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wasdyn

Capacidade ideal de cada cilindro

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Olá, eu gostaria de saber se existe uma capacidade ideal para cada cilindro dentro de um motor, tanto de modo a aproveitar ao máximo a potência produzida ou alguma relação "tamanho/potência produzida" quanto de modo a minimizar as vibrações (ou um, ou outro). Por que? Caso não exista um "ideal", existe um máximo recomendado?

 

Desde já, obrigado.

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O que falam muito é da R/L...

 

Na verdade não existe um "melhor". Cada projeto visa um fim e pistão é só uma parte do projeto. Podemos ter pistões maiores que produzem mais torque, pistões menores que produzem mais potência...

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Não existe, na verdade existe sim a questão do diâmetro x curso, quanto maior mais potencia quanto menor mais torque. Motores quadraddos (diametro = curso) ou subquadrados (diametro mairo que o curso) tendem a ser mais "esportivos"

Cursos muto grandes causam um angulo ruim de bielas,(a tal da R/L) que impedem o motor de girar em regimes altos, omo potencia e torque x rotação, motores de curso longo tem que ter muito volume de cilindro para compensar o regime de rotações.

 

Por exemplo a F1 usava V10 de 2.5 litros que da um volume de 250 ml por cilindro, já o viper tem 8 litros em 10 cilindros 800 ml por cilindro, lembrando que o motor do viper na verdade é um motor de caminhão que tem muito torque e pouca potencia especifica.

 

Ou seja vai do compromisso que o projeto tem. Começe a olhar a ficha tecnica dos carros que acha mais legal e vai acabar chegando a um numero.

 

[]

 

Sandro

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O que falam muito é da R/L...

 

Na verdade não existe um "melhor". Cada projeto visa um fim e pistão é só uma parte do projeto. Podemos ter pistões maiores que produzem mais torque, pistões menores que produzem mais potência...

 

pistoes maiores nao...

 

bielas mais longas e mais curtas....

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