Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
clovisabc

Ajuda Por Gentileza, Ajuste Caixa Dos Extreme

Recommended Posts

Fala Galera blz ????

Então terminei de montar meu som, o sub grave esta bem forte dentro do carro, mas o o grave pra fora está muito pobre.

Vou dizer como está tudo ligado mais abaixo coloco a foto...

2 Selenium extreme com cada camara de 48 litros e 1 duto de 4" x 32cm empurrados por stetsom 1k5 sub sonic está por volta de 30hz e o low pass por volta de 1k

2 8PW3 ligados em paralelo em um canal de 200wrms a 4 ohms do t-400 chave em full

2 d250x ligados em paralelo em um canal de 100wrms a 2 ohms

2 st350 ligaods em paralelo em um canal de 100wrms a 2 ohms

Alimentação... 60 cofre + 100 mala

Agora vem a charada... O que eu posso fazer para melhorar esses extreme pra fora ???

Agradeço desde já !!!

somk.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

minha dica seria diminuir a caixa p/uns 45L e diminuir esse duto ae para uns 25cm(45hz)

e principalmente mudar esses cortes ae.

- subs 12" 40 ~ 150hz.

- M.G. 150 ~ 750hz.

- drivers 750hz pra cima.

Compartilhar este post

Link para o post

minha dica seria diminuir a caixa p/uns 45L e diminuir esse duto ae para uns 25cm(45hz)

e principalmente mudar esses cortes ae.

- subs 12" 40 ~ 150hz.

- M.G. 150 ~ 750hz.

- drivers 750hz pra cima.

Diminuir a caixa já é um poco mais complicado, não posso reduzir o duto para 18 cm para chegar nos 45hz a caixa ???

Quanto aos cortes dos subs numa boa regulo dessa forma

Agora os 8pw3, as únicas opções que o t-400 me dá é o canal full, mudando a chave responde acima de 100hz, e mudando pro outro lado responde até 100hz

se eu deixar respondendo acima de 100hz ficaria melhor pra fora ?não possuo crossover para dar o corte em alta

desde já agradeço

Compartilhar este post

Link para o post

Pra diminuir a litragem da caixa bota 3 litrão 3,3 litros d areia pra ver como fica. Vais ganhar mais SPL, mas vai perder subgrave. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Pra diminuir a litragem da caixa bota 3 litrão 3,3 litros d areia pra ver como fica. Vais ganhar mais SPL, mas vai perder subgrave. :legal:

Me desculpe a minha ignorancia... mas seria colocar um saco de area de 3kg em cada compartimento da caixa ?

Compartilhar este post

Link para o post

Ele disse diminuir 3 litros, e vc Adilson falou para colocar 3 litrão de 3,3 litros...

isso não daria 9,9 litros ??

Compartilhar este post

Link para o post

Me desculpe a minha ignorancia... mas seria colocar um saco de area de 3kg em cada compartimento da caixa ?

o veio so pra testar. capixe :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Ele disse diminuir 3 litros, e vc Adilson falou para colocar 3 litrão de 3,3 litros...

isso não daria 9,9 litros ??

pode ser 1 litrão, 2, 3. testa cada um e ve qual te agrada mais e rende mais. depois ajusta a caixa. hand26

Compartilhar este post

Link para o post

diminuir a litragem nem é dificil não.

tem diversas maneiras, uma delas é colocar cantos internos nas quinas das caixas.

acredito que com a caixa com menor volume o rendimento de mala aberta será maior, com mais spl e pouco menos subgrave.

Compartilhar este post

Link para o post

A minha caixa tá com 43 lts e duto de 4" por 20... Tá tocando muito pra fora...

Pra diminuir a caixa é simples, tira os falantes e coloca algo dentro dela que diminua o seu tamanho, mais fixe bem para depois não ficar se mechendo ;)

Compartilhar este post

Link para o post

A minha caixa tá com 43 lts e duto de 4" por 20... Tá tocando muito pra fora...

Pra diminuir a caixa é simples, tira os falantes e coloca algo dentro dela que diminua o seu tamanho, mais fixe bem para depois não ficar se mechendo ;)

Iae Guedes, mas se tá usando o Extreme 12" (12sw5) ?

Que amplificador se tá usando e os cortes como está ??

Só pra mim regular o meu set conforme o seu pra ter uma idéia

Agradeço

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto mais subgrave obtiver, menor será o rendimento para fora.

Para 1 Extreme 15" por exemplo, eu utilizava 80 litros livres e o subgrave era absurdo, porém quando abria a mala parecia que só tinha stereo tocando.

Algo entre 40 - 42lts e dutos com 4"X20-25cm deve gerar bastante spl e resposta legal para fora.

Dica: Quando for tocar de mala aberta e abusar um pouco mais, tente dar uma subida nesse subsonico aí para preservar os falantes.

Compartilhar este post

Link para o post

Iae Guedes, mas se tá usando o Extreme 12" (12sw5) ?

Que amplificador se tá usando e os cortes como está ??

Só pra mim regular o meu set conforme o seu pra ter uma idéia

Agradeço

Tô usando o mesmo amplificador que o seu, stetsom 1k5...

O Corte tá por volta dos 150~200 hz não sei ao certo...

Compartilhar este post

Link para o post

Galera ontem a noite reduzi o duto para 16 cm com a litragem que estava (48 L)F3 em torno de 47hz e sub o subsonic para 40hz até em torno de 150hz, regulei até antes do clip e doia os ouvidos dentro do carro, coisa que antes não acontecia, inclusive to com ouvido esquerdo doendo ainda hehe,

Ai estava vendo de reduzir a caixa e a forma de retirar esses 8 litros para ficar com 40L foi conforme está no desenho meio tosco, como se estivesse olhando a caixa de lado e a linha vermelha a chapa que iria colocar no fundopara rezuzir os litros,

Será que posso fazer dessa forma ? não irei perdeer qualidade ?

Agradecido + 1 vez

Algum Amigo por gentileza poderia simular no WinISD ? eu tenho mas já apanhei e não sei mexer

Os dados do sub estão aqui: http://www.selenium.com.br/sitenovo/admin/Documentos/Extreme_i.pdf

simulao.png

Uploaded with ImageShack.us

Editado por clovisabc

Compartilhar este post

Link para o post

não diminui tanto assim não, vai ficar muito seco.

com 40L totais voce vai ter algo em torno de 34L livres, tenta diminuir 4L para que fique com 44L brutos, aproximadamente 38L livres(descontando litragem ocupada pelo sub e duto).

sintoniza a caixa em torno de 46hz, se não me engano o duto fica com 23,5cm nesta sintonia na caixa de 38L livres.

Compartilhar este post

Link para o post

não diminui tanto assim não, vai ficar muito seco.

com 40L totais voce vai ter algo em torno de 34L livres, tenta diminuir 4L para que fique com 44L brutos, aproximadamente 38L livres(descontando litragem ocupada pelo sub e duto).

sintoniza a caixa em torno de 46hz, se não me engano o duto fica com 23,5cm nesta sintonia na caixa de 38L livres.

Mas eu posso reduzir daquela forma ???

Quanto a Litragem estou indo por base das caixas que o Rodrigo indica na primeira página do "Faça você mesmo"

Ainda estou achando que está um poco grande, mas é apenas o meu "achar".

Caixas em que o Rodrigo indica ...

LINHA :EXTREME

MODELO :12SW5

TAMANHO DO CAIXA (EM LITROS) :33

QUANTIDADE DUTOS :2

DIÂMETRO DOS DUTOS (POLEGADAS) :3"

COMPRIMENTO DUTOS (EM CM) :31,48

FINALIDADE CAIXA PROJETADA :TRIO EM SISTEMA DE 3 VIAS

F3 :50 HZ

SPL PICO :119,5 DB

TAMANHO DO CAIXA (EM LITROS) :40

COMPRIMENTO DUTOS (EM CM) :30,22

FINALIDADE CAIXA PROJETADA :SPL

F3 :43 hz

SPL PICO :118,6 DB

TAMANHO DO CAIXA (EM LITROS) :50

COMPRIMENTO DUTOS (EM CM) :29,9

FINALIDADE CAIXA PROJETADA :TRIO EM SISTEMA DE 4 VIAS / SUBGRAVE

F3 :36

SPL PICO :117,5 db

Compartilhar este post

Link para o post

Por favor alguem conssegue simular em algum programa pra ver como chego com melhores resultados em grave forte ?

Compartilhar este post

Link para o post

Não mexa na caixa, vc só vai diminuir a duração do grave. Com a simulação que fiz, vc deve apenas acertar os dutos da sua caixa, deixa eles com 17 cm de comprimento, o filtro subsônico deixa por volta dos 30 hz e deixa o extreme trabalhar até 80 hz. Tenho um amigo meu que tem um par destes ligado num RS1200 e toca prá car....lho.

Sobre o WinISD, usa ponto no lugar de vírgula na hora de cadastrar um novo falante, não esquece de fazer as converções certas (Xmax 7,5 mm = 0.0075 m)e deixa a janela dele maximizada na hora de cadastrar, depois clica na tecla save, ok?

Editado por marciometelski

Compartilhar este post

Link para o post

Por favor alguem conssegue simular em algum programa pra ver como chego com melhores resultados em grave forte ?

Observe o pico de resposta das caixas que o Rodrigo postou! As caixas dele são maravilhosas, pra se tirar 100% do falante!

Mas o extreme que não é muito vocacionado pra trio!

Pra se ter ideia, uma WPU 15' tem ~12xdB de pico.. ou seja, 10x mais alto que o extreme!

Um sub profissional (SDS, SW1P) chega a ter 13xdB de pico.. 20x mais que o extreme!

Teu sub que não tem tendencia a tocar muito pra fora mesmo!

Algo que, parece mentira mas não é.. e tocaria mais que seus 2 extreme, custando menos: 3 matador 12' ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Não mexa na caixa, vc só vai diminuir a duração do grave. Com a simulação que fiz, vc deve apenas acertar os dutos da sua caixa, deixa eles com 17 cm de comprimento, o filtro subsônico deixa por volta dos 30 hz e deixa o extreme trabalhar até 80 hz. Tenho um amigo meu que tem um par destes ligado num RS1200 e toca prá car....lho.

Sobre o WinISD, usa ponto no lugar de vírgula na hora de cadastrar um novo falante, não esquece de fazer as converções certas (Xmax 7,5 mm = 0.0075 m)e deixa a janela dele maximizada na hora de cadastrar, depois clica na tecla save, ok?

Observe o pico de resposta das caixas que o Rodrigo postou! As caixas dele são maravilhosas, pra se tirar 100% do falante!

Mas o extreme que não é muito vocacionado pra trio!

Pra se ter ideia, uma WPU 15' tem ~12xdB de pico.. ou seja, 10x mais alto que o extreme!

Um sub profissional (SDS, SW1P) chega a ter 13xdB de pico.. 20x mais que o extreme!

Teu sub que não tem tendencia a tocar muito pra fora mesmo!

Algo que, parece mentira mas não é.. e tocaria mais que seus 2 extreme, custando menos: 3 matador 12' ;)

Marcio...

antes de mais nada agradeço sua atenção, então...

o duto eu já reduzi para 16cm f3: 47hz o subsonic eu coloquei em 40hz e low deixei em torno de 100hz

com isso eu notei uma tremenda melhora pra fora, porém não conssegui testar na rua ainda, apenas na garagem de casa mas

mal aumento a muié sai na janela querendo me matar que treme telhado. janela... . :rolleyes:

Sobre o WinISD eu coloco o ponto no lugar da virgula mas o bendito volta para virgula, quanto a converssão do xmax

eu não sabia não, agora to no trampo e o WinISD tá instalado em casa, amanhã eu tento mais uma vez "sou brasileiro"

blOom...

Agradeço sua atenção, to percebendo isso, mas to tentando tirar o melhor aproveito dus meninos grato.

Compartilhar este post

Link para o post

Então boa sorte! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...