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Amarok encara as consagradas Hilux e Frontier

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Comparativos

19/07/2010

 

VW busca seu espaço entre as picapes

Estreante, a Amarok encara as consagradas Toyota Hilux e Nissan Frontier para marcar seu território

 

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Quando se fala em um comparativo de picapes, convenhamos, existem dois itens praticamente obrigatórios: caçamba e capacidade de carga. Só que, antes de fazer essa análise, pense conosco: apesar de a Amarok (R$ 119.490) ainda não desfilar pelas ruas, quantas vezes você já viu proprietários de Hilux (R$ 119.630) ou Frontier (R$ 112.590) fazendo pleno uso de todo o espaço e da capacidade de carga que essas picapes têm disponíveis além da cabine? (Veja todos os valores na ficha técnica).

 

Seja nos dados estatísticos das fabricantes, ou em nossa análise empírica no trânsito cotidiano, a trinca mostrada aqui raramente chega a ter a sua capota marítima removida para levar grandes volumes. Sendo assim, o que seria legal utilizarmos para se saber do que elas são capazes nesse quesito? A ajuda veio do diretor de redação da MOTOCICLISMO Magazine, Raul Fernandes Jr. “Olha, o que eu vejo o pessoal com esse tipo de carro levar é uma moto para um passeio no fim de semana, por exemplo”.

 

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Dica dada, fomos fazer o mesmo com Amarok, Hilux e Frontier. Na hora de carregar a Yamaha TTR, as representantes de VW e Nissan foram as mais camaradas. Como a altura da caçamba em relação ao solo é menor nelas que na Hilux, não foi preciso fazer tanta força para acomodar a moto no compartimento.

 

Se medirmos apenas a área do assoalho das três, levando em consideração a maior largura possível, a Amarok é a mais espaçosa, com 2,37 m², seguida pela Frontier (2,19 m²) e Hilux (2,17 m²). Na prática, isso ajudou na acomodação da TTR. Na Volkswagen, até sobrou espaço entre a roda traseira da moto e a tampa fechada. Outro ponto a favor da Amarok está na distância entre as caixas de roda (1,22 m, de acordo com as nossas medições, contra 1,09 m da Frontier e 1,07 m da Toyota).

 

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“A partir de 2005 — chegada da atual geração da Hilux no mercado —, notamos que as picapes médias começaram a virar ‘veículos de classe’ e a tendência é que passem a incorporar, cada vez mais, conforto e tecnologia”, explicou Carlos Leite, gerente de vendas e marketing da VW, no lançamento da Amarok.

 

De fato, quem conduz utilitários dessa categoria percebe que eles já não devem nada, em termos de requinte, para os sedãs. Descansa-braço central, porta-objetos espalhados pela cabine e até bancos traseiros rebatíveis estão entre os seus atributos de praticidade e versatilidade. As três possuem revestimento de couro, enquanto Hilux e Amarok trazem de série ar-condicionado digital.

 

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Apesar de um acabamento que peca em alguns detalhes pontuais, como a estrutura do banco traseiro à mostra e pinos de fixação do forro no teto, a Amarok Highline faz jus à palavra do executivo no item tecnologia e aposta em diferenciais como o rádio RCD 510. Além da capacidade para seis CDs, ele conta com visor touch screen que exibe alguns dados do sistema de climatização, tais como a distribuição do fluxo de ar.

 

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Das três, a Hilux possui o interior mais bem cuidado, enquanto a Frontier segue os preceitos da Nissan, com boa ergonomia e peças mais bem encaixadas, mas sem extravagâncias estéticas.

 

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O avanço em busca do conforto também se estende para a mecânica da Amarok. Para melhorar a absorção de irregularidades do piso no eixo traseiro, principalmente ao rodar sem carga, o feixe de molas possui configuração 3+2, o que melhora a eficiência do conjunto. Já a alavanca de câmbio, como toda boa ideia, adota uma solução simples, mas brilhante. Ela é bipartida e praticamente anula qualquer vibração do conjunto para as mãos do motorista.

 

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Entre Amarok, Frontier e Hilux, uma coisa é certa: o que não falta é vitalidade em seus motores diesel. Modernos, os três contam com injeção direta eletrônica do tipo common rail e são sobrealimentados por turbocompressores, sendo que a VW possui dois. Exceto pela Hilux, que conta com câmbio de 5 marchas, Frontier e Amarok colocam à sua disposição 6 velocidades para você comandar a entrega de torque que chegará às rodas.

 

Das três, a Frontier é a mais forte. O seu 2.5 16V entrega 172 cv a 4 000 rpm e 41,1 mkgf a 2 000 rpm. As suas reações são um meio-termo entre as da Amarok e Hilux. O Nissan se destaca pelo baixo nível de ruído, só que lhe falta a progressivi¬dade do propulsor VW.

 

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Nas acelerações, quando a Frontier atinge cerca de 2 500 rpm, ela parece ser “catapultada” à frente no momento em que o turbo sopra mais ar para os cilindros. Há quem goste, mas, em um congestionamento, isso chega a incomodar. Nos dados de desempenho, ela confirmou o seu ímpeto e levou 12s1 para acelerar de 0 a 100 km/h. Na sequência, estão Amarok (12s9) e Hilux (13s4).

 

A estreante empata em potência com a Hilux, ambas possuem 163 cv, só que a vantagem no caso da VW é conseguir o mesmo com 1 014 cm³ a menos na cilindrada. Além disso, enquanto a curva de torque da Toyota estaciona nos 35 mkgf a 1 400 rpm, a da Amarok segue até 40,7 mkgf em 1 500 rpm. Uma característica negativa de ambas é o nível de ruído elevado de seus propulsores. É curioso notar que até mesmo o vidro elétrico, quando acionado, treme ligeiramente dentro das canaletas na Hilux.

 

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Como a unidade cedida pela VW só pôde rodar na pista de testes, infelizmente, não conseguimos aferir o consumo das picapes.

 

A ideia foi apenas testar a praticidade dessas picapes, mas, se for preciso encarar uma trilha fora-de-estrada antes de começar o passeio com a moto, a Amarok dá uma mão aos menos experientes. O seu controle de estabilidade (ESP), vendido como opcional em conjunto com o ABS Off-road pode controlar a velocidade em uma descida, impedindo que a picape acelere demais. Já no caso de um aclive, um assistente de arranque não deixa que ela recue.

 

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Tudo isso é bem-vindo, mas o problema é que a caçamba mais baixa da Amarok faz com que ela tenha o pior ângulo de saída do comparativo, 22° ante 24° da Frontier e 26° da Hilux. A diferença cai quando analisamos o ângulo de ataque, com vantagem para os 32° da Frontier contra 30° de Hilux e Amarok.

 

O sistema de acionamento da tração também é uma peculiaridade nessas picapes. Enquanto a Hilux mantém a tradicional alavanca e conta com o sistema ADD de roda-livre automática, Frontier e Amarok realizam o ajuste por meio de um seletor no console, bem mais simples e suave. Em contrapartida, os amantes da trilha podem argumentar que o recurso da Toyota garante um acoplamento preciso. Entretanto, é bom destacar que, nas três, uma luz no painel se acende sempre que a tração selecionada está, de fato, cumprindo o seu papel.

 

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Em 2010. a VW pretende comercializar 10 000 unidades da Amarok, sendo que uma configuração mais barata que a Highline é esperada até dezembro. Nos quatro primeiros meses do ano, a Toyota somou 10 035 Hilux vendidas entre as 11 opções de catálogo. A Frontier, em 5° lugar no segmento, segundo a Fenabrave, emplacou 2 098 modelos até abril. No mundo, as picapes médias atingem dois milhões de unidades/ano, segundo uma pesquisa da VW.

 

Na hora de avaliar esses três produtos, a proximidade entre suas notas finais usadas em nossa análise mostra quanto este segmento é equilibrado. No fim, contudo, a Volkswagen Amarok é a campeã entre as picapes deste comparativo. Em desempenho, ela ficou atrás da Frontier e poderia ter um acabamento mais esmerado, como o da Hilux. O que faz a balança pender definitivamente a seu favor é a sensação de leveza para quem assume o seu volante. Às vezes, você vai até esquecer que se trata um veículo de 2 t, mérito de uma estrutura que “transpira” rigidez e um câmbio macio e preciso. O projeto moderno, único a contemplar ESP, e a maior caçamba da categoria em dimensão e capacidade de carga também são dois importantes aliados da novidade da VW.

 

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Comentários

Para os leitores que questionaram a falta da Mitsubishi L200 Triton, informamos que ela é concorrente sim tanto da Amarok quanto das outras duas picapes. Ela só não foi reunida aqui pois a Mitsubishi não tem o veículo à disposição para testes.

 

Quanto ao câmbio automático, a marca não informa uma previsão, mas apuramos que ela ainda trabalha na melhor alternativa dessa transmissão para a picape, assim como também estão nos planos uma opção com tração integral permanente (alternativa à selecionável 4Motion) e uma versão bicombustível. A cabine simples, denominada SingleCab, chegará ao mercado no próximo ano.

 

Nissan Frontier LE 4x4 Toyota Hilux Cab. Dupla SRV Volkswagen Amarok Highline

Motor 4 cilindros em linha, dianteiro, longitudinal, turbodiesel 4 cilindros em linha, dianteiro, turbo, diesel 4 cilindros em linha, 16 válvulas, dianteiro, longitudinal, turbo, diesel

Cilindrada 2488 cm³ 2 982 cm³ 1 968 cm³

Potência 172 cv a 4 000 rpm 163 cv a 3 400 rpm 163 cv a 4 000 rpm

Potência específica 68,8 cv/l 54,3 cv/l 81,5 cv/l

Torque 41,1 kgf.m a 2 000 rpm 35 Kgf.m a 1 400 - 3 200 rpm 40,7 Kgf.m a 1 500 rpm

Taxa de compressão 16,5:1 17,9:1 -

Transmissão Manual, 6 marchas (opc. Automática, 5 marchas) Automática Manual, 6 marchas

Tração 4x4 4X4 4X4

Direção Hidráulica Hidráulica Hidráulica

Suspensão dianteira Braços triangulares duplos Independente, braços duplos triangulares, molas helicoidais e barra estabilizadora Independente, braços duplos triangulares, molas helicoidais e barra estabilizadora

Suspensão traseira Eixo rígido com feixe de molas Eixo rígido, molas semi-elípticas de duplo estágio Eixo rígido com feixe de molas

Freios dianteiros Discos ventilados Discos ventilados com ABS Discos ventilados

Freios traseiros Tambores Tambores com ABS Tambores

Rodas Liga leve,16 polegadas Liga leve, 15 polegadas Liga leve, 18 polegadas

Pneus 255/70 R16 255/70 R15 255/60 R18

Comprimento 5,23 m 5,25 m 5,32 m

Altura 1,78 m 1,81 m 1,83 m

Largura 1,85 m 1,83 m 1,95 m

Entreeixos 3,20 m 3,08 m 3,09 m

Porta-malas 1 015 kg (caçamba) 1 038 Litros (Caçamba) 1 280 Litros (caçamba)

Tanque 80 litros 80 Litros 80 Litros

Peso 2 005 kg 1 735 Kg 2 082 Kg

Peso/potência 11,65 kg/cv 10,6 Kg/cv 12,7 Kg/cv

 

Nissan Frontier LE 4x4 Toyota Hilux Cab. Dupla SRV Volkswagen Amarok Highline

Velocidade máxima - N/D N/D

Aceleração 0-60 km/h 5s2 5s7 5s1

Aceleração 0-80 km/h 8s5 9s1 9s1

Aceleração 0-100 km/h 12s7 14s1 12s9

Aceleração 0-120 km/h 19s6 20s3 19s6

Aceleração 0-140 km/h - N/D 27s9

0-400 m 18s5 19s1 18s8

Retomada 40-100 km/h 9s6 10s7 10s1

Retomada 60-120 km/h 13s3 14s3 14s7

Retomada 80-120 km/h 10s6 11s4 10s4

Frenagem 100-0 km/h 45,9 m 46,7 m 40,9 m

Frenagem 80-0 km/h 27,9 m 29,4 m 25,4 m

Frenagem 60-0 km/h 15,1 m 16,1 m 12,3 m

Ruído interno 0 km/h 48,4 dB 48,4 dB 49,3 dB

Ruído interno 50 km/h 60,3 dB 58,5 dB 58,3 dB

Ruído interno 80 km/h 62,4 dB 63,8 dB 60,2 dB

Ruído interno 120 km/h 68,7 dB 65,7 dB 65,5 dB

Consumo cidade 7,4 km/l N/D N/D

Consumo estrada 10,4 km/l N/D N/D

Consumo médio 8,9 km/l N/D N/D

 

P.S: Entre as 3 eu escolho a Frontier. Pra mim além de ser a mais bruta é a mais bonita.

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Eu não troco uma hilux por nenhuma das duas.

 

Mas que a amarok é um tesão, isso é...

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Eu não troco uma hilux por nenhuma das duas.

 

Mas que a amarok é um tesão, isso é...

eu inicialmente penso isso tbm, mas pq não sei se Amarok aguenta o tranco como a Hilux...

mas depende do uso tbm... se for mais urbano e estrada de asfalto liso, eu iria de Amarok sem duvidas!

 

agora percebi que essa traseira da Amarok é uma copia chinesa da traseira da Hilux hein!

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Eu só gostei da Amarok vista de frente. Ornou o design com a proposta. Fora isso, para mim é só mais uma.

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Eu não troco uma Frontier, e olha que eu era Hilux Fã de carteirinha, até o qdia que andei na Frontier.

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Nem protetor de caçamba tem... bem cara de VW mesmo....

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Nem protetor de caçamba tem... bem cara de VW mesmo....

 

É q tem pouca loja q vende né e é caaaaaaaaaaaaaaaaaro!!!!!!!!!!!!!!!!!!

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Nem protetor de caçamba tem... bem cara de VW mesmo....

 

a hilux tb nao! ehehehhe

 

so a SRV vem com protetor de fabrica!

 

Agora, na boa?

 

Nego confia mto na Toyota, nao adianta, a Amarok vai vender pra quem quer aparecer... pro fazendeiro, pro cara que tem grana e quer andar de pickup dentro da cidade.. ele vai continuar na Hilux... ca***** é mto confortável, o socio do meu sogro teve uma Frontier Attack (cara de pitbull) e trocou por uma Hilux SRV... ca*****! é mais confortável que o polo da minha esposa! heheheheh fo** mais ai, na boa? o carro é mtoooo confortável!

 

eu iria de hilux sem pensar!

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Eu não troco uma Frontier, e olha que eu era Hilux Fã de carteirinha, até o qdia que andei na Frontier.

 

nissan, so subir ela, e fica perfeita.

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Eu ja andei em Hilux e Frontier, achei mais tesão a frontier...vi ate a Amarok esses dias...achei carrão...mas vai muito de cada tipo de comprador, Hilux mesmo é pra nego botar na fazenda e comer poeira, Amarok tem mais cara de carro de cidade, ja a frontier não sei definir..deve ser porque ia de boa nela!!

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No fim, contudo, a Volkswagen Amarok é a campeã entre as picapes deste comparativo. Em desempenho, ela ficou atrás da Frontier e poderia ter um acabamento mais esmerado, como o da Hilux.

 

 

hum, tendi, é ruim de ataque, é ruim de acabamento, mas é campeã. Faz sentido.

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A Frontier eu nunca dirigi, só a Hilux e a Ranger. A Ranger era mais carro de força, pra meter no trabalho, é um ótimo carro pros ocupantes da frente. Quem vai atrás sofre, oooh coisa apertada! (Era a 3.0 4x4 CD)

 

A Hilux já é um carro mais refinado, coisa de luxo mesmo. Couro muito agradável, espaço muito bom pra todos os ocupantes, cheio de mimos e a mais bonita em minha opinião. A Hilux era automática (inclusive aprendi a dirigir nela sausahuas), então não posso comparar câmbio.

 

A Frontier acho que meu pai teve uma do modelo antigo. Mas eu era bem novo, então... :P

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No fim, contudo, a Volkswagen Amarok é a campeã entre as picapes deste comparativo. Em desempenho, ela ficou atrás da Frontier e poderia ter um acabamento mais esmerado, como o da Hilux.

 

 

hum, tendi, é ruim de ataque, é ruim de acabamento, mas é campeã. Faz sentido.

 

Mas a amarok é Vw né...

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posso falar da hilux e da frontier pois ja possui as 2,tive uma hilux 2008 e atualmente uma frontier 2010,a hilux ela passa a impressão de ser mais bem acabada,mas no rodar a frontier e mais segura nas curvas mais potente e confiavel,mostrando ser uma excelente veiculo de passeio assim como carro de trabalho,a amarok achei mto urbana n dirigi mas ja me falaram mto bem dela,n hora de trocar de carro eu escolhi a frontier pela beleza estetica e atributos do motor,mas garanto q qualquer uma das 3 são boas opções e q venha futuros carros melhores q os atuais, outra coisa n entedi pq a amarok ganhou ja q perdeu p frontier no desempenho e no acabamento p hilux,axei o teste meio imparcial

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No fim, contudo, a Volkswagen Amarok é a campeã entre as picapes deste comparativo. Em desempenho, ela ficou atrás da Frontier e poderia ter um acabamento mais esmerado, como o da Hilux.

 

 

hum, tendi, é ruim de ataque, é ruim de acabamento, mas é campeã. Faz sentido.

 

Mas não ganha do Novo Cross Fox. Na verdade, perde dele em todos os comparativos. Até no tamanho da caçamba.

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CADE A L200??

 

Ainda prefiro a L200, mais as que tão neste comparativo sou mais a frontier.

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No fim, contudo, a Volkswagen Amarok é a campeã entre as picapes deste comparativo. Em desempenho, ela ficou atrás da Frontier e poderia ter um acabamento mais esmerado, como o da Hilux.

 

 

hum, tendi, é ruim de ataque, é ruim de acabamento, mas é campeã. Faz sentido.

Perfeito! uhahusauhsauhashusahusahuhusahuas

a amarok por dentro parece um carro... um carrão

 

:unsure:

Não fosse a saída de A/C de Celta né :(

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No fim, contudo, a Volkswagen Amarok é a campeã entre as picapes deste comparativo. Em desempenho, ela ficou atrás da Frontier e poderia ter um acabamento mais esmerado, como o da Hilux.

 

 

hum, tendi, é ruim de ataque, é ruim de acabamento, mas é campeã. Faz sentido.

 

Se tivesse lido o restante teria entendido...

O que faz a balança pender definitivamente a seu favor é a sensação de leveza para quem assume o seu volante. Às vezes, você vai até esquecer que se trata um veículo de 2 t, mérito de uma estrutura que “transpira” rigidez e um câmbio macio e preciso. O projeto moderno, único a contemplar ESP, e a maior caçamba da categoria em dimensão e capacidade de carga também são dois importantes aliados da novidade da VW.

 

Como foi citado no início da matéria o comparativo foi feito com base no atual mercado e tipo de utilização destes veículos o q torna a Amarok campeã conforme argumentação acima.

 

Se a matéria tivesse sido feita com o objetivo de eleger a melhor para trabalho ou a mais rápida o resultado seria diferente.

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Se tivesse lido o restante teria entendido...

O que faz a balança pender definitivamente a seu favor é a sensação de leveza para quem assume o seu volante. Às vezes, você vai até esquecer que se trata um veículo de 2 t, mérito de uma estrutura que “transpira” rigidez e um câmbio macio e preciso. O projeto moderno, único a contemplar ESP, e a maior caçamba da categoria em dimensão e capacidade de carga também são dois importantes aliados da novidade da VW.

 

Como foi citado no início da matéria o comparativo foi feito com base no atual mercado e tipo de utilização destes veículos o q torna a Amarok campeã conforme argumentação acima.

 

Se a matéria tivesse sido feita com o objetivo de eleger a melhor para trabalho ou a mais rápida o resultado seria diferente.

 

 

Serio, a amarock parece um carro pra mulher do cara que tem um sitio a 500 metros do asfalto, ou para qualquer agro boy que vai rebaixar e meter umas rodas grande, mas veja pelo lado bom, agora ja podem colocar orbital aro 24 em WV, filé do brasil, dai depois so acionar o 4x4 pra tirar o carro que ficou preso na lombada.

 

Meu primo meche com mineração e ta com uma l200 dessas nova, 3.2, ja passou dos 200 mil rodados em 1 ano e pouco, o cara é meio desregulado das ideas, desce o ca**** mesmo no carro, e não quebra.

 

Eu diria que hoje e briga das camiontes fica entre L200 x Hilux x Frontier.

 

Mesmo tendo um ranger, ela nao entra na briga, muito menos a S10, pior ainda essa VW.

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Acho que a Ranger só não entra na briga por causa do acabamento interno e design podre.

 

Porque de resto eu considero concorrente forte pros outros ein!

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Acho que a Ranger só não entra na briga por causa do acabamento interno e design podre.

 

Porque de resto eu considero concorrente forte pros outros ein!

 

Essa frente nova ficou horrivel, mas mesmo assim é bruta, aguenta bem, ainda mais na mão de dono sem cuidado. tipico carro que eu recomendaria para ter como frota, colocar na mão de "peão" e tal.

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Tem uma indústria têxtil aqui perto, que tinha algumas L200 pra lida da peãozada, trocaram todas por Ranger e, adivinhe, querem L200 de volta, Ranger dando muita manutenção.

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L200 é linda e duravel como eu disse a melhor a meu ver

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