Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

deed

[Chevrolet Vectra GT] SQ básico para o dia-a-dia

Recommended Posts

Postado em

Hallo Jüunge! Neuigkeiten!!! =P

Ontem cheguei lá no instalador eram 9:30h. Só sai de lá às 22h! Tirando que o cara só chegou umas 11h, foram praticamente 10h trabalhando!

- Cabos passados! (Forca, Audio, Remote, Controle Remoto do cross pelo motorista) (Audio e RCA pelo passageiro)

- Kit instalado nas portas, ainda sem tratamento acústico. Apenas utilizado o suporte customizado com massa para calafetar.

- Subs instalados com massa para calafetar.

- O acabamento dado nos cabos nao é top, mas dá para o gasto.

- Estou usando o player original, com aqueles conversores por enquanto. MAS, ao menos, nao deu ruído. Estou pensando em substituir o player, para nao ter que puxar um RCA interno... Bom, ontem nao deu tempo de explorar esse quesito, entao ficou para depois. O remoto estou usando a saida de antena eletrica do player.

Problemas identificados:

- Parece que os RCAs que fiz com RGC estao com mau contatos. Ou é isso, ou o RCA da Stinger, ou os bornes do Wharf... Tem que parar para dar uma olhada.

- O acabamento interno da moldura ficou justo. Tem que fazer umas entradas para poder encaixar o amp e o cross com os cabos conectados.

- O Cross ilumina mais que penteadera de puta! Argh!

Impressoes:

Som está todo desregulado! Ganhos do Wharf no mínimo pros kits, e uma pentelhada pros subs! Mas o crossover tem controle de level do sub, e dei uma tapeada por ele. Nele também setei o corte do sub em 80Hz, conservador já que estao em seladas, mas tenho a impressao que com o tratamento da porta, poderei enfim ajustar melhor. O kit nunca foi usado, entao ainda espero algum burn-in. Ja o restante, comprei usado.

Sobre o kit, muito bom! Estou plenamente satisfeito. Claro que faz um tempao que nao escuto som de referencia, por isso estou destreinado. Mas, por enquanto, que eu me lembre, está infinitamente superior ao meu antigo CSK60, mesmo com botonas vs porta sem tratamento. Parece descer muito bem, e a transicao entre mid e tweeter sao bem suaves, naturais. (estou usando o cross passivo do kit, e usando o ativo apenas para cortar o sub).

Quanto aos subs, a caixa parece ter se adaptado bem a eles. Nao sei se estou sentido falta de sub-grave, pois sempre usei vented-box. Talvez com o selamento das portas, de para ajustar isso. Mas, a principio, nenhuma distorcao observada. Espero poder escutar algum som de referencia qualquer dia desses...

Por enquanto, só fiz audicoes preliminares, sem trilhas de referencia, entao é melhor esperar um tempo para dar mais impressoes. Seguem as fotos.

dsc08183j.jpg

Ainda sem acabamento

dsc08185t.jpg

Aqui ja mostra de leve a caixa com os subs, e acabamento nos cabos

dsc08188a.jpg

Foto do CD original do Vectra GT, feito na Antartida! :o

dsc08194.jpg

A mala finalizada, mas com o problema da lateral, com amp e cross apenas encaixados. Olha o detalhe da luz do portamalas que relocamos para a lateral.

dsc08196.jpg

A ideia era fazer uma caixa, que ainda sobrasse espaco. E nao fosse muito complicada pra fazer, dadas as limitacoes de tempo. Como nao tenho amp pra empurrar apenas 1 sub e fazer no local do step, foi feita uma caixa convencional mesmo. Queria colocar na lateral... quem sabe na proxima. Acho que aproveitaria melhor a mala, alem de possibilitar o acesso interno pelo buraco central do encosto de braco do banco traseiro. Como nao deu, pelo menos deixamos de uma forma que se eu quiser rebater 1/3 do banco, ainda role, e sobre espaco legal.

dsc08197w.jpg

Aqui da pra ver o pedaco do banco bipartido.

Postado em

dsc08200l.jpg

Que tal o tânin.... :banghead queria muito desligar isso. Se nao rolar, vou pensar em colocar uma tela para embutir.

dsc08202y.jpg

Para ter nocao do espaco que ficou, isso aqui é um guarda-sol que levo para praia.

dsc08203j.jpg

Olha lá o tweeter no local original. Nao tive que cortar a grade original, ela tem 3 presilhas que sao coladas, basta esquentar que sai. Para usar a base do tweeter teria que cortar a peca. Mas o tweeter em si coube perfeitamente no espaco original, entao coloquei-o sem usar a base. Ainda coloquei cola quente para prender.

dsc08204f.jpg

Controle do sub, embaixo do banco.

dsc08205p.jpg

É... até o controle. O ruim desses leds é além de causar poluicao visual, que sao tao fortes que ofusca na hora de ajustar. Nao gostei disso. Deveria ser uma iluminacao mais fraca, e olhe lá.

dsc08206.jpg

Tweeter do motorista, na posicao original. Eles (conjunto mid+twt) estao em um direcionamento tipo X. Privilegia quem senta no centro do carro, já pude ver isso até mesmo com o som original. Estou precisando de um TA... Mais um motivo para trocar o player original. Ou alguma forma de alterar esse direcionamento. Vamos ver o que vai ser.

dsc08207k.jpg

Close do tweeter. Muito bonito.

dsc08209t.jpg

Bonus. Xenon 4300k. Nao da para ver bem... Fotos do celular.

Hoje vou para praia, e lá tento tirar umas fotos melhores.

;P

Postado em

Deed, procurei mas não achei, por que está usando o cross ativo? Só para o sub?

Se estiver dando ruído pode ser o coaqxial, pois ele é rigido e a solda solta.

Postado em

Marcelao, isso mesmo. Estou sub-utilizando o cross, efetuando apenas o controle do sub (ele tem controle das 3 vias).

Inclusive falei com Lucas hoje pra ver se ele quer.

O ruim é que preciso de algo para efetuar o corte do sub, uma vez que o Clean nao tem cortes.

Sei lá, se trocar a HU original por algo que tenha ao menos controle de sub, já me basta.

Quanto ao problema, nao é nem ruido... talvez seja falha de contato. Mas isso que voce falou é verdade. O cabo rígido pode soltar a solda interna do conector mais facilmente, e estar ocasionando essas falhas de contato. Se bem que ontem rodei 200km e nao percebi. O que preciso fazer no momento é tirar o player e desfazer a besteira feita na hora da instalacao: Na correria, o balance virou fader, e o fader balance (left na traseira e right na frente, com isso o som está mono.... =( ) Bom, se algum canal ficar falhando novamente, vou verificar isso.

Ve só, tenho uma dúvida, qual seria o impacto de colocar manta acrilica na caixa do sub, apenas na parede atrás do conjunto magnético? Tem alguma diferenca de colocar lá, ou colocar em uma outra parede interna? E também quanto a fixacao do twt. No momento está preso na peca plástica junto com cola quente. Se arrumar uma fixacao rígida, dará vantagens em que?

Postado em

Já tentou deixar o sub sem corte??? As vezes fica até melhor.

Agora quanto a peça do tw, creio que não te traga tanta desvantagem estando na peça plastica.

Postado em

Ainda nao testei sem corte! Mas, é uma boa opcao. A caixa está bem maior que a recomendada no manual. Também posso testar diminuir o volume dela.

Fala Geo!

A caixa fiz em Vero e passar o cabeamento foi em Zezinho. Ambos sao ex-funcionários da CB Equipadora. Eles ficam na entrada do Jordao. Gentes super finas! =D

Postado em

Deed , blz ?

gostei de seu set, bacana.

Apanhei uns meses atrás ao tentar fazer a mesma coisa no meu golf , usando hu famar delphi vw 2 din.

A hu apresentava ruído qdo ligava : poc, poc, poc e quando desligava : poooc mais forte ainda.

Fui procurar saber a razão de tanto poc poc , e fui informado que como essas hus fazem comunicação com o comp de bordo ou display externo como no seu carro, emitem esses pulsos mesmo.

No meu caso tive de puxar as pré lá do ci tda7418 , ficou bom , porém com tensão lá no pé .

comprei um equalizador soundstream (line driver também) e passei a ter tensão boa nas rca.

Em seguida esbarrei no problema da falta do remote na hu , a saida ctrl dela é pra o amp da antena eletrica , e qdo ligava a chave posição bat , gerava um pulso na saída CTRL , ligava a lanterna e outro pulso era gerado.

Fui eu atrás da interface remote no mercado livre, funcionava que era uma beleza , porém , os poc poc poc , faziam a interface ligar e desligar o remote 3 vezes.

O saco encheu e estou pensando novamente em recomeçar algo parecido novamente

Abraço

Postado em

Deed , blz ?

gostei de seu set, bacana.

Apanhei uns meses atrás ao tentar fazer a mesma coisa no meu golf , usando hu famar delphi vw 2 din.

A hu apresentava ruído qdo ligava : poc, poc, poc e quando desligava : poooc mais forte ainda.

Fui procurar saber a razão de tanto poc poc , e fui informado que como essas hus fazem comunicação com o comp de bordo ou display externo como no seu carro, emitem esses pulsos mesmo.

No meu caso tive de puxar as pré lá do ci tda7418 , ficou bom , porém com tensão lá no pé .

comprei um equalizador soundstream (line driver também) e passei a ter tensão boa nas rca.

Em seguida esbarrei no problema da falta do remote na hu , a saida ctrl dela é pra o amp da antena eletrica , e qdo ligava a chave posição bat , gerava um pulso na saída CTRL , ligava a lanterna e outro pulso era gerado.

Fui eu atrás da interface remote no mercado livre, funcionava que era uma beleza , porém , os poc poc poc , faziam a interface ligar e desligar o remote 3 vezes.

O saco encheu e estou pensando novamente em recomeçar algo parecido novamente

Abraço

Poooha rick! Informacao altamente útil!

No meu eu nao tive esses poc ao ligar/desligar. Mas, eles aparecem (ou simplesmente o volume endoida) quando recebe uma ligacao no Bluetooth! Interessante seu relato! Só que comigo nao é poc, e sim um Beep bem alto.

O que eu recomendo, inclusive estou considerando fazer isso, é colocar um estágio de amplificacao na saída do TDA. Já pensei em algo, e dá pra fazer! Vou maturar essa idéia e compartilho!

Como é esse sinal de controle da antena? E o que a interface remote faz exatamente?

Comigo funciona assim:

- Ao ligar a HU ele já liga a saída para o amp da antena. Imaginávamos que ao sair da rádio iria desligar. Mas isso nao ocorre.

- A HU liga/desliga a qualquer momento, esteja a chave em BAT ou nao.

- Com em carro funcionamento, ao desliga-lo, a HU ainda continua funcionando. MAS, ao retirar a chave do contato, a HU desliga e as portas destravam. Se quiser, pode religar o som apertando em ON na HU. Inclusive essa era uma funcao que o instalador estava querendo copiar nos outros carros, mas ainda nao viu como. SNME tem como controlar essa funcao ou quando a HU deve ligar ou desligar através do menu de configuracao da HU (segura em Menu por 10s).

Por fim, estou usando diretamente a saída da antena como remote. Nao tenho os problemas de ligar/desligar como voce diz. Qual o intervalo de desligamento do remote na interface? Talvez de para contornar esse problema...

Postado em

Aê Deed, finalmente hein! Ficou muito bom e sobrou um baita espaço. Eu trocaria a Hu por uma com corte pro sub e na saída e colocava um potenciômetro no Rca, aí resolvia o corte,a intensidade do sub e o xuning dos leds. Se tiver controle no volante uma interface e pronto. Abraço

Postado em (editado)

Poooha rick! Informacao altamente útil!

No meu eu nao tive esses poc ao ligar/desligar. Mas, eles aparecem (ou simplesmente o volume endoida) quando recebe uma ligacao no Bluetooth! Interessante seu relato! Só que comigo nao é poc, e sim um Beep bem alto.

O que eu recomendo, inclusive estou considerando fazer isso, é colocar um estágio de amplificacao na saída do TDA. Já pensei em algo, e dá pra fazer! Vou maturar essa idéia e compartilho!

Como é esse sinal de controle da antena? E o que a interface remote faz exatamente?

Comigo funciona assim:

- Ao ligar a HU ele já liga a saída para o amp da antena. Imaginávamos que ao sair da rádio iria desligar. Mas isso nao ocorre.

- A HU liga/desliga a qualquer momento, esteja a chave em BAT ou nao.

- Com em carro funcionamento, ao desliga-lo, a HU ainda continua funcionando. MAS, ao retirar a chave do contato, a HU desliga e as portas destravam. Se quiser, pode religar o som apertando em ON na HU. Inclusive essa era uma funcao que o instalador estava querendo copiar nos outros carros, mas ainda nao viu como. SNME tem como controlar essa funcao ou quando a HU deve ligar ou desligar através do menu de configuracao da HU (segura em Menu por 10s).

Por fim, estou usando diretamente a saída da antena como remote. Nao tenho os problemas de ligar/desligar como voce diz. Qual o intervalo de desligamento do remote na interface? Talvez de para contornar esse problema...

Fala deed , blz?

A interface remote é esta aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-167707292-interface-para-acionamento-remote-de-modulo-de-potncia-_JM

acionamento preciso e rápido , sem ruidos (quando usei as rcas puxadas do tda7418)

Ela capta o sinal da saída amplificada da hu . òtimo produto.

Caso deseje puxar as rca , posso te indicar o mesmo Eng. que fez pra mim Paulo Nogueira , o cara é referência aqui na região do sul fluminense, te passo contato por mp se quise o tel dele. Não é careiro e sabe o que faz.

O eq / line driver que usei foi este : http://www.americanas.com.br/produto/6826397/automotivo/autopecas/diversos/equalizador-parametrico-4-bandas-e-cross-mpq5xo-soundstream

Com ele vc vai poder eliminar esse cross que tá aí , e te digo que o mesmo dá um puta ganho na tensão das rcas. Vai poder fazer o low pass nele .

Confesso que para uma hu original , o nível de qualidade ficou bem bacana e o besta aqui abandonou tudo por estar de saco cheio , justo na hora que só faltava um temporizaddor pra evitar as 3 piscadas que o remote dava (por conta dos pulsos enviados pra saída dos falantes - poc poc poc kkkkk, tô rindo mas foi triste.

Tem horas que fico com vontade de retomar esse projeto de novo , pois confesso que ficou bem bacana.

Se puder te ajudar com alguma coisa , só passar mp

edit erro digit

Editado por rick demolidor
Postado em

Opa rick! Dei uma olhada no eq... são três bandas só né? =\

Bom, fiz um teste de leve ontem com um amigo meu.

Testei a transmissão de audio via Bluetooth do iPod pro player. Funcionou!

Inclusive, o player original conecta o BT Audio do iPod e o BT Phone do celular ao mesmo tempo.

Então posso transmitir as músicas pelo iPod, e quando receber uma ligação, ele para a música e posso responder tranquilamente pelo player.

O que é uma conveniência, pois não precisa ficar trocando entre um e outro.

Na nossa cabeça, deveria ficar melhor que com o cabo p2, visto que usando a saída analógica há a distorção inserida pelo amplificador interno do iPod. Com a transmissão BT, nós pensávamos que pela transmissão ser em formato digital, e também que faria um bypass no amplificador interno do iPod, o som sairia melhor...

Mas, não foi o que aconteceu!

Já voltei a usar conexão do iPod via cabo.

A qualidade do BT Audio é muito ruim! =/

Os médios embolam, os agudos distorcem, e acho que o grave some! [o_]

Eu suspeito de quatro coisas:

1) deve ser alguma limitação do transdutor de bluetooth do som original

2) alguma incompatibilidade entre os protocolos de transmissão de áudio

3) o próprio protocolo de BT Audio deve comprimir o som, reduzindo a resposta em graves e agudos e adicionando atraso considerável

4) havia muitas perdas de pacote devido que o celular também fica conectado via BT com o player

o BT Audio do iPod em si não deve ser ruim, visto que o pessoal da Apple presta muita atenção na qualidade de audio dos iPods!

Postado em

Não , o eq da soundstream tem 4 bandas e paramétricas (repare um orificio ao lado de cada potenciometro - nele vc acessa um trim pot pra escolher a frequencia principal de atuação do knob grande).

Manual dele: http://www.soundstream.com/manuals/Processors/mpq-5xo_um_r1.pdf

Pode ter certeza que a limitação do tratamento de sinal BT está por conta da hu , pois o maledeto do fabricante se ligou só no quesito telefone e duvido que tenha elaborado algo bom pra streaming de audio estéreo.

Eu , disse eu , partiria para puxar um par de rca do ci , jogar num eq desses da soundstream e ser feliz .

Eu desisti de tudo , porém a saudade da ignorância do meu spl (sempre visando boa imagem sonora também) está me matando e ví que ainda não "cresci" o bastante rsrs pra abandonar a brincadeira.

Até cogitei em retomar o mesmo projeto com hu oem , mas quero montar o provável último set ignorante pra um carro do dia a dia.

Se desejar contato com o Eng. que fez tal na minha hu , é só me avisar que te coloco em contato direto com ele

Abraço :legal:

Postado em

Finalmente arrumei tempo e tratei as portas! =)

Usei pouca manta (1 rolo de 10m x 0.1m para cada porta) mas já deixou com outra cara!

dsc08320x.jpg

dsc08322x.jpg

dsc08323j.jpg

dsc08324k.jpg

Aqui estava comecando a colocar por dentro do forro da porta.

dsc08326v.jpg

dsc08328a.jpg

Pra abrir a porta do Vectra:

- Tira o suporte do porta mapas, sao so alguns parafusos.

- Tira 2 parafusos no puxador da porta (precisa tirar a tampinha puxando para cima), e 1 parafuso atrás da macaneta.

- Tira 2 parafusos na lateral + algumas presilhas ao redor do forro

- Puxe o forro para cima, tem uns encaixes na parte de cima do forro

Pronto!

Postado em

Deed,

Comprasse esse rolo de manta onde ? pagasse quanto ?

Comprei na Ferreira Costa! 10cm x 10m. R$42. Deve ter mais barato por ai.

Eu tinha já 2 rolos em casa, minha mae fez o favor de perder, entao de ultima hora, na carreira, passei lá e comprei.

Fica ali, depois das tintas.

:legal:

Postado em

Comprei na Ferreira Costa! 10cm x 10m. R$42. Deve ter mais barato por ai.

Eu tinha já 2 rolos em casa, minha mae fez o favor de perder, entao de ultima hora, na carreira, passei lá e comprei.

Fica ali, depois das tintas.

:legal:

Eu tinha olhado ela a um tempo atrás na TUPAN, estava custando o mesmo preço... :(

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...