Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

hugotsii

potencia do amplificador x potencia do altofalante

Recommended Posts

Postado em

Então galera..

to nakele dilema de muitos de comprar o primeiro ampli pra montar um SQ

Ai me surgiu a seguinte dúvida

é unanime a idéia de que o ampli RF 4.6x é um ótimo amp pra qualidade.

porem este amp manda apenas 30wrms por canal, e dificilmente encontra-se altofalantes com menos de 50wrms.

Ja li tb inumeros posts dizendo que é necessario que o amp tenha mais potencia que o falante (se possivel o dobro ou o triplo) para que o falante trabalhe com folga e possa reproduzir fielmente a dinamica da musica sem que haja "distorção" em momentos de pico.

dai a questão... como um amp de 30wrms , trabalhando com falantes de 50, 60, 75 wrms pode ser tão aclamado?

Casar a potencia do falante com o amp realmente resulta em qualidade sonora, ou é apenas uma questão de spl?

Particularmente tinha desistido do fosgate por essa questão, e passei a pesquisar sobre audiophonic 4100, wharf flex, ep4 e outros de maior potencia, mesmo buscando UNICAMENTE SQ. não me importa spl pois eskuto o som soh dentro do carro vedadinho...

Entao rapaziada espero que vcs consigam me esclarecer essa duvida e q isso possa ajudar outros users tb.

A proposito , dentre os amp citados qual me daria melhor qualidade? sera que é o RF 4.6x mesmo com 30rms?

o Kit atual eh um selenium 52v2a, mas em breve tocara um esk ou hsk

valeuuuuuuu!!!

Postado em

Confusão geral.

Se isto realmente for pré-requisito para a qualidade, então um módulo de 30 w/ch só terá qualidade quando for ligado com um falante de 15 watts?

<_<

É preciso que o amplificador tenha mais potencia que o falante, para você extrair TODO O RENDIMENTO EM TERMOS DE SPL que o falante possa lhe oferecer.

Não significa que se vc ligar o falante que suporta 50 wrms num amplificador de 30 wrms, que ele não vai tocar bem ou não vai ter fidelidade.

Um amplificador acertado, de baixa distorção e bom timbre mantém isto, independente se está ligado num midbass que suporte 10 ou 100 watts.

Em relação às opções: 4.6x ou GTA 480. Ambos são bons amplificadores, mas tem a sonoridade completamente diferente.

Ouvindo na boa qqr um deles não decepciona.

Seguramente nenhum dos dois causa fadiga auditiva.

Particularmente simpatizo mais com o 4.6x pela resposta nos médios e agudos. Valoriza mais diferença de timbres e texturas.

O GTA não é tão aberto nos médios, tendendo mais para neutro.

Valoriza mais o corpo em médio grave; batendo com mais graves no midbass.

Se for mais para tocar exclusivamente musica eletrônica, o Gta me agradaria mais, pois ele dá um espanco em médio grave mais encorpado (tum tum tum). Mas tem a polarização mais dura e mais fechado, não tendo o som aveludado do 4.6x nos médios e agudos.

Esteja certo que se o amplificador for fera, 30 wrms por canal são suficientes para tocar com qualidade.

Por falar nisto, já leu os artigos do autosom?

Postado em

Potência deixou de ser importante para mim faz um tempo. O que me importa é ficar "bom" e ter um volume razoavel para ouvir com o carro em movimento (o meu é uma disgreta de barulhento), qualquer seja o amplificador e a potencia que ele produz.

Já apliquei 75W em mid de 6WRMS, e ~15W para um cross com par de falantes de 50 e 60WRMS.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...