Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Guto de Almeida

(SPL) Band-Pass 6º Ordem, Sub 18" BOMBER

Recommended Posts

Fiz mais algumas mudanças !!! Desta vez foi com preenchimento ... tenho que dizer que AGORA parece um SUB mesmo rsrsrs tá bem mais macio o som !!!

p1020402s.th.jpg

p1020403j.th.jpg

p1020404q.th.jpg

p1020405.th.jpg

p1020406d.th.jpg

p1020409ge.th.jpg

Esperar agora e comprar um SD1500 4 Ohms ... acho que vai ficar legal !!! Ou alguém tem outra sugestão ?

Opa Guto!!!

vc percebeu perda de SPL, volume, depois que colocou o preenchimento???

pengunto pq tenho um monte de feltro e acrilon, ai poderia usar na bp6 to fazendo, já que o Renan disse que ajuda na qualidade do som.

flws!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

pelo menos na MINHA experiencia com band-pass, é bem o contrario! a bp é bem fiel à simulação!

Se você SABE projetar, fica muito fiel sim. As maiores perdas são na construção... afinal, se não botar DUTO na caixa, ficar com miséria de dutinho fino, o desempenho cai.

O complicado da BP, é que exige bagagem. Não adianta sentar no WinISD e ir jogando valores. E é por isto o preconceito, os próprios instaladores não querem ver BP pela frente porquê dá muita dor de cabeça pra quem não sabe o que está fazendo.

Já ouvi muita BP. Uma delas, montada por uma instaladora famosa de Brasília, no carro de um forista. Com 2 E2k de 10", num corsa sedan. SPL tinha, mas chamar de mononota era elogio. E isto pq era uma BP de 4a ordem, nem era de 6a... e o carro era um SQPL, se fosse SPL puro eu nem comentava.

Dutada é muito tolerante, BP não é. Já vi carro com bandpass 6a ordem com 2 extreme levando SURRA de outro carro (ambos corsa 4P) com 2 extreme em selada num campeonato de SPL.

Compartilhar este post

Link para o post

Dutada é muito tolerante, BP não é. Já vi carro com bandpass 6a ordem com 2 extreme levando SURRA de outro carro (ambos corsa 4P) com 2 extreme em selada num campeonato de SPL.

BP é horrível em campeonatos dentro de porta malas, o negocio fica bom quando a BP fica maior que a cabine, hehe.

Compartilhar este post

Link para o post

Band-Pass projetada errada é pior que Kaiser Quente rsrsrs

Eu tenho que confessar que tinha medo de fazer Band-Pass ... mas agora que fiz essa segunda (a primeira foi para 2 de 15" da Protech) estou mais confiante rsrsrs !!!

O que estou mais gostando , é disparar alarme com 100Rms ... bacana isso rs !!!

Compartilhar este post

Link para o post

fala ae gente ... o Sub-Woofer tem 800 RMS (e não quero entrar nessa moda de que ele TEM que ser alimentado com o DOBRO ou o TRIPLO do nominal para render bem) então quero pegar um amplificador de uns 1500 RMS em 4 ohms pra tocar esse sub , e poder BRINCAR com o Equalizador sem medo do Sub EXPLODIR !!!

Eu escolhi esse tipo de caixa justamente pela Eficiência nas freq. que mais gosto , que são de 45hz à 80hz ... essa caixa ficou bem aceitável nessa Região ... E respondendo à vc Diego ... essa caixa é pra ficar com aquele grave GORDO sabe ??? não vai chegar à ser um E2K tocando pra dentro , mas vai se aproximar MUITO ou melhor que um Pioneer 307 , com a devida equalização e cortes (não vou mentir pra ninguém aqui não , vou usar equalizador SIM no Sub-Woofer).

Vou ver se quando eu tiver com a caixa Pronta , algum amigo Forista me empresta um módulo pra testar e saber mais ou menos de que potência eu preciso pra tocar ele do Jeito que eu gosto !!! (não quero competir com cara com DD não rsrsrs só quero um som BOM).

e o melhor rsrsrs vou poder usar com o porta-malas aberto sem passar vergonha rsrsrs !

Fala aí Guto, blz?

Cara, acho que não deve te ajudar muito, mas tenho aqui um fosgate (T 500 BD) que veio com o certificado de 614 rms, mas tem um problebinha, é em 2 ohms.

Se vc quiser eu posso te emprestar, pois, ou vou vende-lo, ou só vou usar no ano que vem... Tá aqui parado.

Se te interessar (mas lembre que é 600rms em 2 ohms) me manda MP ou "ruiscoelho@hotmail.com".

Sempre acompanho seus topicos e sei que vc vai cuidar muito bem do meu ampli.

[]s

RUI

Compartilhar este post

Link para o post

po, projeto legal guto!

parabens .. vc sempre fazendo umas coisas novas e mostrando ae..

essa semana ainda estive lendo umas coisas sobre BP , pra tentar projetar uma pra um RF1412 e quem sabe usar no proximo trio, que eu usaria 3 Protech de 18" em dutado.. mas 2 em Band Pass tbm seria uma opção!

No lugar que eu dei uma olhada, que inclusive acho qe foi artigo do autosom, recomendava que a camara traseira tivesse em torno de 2/3 do volume total da caixa e a camara dianteira 1/3..

de fato, a resposta , o tamanho da caixa.. litragem.. consegui colocar de uma maneira que me agradou bastante.

O que eu to me esbarrando muito é na excursão de cone! Em baixas frequencias ta bem controlado, vai dar pra usar o subsonico em 35~40 hz tranquilo (bastante pretenção pra tocar na caçamba, mas a intenção é tocar bem e nao abafar ninguem)... o problema é que de 60 a 75~80hz eu nao consigo controlar.. o x max ultrapassa o limite em uns 2 ou 4mm na simulação!

ALguma dica pra eu controlar isso?? vou tentar simular agora do jeito que tu ensinou dos 45 aos 95 e ir trabalhando a sintonia.. uma caixa que toque de 40 a 80 .. 100 no maximo pra mim ta otimo!

Compartilhar este post

Link para o post

Fala aí Guto, blz?

Cara, acho que não deve te ajudar muito, mas tenho aqui um fosgate (T 500 BD) que veio com o certificado de 614 rms, mas tem um problebinha, é em 2 ohms.

Se vc quiser eu posso te emprestar, pois, ou vou vende-lo, ou só vou usar no ano que vem... Tá aqui parado.

Se te interessar (mas lembre que é 600rms em 2 ohms) me manda MP ou "ruiscoelho@hotmail.com".

Sempre acompanho seus topicos e sei que vc vai cuidar muito bem do meu ampli.

[]s

RUI

Nossa mano ... essa Linha de AMP é Phoda !!! instalei já um de 1000 RMS ... absurdo o que toca esse bichão rs ... dá até medo de pegar emprestado rsrsrs

parabéns pelo amp. rs

Compartilhar este post

Link para o post

po, projeto legal guto!

parabens .. vc sempre fazendo umas coisas novas e mostrando ae..

essa semana ainda estive lendo umas coisas sobre BP , pra tentar projetar uma pra um RF1412 e quem sabe usar no proximo trio, que eu usaria 3 Protech de 18" em dutado.. mas 2 em Band Pass tbm seria uma opção!

No lugar que eu dei uma olhada, que inclusive acho qe foi artigo do autosom, recomendava que a camara traseira tivesse em torno de 2/3 do volume total da caixa e a camara dianteira 1/3..

de fato, a resposta , o tamanho da caixa.. litragem.. consegui colocar de uma maneira que me agradou bastante.

O que eu to me esbarrando muito é na excursão de cone! Em baixas frequencias ta bem controlado, vai dar pra usar o subsonico em 35~40 hz tranquilo (bastante pretenção pra tocar na caçamba, mas a intenção é tocar bem e nao abafar ninguem)... o problema é que de 60 a 75~80hz eu nao consigo controlar.. o x max ultrapassa o limite em uns 2 ou 4mm na simulação!

ALguma dica pra eu controlar isso?? vou tentar simular agora do jeito que tu ensinou dos 45 aos 95 e ir trabalhando a sintonia.. uma caixa que toque de 40 a 80 .. 100 no maximo pra mim ta otimo!

tenta fazer o lance da sintonia lá ... e diz como ficou

Compartilhar este post

Link para o post

to tentando.. mas ta dificil!

auheauheauhe

se eu consigo colocar o cone excursion de um jeito descente.. a resposta fica um lixo!

se a resposta fica boa.. o xmax é ultrapassado numa faixa de 55 a 70 hz mais ou menos! ou seja.. em todas as musicas.

Protech SUB600 18"

vai ser na dutada mesmo!

depois tento organizar uma pro punch!

Compartilhar este post

Link para o post

to tentando.. mas ta dificil!

auheauheauhe

se eu consigo colocar o cone excursion de um jeito descente.. a resposta fica um lixo!

se a resposta fica boa.. o xmax é ultrapassado numa faixa de 55 a 70 hz mais ou menos! ou seja.. em todas as musicas.

Protech SUB600 18"

vai ser na dutada mesmo!

depois tento organizar uma pro punch!

putz que droga ...

eu lembro que quando fiz um Band Pass pra o protech 600 de 15" eu tive que fazer 4º ordem pq o falante não se acertava legal em 6º ... tente 4º vai que fica bom

Compartilhar este post

Link para o post

Guto, como ficou o rendimento da caixa ao ar livre? digo, se abrir o porta malas onde não há paredes dos lados? o rendimento cai muito?

Qual o módulo que acabou por utilizar nesse sub?

Compartilhar este post

Link para o post

essa caixa foi desmontada seguramente à 1 ano rsrsrsrs

Nem me lembro mais do som disso ae...

Mas me recordo que o rendimento ficou fora do normal...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...