Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
Guto de Almeida

Fabricando um Sub de 8" !!! video pag.05

Recommended Posts

hahaha eu já peguei as "manhas" ... antes de colar eu primeiro marco o lugar certinho onde vai ficar a calota ... faz uma marcação bem simples com uma chave de fenda ... de levinho ... ae depois coloco a calota com cola na marcação que fiz no cone ... e deito a calotinha ali ... os ajustes são mínimos depois ... ae num suja mais nada rsrsrs !!!

Grande Renan , vou comprar mais material ... vc vai ver ... vai fica dahora a parada rs !

Guto/Kleber,

Essa de marcar o local a ser colocado é crucial. Para colocar a calota, da para apoiar um lado e deixar "deitar" o resto.

Eu costumo colocar uma fita em cima dela, assim fica fácil de segurar. E como tenho um suporte móvel, coloco o falante em cima faço-o girar e aplico cola no local marcado.

Se precisar de ajuda, grita ai Guto!

Att,

RenanLopes

Editado por RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Guto/Kleber,

Essa de marcar o local a ser colocado é crucial. Para colocar a calota, da para apoiar um lado e deixar "deitar" o resto.

Eu costumo colocar uma fita em cima dela, assim fica fácil de segurar. E como tenho um suporte móvel, coloco o falante em cima faço-o girar e aplico cola no local marcado.

Se precisar de ajuda, grita ai Guto!

Att,

RenanLopes

Renan , me tire uma dúvida por favor !!! Com esse falante que não deu certo , posso fazer um teste de potência com ele ??? no caso deixar ele tocando por horas com potência X e saber qual a potência RMS que essa bobina suporta ? Ou o resultado não seria o ideia para o próximo falante que terá a bobina centralizada corretamente ? !

Compartilhar este post

Link para o post

As peças não são caras... vale a pena montar de novo. Você aprende mais, e de quebra ainda não fica frustrado.

Aliás, tem coisa mais enjoada que colar calota? Dá um trabalho chaaato pra colar no lugar certo de primeira, sem melecar o cone todo...

Usa uma fita crepe pra segurar e mira como se tu fosse urinar num vaso sanitário de criança. []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

a Luta vai continuar ... comprei hoje mais uns componentes para fazer o falante =) !

quando tiver coragem eu mexo na parada e falo o que deu !

Compartilhar este post

Link para o post

Guto, pra centralizar tu mede a distancia da base onde fica a aranha (na carcaça) até o topo da arruela superior. A esta medida tu adiciona metade da espessura da arruela.

Este valor vai ser exatamente a distancia do centro do enrolamento da bobina até a parte onde a aranha é afixada na forma.

Compartilhar este post

Link para o post

Guto, pra centralizar tu mede a distancia da base onde fica a aranha (na carcaça) até o topo da arruela superior. A esta medida tu adiciona metade da espessura da arruela.

Este valor vai ser exatamente a distancia do centro do enrolamento da bobina até a parte onde a aranha é afixada na forma.

Show murilão ... deixa comigo ... valew pela dica !

Compartilhar este post

Link para o post

tenhu uma carcaça de deiz(arlen) ali...axo q vo me arrisca

Compartilhar este post

Link para o post

Renan , me tire uma dúvida por favor !!! Com esse falante que não deu certo , posso fazer um teste de potência com ele ??? no caso deixar ele tocando por horas com potência X e saber qual a potência RMS que essa bobina suporta ? Ou o resultado não seria o ideia para o próximo falante que terá a bobina centralizada corretamente ? !

Se o Renan me permite, o resultado vai ficar um pouco fora porque o gap é um dos principais meios de dissipaçao de calor, por conducão entre a camada de ar entre a bobina/forma e o pino central (ok) e a arruela central (não ok neste caso).

Compartilhar este post

Link para o post

então basicamente meu falante tem 1 mm de xmax hahaha fica mer** rs Bosta ! Pq do jeito que eu montei aqui , o enrolamento ficou quase TODO dentro do conjunto magnético !!! mer** =( !!!

Agora entendi o que vc escreveu ... meu falante então nem vai ter um bom controle quando "pular" muito !

ué ? 1MM só de xmax ? e o XRC da Bravox de 12'' com 3,2MM de Xmax ??

Eu se fosse vc tentaria fazer sub de 8'' ou 6'' forte...

aqui no Brasil é bem complicado de achar subs de 8'' e de 6'' nem sei se existe...

Compartilhar este post

Link para o post

guto.png

uhauahuahauhauhauhauahauhauhauah c é fo** viu mano ? uhauahauhauhauahuahauhauha

agora quero que me mande um conjunto magnético desse tamanho pra mim , eu num ia nem ligar rsrsrs !

Compartilhar este post

Link para o post

ué ? 1MM só de xmax ? e o XRC da Bravox de 12'' com 3,2MM de Xmax ??

Eu se fosse vc tentaria fazer sub de 8'' ou 6'' forte...

aqui no Brasil é bem complicado de achar subs de 8'' e de 6'' nem sei se existe...

de 6" eu acredito que seja besteira ... é só ver na gringa , PoUCOS fazem sub de 6" ... agora 8" é legal rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

vvo mandar um palavrao agora...

vai tomar no meio do cú!!!!!!!!!!

óia o tamanho do cj magnetico do bicho que isso muriloooo

[""] [""] [""] [""] [""]

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que aquilo é um falante de 10' apenas colocado em cima de 3 conjuntos, não é 1 falante tudo aquilo. :legal:

Estou querendo remontar uns falantes de 3' e 4' que tenho destruidos aqui, mas para isso preciso de uma ajudinha.

Guto vou usar um pouco o seu tópico. OK?

Será que alguem pode me explicar sobre o posicionamento da bobina e o XMAX por alguma dessas fotos.

vista%20do%20alto%20falante3.JPG

vista%20do%20alto%20falante.JPG

Tbm gostaria de saber sobre a relação de espiras dentro do gap para cada tipo de falante.

Ex: Para graves, colocamos a bobina com 60% do enrrolamento para cima, para médio-agudos metade, e assim por diante.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

se liga mano ...

o que eu entendi (e espero estar certo rsrsrs) é que vc pega a altura do enrolamento da bobina (em mm) - (menos) a altura do Gap ( em mm) e divide por 2 ! o resultado que der , é o o tanto de bobina que tem que ficar pra fora do Gap !

exemplo prático :

18mm de bobina - 5mm de GAP / 2 = 6,5mm

esses 6,5 tem que ficar pra fora do GAP !!!

um ex. gráfico que fiz

xmax.jpg

espero que seja isso rs

Compartilhar este post

Link para o post

Saquei Guto, agora precisamos saber se isso é o certo, já escutei uma vez que o xmax é o máximo deslocamento da bobina com o mesmo numero de espiras dentro do GAP. Não me pergunte como que é isso pois tbm quero saber..... :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Saquei Guto, agora precisamos saber se isso é o certo, já escutei uma vez que o xmax é o máximo deslocamento da bobina com o mesmo numero de espiras dentro do GAP. Não me pergunte como que é isso pois tbm quero saber..... :rolleyes:

Ué mano rsrsrs ... o que a figura mostra pra vc ? exatamente o que vc falou rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpa foi um erro de interpretação. As vezes não vemos algumas palavras. :unsure:

auhaiuahaiuahauaha

Mas e a questão da porcentagem do enrrolamento para fora ser melhor para graves e outro tanto melhor para agudos?

Onde que vc está comprando os componentes?

Pensei em comprar na Arcomp mas o cara lá só me enrrola.

auihaiuhaiuahauiha

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpa foi um erro de interpretação. As vezes não vemos algumas palavras. :unsure:

auhaiuahaiuahauaha

Mas e a questão da porcentagem do enrrolamento para fora ser melhor para graves e outro tanto melhor para agudos?

Onde que vc está comprando os componentes?

Pensei em comprar na Arcomp mas o cara lá só me enrrola.

auihaiuhaiuahauiha

quanto à essa questão , eu não vou responder pra não falar mer** ... deixa alguém que entende de verdade responder !

quanto á compra de componentes já disse no tópico :unsure: . É em uma lojinha que tenho em uma rua aqui da Z/S de SP , no Bairro do Largo 13 !!!

eu não aconselho comprar pela net essas peças de precisão (bobina principalmente) prefiro testar e comprar na hora

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...