Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

DAD

Caixa de som Planar Ribbon

Recommended Posts

Postado em (editado)

Olá!

Pessoal, como sempre gostei e fabriquei som para HI-Fi no passado, estou fazendo a minha última preciosidade: Caixa Planar Ribbon Pusch-Pull!

É a segunda que monto, mas vai ser muito melhor que a primeira!

Alguém já ouviu tocando em um sistema bem equilibrado?

A danada pesa cerca de 50K sem os paineis de madeira...

Responde de 35Hz á 25K com impedância resistiva até 70Khz, e tem 1 ohm de impedância!

Ela é ideal para quem gosta de som de HI-END áudio

Quem tiver interesse é só dar um alô...

Cláudio.

Fotos no link:

http://www.audiorama.com.br/keen/#KR-1

Estas fotos é da caixa antiga, a que estou fazendo é bem diferente...

Editado por DAD
Postado em

Posta fotos, imagens, desenhos, pro pessoal saber exatamente do que se trata :)

Tudo bem?

Já coloquei o link da caixa antiga....a nova não tenho foto pois está sem acabamento....abs..

:legal:

Postado em

Muito interessante! Eu tenho um tweeter planar e gosto bastante. Ja ouvi médios ribbon e achei excelentes.

É a primeira vez que vejo um ribbon que promete ser fullrange. E por ser um dipolo se bem aplicado tem tudo para ficar muito bom.

Qual o preço estimado, por curiosidade mesmo?

Agora uma dica, ribbon é uma coisa, e planar é outra. Embora semelhantes, tem suas diferenças. Não dá pra chamar de planar ribbon, a não ser que realmente possua os dois tipos de falantes.

Postado em (editado)

Muito interessante! Eu tenho um tweeter planar e gosto bastante. Ja ouvi médios ribbon e achei excelentes.

É a primeira vez que vejo um ribbon que promete ser fullrange. E por ser um dipolo se bem aplicado tem tudo para ficar muito bom.

Agora uma dica, ribbon é uma coisa, e planar é outra. Embora semelhantes, tem suas diferenças. Não dá pra chamar de planar ribbon, a não ser que realmente possua os dois tipos de falantes.

É Ribbon, planar..eu mesmo fiz as fitas de alumínio...são full range...erro de fase nula...som extremamente claro!

EDITADO: ANÚNCIOS, NOS CLASSIFICADOS

Use o tópico para apresentar aspectos técnicos, construtivos, novidades, conceitos... não para oferecê-la à venda.

Editado por Kleberlpa
Postado em (editado)

Todos os ribbons do mercado são planares 9até que aguém lance algo diferente).

E todo planar com diafragma em formato de fita, é ribbon.

O que muda é que existe o que se chama de "ribbon puro", ou seja, folha de alumínio, e os ribbons compostos (bobina em folha de kapton, por exemplo).

Mas, na prática, planar é um conceito construtivo, um aspecto mecânic. E Ribbon é apenas um indicativo do formato do diafragma, assim como cone e domo também são.

Editado por Kleberlpa
Postado em

A diferenciação que eu conhecia era pelo material apenas. Quando usuado alumínio, Ribbon. Quando usados outros materiais, Planar.

Postado em (editado)

Tem muita "meia conversa" no meio... mas é fato que os fabricantes (e os possuidores) de ribbons puros não vão querer colocar os ribbons compostos na mesma "classe".

Mas a diferenciação é esta... você pode ter muitos tipos de planares: Eletrostáticos, magnéticos...

Já o Ribbon... um sanduíche de kapton e alumínio tambpé forma uma fita... Não existe diferença funcional.

Aliás, forma uma fita com peso igual, ou até menor, que uma de alumínio.

O que muda? Indutância. O ribbon puro tem componente indutiva baixíssima, tendendo ao zero, e o composto não. O Q despenca, o comportamento para o amplificador tende ao ideal (ou seja, carga resistiva), e não apresenta reatância.

Agora, se o seu ribbon tem um transformador acoplador, aí parte dos ganhos se perde.

Editado por Kleberlpa
Postado em

Tem muita "meia conversa" no meio... mas é fato que os fabricantes (e os possuidores) de ribbons puros não vão querer colocar os ribbons compostos na mesma "classe".

Mas a diferenciação é esta... você pode ter muitos tipos de planares: Eletrostáticos, magnéticos...

Já o Ribbon... um sanduíche de kapton e alumínio tambpé forma uma fita... Não existe diferença funcional.

O que muda? Indutância. O ribbon puro tem componente indutiva baixíssima, tendendo ao zero, e o composto não. O Q despenca, o comportamento para o amplificador tende ao ideal (ou seja, carga resistiva), e não apresenta reatância.

Agora, se o seu ribbon tem um transformador acoplador, aí parte dos ganhos se perde.

bem, posso te passar algumas informações de como é:

1- Uso o tímpano (membrana) de nylon Suíço

2- As fitas são colodas nesta membrana

3- O campo é magnetico fixo, pusch-pull (frente e atrás)(simétrico)

4- O sitema não possui nenhum tipo de acopladores, transformadores..etc....é resistivo...até 70Khz...

5- A impedância dela ficou em 1ohm!

6- Eficiência cerca de 82dB/W/m

7- Resposta de 35Hz á 25Khz....(esta é a nova versão)(bem maior que a primeira)

8- Só a caixa (sem moldura pesa cerca de 35K cada)...

9 Sistema de irradiação é Dipolo Acústico

A danada toca muito bem, só que o Power tem que ser HI-END...se não ela acusa qualquer distorção e não toca...e precisa de pelo menos 1500w/1ohm por canal para poder tocá-la...hehehe!

Forte abs...

Cláudio.

Postado em (editado)

Até dá... mas se for pensar em equipo de qualidade tirando 1500W @ 1 ohm, fica tenso.

Imagine dimensionar fonte decentemente pra 38 ampéres / canal...

Pois é!!!!

O Power que mostrei no link, dá esta potência.....cerca de 1Kw em 1ohm! fora +4dB de folga dinâmica....deem uma olhada....

Krel, etc...tem módulos que tocam bem....só aparelhos de HI-END...para tocá-las....

O tranformador, é toroidal com 2.8Kw...., com 4 enormes capacitores tipo Giga Elco...com 4x 60.000uF.

Na saída 100 transistores por canal Hi-Speed...fonte regulada para as vávulas no pré do Power....baixíssima realimentação e resposta de 10hz á 1Mhz....heheheh....

belo som....

Editado por DAD
Postado em

Se o meu receiver que tem 5 canais estaveis @ 2ohms com 320RMS pesa 22kg, imagina qto num pesa um power destes!

Deve ser uns 50kg facil!

O ideal é usar monobloco que fica mais tranquilo de conseguir esta potencia!

Tava pesquisando uns amps residenciais e encontrei este brinquedinho valvulado aqui..

1270824598.jpg

1270824596.jpg

1270824595.jpg

1270824594.jpg

Porém ele só tem 400RMS! kkkkkkkk

Infelismente não dava pra empurrar esta caixa!

Postado em

Se o meu receiver que tem 5 canais estaveis @ 2ohms com 320RMS pesa 22kg, imagina qto num pesa um power destes!

Deve ser uns 50kg facil!

Tava pesquisando uns amps residenciais e encontrei este brinquedinho valvulado aqui..

1270824598.jpg

1270824596.jpg

1270824595.jpg

1270824594.jpg

Coisa fina este módulo!!! Mas é difícil módulos valvulados tocarem em 1 ohm!

O que eu tinha pesava 35Kg. Vávulado e transistores na saída, justamente para poder tocar minhas caixas....heheh

O melhor das válvulas (timbre), com o melhor dos semicondutores=Força!!!!

Mas preciso terminar a bichinha...ando sem tempo, muito serviço na D.A.D(Digital Audio Designer)

Abs...

;)

Postado em

Crébi!

+1: ribbon planar é ruim dimais da conta sô, nem deveria se chamar ribbon uai! Ribbon de verdãããde mermo é u laterar.

-1: crébi crébi... tem trafú que vai prano até 1mhz fácir fácir - i eu num sô burro de dizer qualé o segredoooooo, mas saiba que SIM! Ci può essere un trasformatore perfetto!!!

Fuis!

Postado em

Deve ser uns 50kg facil!

1270824598.jpg

1270824596.jpg

1270824595.jpg

1270824594.jpg

Ah não Bino, é uma cilada!

Toma minha OGIVA VALVULAR!

300w-mono-alone.jpg

By Turner Audio - tinha sérios distúrbios emocionais quando fez esse amp... kkkkkkkkk

Postado em

Dando um revigorada neste tópico....

Criei coragem e terminei as planares com novo painel, ficaram enormes, mas os graves descem bastante...perto dos 30Hz, pelo menos ao meu ouvido e senoide!

Para tocar tem alguns módulos: Krell(KSA 100S,200S,300S, 700CX), Mark Levinson, alguns modelos, Jeff Rowland, etc...claro produtos top e caro!

2020020105072081983646_1515968041889389_2579038405669158912_n.jpg

2020020105073780802841_1515968108556049_5331595130774224896_n.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...