Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
wasdyn

Capacidade ideal de cada cilindro

Recommended Posts

Olá, eu gostaria de saber se existe uma capacidade ideal para cada cilindro dentro de um motor, tanto de modo a aproveitar ao máximo a potência produzida ou alguma relação "tamanho/potência produzida" quanto de modo a minimizar as vibrações (ou um, ou outro). Por que? Caso não exista um "ideal", existe um máximo recomendado?

 

Desde já, obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que falam muito é da R/L...

 

Na verdade não existe um "melhor". Cada projeto visa um fim e pistão é só uma parte do projeto. Podemos ter pistões maiores que produzem mais torque, pistões menores que produzem mais potência...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não existe, na verdade existe sim a questão do diâmetro x curso, quanto maior mais potencia quanto menor mais torque. Motores quadraddos (diametro = curso) ou subquadrados (diametro mairo que o curso) tendem a ser mais "esportivos"

Cursos muto grandes causam um angulo ruim de bielas,(a tal da R/L) que impedem o motor de girar em regimes altos, omo potencia e torque x rotação, motores de curso longo tem que ter muito volume de cilindro para compensar o regime de rotações.

 

Por exemplo a F1 usava V10 de 2.5 litros que da um volume de 250 ml por cilindro, já o viper tem 8 litros em 10 cilindros 800 ml por cilindro, lembrando que o motor do viper na verdade é um motor de caminhão que tem muito torque e pouca potencia especifica.

 

Ou seja vai do compromisso que o projeto tem. Começe a olhar a ficha tecnica dos carros que acha mais legal e vai acabar chegando a um numero.

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que falam muito é da R/L...

 

Na verdade não existe um "melhor". Cada projeto visa um fim e pistão é só uma parte do projeto. Podemos ter pistões maiores que produzem mais torque, pistões menores que produzem mais potência...

 

pistoes maiores nao...

 

bielas mais longas e mais curtas....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...