Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
GabrielF

Construindo um woofer de 15" 600wrms

Recommended Posts

I aew galera!

To fazendo um woofer de 15" para 600wrms.As chapas polares e o pino central ta tudo pronto já,to esperando o anel de ferrite (200x24) chegar de SP para montar o conjunto magnético,para poder começar a selecionar a carcaça,bobina(99.30),centragem,cone/suspenção para a montagem do AF. Esse projeto é p/grave,pretendo conseguir boa resposta e pressão de audio em faixas baixas entre 60hz.

Quero a ajuda de vcs para selecionar os componentes,

1-qual carcaça usar?

2-Qual a altura do enrrolamento vcs acham q devo usar?bobina longa?bobina curta?qual materia do corpo?o tipo de fio e o diametro.

3-Qual tipo de centragem vcs acham q devo usar?qual material?usar 1 centragem ou duas?

4-Qual o cone vcs acham melhor para esse projeto?qual material?qual suspenção?

É isso aew galera..me ajudem ai,vamos debater e trocar idéias,peço aos que tem um conhecimento mais aprofundado tbm ajudem opinando e dabetendo,para assim chegar a um resultado satisfátório com a ajuda de vcs!

Agradeço a vcs desde já!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Putz.. uma fábrica passa meses pesquisando.. aí vc quer montar com um tópico? rsrs

Pressão em 60hz qualquer sub/woofer tem! Até 10pw3 consegue tocar aí! Bonito é ver tocar nos 40hz +/-!

Fazer um woofer pra tocar o que vc quer, nem compensa.. melhor comprar um pronto!

Compartilhar este post

Link para o post

Putz.. uma fábrica passa meses pesquisando.. aí vc quer montar com um tópico? rsrs

Pressão em 60hz qualquer sub/woofer tem! Até 10pw3 consegue tocar aí! Bonito é ver tocar nos 40hz +/-!

Fazer um woofer pra tocar o que vc quer, nem compensa.. melhor comprar um pronto!

:+1

Não seria mais facil comprar um pronto ?!?!

Compartilhar este post

Link para o post

se fosse facil assim de decidir isso qualker fabriqueta fazia bons woofers...

ate o peso da enrrolaçao da bobina complica o projeto... cara é complicado...

te indico cv bastante com um BOM engenheiro!

Compartilhar este post

Link para o post

Se tem certeza ke tem técnologia suficiente pra montar um woofer? se acha ke tem eu posso passar umas dicas!!!

1° cone fundo, leve e rigido 9celulose prensada a vacuo) com borda de tecido custurado com 3 ondas, aplicar protetor solar no cone e impermeabilizador na borda.

2° carcaça para cones profundos e centragens com no minimo 220mm reta. pode usar 2 de WPU de 450 são otimas.

3°bobina com corpo de fibra de vidro transado com fio chato de aluminium insid e outsid ( 2 enrolamento interos e 2 externos)e verniz de fixação ke suporte 280 graus. uns 30mm de altura de enrolamento

4° conjunto magnetico com centro do gap extendido ( ajuda absover o calor da bobina, principalmente com sinal clipado)e com arruela superior de aproximadamente com uns 15mm de expesura, arruela inferior com rebaixo para permitir altas exercuções do cone.

5° espaço entre bobina e peças polares em torno de 1 decimo de milimetro.

6° bom acabamento e bornes de preção e cordoalha revestida de nylon anti curto.

se fizer isso vai ser um sucesso

e faz o orçamento ke eu kero 2 mais com conjunto magnetico duplo!!

By SOSOMRIO

Compartilhar este post

Link para o post

car all you um décimo de milímetro?? beem estreita hei, rsrs

faz assim, reveste o pino central com COBRE e a arruela do lado virado para a bobina coloca um tubo de alumínio.

cobre funciona como uma espira em curto e o alumínio ajuda uma fraçãozinha pra dissipação do calor, rsr

a faça muitos furos para ajudar na refrigeração da bobina, eu particularmente não gosto de bobina de fibra, prefiro kaptom ou till,

porém para SUB a de fibra é mais resistente,se não me engano os WPU´s são de kapton.

com um enrolamento de 30mm e uma arruela de 15mm vc terá um Xmáx de 7,5mm "30-15=15/2=7,5".

Compartilhar este post

Link para o post

:+1

Não seria mais facil comprar um pronto ?!?!

Cara,eu to fznd esse woofer mais por hobby,poderia sim compra dois prontos,mas eu tenho todo materia pra fzr,pq nao fzr um?Tenho curiosidade de ver como vai ficar,é uma esperiencia boa,e um bom desafio tbm,porisso estou fznd e conto com a ajuda da galera ai pra opinar.. abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

se fosse facil assim de decidir isso qualker fabriqueta fazia bons woofers...

ate o peso da enrrolaçao da bobina complica o projeto... cara é complicado...

te indico cv bastante com um BOM engenheiro!

Converssei com um cara q ele entende do assunto,me deu umas dicas,mas se kimitou pq ele trabalha com isso,e eu entendo o lado dele,pq se fosse eu n iria revelar os segredos tbm,né?rsrs. Mas ele me deu otimas dicas pro projeto,e acatei bastante o q ele falou..Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Se tem certeza ke tem técnologia suficiente pra montar um woofer? se acha ke tem eu posso passar umas dicas!!!

1° cone fundo, leve e rigido 9celulose prensada a vacuo) com borda de tecido custurado com 3 ondas, aplicar protetor solar no cone e impermeabilizador na borda.

2° carcaça para cones profundos e centragens com no minimo 220mm reta. pode usar 2 de WPU de 450 são otimas.

3°bobina com corpo de fibra de vidro transado com fio chato de aluminium insid e outsid ( 2 enrolamento interos e 2 externos)e verniz de fixação ke suporte 280 graus. uns 30mm de altura de enrolamento

4° conjunto magnetico com centro do gap extendido ( ajuda absover o calor da bobina, principalmente com sinal clipado)e com arruela superior de aproximadamente com uns 15mm de expesura, arruela inferior com rebaixo para permitir altas exercuções do cone.

6° bom acabamento e bornes de preção e cordoalha revestida de nylon anti curto.

se fizer isso vai ser um sucesso

e faz o orçamento ke eu kero 2 mais com conjunto magnetico duplo!!

By SOSOMRIO

Valeu pelas dicas cara..Mas veja bem,as aureulas estão prontas já,estou no aguardo do ferrite chegar para montar o conjunto,a aureula superior eu fiz com 12mm,e a inferior tbm,mas a inferior tem o grau em baixo,começa com 7mm e termina com 12..o pino central vai fica extendido da aureula superior 6mm. Se tu quizer faço o orçamento e te falo depois,abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Tambem to fazendo um sub mais o meu é destinado a competição de SPl com motor de neodimio N45, posso te dizer que é bem complicado mais não é impossivel ja fiz 2 com iman normal e obtive resultados bastante bom na faixa dos 2000wrms

alguém sabe onde emcontrar bobina,centragem,cones etc...?

Compartilhar este post

Link para o post

Galera só uma resposta bem simples,posso passar empresas simples de bobina e tal,como todo mundo faz agora as coisas top como bobina CCAW ai ja ninguem passa,se precisarem de coisa basica eu ajudo

Compartilhar este post

Link para o post

É só para grave? Que tal montar um subwoofer automotivo, com suspensão para alta excurção, gap não tão apertado, bobina alta, etc?

Compartilhar este post

Link para o post

ooooo eu entendo que opnioes sao sempre bem vindas!

pelo que pude entender isso nao sera comercial ne !!!! e so por fazer mesmo !!! porque como vc constroi um conjunto magnetico sem ter o ima em maos ?? pode parecer besteira mais eu nunca fiz algo assim !!!

outra coisa se for comercial contrate um engenheiro ou tecnico que ja tenha conhecimento na area de audio e começe devagar a produzir as coisas !!! essa ansiedade nao ajuda em nada..

os detalhes falados ai sao importantes porem o falante nao se resume so nisso !!! e mais facil projetar um amplificador do que um falante....vlw ai :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

ooooo eu entendo que opnioes sao sempre bem vindas!

pelo que pude entender isso nao sera comercial ne !!!! e so por fazer mesmo !!! porque como vc constroi um conjunto magnetico sem ter o ima em maos ?? pode parecer besteira mais eu nunca fiz algo assim !!!

outra coisa se for comercial contrate um engenheiro ou tecnico que ja tenha conhecimento na area de audio e começe devagar a produzir as coisas !!! essa ansiedade nao ajuda em nada..

os detalhes falados ai sao importantes porem o falante nao se resume so nisso !!! e mais facil projetar um amplificador do que um falante....vlw ai :legal:

Eu n tenho o imã,mas simulei o ´projeto doso com um tarugo com exatamente todas as medidas precisas do ferrite 200x24,e me basiei em projetos da eros,tomahawk kromus e etc,pq eu refromo alto falantes,e tenho esse falantes aqui em ksa,portanto tenho uma noção basica do que estou fazendo...esse alto falante que estou projentando,é para finalidade de reproduzir graves em frequencias baixas tipo hinor batstaka,selenium tornado,mas nao com o fs tão baixo quanto o desses,pq seria ate mais dificil de desenvolver,eu quero um falante misto em subgrave e grave,que de graves fortes em +- 60hz.minha duvida é qual centragem usar,bobina,cone/suspenção...porisso eu queria a opinião de vcs para desenvolver esse AF..vamos discutir ai galera para torna esse topico construtivo...Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu n tenho o imã,mas simulei o ´projeto doso com um tarugo com exatamente todas as medidas precisas do ferrite 200x24,e me basiei em projetos da eros,tomahawk kromus e etc,pq eu refromo alto falantes,e tenho esse falantes aqui em ksa,portanto tenho uma noção basica do que estou fazendo...esse alto falante que estou projentando,é para finalidade de reproduzir graves em frequencias baixas tipo hinor batstaka,selenium tornado,mas nao com o fs tão baixo quanto o desses,pq seria ate mais dificil de desenvolver,eu quero um falante misto em subgrave e grave,que de graves fortes em +- 60hz.minha duvida é qual centragem usar,bobina,cone/suspenção...porisso eu queria a opinião de vcs para desenvolver esse AF..vamos discutir ai galera para torna esse topico construtivo...Abraço!

entendi.... :legal: ta certo ! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

pessoal para quem quiser dar uma olhada tem a vs som la vcs encontra de tudo www.videosomsp.com.br espero ter ajudado

Compartilhar este post

Link para o post

Minha finalidade nesse projeto nao é potência,e sim eficiência e qualidade no projeto,quero um alto falante que toque

bem em frequencias baixas com qualidade...

Meu projeto é usar uma bobina com corpo de fibra de vidro,com aproximadamente 30mm de enrrolamento,com gap

de 10mm,pretendo usar duas centragens de aramida,cone de celulose a vacuo nao prenssado com borda de tecido de 3 ondas.. O que vcs acham? da uma força aew galera =)

Compartilhar este post

Link para o post

Minha finalidade nesse projeto nao é potência,e sim eficiência e qualidade no projeto,quero um alto falante que toque

bem em frequencias baixas com qualidade...

Meu projeto é usar uma bobina com corpo de fibra de vidro,com aproximadamente 30mm de enrrolamento,com gap

de 10mm,pretendo usar duas centragens de aramida,cone de celulose a vacuo nao prenssado com borda de tecido de 3 ondas.. O que vcs acham? da uma força aew galera =)

Isso e sucesso na certa, pode uasr esse material ke e satisfação garantida!

Compartilhar este post

Link para o post

iii...o,1 mm tiro no olho, no máximo uma regua de 1ªsérie!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...