Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
Guto de Almeida

Fabricando um Sub de 8" !!! video pag.05

Recommended Posts

Que bacana os subsinhos em Guto, quando me sobrar uma grana vo meter as caras na reforma do sub que lhe falei heheh... E aquelas proteçoes nos subs, to ligado que sao das caixas do som da Sony hehhe, eu tinha um som desses, me amarrava nele... Coube como luva nos seus falantes :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

paulomarcel , se quiser mesmo , me manda uma MP e agente negocia ... mas saiba que é um falante Artesanal , não tem parâmetros ... Mas valew ae pelo elogio e pelo interesse =)

GRAAANDE JURA , coloca a mão na massa e reforma esse sub ae mano !!! As telinhas são de uma caixa da sony sim uhauahauhauha , tava aqui jogado ... ae resolvi usar ... fico dahora né ? rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

A minha Façanha com os 2 de 8" continuam ... e cada vez mais animador rsrsrs !

quando eu construí esses 2 últimos Subs , usei calota de tecido , para uma melhor troca de calor , e melhor desempenho do falante ! (sabemos que quanto mais quente a bobina , mais a impedância da mesma SOBE !)

Pois bem ... essa calota de tecido faz o trabalho de troca de calor muito bem ... mas por outro lado gera um problema chatinho de FASE , pois o "buraco" central no sistema magnético funciona como um DUTO usando essa calota de tecido ... e até em casos de maior potência aplicada , gera um barulho de SOPRO , que certa vez em um dos dias de Aula com o Mestre Homero , ele mencionou um caso parecido que tinha acontecido com ele !!!

Bom , eu tendo esse problema com os subs , comprei um par de Calota de Papel e colei no cone ... deixei secar devidamente , e a surpresa ... o Som melhorou rsrsrs e melhorou BEM , antes quando se aplicava 30hz , o sub só se mexia e saia barulho do sistema móvel ... nada de áudio limpo e definido !!! Agora consigo escutar perfeitamente e sem Ruídos !

Fica a Dica ae pra galera ... uma coisa BOBA que muitos pensam ser somente estética , muda o timbre e sonoridade do falante !!!

segui umas fotos !

Como era :

p1020960k.th.jpg

Como ficou :

p10209610.th.jpg

Os 2 Falantes na caixa :

p1020962i.th.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Guto, calota de tecido só se usa em conjunto sem furo de ventilação, e olhe lá, pra grave eu nunca vi ninguém usando... hauhauhauhauhau

Compartilhar este post

Link para o post

Guto, calota de tecido só se usa em conjunto sem furo de ventilação, e olhe lá, pra grave eu nunca vi ninguém usando... hauhauhauhauhau

Pois é . Aprendi agora ... e espero que possa ter ajudado mais pessoas a não cometerem o mesmo erro =) !

o que importa é que os Subzinhos estão FRON HELL ! rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Capaz até de dar uma impressão maior de SPL, já que a X-máxima ficou BEM baixa, o que te dá uma boa compressão.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest rodriguinhow

hahaha

vai ter q fazer um vídeo novo :P

Compartilhar este post

Link para o post

hahaha

vai ter q fazer um vídeo novo :P

hahahaha !

queria um amplificador de verdade ... esse falcon tá OSSO !

tava procurando uns Fosgate Radiador ... daqueles de 300RMS ... mas tá fOEDA de achar ... e quando acha , querem uma fortuna !

esse falcon pra freq. de SUB é meio capado ... da até dó !

Compartilhar este post

Link para o post

Compra um 4.6x

2 bridges de 120W (na real, dá pra beirar os 150). O grave é bom, não chega a ser como a linha DSM mas faz bem bonito.

Compartilhar este post

Link para o post

é uma bela opção mesmo ... bacana ! Mas queria aqueles radiador mesmo manja ??? rsrsrs acho que é mais pra agradar meu EGO do que pelo som rsrsrs !!! já vi cada merdinha daquela fazendo tanto estrago ... que morro de vontade de ter 1 =/ ... vamos ver ... uma hora aparece !

Compartilhar este post

Link para o post

ola para todos...

sou novo aqui no forum mas se me permitirem vai ai umas dicas para facilitar a montagem e escolha de alguns componentes....

Defina qual vai ser a ultilizacao do alto falante (home ou automotivo)

Certifique-se de qual a impedancia minima vc pode deixa-lo para ter o maximo rendimento do mesmo

Caso nao tenha muita experiencia em dimencionar a bobina (medir o diametro) leve a carcaca e use-a como gabarito

Em alguns posts anteriores vcs ja viram como regular a bobina na altura correta porem, existe um detalhe que tb e importante, o limite maximo da altura do enrolamento, que nao pode ultrapassar a altura do gap + altura do im~a + folga de 50% do Xmax. Ou seja se tiver um gap de 8mm de altura e um im~a de 20mm sua bobina tem que ter o enrolamento maximo de 23mm assim vc evitam que bata a bobina no fundo quando tocar baixar frequencias com aplicacao de potecia

Se for usar o falante para medios pefira as bobinas com menor enrolamento e cones mais leves com centragens macias para deixar o falante um pouco mais rapido e preciso respondendo melhor nas frequencias mais altas e use tambem protetores pequenos (quase do tamanho da bobina)para n~ao interferir muito no timbre

Se for usar o falante para subgrave prefira as bobinas com maior enrolamento, normalmente com 4 camadas de enrolamento e cones mais rigidos, densos e leves (ex:celulose a vacuo)com protetores um pouco maiores auxiliando na ventilacao da bobina, centragens mais rigidas para melhorar a precisao prejudicada pelo peso da bobina que e maior

Na hora de fazer a colagem tentem usar o minimo possivel de araldite pois a mesma pesa bastante e no caso de falantes pequenos o peso da parte movel muda bastante a resposta dele (coloque somente o nescessario sem exagero)

OBS:para subwoofers procure ultilizar sempre conjuntos ventilados pois os falantes de graves aquecem mais rapidos por isso precisam de mais ventilacao

Lembre-se que tao importante quanto o falante e a caixa onde o mesmo vai ser montado, meesmo que vc nao tenha os parametro T&S do falante procure sempre se referenciar em projetos com boas referencias para audio, pois e ela que vai mostrar o verdadeiro resultado do seu falante....

desculpem o testo grande tentei ser o mais direto possivel e espero ter ajudado...

Compartilhar este post

Link para o post

GRANDE GUTO ! eu nao tinha visto esse topico aqui ainda ! cara parabens pela iniciativa fico super legal o projetinho do falante ! dp poste videos e os dados TS so pra gente ver o que que dar !mais muito show mesmo ! PARABENS :rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

ola para todos...

sou novo aqui no forum mas se me permitirem vai ai umas dicas para facilitar a montagem e escolha de alguns componentes....

Defina qual vai ser a ultilizacao do alto falante (home ou automotivo)

Certifique-se de qual a impedancia minima vc pode deixa-lo para ter o maximo rendimento do mesmo

Caso nao tenha muita experiencia em dimencionar a bobina (medir o diametro) leve a carcaca e use-a como gabarito

Em alguns posts anteriores vcs ja viram como regular a bobina na altura correta porem, existe um detalhe que tb e importante, o limite maximo da altura do enrolamento, que nao pode ultrapassar a altura do gap + altura do im~a + folga de 50% do Xmax. Ou seja se tiver um gap de 8mm de altura e um im~a de 20mm sua bobina tem que ter o enrolamento maximo de 23mm assim vc evitam que bata a bobina no fundo quando tocar baixar frequencias com aplicacao de potecia

Se for usar o falante para medios pefira as bobinas com menor enrolamento e cones mais leves com centragens macias para deixar o falante um pouco mais rapido e preciso respondendo melhor nas frequencias mais altas e use tambem protetores pequenos (quase do tamanho da bobina)para n~ao interferir muito no timbre

Se for usar o falante para subgrave prefira as bobinas com maior enrolamento, normalmente com 4 camadas de enrolamento e cones mais rigidos, densos e leves (ex:celulose a vacuo)com protetores um pouco maiores auxiliando na ventilacao da bobina, centragens mais rigidas para melhorar a precisao prejudicada pelo peso da bobina que e maior

Na hora de fazer a colagem tentem usar o minimo possivel de araldite pois a mesma pesa bastante e no caso de falantes pequenos o peso da parte movel muda bastante a resposta dele (coloque somente o nescessario sem exagero)

OBS:para subwoofers procure ultilizar sempre conjuntos ventilados pois os falantes de graves aquecem mais rapidos por isso precisam de mais ventilacao

Lembre-se que tao importante quanto o falante e a caixa onde o mesmo vai ser montado, meesmo que vc nao tenha os parametro T&S do falante procure sempre se referenciar em projetos com boas referencias para audio, pois e ela que vai mostrar o verdadeiro resultado do seu falante....

desculpem o testo grande tentei ser o mais direto possivel e espero ter ajudado...

Muito Obrigado Por suas Palavras !

Compartilhar este post

Link para o post

GRANDE GUTO ! eu nao tinha visto esse topico aqui ainda ! cara parabens pela iniciativa fico super legal o projetinho do falante ! dp poste videos e os dados TS so pra gente ver o que que dar !mais muito show mesmo ! PARABENS :rever1:

Grande Praia , obrigado mano =) !

Eu acabei não tendo tempo de tirar os parâmetros do falante cara ... testei 2 semanas no carango , e já vendi rsrsrs com caixa e tudo ... hahaha mas com certeza Mais falantes viram =)!

Compartilhar este post

Link para o post

Seus subs ficaram com um acabamento muito bonito! Parabéns!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...