Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Mazza

[Ajuda] configurar som

Recommended Posts

Seguinte galera, to quebrando a cabeça aqui para comfigurar o meu som de uma forma correta e pra que fique bom.

Vamos primeiramente para o meu set de equipamento:

Módulo: Clarion APX4361

Player: Pioneer 7980UB

Subwoofer: Audiophonic Club 12 400w 2+2 @ 4ohms

RCA: Taramp's

Falantes: 4x coaxial bravox(Cx60's e 50's)

Configuração Player:

Loud - OFF

HPF - 100hz(as vezes 80hz)

Flat

Sub - 0

Bass - 0

Configuração do módulo:

Front(stereo)

X-Over - OFF

FreqHz - 60Hz

Rear(mono)

X-over - OFF

Primeiramente gostaria de saber se há alguma diferença quando seleciono Mono ou Bridge, pois quando coloco a chave em mono sinto que o grave fica pouco mais forte em comparação a bridge, posso deixar em mono ou é mais recomendável deixar em bridge?

Pois então, fiz o esquema de deixar no volume em 2/3, no meu caso seria o 43 +/- fiz a configuração do ganho etc. Porém o som ficou bem "xoxo", soco no volume 62(máximo do player) e mesmo assim ficou fraquinho, pois bem... hoje resolvi mudar o x-over do mono/bridge para LP e colocar o loud no high e deixar o bass em 2 e o sub +2, HPF em 100hz. Na configuração deixei os dois primeiros em 0 e o resto aumentei para +4

Foi aí que para a minha surpresa o som finalmente ficou conforme eu gosto, lá no volume 38 ta bombando, 49 ta forte e chegando nos 60 já surge as distorções.

Bem, quero uma ajuda aí dos entendido pra ver se está certo a MINHA configuração, se posso deixar assim mesmo ou tenho que mudar alguma coisa, pois a minha preocupação é não prejudicar meus equipamentos.

Espero dicas aí para deixar a equalização "fina".

Abraços á todos e um bom fim de semana.

Editado por Mazza

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

LOUD "SEMPRE" OFF

HPF 40Hz

LPF 100Hz

BASS 0

você aumenta o beis do seu carro configurando o ganho do módulo.

Deixe o ganho no zero, liga o player no volume 70% do total, vai aumentando o ganho até que vc perceba que está distorcendo, ou com medo de queimar.

Compartilhar este post

Link para o post

LOUD "SEMPRE" OFF

HPF 40Hz

LPF 100Hz

BASS 0

Deixe o ganho no zero, liga o player no volume 70% do total, vai aumentando o ganho até que vc perceba que está distorcendo, ou com medo de queimar.

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém poderia me explicar tecnicamente esse loud? taquepariu pra mim dá uma melhora absurda no som, tanto no mid como no high, parece que fica mais forte o som.

Amanhã vou configurar dessa forma que você passou...mas uma dúvida ainda:

Deixo no módulo selecionado o X-over em LPF para o Sub e OFF para o Stereo?

As restantes configurações no player como o Sub: sw1 deixo no 0 também? e o 5khz, 12.5khz etc mantenho todos no 0 ?

O HPF do meu player o mínimo é 63hz, ou esses 40 seria no módulo? No caso o mínimo seria 55hz.

Editado por Mazza

Compartilhar este post

Link para o post

LOUD "SEMPRE" OFF

HPF 40Hz

LPF 100Hz

BASS 0

Porque loud sempre off?

Tem só que ter bom senso, se vc tiver ouvindo o som um pouco mais baixo, não vejo problema nenhum em ligar, acho até ótimo dá uma puta melhorada no som, os graves ficam com mais presença.

Eu sempre uso o loud no low, mesmo quando to com o som alto, nunca tive problema, o amp nem clipa e os subs nem esquentam o cone, muito menos fedem.

Compartilhar este post

Link para o post

Loud gera distorção, e distorção queima falantes. Eu particularmente não gosto.

Eu deixo o sub cortado no máximo a 63Hz, 80Hz ou mais, para meus ouvidos, ficam horriveis, praticamente cantando. No meu caso uso uso o low pass a 40Hz. Gosto de SUBwoofer para SUBgrave, questão de gosto mesmo.

Só uma coisa, nesse caso são ajustes e configurações, não chega a ser equalização. Aí seria dar um tapinha em 50-70hz para integrar o sub com midbass.

Compartilhar este post

Link para o post

Loud gera distorção, e distorção queima falantes. Eu particularmente não gosto.

Eu deixo o sub cortado no máximo a 63Hz, 80Hz ou mais, para meus ouvidos, ficam horriveis, praticamente cantando. No meu caso uso uso o low pass a 40Hz. Gosto de SUBwoofer para SUBgrave, questão de gosto mesmo.

Só uma coisa, nesse caso são ajustes e configurações, não chega a ser equalização. Aí seria dar um tapinha em 50-70hz para integrar o sub com midbass.

Claro que gera distorção, mas seu amp nunca dá uma clipadinha?

Um pouco de distorção não vai queimar um falante.

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui nunca conteceu de clipar nada, mesmo com Loud no hight e o som bombando nas alturas hehehe. Eu só quer configurar certinho pra ficar filé o som e sem problemas de queimar ou prejudir os equipamentos.

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que gera distorção, mas seu amp nunca dá uma clipadinha?

Um pouco de distorção não vai queimar um falante.

Tudo depende... Tem gente que gosta de loud, tem gente que usa um baita headroom.

Eu socava ~500W num sub de 200 e nunca tive problemas, tudo depende do uso.

Compartilhar este post

Link para o post

ah é, no módulo tem a opção para 4ch/2ch deixo no 4ch certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Sem condições pessoal, esse loud tem que estar ON..em OFF é a mesma coisa que ter Player + falantes ligado e só..o até o som do pc é mais forte

ja to cansado de regular o módulo pro no final ficar a mesma coisa...pra ter grave preciso taca no volume 50...sendo que quero ouvi de boa no 28 não dáo, nem sequer tem grave

Compartilhar este post

Link para o post

Cara você acertou o ganho? As vezes deixa o ganho para o sub mais alto para ficar mais pro seu gosto, e veja se não tem alguma opção errada. É facil de confundir nas regulagens.

Ou deixa ligado e fim de papo.

Compartilhar este post

Link para o post

Já sim, bass já ta no máximo e o ganho deixei equilibrado para ambos....tirei de bridge, coloquei em mono, coloquei o x-over em LPF, mesmo assim ficou fraco, parace que só com o loud ligado que fica bom, que o som dá ele aquele "grauzinho"

Lound OFF

LPF 80hz

HPF 100hz

Bass 1

Sub 0

Flat

de resto configurei no módulo

Compartilhar este post

Link para o post

Filho, está errado. Abaixa esse HPF... Muito... Desse jeito você está cortando o grave mesmo. Deixa na faixa de 20Hz ou perto disso. Se não tiver dasativa.

Compartilhar este post

Link para o post

No player não tem abaixo de 50hz....e no módulo os hz é a partir de 55hz

Compartilhar este post

Link para o post

cara mas o hpf do player nao vai cortar o sub, pq o amp de graves é para estar ligado na saida de sub do player.

Compartilhar este post

Link para o post

Amanhã vou novamente quebrar a cabeça configurando o som...vou deixar tudo em flat no player, HPF e LPF em 50hz, configurar o ganho, o bass booster no módulo, tudo isso com 2/3 do volume do player...aí ativo o loud e vejo como que fica

Compartilhar este post

Link para o post

cara mas o hpf do player nao vai cortar o sub, pq o amp de graves é para estar ligado na saida de sub do player.

Em players comuns que eu conheço o canal de sub permite um controle de volume, isso nao implica na invalidação das configurações. Mas os que eu conheço, podem ser que em outros seja diferente.

Mazza, reseta o player e começe novamente. Acho que e mais simples.

Compartilhar este post

Link para o post

Foi o que eu pensei tbm... o hpf não vai cortar o sub, só corta a saída estéreo mesmo... não faz sentido deixar o HPF < 63Hz

Compartilhar este post

Link para o post

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

HPF 100Hz e o cara reclamando que não tinha grave...

Abaixa pra 40Hz e ve o resultado.

Compartilhar este post

Link para o post

hoje levei pra colocarem os rca novos e o kit 2 vias e ajustaram lá pra mim, ficou filé agora o som

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...