Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
PMAV

Crossover passivo de linha (antes do amplificador) para Full + MID

Recommended Posts

Olá pessoal, estou planejando o som do meu novo carro e estou querendo alcançar uma qualidade razoável gastando pouco.

A idéia é usar mids bons nas portas tratadas e full range no painel. Como não posso gastar muito, não posso comprar player com crossover 3way interno (além de estarem sumindo do mercado...) e também, montar crossover passivo convencional para frequências baixas, sai muito caro (capacitores e indutores caríssimos).

Lembrei esse dia de um crossover que não é ativo (não usa opamps, nem precisa de energia) mas é ligado no sinal de linha (antes da amplificação). Mais detalhes nesse site: http://t-linespeakers.org/tech/filters/passiveHLxo.html

Pelo visto, o circuito é bem simples de montar. O site explica que acaba perdendo parte da tensão da linha, por isso a idéia é usar um player com saída de 4v. Não vou usar amplificador muito potente (serão 2 amps de 2 x 50w cada). Mids e fulls seriam comprados no exterior, assim como os amplificadores.

O que vocês acham?? Alguém tem alguma sugestão??

Em casa, tenho um kit desses em fase final de montagem (http://www.zaphaudio.com/SR71.html). Sei que dificilmente alcançarei a mesma qualidade, mas pretendo ter um som agradável pelo menos. O carro é um ka 2007.

Muito obrigado pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Problema não tem, só tem que ser caprichoso na montagem.

E vc precisa saber a impedância de entrada do amp.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que vou usar no próximo projeto, por ser muito mais barato de se fazer algo bom.

Compartilhar este post

Link para o post

Problema não tem, só tem que ser caprichoso na montagem.

E vc precisa saber a impedância de entrada do amp.

Olá Kleber,

Impedância de entrada do amplificador que pretendo montar: Mínima de 11k, normal de 22k. Não sei se isso seria bom ou ruim...

Obrigado pelas respostas!

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Kleber,

Impedância de entrada do amplificador que pretendo montar: Mínima de 11k, normal de 22k. Não sei se isso seria bom ou ruim...

Obrigado pelas respostas!

Ruim... Provavelmente o controle de Ganho tenha influência na impedância de entrada, o que vai te trazer uma variação enorme no ponto de corte.

Há como contornar... mas aí vai ter que ser "na mão"... tentativa e erro mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma dúvida:

Por conta da baixa voltagem no sinal pré-amplificado (geralmente entre 1v e 4v), esse tipo de crossover não seria muito suscetível a ruídos do sistema elétrico do carro?

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Ruim... Provavelmente o controle de Ganho tenha influência na impedância de entrada, o que vai te trazer uma variação enorme no ponto de corte.

Há como contornar... mas aí vai ter que ser "na mão"... tentativa e erro mesmo.

Kleber, o amplificador que pretendo utilizar não tem controle de ganho. Na verdade é um amplificador digital (classe T) residencial, mas que funciona em DV 12 volts.

Abreu, nunca vi ninguém usando esse crossover em carro, por isso a dúvida...

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma dúvida:

Por conta da baixa voltagem no sinal pré-amplificado (geralmente entre 1v e 4v), esse tipo de crossover não seria muito suscetível a ruídos do sistema elétrico do carro?

Abraços.

Sim, por isto a recomendação do capricho...

O ideal é trabalhar com caixinha metálica aterrada. Pra melhorar a imunidade a ruídos, pode-se usar resístores de 100 ohms entre os terras (terra da entrada, da saída, e um aterramento do veículo). Assim evita-se ruídos por ground loops, que poderiam ocorrer até no cabo mesmo.

Além disto, a montagem precisa ser muito criteriosa, se for montar em aranha tem que colar tudo muito bem na caixinha pra evitar componentes vibrando.

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, o amplificador que pretendo utilizar não tem controle de ganho. Na verdade é um amplificador digital (classe T) residencial, mas que funciona em DV 12 volts.

Abreu, nunca vi ninguém usando esse crossover em carro, por isso a dúvida...

Abraços.

Ah sim... neste caso, deve ser 22k mesmo. Sabe-se lá o porquê desse mínimo, talvez exista algum filtro subsônico ou ultrasônico na entrada.

Quanto ao amplificador, apesar de trabalhar em 12V, você vai precisar filtrar bem a alimentação! Um filtro com indutor (compre um núcleo de ferrite de bom tamanho e faça um indutor com fio grosso), banco de capacitores... dê uma caprichada nesta parte pra ficar livre de ruídos espúrios.

Compartilhar este post

Link para o post

Mais uma dica útil: Coloca o cross bem perto do amplificador, pra vc transmitir o sinal com a tensão mais elevada e evitar ruído no interconect.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...