Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
rick demolidor

MARCA QUE MAIS CRESCE - KIA VENDEU 158% MAIS ESTE ANO

Recommended Posts

Marca que mais cresce, Kia vendeu 158% a mais este ano

GM foi a única das grandes que vendeu acima da média do mercado. A Volks perdeu participação.

Texto: Joel Leite FONTE WEBMOTORS

(13-10-10) – A Kia é a marca que mais cresce no Brasil. De janeiro a setembro a empresa coreana teve um aumento de vendas espetacular: + 158,1% em relação ao mesmo período do ano passado. A coreana vendeu 39.285 carros e comerciais leves, ante 15.223 nos nove primeiros meses de 2009, período em que o mercado total teve um aumento de vendas de 7,1%. A GM foi a única das grandes que cresceu acima da média do mercado: + 8,3%.

Para José Luiz Gandini, presidente da Kia, produtos atualizados e uma ampla gama de ofertas são as maiores razões desse vigoroso crescimento. E, segundo ele, a empresa só não vendeu mais porque não tem estoque disponível,

“Falta produto nas concessionárias – disse o dirigente. A Kia Motors Corporation cresceu 26% no mundo este ano, bem acima das demais marcas, mas em alguns mercados, como Oriente Médio, Brasil e Estados Unidos, existe uma demanda muito maior, que a matriz não consegue atender em sua plenitude”.

A Kia tem um dos maiores catálogos no Brasil e atende todas as faixas e segmentos do mercado. São 11 carros diferentes e ainda neste ano, após o Salão, estará em outro dois segmentos, com o Kupe e o Cerato hatch.

A boa estrutura de vendas e atendimento também anima o consumidor a optar pela marca. A Kia tem 140 pontos de venda (em 2009 tinha 105) e terá mais 20 até janeiro.

Outra coreana, a Hyundai, também apresenta números expressivos este ano: cresceu 69,9%, com vendas de 77.477 unidades de janeiro a setembro. Mas a segunda posição no ranking de crescimento é da BMW, que praticamente dobrou as vendas, embora esteja num patamar de volume bem abaixo: subiu de 3.065 para 6.063 (+ 97,8%).

O balanço aponta para um avanço das marcas novas sobre as tradicionais. Land Rover e Nissan e Mitsubishi estão entre as que mais cresceram (veja quadro). Entre as dez marcas mais vendidas, destaque para a Renault, que teve um aumento de vendas de 34,2%. (110.758 unidades). A Citroën é outra marca com crescimento expressivo, 15,8% este ano, seguida pela Peugeot, com + 8,7% e a Toyota, que subiu 8,6% em relação aos nove primeiros meses do ano passado.

O destaque entre as grandes é a GM, que vendeu 471.339 unidades. A marca estadunidense cresceu 8,3% em relação a janeiro-setembro do ano passado e foi a única das marcas tradicionais que cresceu acima da média do mercado.

Ford e Fiat não acompanharam o mercado. A Ford teve um crescimento nominal, de 6,1%, e a Fiat praticamente manteve o volume de vendas do ano passado: vendeu apenas 1% a mais.

A Volkswagen foi pior: vendeu menos do que no ano passado. De janeiro setembro de 2009 a marca atingiu 514.254 unidades e neste ano foram 495.188. Teve uma queda, portanto, de 3,7%.

A Honda segurou a lanterna: com 88.071 carros este ano, teve uma queda de 7,6% em relação a 2009, quando a marca comercializou 95.271 unidades.

Joel Leite (joelleite@autoinforme.com.br) é diretor da Agência AutoInforme, especializada no setor automobilístico, que fornece informações para vários veículos de comunicação. Produz e apresenta o Boletim AutoInforme, das rádios Bandeirantes, Band News e Sul América Trânsito. É formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduado em Semiótica e Meio Ambiente.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso se chama Kia Soul, digamaos que 90% do mérito é dele e 10% do Cerato.

Creio q não hein. Ao menos o q vejo nas ruas aqui na minha região é:

1º Sportage

2º Cerato

3º Soul

Compartilhar este post

Link para o post

com máxima e certeza absoluta que não

Creio q não hein. Ao menos o q vejo nas ruas aqui na minha região é:

1º Sportage

2º Cerato

3º Soul

isso aí mesmo e pode colocar o Sorento novo nesta lista aí , pois o mesmo já tem fila nas concessionarias

Compartilhar este post

Link para o post

A Volkswagen foi pior: vendeu menos do que no ano passado. De janeiro setembro de 2009 a marca atingiu 514.254 unidades e neste ano foram 495.188. Teve uma queda, portanto, de 3,7%.

Estaria ficando o povo mais esperto? Acho que não né, a GM foi a que mais cresceu, ahauhauha. Deve ser graças ao Ágile, kkkkkkk.

O pior é que aquilo vende demais da conta mesmo.

Quanto a KIA, realmente, tem feito carros muito, mas muito lindos. Não sei a questão de manutenção e revenda, mas não deve perder em nada para a Hyundai né?

Ainda tenho um pé atrás com essas marcas, mas assim que se consoliderem no mercado, vão crescer ainda mais. :legal:

Ah, reputo isso bom para o mercado como um todo.

Compartilhar este post

Link para o post

E você João, mesmo como defensor da GM, o que diz do Ágile?

Cara, acho feio que dói! Totalmente desproporcional a frente com o resto do carro (na s10 ficou lindo, por exemplo, em previsões) e muito alto (ele fica menos feio lacrado no filme e rebaxado).

Mas já andei em dois... Um deles dirigi um pouco, é um carro bem acertadinho, confortável (muito acima de palio/fiesta/gol), anda bem (motor 1.4 é show de bola) e eu achei o interior bonito....

Se eu não tivesse senso de ridículo, compraria um sem problemas.

Compartilhar este post

Link para o post

Jão,

Agile bonito?

Painel da década de 40 americano?! pqp! plástico pobre, tudo feio! pqp! pra mim... a GM mandou bem na linha corsa (o que tá saindo de linha) depois dele... tudo é lixo...

Ps.: Vi o malibu... é bonito... mas sei la... não vingou nao... vc não ve na rua!

Ps2: Quanto ao tópico....

SPORTAGE > CERATO > SORENTO > SOUL... pelo menos aqui no RJ.... essa disposição!

Quanto a manutenção! ca***** ! eles são sem noção... a revisão de um picanto é pica das galáxias!

Compartilhar este post

Link para o post

Melhor tudo plástico do que lata aparecendo...

E sim, eu prefiro o corsa também.

Compartilhar este post

Link para o post

Nas regiões que costuma andar estou vendo muito Cerato, mais do que Sportage e Soul...

Eu particularmente, acho lindo demais o Cerato, se tivesse grana para comprar um carro 0km, dess eperfil com certeza pegaria um Cerato "azul Subaru", hehehe

Editado por Leandrinhom

Compartilhar este post

Link para o post

Nas regiões que costuma andar estou vendo muito Cerato, mais do que Sportage e Soul...

Eu particularmente, acho lindo demais o Cerato, se tivesse grana para comprar um carro 0km, dess eperfil com certeza pegaria um Cerato "azul Subaru", hehehe

Eu nao tenho coragem... na boa? ja viu o preço das revisoes? ja viu quanto custa um amortecedor? disco de freio? ja viu que nao tem no mercado oem? ja viu que se der problema, só na concessionária? já viu quanto tempo demora pra chegar 1 retrovisor? papo de 3 meses... fácil...

e digo... acho bonito pra caramba... e o principal... barato! 50k um carro que parece 70k... de longe... não vi de perto!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nao tenho coragem... na boa? ja viu o preço das revisoes? ja viu quanto custa um amortecedor? disco de freio? ja viu que nao tem no mercado oem? ja viu que se der problema, só na concessionária? já viu quanto tempo demora pra chegar 1 retrovisor? papo de 3 meses... fácil...

e digo... acho bonito pra caramba... e o principal... barato! 50k um carro que parece 70k... de longe... não vi de perto!

Por isso que eu disse "se tivesse dinheiro", uahuahauh

Torço, sinceramente, para cada vez crescer mais mesmo, para colocar essas bostas de montadoras (GM, VW, Ford, etc etc) no lugar que elas tem que ficar...

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, é muito relativo. Aqui em casa sempre tivemos carros "diferentes". Logo em 1993 compramos um Swift GTi 0km. Ficamos 13 anos com o carro e nunca esperamos mais de 5 dias pra ter qualquer peça sobressalente. O mesmo na Dakota aqui de casa e no Subaru. Nunca tive problemas com nenhum desses carros.

E vou te falar, vale MUITO a pena andar num carro diferenciado e talvez correr alguns riscos. Por isso, continuamos comprando carros importados, pq a maioria do que o povo fala, é LENDA!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, é muito relativo. Aqui em casa sempre tivemos carros "diferentes". Logo em 1993 compramos um Swift GTi 0km. Ficamos 13 anos com o carro e nunca esperamos mais de 5 dias pra ter qualquer peça sobressalente. O mesmo na Dakota aqui de casa e no Subaru. Nunca tive problemas com nenhum desses carros.

E vou te falar, vale MUITO a pena andar num carro diferenciado e talvez correr alguns riscos. Por isso, continuamos comprando carros importados, pq a maioria do que o povo fala, é LENDA!

Mopar, né não...

tenho 3 amigos que tem "pseudos-importados"...

um i30 que deu problema no painel do ar cond.... 60 dias uteis para entrega... ele ficou puto... pq o carro tinha 1 dia!!! isso ai! 1 dia... ai o cara foi no pátio da concessionária... e arrancou de um i30 que estava no pátio!

outro tem um Captiva... carro comum até né? hahahaha! po*** nenhuma... o carro dele foi arrombado... o cara quebrou o vidro do motorista... e??? em nenhuma concessionária GM tem o FDP do vidro! e??? 30 dias ÚTEIS para chegar!!!!

outro tem um cerato... que o amortecedor estava estourado... e??? 60 dias para chegar...

Quanto a marcas desconhecidas dá pra comprar... um primo tem um Suzuki Vitara (igual ao GM Tracker) o dele é diesel... e precisou de reposição... BLZ! tudo ok... moleza...

Subaru eu tinha maior vontade de ter um... só tenho medo do pós venda... e liquidez... e franquia do seguro... que vai lá pra cima! pq uma lanterna é PICA! rs rs rs

+ no dia que criar coragem eu compro um! Kia... daqui uns 10 anos...

Compartilhar este post

Link para o post

Mopar, né não...

tenho 3 amigos que tem "pseudos-importados"...

um i30 que deu problema no painel do ar cond.... 60 dias uteis para entrega... ele ficou puto... pq o carro tinha 1 dia!!! isso ai! 1 dia... ai o cara foi no pátio da concessionária... e arrancou de um i30 que estava no pátio!

outro tem um Captiva... carro comum até né? hahahaha! po*** nenhuma... o carro dele foi arrombado... o cara quebrou o vidro do motorista... e??? em nenhuma concessionária GM tem o FDP do vidro! e??? 30 dias ÚTEIS para chegar!!!!

outro tem um cerato... que o amortecedor estava estourado... e??? 60 dias para chegar...

Quanto a marcas desconhecidas dá pra comprar... um primo tem um Suzuki Vitara (igual ao GM Tracker) o dele é diesel... e precisou de reposição... BLZ! tudo ok... moleza...

Subaru eu tinha maior vontade de ter um... só tenho medo do pós venda... e liquidez... e franquia do seguro... que vai lá pra cima! pq uma lanterna é PICA! rs rs rs

+ no dia que criar coragem eu compro um! Kia... daqui uns 10 anos...

cuidado com esses seus amigos... ô povo azarado! kkk

Graças a Deus sempre tive mta sorte com meus carros...

Compartilhar este post

Link para o post

cuidado com esses seus amigos... ô povo azarado! kkk

Graças a Deus sempre tive mta sorte com meus carros...

Fala ae! O importante é ser feliz !

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que não ein Tales! Eu tô até meio sem graça, porque eu reclamava que Civic tava mais comum que Gol, você via um a cada esquina, mas aqui na minha cidade o Cerato tá pior que o Civic! Acho que as concessionárias Kia aqui na Bahia estão fazendo um ótimo trabalho, porque o Cerato caiu MUITO no gosto do povo! Acima da média de qualquer outro estado, aqui se vê MUITO Cerato e bastante Soul. Já i30, é de mês em mês pra ver um!

Tem muita gente achando o agile bonito!

Pior que tem mesmo. Meu tio e meu primo me soltaram ontem que acham o Agile lindo. Acho que foi a primeira vez que vi um homem falar que o Agile é bonito. Sempre vi mulher falando que é bonitinho e tal, mas homem, nunca!

Rapha, vamos lá:

Revisões - Tudo bem, realmente são mais caras que a concorrência. No entanto, você já viu o preço do carro? É como você disse, um carro de 50mil que compete com as versões de 70mil dos concorrentes (e não fica pra trás!). Se você conseguir gastar 20mil reais de diferença em revisão, daí eu te dou razão :P

Preço de peças - Não tem diferença da concorrência, talvez só seja maior que os da Honda. Retrovisor do Cerato custa cerca de 1100 reais da última vez que cotei na concessionária. Pra citar um outro que cotei, o retrovisor do Focus saia por exatos 1000 reais também :)

Problemas no carro - Eu farei todas as revisões na concessionária, para manter a garantia. Deu problema, eles que se virem pra arrumar! Pra mim esses 3mil reais de revisão a mais durante 5 anos valem a tranquilidade de saber que qualquer coisa, é só largar o carro na concessionária e falar "Arrumae!".

Tempo de espera - Aí eu tenho que discordar totalmente. Eu li MUITO antes de comprar o Cerato, e a Kia tem uma ótima oferta de peças no Brasil. De vários reviews que li, o tempo de espera nunca passou de uma semana. Retrovisor por exemplo, como você citou, eles tem a pronta entrega em qualquer concessionária. E digo isso porque eu perguntei na própria concessionária! Aqui é uma tremenda injustiça.

Enfim, eu não vou ficar 5 anos com o carro (mas vou ficar um bom tempo, cerca de 3-4 anos), eu não vejo nenhum desses problemas que citam contra os importados. E preço de revisões, pra mim, é o menor dos problemas. Pra conseguir um carro do nível do Cerato que peguei, precisaria pagar por volta de 14mil a mais num Corolla ;) Acho que dá pra bancar as revisões (que nem são lá tão mais altas, a concessionária daqui tem o menor valor de mão de obra da Bahia) com essa diferença ein :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Então, o i30 até apareceu numa reportagem da Globo em relação ao tempo de espera das peças. A mulher bateu e teve que esperar muito tempo para ter a peça.

Sobre o amigo do Rapha acho que ele bobiou de arrancar do i30. Deveria ter pedido um novo i30. Com 7 dias, qualquer produto deve ser trocado por problemas. Hehehe faria um escandalo e chamaria a mãe do gerente para resolver o problema.

Sobre a Kia eu não sei, só sei que não arriscaria. To na duvida de carro entre os 50 a 60 mil reais e acho que o FOCUS é a melhor opção por alguns motivos como preço de seguro, preço de revenda, suporte da montadora e preço das revisões. Porém, posso estar errado.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que não ein Tales! Eu tô até meio sem graça, porque eu reclamava que Civic tava mais comum que Gol, você via um a cada esquina, mas aqui na minha cidade o Cerato tá pior que o Civic! Acho que as concessionárias Kia aqui na Bahia estão fazendo um ótimo trabalho, porque o Cerato caiu MUITO no gosto do povo! Acima da média de qualquer outro estado, aqui se vê MUITO Cerato e bastante Soul. Já i30, é de mês em mês pra ver um"

O carro não caiu no gosto... por R$49.900 vc compra um carro que PARECE ser mais caro... é o famoso Custo x Presença! rs rs ... EU não compro...

Rapha, vamos lá:

Revisões - Tudo bem, realmente são mais caras que a concorrência. No entanto, você já viu o preço do carro? É como você disse, um carro de 50mil que compete com as versões de 70mil dos concorrentes (e não fica pra trás!). Se você conseguir gastar 20mil reais de diferença em revisão, daí eu te dou razão :P

Ai eu discordo de vc... pq? pq vc tem um carro de 50k vc precisa pagar revisão de 50k... e não de 70k....

Olha a ultima revisao do new civic que fiz (90mil km) foi R$1.200... acha caro??? não acho não...

Vou fazer revisão do meu corolla 2.0 auto... de 20mil km... vai custar R$640 (R$ 150 de higienizacao do ar cond + R$ 150 de alinhamento + balanceamento)... ou seja... a revisão mesmo é R$340... num carro que paguei R$74 mil...

Preço de peças - Não tem diferença da concorrência, talvez só seja maior que os da Honda. Retrovisor do Cerato custa cerca de 1100 reais da última vez que cotei na concessionária. Pra citar um outro que cotei, o retrovisor do Focus saia por exatos 1000 reais também :)

Olha, eu cotei o preço de um retrovisor do corolla, elétrico e automático, com seta e tudo... R$800... :o

Problemas no carro - Eu farei todas as revisões na concessionária, para manter a garantia. Deu problema, eles que se virem pra arrumar! Pra mim esses 3mil reais de revisão a mais durante 5 anos valem a tranquilidade de saber que qualquer coisa, é só largar o carro na concessionária e falar "Arrumae!".

Tempo de espera - Aí eu tenho que discordar totalmente. Eu li MUITO antes de comprar o Cerato, e a Kia tem uma ótima oferta de peças no Brasil. De vários reviews que li, o tempo de espera nunca passou de uma semana. Retrovisor por exemplo, como você citou, eles tem a pronta entrega em qualquer concessionária. E digo isso porque eu perguntei na própria concessionária! Aqui é uma tremenda injustiça.

Espera até vc precisar... veremos até vc ter o primeiro problema... se as peças chegarão rápido.... rs rs... o que fico chateado aqui é que as pessoas só falam bem dos carros... ninguem nunca teve problema com seu carro... eu não posto tudo... defeitos e qualidades...

Enfim, eu não vou ficar 5 anos com o carro (mas vou ficar um bom tempo, cerca de 3-4 anos), eu não vejo nenhum desses problemas que citam contra os importados. E preço de revisões, pra mim, é o menor dos problemas. Pra conseguir um carro do nível do Cerato que peguei, precisaria pagar por volta de 14mil a mais num Corolla ;) Acho que dá pra bancar as revisões (que nem são lá tão mais altas, a concessionária daqui tem o menor valor de mão de obra da Bahia) com essa diferença ein :legal:

Só lembrando uma coisa... vai pagar 14k num carro igual ao cerato... pelado de tudo... rs rs... se pegar a versão cheio de mimo no corolla vai pagar mais que 14k rs rs rs...

Meu carro tá fazendo 12 km/l na gasosa... 2.0 automatico... ar ligado 100%... esse é média da cidade... com transito 50%... percurso de 22km em 1h +-... no alcool o corolla faz 7,5km/l...

Ps.: bebe menos que minha antiga saveiro (1.6) e o polo da minha esposa (1.6) :legal:

Ps2: Espero que vc goste do carro... mas aponte os defeitos tb, blz?!

Ps3: Vou ver se faço um test drive em um... para saber como é o carro... rs rs rs

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que não ein Tales! Eu tô até meio sem graça, porque eu reclamava que Civic tava mais comum que Gol, você via um a cada esquina, mas aqui na minha cidade o Cerato tá pior que o Civic! Acho que as concessionárias Kia aqui na Bahia estão fazendo um ótimo trabalho, porque o Cerato caiu MUITO no gosto do povo! Acima da média de qualquer outro estado, aqui se vê MUITO Cerato e bastante Soul. Já i30, é de mês em mês pra ver um"

O carro não caiu no gosto... por R$49.900 vc compra um carro que PARECE ser mais caro... é o famoso Custo x Presença! rs rs ... EU não compro...

Rapha, vamos lá:

Ai eu discordo de vc... pq? pq vc tem um carro de 50k vc precisa pagar revisão de 50k... e não de 70k....

Olha a ultima revisao do new civic que fiz (90mil km) foi R$1.200... acha caro??? não acho não...

Vou fazer revisão do meu corolla 2.0 auto... de 20mil km... vai custar R$640 (R$ 150 de higienizacao do ar cond + R$ 150 de alinhamento + balanceamento)... ou seja... a revisão mesmo é R$340... num carro que paguei R$74 mil...

Olha, eu cotei o preço de um retrovisor do corolla, elétrico e automático, com seta e tudo... R$800... :o

Espera até vc precisar... veremos até vc ter o primeiro problema... se as peças chegarão rápido.... rs rs... o que fico chateado aqui é que as pessoas só falam bem dos carros... ninguem nunca teve problema com seu carro... eu não posto tudo... defeitos e qualidades...

Só lembrando uma coisa... vai pagar 14k num carro igual ao cerato... pelado de tudo... rs rs... se pegar a versão cheio de mimo no corolla vai pagar mais que 14k rs rs rs...

Meu carro tá fazendo 12 km/l na gasosa... 2.0 automatico... ar ligado 100%... esse é média da cidade... com transito 50%... percurso de 22km em 1h +-... no alcool o corolla faz 7,5km/l...

Ps.: bebe menos que minha antiga saveiro (1.6) e o polo da minha esposa (1.6) :legal:

Ps3: Vou ver se faço um test drive em um... para saber como é o carro... rs rs rs

Compartilhar este post

Link para o post

1 - Um carro que parece ser mais caro? Eu colocaria de outra forma: por 54mil você compra um carro equivalente ao concorrente de 66mil!

2 - E quando eu disse que a revisão deve ser de carro de 70mil? Eu disse que pela diferença de preço entre os carros, revisão definitivamente não é critério de desempate. Não foi pra mim, pra outras pessoas podem ser. Deve entrar na conta? Deve, mas a revisão não tem peso suficiente para desempatar uma escolha entre os carros.

3 - Espero nunca precisar! E isso é extremamente injusto, eu sempre falei bem apenas do que merece, quando o carro tem um ponto negativo, eu falo mal com a mesma facilidade! Era o caso de meu Palio, era um foguete e andava MUITO, no entanto bebia ABSURDOS na cidade! Dá uma olhada no tópico que fiz sobre o Cerato, os pontos que me incomodaram, eu relatei. Foram poucos (que bom, senão não estaria feliz com o carro), mas existem. Eu tenho respeito por você Rapha, então cuidado ao fazer uma afirmação dessas, pra mim foi quase que pessoal :)

4 - Então, a versão e.202 do Cerato é semelhante ao Corolla GLi, um ganha em alguns detalhes, outro ganha em outros.

Quanto ao consumo, o Corolla tem fama de ter ótimo acerto de motor, e portanto ótimo consumo. É um carro bastante econômico, eu pensei muito no Corolla, é um carro que gosto muito, mas preferi ir no Cerato por alguns fatores (design; dirigibilidade, principalmente no acerto de suspensão e o preço, o Corolla possui acabamento melhor mas não me convenceu de que vale a pena pagar tanto a mais nele. Como o dinheiro é de meus pais, prefiro ser cuidadoso, quando eu estiver ganhando meu próprio dinheiro poderei escolher simplesmente pelo que me agrada mais... Nessa categoria, ainda seria o Cerato :P).

Espero que tenha entendido e não leve a mal Rapha!

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara nao dá pra comparar Cerato com Corolla! Um Cerato "básico" custa 49900... por esse preço não compra foto do Corolla! A Toyota tá vendendo grife e não mais carro!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...