Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

RicardoFerreira

Força (Modulo) x Sub ( rms)

Recommended Posts

Postado em

Pessoal to com uma duvida.procurei pelo forum mas nao achei nada q sanase ela..

assim

eu tenho um swiss audio ligado a um soundigital 400

ate ai tudo bem..

mas estava pensando em trocar o sub por algo mais forte, um e2k por ex.

mas me falaram q eu nao poderia ligar esse sub no meu modulo de 400 rms nem q por pouco tempo, pois ocorreria um aquecimento de bobina e tals por falta de força.

gostaria de saber se isso é real mesmo, pois sei la..na minha cabeça se eu mando menos do q o sub aguentaria teoricamente ele trabalharia com folga, assim ate prolongando sua duraçao.

me falaram q eu poderia chegar ate a queimar o mesmo..

isso procede?

eu penso em trocar o modulo.mas nao tao ja..asalaliriado é fogo né? nao da pra fazer tudo de uma vez só.r.s..

alguem me da uma luz?

Postado em

Quem te falou isso ? um padeiro? pedreiro? quaquer coisa... menos alguem que entende um MINIMO de som.

O aquecimento da bobina eh dado por distorçao ou MAIOR potencia que o recomendado, por menor potencia nunca.

Pense comigo. Vc tem um amp de 1000rms e um sub de 1000rms, por exemplo. Em volume maximo esse amp libera os 1000 rms e em voleme medio ele libera 500rms. Entao vc nao pode usar o som em volume medio porque vai aquecer a bobina.

A pela mor né ?????? :banghead :banghead :banghead :banghead :banghead :banghead :banghead

Se a pessoal que falou isso trabalha com som, sugiro a vc NAO voltar mas na loja desse campeao.

Postado em (editado)

Pessoal to com uma duvida.procurei pelo forum mas nao achei nada q sanase ela..

assim

eu tenho um swiss audio ligado a um soundigital 400

ate ai tudo bem..

mas estava pensando em trocar o sub por algo mais forte, um e2k por ex.

mas me falaram q eu nao poderia ligar esse sub no meu modulo de 400 rms nem q por pouco tempo, pois ocorreria um aquecimento de bobina e tals por falta de força.

gostaria de saber se isso é real mesmo, pois sei la..na minha cabeça se eu mando menos do q o sub aguentaria teoricamente ele trabalharia com folga, assim ate prolongando sua duraçao.

me falaram q eu poderia chegar ate a queimar o mesmo..

isso procede?

eu penso em trocar o modulo.mas nao tao ja..asalaliriado é fogo né? nao da pra fazer tudo de uma vez só.r.s..

alguem me da uma luz?

independente do modulo que voce ligar a bobina via esquentar e voce vai perder força....mesmo com 1 rms existe essa perda isso tem nome de COMPREEÇAO DINAMICA.... se voce aplica a potencia declarada em um amp 100 rms em um sub de 100rms essa compreçao com o tempo pode chegar a 4 db de perda = /.... mas tipo com ampis nacionais se um sub tem 800 rms eu SEMPRE aplico 1600 rms so nao deixar clipar.....

pode aplicar SEMPRE a mais eu indico isso....nunca a menos.... so fica de olho no clip qe nao queima... oq queima sub é distorçao que por sua vez gera aquecimendo excessivo da bobina...se nao clipa o sub tem capacidade de refrigerar a bobina mesmo com 2x mais potencia nominal dele!"

Editado por Luiz Henrique
Postado em

Quem te falou isso ? um padeiro? pedreiro? quaquer coisa... menos alguem que entende um MINIMO de som.

O aquecimento da bobina eh dado por distorçao ou MAIOR potencia que o recomendado, por menor potencia nunca.

Pense comigo. Vc tem um amp de 1000rms e um sub de 1000rms, por exemplo. Em volume maximo esse amp libera os 1000 rms e em voleme medio ele libera 500rms. Entao vc nao pode usar o som em volume medio porque vai aquecer a bobina.

A pela mor né ?????? :banghead :banghead :banghead :banghead :banghead :banghead :banghead

Se a pessoal que falou isso trabalha com som, sugiro a vc NAO voltar mas na loja desse campeao.

Conhece os famosos vendedores de som?Rs..kkkk

entao foi o q eu imaginei..nao zuaria por ter força a menos.

eu pergunto pq assustei com a informaçao, pq se fosse assim todos subs q tive na vida teriam queimado..rs..

Postado em

independente do modulo que voce ligar a bobina via esquentar e voce vai perder força....mesmo com 1 rms existe essa perda isso tem nome de COMPREEÇAO DINAMICA.... se voce aplica a potencia declarada em um amp 100 rms em um sub de 100rms essa compreçao com o tempo pode chegar a 4 db de perda = /.... mas tipo com ampis nacionais se um sub tem 800 rms eu SEMPRE aplico 1600 rms so nao deixar clipar.....

pode aplicar SEMPRE a mais eu indico isso....nunca a menos.... so fica de olho no clip qe nao queima... oq queima sub é distorçao que por sua vez gera aquecimendo excessivo da bobina...se nao clipa o sub tem capacidade de refrigerar a bobina mesmo com 2x mais potencia nominal dele!"

mas aplicando uma potencia sei la no caso do e2k ele tem 800 rms, vamos supor q eu colocase um modulo com uns 1000 rms..

a probabilidade de clipar seria quase zero certo?

Postado em

mas aplicando uma potencia sei la no caso do e2k ele tem 800 rms, vamos supor q eu colocase um modulo com uns 1000 rms..

Tem gente aki do forum q botou 1 Sd 3000 rms em 2 dd1512 de 800 rms cada, e pergunta c queimou o sub???? Não, precisa saber usar e naum mandar distorção.

Postado em (editado)

Oh, por mais que o cara esteja errado, se ele utilizar esse módulo de 400 rms no E2K, só ele aumentar o volume irá mandar ondas quadradas e pode queimar o sub!

Além de que o Sub que ele tem rendendo 100% fica melhor do que um mais forte só que tocando 40%...

Você vai poder ligar o sub e ouvir, mas ele não vai render tanto e se você ficar bebim e tolar o dedo, só vai mandar distorção pro sub.

EDIT: Tente guardar dinheiro, estudar um bom projeto pra o que você quer (envolve bateria, fiação e blá blá blá) e por fim investir e casar tudo certo!

Editado por Hülsen
Postado em
Oh, por mais que o cara esteja errado, se ele utilizar esse módulo de 400 rms no E2K, só ele aumentar o volume irá mandar ondas quadradas e pode queimar o sub!

Além de que o Sub que ele tem rendendo 100% fica melhor do que um mais forte só que tocando 40%...

Você vai poder ligar o sub e ouvir, mas ele não vai render tanto e se você ficar bebim e tolar o dedo, só vai mandar distorção pro sub.

:+1

Postado em (editado)

Editado por Shocker 30k
Postado em

a probabilidade de clipar é de 100%...basta amentar o volume...ai tu viu o clip...basta abaixar o volume e pronto..ele nao vai queimar!

Postado em

ja usei 5000rms eh 2 DD 1508 e queimou? NAO !

Uso 10000rms em um DD 9515 e queimou ? sim... o amp deu problema e levou o sub junto. Se nao, estava tocando ate hoje...

Postado em

me tirem uma duvida, se eu pego um sub de com uma potência menor que o módulo essa regulagem ta certa?

Ajuste da sensibilidade (ganho):

modo, com multímetro:

As configurações da unidade principal devem estar com o Loudness desligado, Fader, balanço, bass, treble, mid todos os ajustes de som no zero. Colocar o volume da unidade principal em 2/3 do total (se ele tem volume de 0 a 30 ajuste a 20, se ele vai de 0 a 70, ajuste a 46). Esse valor de 2/3 está relacionado a distorção harmônica THD que aumenta muito acima de 2/3 da potência total.

Após regulado, você não poderá aumentar o volume acima dos 2/3, salvo casos em que o cd tenha músicas muito atenuadas (baixas).

Mas esse valor de 2/3 do volume não será válido para conseguir a potência total do amplificador se a tensão nominal do cd-player for igual a mínima tensão aceita pelo amplificador, nesse caso, deixe o volume do cd-player no máximo. Exemplo: cd-player com 0,5 Volts e amplificador que suporta 0,5 a 6,0 Volts. A 2/3 do volume do player, ele fornecerá aproximadamente 0,3 Volts

Iniciando a regulagem:

faça o alinhamento do seu amplificador evitando distorção. segue uma formulazinha pra alinhamento rápido:

- peque a potência rms do amplificador (ou do alto-falante, entre os dois, a menor potencia pra evitar queima)

- multiplique pela resistencia mínima que vc vai usar (impedancia em ohms)

- pegue o resultado e tire a raiz quadrada

ex: amplificador de 360 wrms a 4 ohms

360 x 4 = 1440

raiz quadrada de 1440 = 37 volts AC de saída

coloca o multiteste (multimetro) na saída do amplificador, coloque o cd a 2/3 do volume máximo e vá subindo o ganho do amplificador até achar a voltagem da fórmula. use uma faixa gravada com ruído rosa ( ) pra vc conseguir medir sem variações e desligue os falantes, né?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...