Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Guto de Almeida

Fabricando um Sub de 8" !!! video pag.05

Recommended Posts

Se te mandar as bobinas vc não consegue comprar para mim?

Acho que o meu maior problema é com os cones e centragens, não sei distinguir se são altas ou médias ou fundas ou médias. :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parebens pelo falante, parece ter ficado bem bacana em.

Faz tempo que eu to com vontade fazer um, mas nunca tive coragem (e nem experiencia). mas lendo as dicas que o pessoal

postou aqui da pra ter uma boa idéia de todos os processos da fabricação, sendo que tenho uma carcaça de um falante de

microsystem de 6,5" encostada aqui há uns 4 anos já, agora eu to querendo montar um com ela também.

Poderia passar quantos tu pagou nos componentes, pra quem ta querendo fazer um tambem ter uma ideia dos preços?

Editado por Balaio_BASS

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que está havendo confusão sobre como calcular o Xmax. Pelo que eu aprendi sobre isso, você faz a altura do enrolamento - altura da peça polar superior dividido por 2.

Já reformei vários alto falantes e sempre calculo antes de montar, e tiro a prova pelo manual e sempre bate perfeitamente.

Não tem relação nenhuma com a carcaça, nem com centragem, nem com altura do gap, nem nada disso.

Altura enrolamento MENOS Altura peça polar superior (arruela superior do conjunto) DIVIDIDO por 2.

Estou errado?

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que está havendo confusão sobre como calcular o Xmax. Pelo que eu aprendi sobre isso, você faz a altura do enrolamento - altura da peça polar superior dividido por 2.

Já reformei vários alto falantes e sempre calculo antes de montar, e tiro a prova pelo manual e sempre bate perfeitamente.

Não tem relação nenhuma com a carcaça, nem com centragem, nem com altura do gap, nem nada disso.

Altura enrolamento MENOS Altura peça polar superior (arruela superior do conjunto) DIVIDIDO por 2.

Estou errado?

mas mano ... isso que foi dito aqui poxa rsrsrs ... até coloquei um ilustração sobre isso aqui !

Compartilhar este post

Link para o post

Eae Guto, como o subzinho está se comportando?

Compartilhar este post

Link para o post

Fala ae Baboo , fiz o outro e só fiz um testzinho em free ... ficou bacana ... vou ver se faço uma caixinha selada meio que no CHUTE mesmo , só pra testar (coisa de 15L selado) e ver como toca !

vou mantendo vcs informados !

Compartilhar este post

Link para o post

mas mano ... isso que foi dito aqui poxa rsrsrs ... até coloquei um ilustração sobre isso aqui !

Bom, então a confusão deve ter sido minha né, pois eu uso o termo "arruela superior". Não sei o que você chama de GAP, se é só essa arruela em si ou se é toda a profundidade que a bobina tem pra percorrer até "bater no fundo" do conjunto. Se GAP for todo esse espaço então tá tendo coisa errada no cálculo sim!

Mas se você se refere a GAP como somente a arruela superior, então seu cálculo dará certo.

PS: Sua ilustração não especificou nada, hehehehehehehe.

Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post

Se o Renan me permite, o resultado vai ficar um pouco fora porque o gap é um dos principais meios de dissipaçao de calor, por conducão entre a camada de ar entre a bobina/forma e o pino central (ok) e a arruela central (não ok neste caso).

Guto,

Exatamente a colocação do Murilo!

Murilo,

Sempre que possível, fique a vontade pra responder, as vezes não consigo tempo pra isso aqui e vc é um cara gabaritado! heheheh...

Abraço,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Belo trabalho, se ficou bom não sei, mas ficou muito bem feito :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que aquilo é um falante de 10' apenas colocado em cima de 3 conjuntos, não é 1 falante tudo aquilo. :legal:

Estou querendo remontar uns falantes de 3' e 4' que tenho destruidos aqui, mas para isso preciso de uma ajudinha.

Guto vou usar um pouco o seu tópico. OK?

Será que alguem pode me explicar sobre o posicionamento da bobina e o XMAX por alguma dessas fotos.

vista%20do%20alto%20falante3.JPG

vista%20do%20alto%20falante.JPG

Tbm gostaria de saber sobre a relação de espiras dentro do gap para cada tipo de falante.

Ex: Para graves, colocamos a bobina com 60% do enrrolamento para cima, para médio-agudos metade, e assim por diante.

Abraço

gu_mazza,

Por coincidência, a primeira imagem fui eu que fiz.. hehehehe

Xmax é exatamente o que "sobrou" da bobina para além da arruela superior (Top Plate), representa o deslocamento máximo linear do sistema móvel do falante. Raciocine da seguinte maneira: A bobina tem que está centralizada em relação a arruela superior, já que ela tem o movimento senoidal a mesma tem que deslocar exatamente igual para cima e para baixo com referência ao campo magnético gerado pelo gap! Consegui ser claro?

O que define a aplicação do falante não é o posicionamento da bobina, esta por sua vez tem que estar sempre centrada. Outras características técnicas de todo sistema móvel que irá definir isso. Por exemplo, um sistema móvel pesado tem baixa Fs e baixa eficiência, além de um crescimento muito grande da curva de impedância em altas freqüência, fazendo com que o falante não responda nessa região.

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Estou errado?

BigNoseMan,

Como assim altura da peça polar superior?

O conjunto magnético de um falante tem apenas uma peça polar, que é inferior.

Quando, para facilitar o processo de fabricação, compoem por duas peças, estas são ditas como arruela fechada + polo central ou mesmo de T-Yoke pelos chineses.

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Renan, simplificando então, o Xmax é a metade da altura do enrolamento?

Grande Carlos!!

Estou te devendo os falantes.. Essa semana te ligo!

É muito simples entender:

Quando eu centro a bobina móvel na arruela superior, sempre sobra enrolamento pra cima e pra baixo ok? Isso é o Xmax!

É quanto ainda tem de bobina para mergulhar no campo magnético, além disso a bobina já saiu do fluxo e o falante n tem mais controle.

Ou seja, altura total do enrolamento (Ex. 20mm) - arruela aberta (Ex. 5mm) = 15mm. Dividindo esse valor por 2 eu garanto que a bobina está exatamente no centro da arruela superior.

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

BigNoseMan,

Como assim altura da peça polar superior?

O conjunto magnético de um falante tem apenas uma peça polar, que é inferior.

Quando, para facilitar o processo de fabricação, compoem por duas peças, estas são ditas como arruela fechada + polo central ou mesmo de T-Yoke pelos chineses.

Att,

RenanLopes

Amigo, coloquei o termo "peça polar superior" pois algumas pessoas usam para denominar a "arruela superior" (inclusive aqui no fórum já usaram esse termo). Eu chamo a referida pelo nome de arruela superior, e é a peça do conjunto que se encontra em contato com a carcaça do alto falante. Tem exemplificada a arruela suerior nas imagens acima, do falante MTX.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest rodriguinhow

pqp..

esse fórum é mto bom

só tem cara fo**..

tópico favoritado...

morro de vontade de fazer um sub

Editado por rodriguinhow

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Renan !!! Obrigado por contribuir no meu tópico cara ... eu te admiro muito !!! Valew mano

Guto,

Pode contar sempre comigo!

Fico lisonjeado com o elogio.. Muito obrigado.

Abraço,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, coloquei o termo "peça polar superior" pois algumas pessoas usam para denominar a "arruela superior" (inclusive aqui no fórum já usaram esse termo). Eu chamo a referida pelo nome de arruela superior, e é a peça do conjunto que se encontra em contato com a carcaça do alto falante. Tem exemplificada a arruela suerior nas imagens acima, do falante MTX.

BigNoseMan,

Estava tentando entender o teu conceito, não sabia que aqui era tratado por essa nomenclatura.

mas acredito que tenha ficado claro para ti como posicionar o Xmax.. ok?

Qualquer dúvida estamos a disposição.

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Tbm gostaria de saber sobre a relação de espiras dentro do gap para cada tipo de falante.

Ex: Para graves, colocamos a bobina com 60% do enrrolamento para cima, para médio-agudos metade, e assim por diante.

Isto acontece muito no mercado de falantes baratos e de baixa qualidade. Por exemplo, o cara quer colocar uma bobina de alta potência num conjunto baixo. Se ele centraliza, a bobina vai bater com facilidade no fundo (ou seja, x-max fica alta, mas fica muito perto da x-limite), então os manolo vão botando a bobina "mais pra fora".

Já vi casos de 2/3 da bobina pra fora.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto acontece muito no mercado de falantes baratos e de baixa qualidade. Por exemplo, o cara quer colocar uma bobina de alta potência num conjunto baixo. Se ele centraliza, a bobina vai bater com facilidade no fundo (ou seja, x-max fica alta, mas fica muito perto da x-limite), então os manolo vão botando a bobina "mais pra fora".

Se não me engano acho que os Bravox XRC tem a bobina deslocada um pouco para que não bata.

To certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber,

E que perigo para o sistema motor do falante fazer esse tipo de coisa!

Sem falar da "senóide capenga"....

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

XRC eu já desmontei... é centralizadinho, a bobina dele é baixa, por isto que a x-max dele é pequena. Fica, de fato, uns 3mm fora da arruela superior, que é bem larga.

Apesar de barato, é um falante de excelente construção.

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber,

E que perigo para o sistema motor do falante fazer esse tipo de coisa!

Sem falar da "senóide capenga"....

Att,

RenanLopes

Infelizmente num mercado que preza o "bate pra carai", tudo é válido. Falantes com centragem trabalhando fora dos limites razoáveis, gerando grande compressão dinâmica é que fazem sucesso.

Só nos resta lamentar.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...