Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

RaoniPaiva

[VW Gol G5] Iniciante Set SQ. Atualizado 26/06/11!

Recommended Posts

Postado em (editado)

Ah, os cortes do cross desse kit é 300hz e 4000hz a 12db/8ª. Enton, os mid ranges ate q descem um bucado. Por isso q os bixinhos escursionam qnd tao no talo... rsrsrsrs. Aguardando a chegada do Alpine pra ver a assinatura sonica do player.

Editado por RaoniPaiva
Postado em (editado)

Upgrade do set: Alpine CDA-117.

Pense num player! Melhorou 200% o meu set. Me diziam que eu ia sentir falta dos graves dos Pioneers, mas pelo contrario, os graves ficaram mais precisos, sem falar que agora o sub esta descendo mais. Acho que é a gama de frequencias que o player reproduz(5hz à 20khz) contra o Pioneer(50hz a 15khz). O sub esta descendo com mais pressao! Os agudos ficaram mais fortes, altos, e ao mesmo tempo agradaveis! percebi detalhes em algumas musicas que antes eu nao sentia. Muita coisa mesmo!

Recomendo esse player! Mesmo sem o PXA ele esta me tirando sorrisos. Me sinto como se tivesse mudado todo o meu set!

Em breve botarei as fotos. Coloquei hj a tarde e ainda nao tive tempo de brincar com o TA. E confesso que estou preferindo me manter distante dessa fera, sem saco por enquanto! Depois posto com mais calma e detalhes sobre o player. Para aqueles que pensam em um player top, coloquem o 117 na lista!

Flw

Editado por RaoniPaiva
Postado em

Confesso que Pioneer é bem mais pratico/facil de operar, sem falar nesses novos DVDs, estao bom demais de mecher, principalmente quando se taca um iPod com milhares de musicas! Mas digo que o tal do Alpine é mudança da agua pro vinho quando se fala em detalhamento e fidelidade. E pra quem diz que os Alpines sao "xoxos" nos graves, peço que reveja esse pensamento, pq no meu set melhorou TUDO! Os DVS Pioneer sao muito bons, acredito que sejam a melhor escolha quando se quer ter um belo HU, com bons recursos e preço baixo.

Falando do Alpine, eu ontem a noite resolvi me meter a mecher no TA. Eu so mechi no TA do canal F-L(Frontal Esquerdo), fui mechendo na distancia ate perceber que a voz vinha do centro, mas achei que levou muito o palco pra direita, ficando estreito na esquerda. Ja percebi a diferença, é gostoso, mas ainda ta estranho! Sem falar que a distancia de meu ouvido esquerdo para os falantes da coluna sao de aproximadamente 65cm, so que no player, se eu botar essa distancia, a voz vai la pra coluna direita. So consegui deixar centralizada com cerca de 25cm! Peguei algumas dicas com o Cyro sobre ese acerto de TA, ele me deu um toque dizendo que eu teria que deixar em 0 o TA no canal do falante mais longe, que seria o sub, mas eu adotei o mais longe a coluna direita, por as vezes ouvir o som sem sub! Me falou pra apenas mecher nos outros mais proximos, medindo a distancia e aplicando no player, mas nao bate, como falei acima.

Alguem me da mais algumas dicas. Uso o cross do kit e sei q sera um pouco dificil deixar perfeito, pela distancia dos midbass nas portas pra os midranges e tw nas colunas. Fico no aguardo de dicas.

Postado em

Se vc zera a distancia do falante mais longe, vc tem q jogar a diferença entre a distancia do falante mais longe e do falante em questão. Por exemplo:

tw esq: 60 cm

tw dir: 90 cm

mid esq: 85 cm

mid dir: 120 cm

sub: 140 cm

valores a serem jogados no ta:

tw esq: 80 cm

tw dir: 50 cm

mid esq: 55 cm

mid dir: 20 cm

sub: 0

Postado em

Upgrade do set: Alpine CDA-117.

Pense num player! Melhorou 200% o meu set. Me diziam que eu ia sentir falta dos graves dos Pioneers, mas pelo contrario, os graves ficaram mais precisos, sem falar que agora o sub esta descendo mais. Acho que é a gama de frequencias que o player reproduz(5hz à 20khz) contra o Pioneer(50hz a 15khz). O sub esta descendo com mais pressao! Os agudos ficaram mais fortes, altos, e ao mesmo tempo agradaveis! percebi detalhes em algumas musicas que antes eu nao sentia. Muita coisa mesmo!

Recomendo esse player! Mesmo sem o PXA ele esta me tirando sorrisos. Me sinto como se tivesse mudado todo o meu set!

Em breve botarei as fotos. Coloquei hj a tarde e ainda nao tive tempo de brincar com o TA. E confesso que estou preferindo me manter distante dessa fera, sem saco por enquanto! Depois posto com mais calma e detalhes sobre o player. Para aqueles que pensam em um player top, coloquem o 117 na lista!

Flw

rapá, eu coloquei alpine no meu carro justo por isso - no carro do meu irmão troquei um pioneer 2250 (ok, eu sei, cachorro morto) por um alpine 9887 e o som deu um salto absurdo de precisão e transparência... literalmente "limpou" o som.. parabéns pela aquisição!

Postado em (editado)

Pelo que entendi, regular o TA é facil demais pelo player! Tem misterio nao. Senta no banco, pega uma trena leve ate o falante e veja a medida! O meu ficou assim:

Front-R: 1,25m

Front-L: 0,95m

Ai é so deixar no player o falante mais longe(no meu caso o Front-R) com o valor em 0cm. Calcular a diferença para o Front-L e pôr la, no meu caso, 30cm. Ai fecha e a voz vai pro centro do painel.

Super facil, exatamente como o AFCosta falou!

Editado por RaoniPaiva
Postado em

Pelo que entendi, regular o TA é facil demais pelo player! Tem misterio nao. Senta no banco, pega uma trena leve ate o falante e veja a medida! O meu ficou assim:

Front-R: 1,25m

Front-L: 0,95m

Ai é so deixar no player o falante mais longe(no meu caso o Front-R) com o valor em 0cm. Calcular a diferença para o Front-L e pôr la, no meu caso, 30cm. Ai fecha e a voz vai pro centro do painel.

Super facil, exatamente como o AFCosta falou!

Legal ter ajudado.

Vc colocou: FR - 0 e FL - 30. Se colocasse: FR - 10 e FL - 40 ou FR - 22 e FL - 52, seria a mesma coisa. A grande vantagem de colocar o sub no TA é 'jogá-lo' para frente. Por isso, mesmo q vc use o sub de vez em qd, é interessante q ele também esteja no cálculo das distâncias. Se ele for o falante mais longe, a diferênça entre FR e FL continuará de 30 cm e a voz continuará no meio.

Abs

Postado em

Blz, acabei de ir medir a distancia do sub e pimba, deu a mesma do Front-R(1,25m) Entao, o sub e o front-r ficarao zerados? Entao a regulagem ficara intacta! Nao é mesmo?

Postado em (editado)

Blz, acabei de ir medir a distancia do sub e pimba, deu a mesma do Front-R(1,25m) Entao, o sub e o front-r ficarao zerados? Entao a regulagem ficara intacta! Nao é mesmo?

Ai que está... não é assim que funciona, Raoni...

Pense assim.. Você tem que medir as distâncias dos falantes em relação a você, correto???

Porém, se deixar tanto o sub, quanto o L em 0, não vai estar alterando-os, mantendo-os exatamentes onde estão.

Tente fazer um teste da seguinte forma:

1 - Ouça o som como está;

2 - Agora deixe o valor do TA do sub em 0;

3 - Mude o valor do TA do L para -90 e o valor do TA do R para -60;

4 - Com isso, o sub deverá estar "tocando" mais a frente, quase no painel do carro.

Depois posta a experiência e o que achou :legal:

Abraços.

Editado por Bruno Malachini
Postado em (editado)

Vou tentar explicar o meu rasciocínio:

Seu pensamento estaria correto, na minha interpretação, caso o sub estivesse em sua frente.

O TA serve para atrasar um dos lados, correto? Porém, isto também leva em consideração o posicionamento do falante, ou seja, com o subwoofer em suas costas, não adianta ele ter a mesma distância que o falante R, pois o som continuará vindo de trás.

Neste caso, deve-se tentar "levar" o sub, ou mais precisamente, simular um posicionamento para o subwoofer, na parte frontal do carro. Para fazê-lo, você deve atrasar ambos os lados frontais, até que o som do subwoofer chegue na frente, ou seja, quando o som do sub chegar ao painél é que o som dos médio/agudos devem chegar aos seus ouvidos, fazendo assim, com que a imagem percebida pelo seu cérebro distingua os graves como vindos da frente.

EU ACHO que me embananei pacas tentando explicar... mas execute o exemplo que dei no post anterior e veja o que irá alterar..

Tente ficar atento no posicionamento do sub em relação aos médio/agudos antes e depois da execução do exemplo.

Abraços.

Edit: purtuga...

Editado por Bruno Malachini
Postado em (editado)

...

O TA serve para atrasar um dos lados, correto? Porém, isto também leva em consideração o posicionamento do falante, ou seja, com o subwoofer em suas costas, não adianta ele ter a mesma distância que o falante R, pois o som continuará vindo de trás.

...

Não concordo. Frequências graves (sei lá, abaixo de 60 hz?) são omni-direcionais. Vc só percebe de onde vem se elas não chegam ao mesmo tempo das outras frequências no seu ouvido ou se vc escutar as vibrações do porta-malas.

Abs

Edit: lembrando q essa forma de ajustar o TA teoricamente daria certo. Mas no carro existem muitas reflexões, q exigem um ajuste fino (ouvidômetro).

Editado por AFCosta
Postado em

2 - Agora deixe o valor do TA do sub em 0;

3 - Mude o valor do TA do L para -60 e o valor do TA do R para -90;

4 - Com isso, o sub deverá estar "tocando" mais a frente, quase no painel do carro.

Abraços.

Bruno, no caso não seria L 90 e R 60 ???

Postado em

Opa galera, desculpem a demora. Estava em viagem em função do carnaval, e so cheguei hoje pela tardinha... Nao tive tempo ainda de testar nenhuma das alternativas citadas, creio que amanha eu consiga passar uma meia horinha dentro do carro pra brincar com isso!

Eu achei que pra ajustar o T.A. era somente colocar la os valores das distancias equivalentes! So que nao funciona assim, pois tentei dessa maneira e o som fica um cabaré!

Amanha venho com alguma resposta.

Bom fim de carnaval pra vcs manow...

Postado em

Opa galera, desculpem a demora. Estava em viagem em função do carnaval, e so cheguei hoje pela tardinha... Nao tive tempo ainda de testar nenhuma das alternativas citadas, creio que amanha eu consiga passar uma meia horinha dentro do carro pra brincar com isso!

Eu achei que pra ajustar o T.A. era somente colocar la os valores das distancias equivalentes! So que nao funciona assim, pois tentei dessa maneira e o som fica um cabaré!

Amanha venho com alguma resposta.

Bom fim de carnaval pra vcs manow...

ei bixo eu quero ver esse alpino ai krai....

essa semana apareça lá em carlin pragente curtir e tal

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...