Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
rick demolidor

Regular crossover dos amps no ouvido com faixa de frequencia pura

Recommended Posts

Salve !

galera, preciso mais uma vez da ajuda de voces...

é o seguinte , estou montando um set no meu golf (quase pronto) porém adotei a hu vw 2 din , da qual mandei puxar as rcas do processador interno TDA7418. Ficou show ! pra hu oem.

Porém tal hu não faz os cortes necessários e terei de fazer os mesmos nos amps : RS4510 pone e RS1600D .

Pretendo usar 80 hz pra high e low .

Pergunto , como fazer tal ajuste de ouvido utilizando faixa de frequencia pura ???????

O cross high do pone é de 12db/8ª e o low pass do 1600D é de 24db/8ª.

Muito obrigado desde já !

Abraço :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, e uma duvida que eu sempre tive tambem, eu corto os meus a 80hz no "achometro", aqueles potenciometro voçe meio que chuta o corte rsrsrs

Vai ser de grande ajuda esse topico aqui

Compartilhar este post

Link para o post

Não tem como fazer de ouvido não. Mas dá pra fazer com multímetro.

Coloque um tom de 80Hz tocando, deixe o corte BEM fora dos 80Hz (ou seja, deixando passar 80Hz sem atenuação), e meça a tensão na saída. Não precisa fazer com volume alto, basta ter alguns volts na saída.

Depois vá ajustando o corte até ter uma tensão 30% menor no multímetro, que corresponde a aproximadamente -3dB.

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade, de ouvido tem como tentar chegar próximo... mas não é nada fácil! Sou músico desde os 14 anos.. hoje tenho quase 27 e ainda não acho que eu conseguiria MUITA precisão com as frequencias assim!

Agora, pra acertar um eq usando sistema de referencia... ajuda bastante!

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 01/09/2010 at 05:26, Kleberlpa disse:

Não tem como fazer de ouvido não. Mas dá pra fazer com multímetro.

Coloque um tom de 80Hz tocando, deixe o corte BEM fora dos 80Hz (ou seja, deixando passar 80Hz sem atenuação), e meça a tensão na saída. Não precisa fazer com volume alto, basta ter alguns volts na saída.

Depois vá ajustando o corte até ter uma tensão 30% menor no multímetro, que corresponde a aproximadamente -3dB.

Tal procedimento vale tanto pro high pass em 12db/8ª como para o low pass em 24db/8ª ?????

Vc acredita que o uso de um eqs746 - o equalizador da clarion de 7 bandas - melhoraria muito o set ?

valeu !

Em 01/09/2010 at 06:24, blOom disse:

Na verdade, de ouvido tem como tentar chegar próximo... mas não é nada fácil! Sou músico desde os 14 anos.. hoje tenho quase 27 e ainda não acho que eu conseguiria MUITA precisão com as frequencias assim!

Agora, pra acertar um eq usando sistema de referencia... ajuda bastante!

Fiuk ! q prazer tê-lo aqui no tópico ! rsrsrs

tirando a brincadeira , te faço a mesma pergunta: Vc acredita que o uso de um eqs746 - o equalizador da clarion de 7 bandas - melhoraria muito o set ?

valeu

Compartilhar este post

Link para o post

rick eu li isso 3 vezes e confesso que nao entendi a sua ideia !pois e !mais assim vc tem os falantes de medio no caso esses falates vc quer cortar de 80 hz pra cima ? e o sub de 80hz pra baixo ? o medio e 12db e o sub e 24 db !? e isso msm ? :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Cara.. o ideal é que o set NÃO PRECISE de eq... que ele seja todo acertado através de caixa e crossover.

Mas caso não tenha conseguido, um eq pode ajudar um bocado sim! :legal: Só evitar de colocar ele em local de fácil acesso, por dois motivos.. 1) Sempre vai aparecer um "entendido" querendo "melhorar" a equalização e vai socar o "sorriso" no equalizador! 2) Sempre que pegar um cd diferente, vc vai querer dar uma 'afinada' no som e vai acabar deixando ele sempre 'colorido'.

Compartilhar este post

Link para o post

complicado heim rick, corta de ouvido mesmo... nem vc nem ninguem vai saber se esta cortado certo ou errado, só o falante.

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 01/09/2010 at 20:43, praia2009 disse:

rick eu li isso 3 vezes e confesso que nao entendi a sua ideia !pois e !mais assim vc tem os falantes de medio no caso esses falates vc quer cortar de 80 hz pra cima ? e o sub de 80hz pra baixo ? o medio e 12db e o sub e 24 db !? e isso msm ? :legal:

é seguinte:

vou fazer corte do power one em high pass 80 hz , em cada dos 4 canais dele tem um midbass + tw bravox cs 60d - o cross do p.one é 12db/8ª

o rs 1600D terá um UXP power 12" cortado em 80 hz low pass , porém o cross do 1600D é 24db/8ª

a hu do golf NÃO tem os cortes , por isso tenho de fazer nos amps .

estou buscando a forma mais precisa de se fazer isso sem depender de equipos complexos .

abraço

Em 01/09/2010 at 20:44, blOom disse:

Cara.. o ideal é que o set NÃO PRECISE de eq... que ele seja todo acertado através de caixa e crossover.

Mas caso não tenha conseguido, um eq pode ajudar um bocado sim! :legal: Só evitar de colocar ele em local de fácil acesso, por dois motivos.. 1) Sempre vai aparecer um "entendido" querendo "melhorar" a equalização e vai socar o "sorriso" no equalizador! 2) Sempre que pegar um cd diferente, vc vai querer dar uma 'afinada' no som e vai acabar deixando ele sempre 'colorido'.

esta hu tem duas deficiencias , uma que não toca bem dos 45~50 pra baixo , tem de se meter uns 6db no bass boost pra ficar gostoso o grave, essa questão resolvida.

porém existe uma deficiencia de agudos , não sei se é o fato dos tweeters estarem atenuados - 3db no cross deles (só estou usando dois no local original do golf portas dianteiras) mas que tá meio caido o agudo, está.

Eu sei que o pone é fraco de médios e agudos , mas aqui no caso é a hu que está colaborando pra piorar só os agudos.

Então ? Será que vale acrescentar um eq só pra corrigir tal agudo deficiente ? ou diminuir a atenuação deles ?

As vezes penso em tirar atenuação do divisor passivo do tw e instalar o controle remoto de ganho do sub dentro do porta luvas , fora dar um tapa no bass boost.

Que me diz ?

abraço

Em 01/09/2010 at 20:53, DanielFreitas disse:

complicado heim rick, corta de ouvido mesmo... nem vc nem ninguem vai saber se esta cortado certo ou errado, só o falante.

mais um pouco vou fazer assim mesmo , na hora que achar que saturou demais uma frequencia , ajusta de novo....haja saco ! kkkkkkkk

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

entendi rick ! pode fazer do geito que vc esta fazendo ai que vai funfar legal ! nao ha segredos nisso ! outro detalhe ai e o lance dos 24db , nao se preocupe porque msm em 24 nao nao ira ter vales no som visto que ambos os cortes em juntos na msm faixa de frequencia :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 01/09/2010 at 22:08, praia2009 disse:

entendi rick ! pode fazer do geito que vc esta fazendo ai que vai funfar legal ! nao ha segredos nisso ! outro detalhe ai e o lance dos 24db , nao se preocupe porque msm em 24 nao nao ira ter vales no som visto que ambos os cortes em juntos na msm faixa de frequencia :legal:

valeu !

abraço irmão ! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 01/09/2010 at 15:13, rick demolidor disse:

Tal procedimento vale tanto pro high pass em 12db/8ª como para o low pass em 24db/8ª ?????

Sim, vale.

Agora, a vida toda eu cortei de ouvido, mesmo em players com corte.

Desliga o sub, e vai baixando o corte do mid até sentir que ele está tocando baixo, sem forçar.

Aí vc liga o sub e vai subindo o corte até "encaixar", sem ficar aquele médio-grave enjoativo.

Pronto, 1 minuto e meio de serviço.

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 02/09/2010 at 01:53, Kleberlpa disse:

Sim, vale.

Agora, a vida toda eu cortei de ouvido, mesmo em players com corte.

Desliga o sub, e vai baixando o corte do mid até sentir que ele está tocando baixo, sem forçar.

Aí vc liga o sub e vai subindo o corte até "encaixar", sem ficar aquele médio-grave enjoativo.

Pronto, 1 minuto e meio de serviço.

essa receita foi a que mais gostei !

rápida e eficaz

valeu :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...