateria logo cara, é melhor. E ai troca a de 100 pela a de 150 A trocar a fonte seria uma boa tambem, mas tua prioridade no momento é bateria.

PS: To na base da coca-cola entao, pode e terá algo no texto acima meio doidao mesmo. [¨]

Compartilhar este post

Link para o post

Cara parece loucura toda esta amperagem mas é dai para cima mesmo, a diferença é monstra entre um banco de baterias adequado e um faltando boa parte do que é dimensionado.

Ah! outra dica, traga um cabo de 50mm do cofre em direçao a outra no porta malas, coloca um distribuidor e conecta a outra. Dai voce retira o que precisa para os modulos, nada de pegar do cabo principal entre uma bateria e outra, ou conectar elas juntas sem um distribuidor ou ponto central que possa desconecta-las(e conseguentemente usar os fusiveis).

Troca a bateria logo cara, é melhor. E ai troca a de 100 pela a de 150 A trocar a fonte seria uma boa tambem, mas tua prioridade no momento é bateria.

Consumo da Sd 350a ?acho que ta errado isso ai , é coisa de 250a e 100-130a musicais .

Cabo de 50mm vindo do cofre ? praque?? colocou 3alternadores de 100a no motor ?

Trocar bateria? melhor adicionar mais uma de 100a ou mesmo de 60a.

Compartilhar este post

Link para o post

Consumo da Sd 350a ?acho que ta errado isso ai , é coisa de 250a e 100-130a musicais .

Cabo de 50mm vindo do cofre ? praque?? colocou 3alternadores de 100a no motor ?

Trocar bateria? melhor adicionar mais uma de 100a ou mesmo de 60a.

Bah! Manuel e o restante da coca que eu tou tomando diz 350 Amperes em sinal BASS. Quanto ao 50mm, lá se vai a minha logica - que novamente a coca-cola tá ajudando:

- Se eu vou colocar mais bateria, eu tenho que ter a soma de todas as baterias do circuito e colocar a bitola/seçao do cabo especifico em todo segmento desde o cobre até as secundárias.

O alternador nao é para segurar o som,e sim para carregar as baterias.

Troca a bateria do cobre por uma impact de uns 100 amperes, troca a de 100 no porta malas por uma de 150 e depois só adiciona mais uma de uns 100 já tá bom.

Eu calculo assim. E vou dizer porque:

Se fosse usar um cabo de menor seçao vindo de uma bateria a outra, pelo fato da bateria nao consumir toda a amperagem de um de 50 mm por exemplo, mas a bateria mais forte no sistema consumir por volta de toda esta capacidade ou proximo disso, voce vai ter isso: "Entretanto, quando um dispositivo condutor obedece à Lei de Ohm, a diferença de potencial é proporcional à corrente elétrica aplicada; isto é, a resistência é independente da diferença de potencial ou da corrente selecionada." - Lei de ohm.

Faz o seguinte, bebe uma coca-cola ai junto comigo, vamo ficar tudo doidao e é isso aew! porque eu já estou começando a ficar chato pra carai :pirou:

Compartilhar este post

Link para o post

Do cofre pra auxiliar é 5metros de cabo , nem adianta contar com ela , o alternador sim carga constante e não vem muito mais que 80a .

Ou seja , carro ligado e som tocando no talo, mesmo assim nunca vai passar mais que 100a do cofre pra auxiliar .

Não adianta colocar bateria forte no cofre , use uma de 60a de boa qualidade tipo Moura e invista mesmo em auxiliar.

Compartilhar este post

Link para o post

Do cofre pra auxiliar é 5metros de cabo , nem adianta contar com ela , o alternador sim carga constante e não vem muito mais que 80a .

Ou seja , carro ligado e som tocando no talo, mesmo assim nunca vai passar mais que 100a do cofre pra auxiliar .

Não adianta colocar bateria forte no cofre , use uma de 60a de boa qualidade tipo Moura e invista mesmo em auxiliar.

Pow que saco eu to de porre! nao releve a coca-cola nao brother [-] [-] [-]

Compartilhar este post

Link para o post

valeus, acho que vou tentar redimensionar minha fonte, ela é pequena é de 75Ah vou ver se dar pra fazer uma de 100Ah ou coisa do tipo já ajuda...

Mesmo assim valeu galera pela ajuda...

Compartilhar este post

Link para o post

Galera,eu to com um probleminha em relação a temperatura no meu set. Eu tenho uma usina de 60a ligada com cabo de 21mm,150ah de bateria e um módulo explosound XM 3600 tbm ligado com cabo de 21mm,o problema é que quando ligo o som em um volume 25/40 o Ex 3600 ta esquentando muito com 50 minutos de som ligado,não guento nem por a mão em cima,as baterias estao novas e carregadas,a tensão da fonte fica sempre em torno de 13,8 e 14,2. Uso ele pra tocar 2 pioneer 309 s4,a ligação esta certinha,um sub em cada bridge. O que será que pode estar acontecendo ? Cabos de 21mm estão finos para esse set,eu deveria colocar de 25mm ou até 30mm ?

Compartilhar este post

Link para o post

Galera,eu to com um probleminha em relação a temperatura no meu set. Eu tenho uma usina de 60a ligada com cabo de 21mm,150ah de bateria e um módulo explosound XM 3600 tbm ligado com cabo de 21mm,o problema é que quando ligo o som em um volume 25/40 o Ex 3600 ta esquentando muito com 50 minutos de som ligado,não guento nem por a mão em cima,as baterias estao novas e carregadas,a tensão da fonte fica sempre em torno de 13,8 e 14,2. Uso ele pra tocar 2 pioneer 309 s4,a ligação esta certinha,um sub em cada bridge. O que será que pode estar acontecendo ? Cabos de 21mm estão finos para esse set,eu deveria colocar de 25mm ou até 30mm ?

deve estar forçando, c ligou em bridge, ele fornece 700 rms a 4 ohms e 500 rms 8 ohms, os classe AB esquentam mais e consomem mais q classe D

Compartilhar este post

Link para o post

deve estar forçando, c ligou em bridge, ele fornece 700 rms a 4 ohms e 500 rms 8 ohms, os classe AB esquentam mais e consomem mais q classe D

Então Adilson,ta ligado em bridge sim,e esta mandando teóricos 700w Rms por bridge. Eu digo teóricos porque todo mundo aki no forum jura de pé juntos que esse ampli. não manda nem 500w Rms REAIS por bridge,bom se isso é verdade eu não sei .. mais que os meus paine tão dando um gravão bem forte isso tão sim viu ! Mais Adilson,em bridge ele não trabalha a 8 Ohms =/ só em 4 Ohms. Outra coisa,que os AB consomem mais isso eu sei mais como vc me explica em um anuncio no M.L diz que o sd1000 tem consumo máximo de 120 Ah e ele dá 1000w Rms. Então se for assim esse meu deve ter um consumo de uns 180Ah :blink: ... Mais por favor,não vamos desviar o foco do assunto .. Temperatura do meu ampli .. :(

Compartilhar este post

Link para o post

Daniel, bota aí as regulagens no player e no ampli, vol caixa, ....

Então Adilson,como eu não ia saber te explicar tudo com detalhes resolvi tirar umas fotos dos botoes do amplificador e assim da pra vc ver como ele esta regulado ! Quanto ao player o bass ta no 0 e a voz ta no 2 ! As fotos não estao muito boas mais axo que da pra vc ver alguma coisa !

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82tYki7ooWZv-65ErH51vIruJkBj_58bWbNku3oj-G_j0_LjN39V5x2cLkLcKoFAB0k63IvR3pmgpgCTPHdwqTuQAJtU9VB0rT1BAS7iir3MIfZnRS_qjKzM1g.jpgQQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82treV-pwSkuT4nl4MgHYG5qtlYhIasRhuGExdxiOYnss67qgt6cj9Dz4w4La9tZS7rIGEBzAFb4EUSnH5BuMdEVAJtU9VDmWA0DxwLbGXiA1qsk75o5cipQBw.jpgQQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82tVl3X8QRyt3VRA3IaZbWJ5Iw5MmB2l5VZ2K5k0R8vIIZl5HkMpeSKtJv8QmbEDBtn_J1p2Be-5x01Lm4HCx7bEAJtU9VBYZSDIcpGcoKyxXTlJiaNRIS4EKw.jpgQQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82t82q-yiyd0a1TxwBafhgSF6vb7XEHyJiPLUsyyh2NK1ooDN6kUJYBc_iErF11DCuWyyjyvrLIuKT42kT5ViaMpAJtU9VBE5lUoUMe9Qykwn5vfm54Lfc3Shg.jpg

Bom,axo que dá pra vc notar que o Bass Bosst ta em 12db,não sei o quanto isso ta influenciando no problema e as regulagens de ganho e etc axo que da pra vc ver um poko !

Desculpe pela qualidade das imagens !!

Compartilhar este post

Link para o post

sua colocaçao está errada em relaçao a alternador e bateria auxiliar, a corrente depende do alternador q ele usa e da bitola do fio e pode muito bem passar de 100a. eu tenho um alternador de 120a e bateria do cofre de 60 e fio de 50mm pra auxiliar e passa facilmente dos 100a, tinha um disjuntor de 140a e desarmava toda hora era só da uma acelerada no carro ai coloquei de 200a e parou de desarmar.

Editado por dieguinhow

Compartilhar este post

Link para o post

sua colocaçao está errada em relaçao a alternador e bateria auxiliar, a corrente depende do alternador q ele usa e da bitola do fio e pode muito bem passar de 100a. eu tenho um alternador de 120a e bateria do cofre de 60 e fio de 50mm pra auxiliar e passa facilmente dos 100a, tinha um disjuntor de 140a e desarmava toda hora era só da uma acelerada no carro ai coloquei de 200a e parou de desarmar.

Não esta , se o seu carro tem um alternador de 120a não pense que foi o projetista que pensou no seu som pesado , desses 120a sobra no maximo 30-40a para o som .

O carro em marcha lenta o alternador gera cerca de 40-50% de sua capacidade , para atingir os 100% só apos os 2000-3000rpm.

Por causa da distancia a resistencia é bem alta no cabeamento , então a energia da trabalho a "fluir" , sendo que o pico é direto na auxiliar.

Repito , nunca vai passar mais que 100a contínuos , pode até ter seus picos de 100-150a "que é quando a tensão cai la nos 11v' mais coisa de 1s.

Se tava desarmando é por falta de bateria auxiliar mesmo , que ai o som fica forçando pra puxar carga la da frente "NA MARRA" e temperatura do cabo e do disjuntor sobe muito e desarma.

Não precisa de um cabo maior que 2awg entre o cofre e as auxiliares , é desperdício de cabo e $$$

Compartilhar este post

Link para o post
Não precisa de um cabo maior que 2awg entre o cofre e as auxiliares , é desperdício de cabo e $$$

Ai que está. Se fosse em serie voce teria sua razao. Mas, em paralelo nao se leva em conta o que esta em uma das pontas mais sim em todas pois somam-se TUDO o que esta no circuito e nao apenas uma bateria. :pirou:

Voce está adicionando carga ao circuito nao derivando carga dele. Quando se deriva uma carga se limita por um disjuntor ou fusivel o quanto será o máximo que pode-se conduzir apartir daquele ponto, e posteriomente se calcula a seçao/bitola correspondente do fio/cabo.

Uma coisa é adicionar carga, outra bemmm diferente é derivar-la.

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que esta derivando , do sistema original para o auxiliar , pois do auxiliar para o original não tem sentido .

Volta a falar , não precisa cabo maior de 25mm-33mm , é desperdício de cabo e $$$.

Compartilhar este post

Link para o post

Não esta , se o seu carro tem um alternador de 120a não pense que foi o projetista que pensou no seu som pesado , desses 120a sobra no maximo 30-40a para o som .

O carro em marcha lenta o alternador gera cerca de 40-50% de sua capacidade , para atingir os 100% só apos os 2000-3000rpm.

Por causa da distancia a resistencia é bem alta no cabeamento , então a energia da trabalho a "fluir" , sendo que o pico é direto na auxiliar.

Repito , nunca vai passar mais que 100a contínuos , pode até ter seus picos de 100-150a "que é quando a tensão cai la nos 11v' mais coisa de 1s.

Se tava desarmando é por falta de bateria auxiliar mesmo , que ai o som fica forçando pra puxar carga la da frente "NA MARRA" e temperatura do cabo e do disjuntor sobe muito e desarma.

O alternador precisa estar à 3000rpm para gerar 100% da sua capacidade certo? Mas não se pode esquecer

que a relação das polias do alternador e virabrequim não é um pra um, usando meu carro como exemplo(pq é o único que lembro dos tamanhos exatos)

tem a polia motora, a do virabrequi com 140mm e a movida, a do alternador com 50mm.

Sendo assim a rotação do alternador almenta bastante em relação ao motor, não lembro com certesa a fórmula par o cálculo mas como lembro do resultado deve ser essa msm.

Usando os valores acima, 140/50=2.8, 850rpm*2.8=2380rpm.

Então com o motor na lenta o alternador já está com 2380rpm, mas uma coisa é certa, e isso falo pq percebi

na prática, minha fonte Usina de 100A segura melhor o som doque o alternador de 120A com Big3 com o cabo positivo

direto na bateria auxiliar.

Editado por CRIS RMS

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, já medi alternadores em marcha lenta e com motor acelerado (2~3k rpm) e a diferença não é tanta assim não viu, pois quando o alternador "pesa" (quando o som está no talo) o motor aumenta a rotação automaticamente (nos carros com injeção, lógico!), claro que não aumenta muito, mas aumenta o suficiente para chegar em pelo menos 80% da capacidade do alternador.

Já medi alternadores de 90A dando 80A em marcha lenta e de 150A dando 120A.

Outra coisa, o carro não precisa do potencial máximo do alternador o tempo todo né. Se não estiver com os faróis e piscas ligados, ar ligado, luzes internas ligadas, vidros elétricos em movimento etc e etc, o que é necessário para fazer o motor funcionar (a central do carro) não consome nem 30 amperes. Mas se você estiver com todos os equipamentos elétricos ligados pode ter certeza que não vai sobrar nem 10 amperes para o seu som.

Então o segredo é desligar tudo que vá consumir energia do alternador (e seja desnecessário para o funcionamento do carro), ligar o mesmo e aumentar o som. rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

boa noite,

no meu caso eu possuo uma SD3k e duas SD400, com duas baterias de 150amp e a do cofre de 50amp,

uma fonte de qtos AMP vcs me indicao????

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...