Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
andrevm

Projeto VW Polo 9N Hatch

Recommended Posts

Olá amigos!

 

Comprei um VW Polo 9N Sportline 2005 e agora preciso montar aquele sisteminha SQ básico.

Já comprei quase tudo pro meu novo set, que foi definido da seguinte maneira:

 

- Head: Kenwood KDC-X693 (24 bit d/a, 4V RCA, EQ 5 bandas, HPF, LPF, Time Alignment)

- Amp: Rockford Fosgate Punch 400.4 (usado, único dono, selos originais de fábrica intactos)

- Kit 2 vias: Helix Esprit E62C (substituindo o MB Quart DSH-216, fotos na página 8)

- Coaxiais traseiros: Helix Blue B6X (ligados direto no player)

- Subwoofer: NAR 10" 180w (mesmo do set antigo...no futuro entra um JL 10W0v2)

- Cabos RCA: Knukonceptz Krystal 4Ch-6M

- Cabos de alimentação/terra: Knukonceptz KLMX Kable 4 gauge (21mm)

- Cabos speakers: Knukonceptz Klear Kable 12 gauge pros canais frontais e 10 gauge pro sub

- Porta-fusível: Stinger In-Line com fusível AGU de 60A

- Terminais para bateria/terra: Stinger

 

Antes de começar a brincadeira, gostaria de pegar algumas dicas com os donos de VW Polo que já fizeram a instalação por conta própria, lembrando que pretendo fazê-la da maneira mais clean possível, modificando o mínimo possível o carro:

 

- Onde passar o cabo de alimentação do cofre pro interior do carro?

- Quais os melhores lugares pra passar os cabos até o porta-malas?

- Vou precisar tirar os bancos? O que desmontar?

- Como fazer uma caixa boa pra esse porta-malas cheio de irregularidades nos cantos (pretendo fazer em MDF aproveitando ao máximo o espaço)?

 

Qualquer outra dica que facilite a instalação seria muito bem vinda!

Podem opinar quanto ao set também.....será que vai dar um resultado legal?? Tentei escolher o melhor possível em custo x benefício.

 

Algumas fotos da vítima:

 

4828677522_51816c94c6_z.jpg

 

4828069915_956a4f9241_z.jpg

 

4828069769_38dc764249_z.jpg

 

4828677074_b19cb86eec_z.jpg

 

4828076503_352cf8dd3f_z.jpg

 

Algumas fotos dos equipamentos e cabos:

 

5109695050_efa8c930cc_z.jpg

 

5109097575_a877f3a03a_z.jpg

 

5109695804_a172aca96b_z.jpg

 

5109696276_eb784f950c_z.jpg

 

5109698678_f39daa64b2_z.jpg

 

5109699008_842690980f_z.jpg

 

5109697052_6c82dbfda4_z.jpg

 

5109099659_0e4f947b82_z.jpg

 

5109697320_73a4f5f4d4_z.jpg

 

5109697966_358ff9ef10_z.jpg

 

5109100359_e7753a748c_z.jpg

 

5109105359_b9bf055b0c_z.jpg

 

5109105685_875584a184_z.jpg

 

5109704952_7d20d6af5c_z.jpg

 

5109107311_7b22516a76_z.jpg

 

5109106245_165b17fe66_z.jpg

 

5109705866_47c930eb31_z.jpg

 

5109700244_9588249004_z.jpg

 

5109701874_fa508a9d17_z.jpg

 

5109104161_a95f4ae44a_z.jpg

 

5109104735_39e892a245_z.jpg

 

5109703190_cdcb9aeb45_z.jpg

 

5109700602_1d0baa8cff_z.jpg

 

5109701198_5b2961d7f8_z.jpg

 

Valeu pessoal!

Agradeço a todos desde já!

Abraços!

Editado por andrevm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mid na porta com manta, essa porta é boa pra som

caixa de fibra na lateral

cabos de força pelo lado do motorista

Cabos rca no maio

Cabos dos falantes do lado do passageiro

 

Se for so usar esse amlpi ai, cabo de 16mm da, mais coloca logo um de 21mm ou 25mm se for pensar em fazer algo mais pra frente

 

ja tive um polo desse, e mexer nele é uma mer**, muito chato, um monte de acabamento chato de tirar, um monte de parafussos, e tarachas pra perder, manda alguem fazer, deixa o carro uma semana parado numa loja boa, vai ficar 10 o serviço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bah, está bemmm novinho o carro !!!!

 

Parabéns pela aquisição !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mid na porta com manta, essa porta é boa pra som

caixa de fibra na lateral

cabos de força pelo lado do motorista

Cabos rca no maio

Cabos dos falantes do lado do passageiro

 

Se for so usar esse amlpi ai, cabo de 16mm da, mais coloca logo um de 21mm ou 25mm se for pensar em fazer algo mais pra frente

 

ja tive um polo desse, e mexer nele é uma mer**, muito chato, um monte de acabamento chato de tirar, um monte de parafussos, e tarachas pra perder, manda alguem fazer, deixa o carro uma semana parado numa loja boa, vai ficar 10 o serviço.

 

Valeu Tarcizio!

 

O kit 2 vias vai ser instalado nos lugares originais do carro...mid na porta, tweeter na coluna. A manta eu acho que não tenho coragem pelo estado do carro...muito novo, todo original...pretendo preservá-lo assim o quanto for possível. Como a porta do Polo já é muito boa pra som, no máximo vou passar uma camada de feltro no forro de porta, pra evitar vibrações e ruídos.

Caixa de fibra...eu não conheço ninguém competente por aqui pra fazer uma com a devida qualidade que o set merece. Por isso, pensei nas de MDF mesmo, mas o porta-malas é complicadíssimo...este vai ser o maior desafio.

Quanto ao cabo de alimentação, vou no de 21mm mesmo. Por onde eu passo ele pra dentro do carro?

Já percebi que o Polo é muito complicado pra desmontar, as peças são realmente muito justas e cheia de detalhes. Mesmo assim, ainda prefiro arriscar sozinho e com cuidado do que colocar o carro na mão dos instaladores aqui da região. Pretendo encomendar apenas a caixa, baffles dos mids e apoio pro amp na lateral, em MDF...

Li alguns DIY no forum do Polo Clube e já consegui desmontar as portas sem problemas...minha dúvida é mais quanto os cabos, por onde devo passá-los e o que seria preciso desmontar no carro. Suas dicas já estão anotadas! No meu antigo Mille Fire eu consegui passar todos os cabos sem tirar os bancos...preciso tirá-los no caso do Polo?

 

Obrigado pela ajuda!

[]s

Editado por andrevm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bah, está bemmm novinho o carro !!!!

 

Parabéns pela aquisição !!!

Obrigado amigo!

Realmente dei sorte com esse carro...tá impecável e é completaço, todo original...não vejo a hora de montar esse sisteminha SQ pra ficar completo de verdade! :mac1

Valeu!

[]s

Editado por andrevm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

André, se for partir para caixas de fibra, posso recomendar a da Consaut, tive em um Civic e era muito boa (fibra grossa pacas) e bem-acabada. Só fixe-a MUITO bem, descobri que o segredo do rendimento dela está na fixação... outra, se usar caixa em fibra, provavelmente terá de fazer um fundo de porta-malas novo (fácil) em MDF fina e carpete, para 'liberar' o acesso ao estepe. Nada difícil, mas é bom avisar... quase todo carro que ví com caixa de fibra precisou disso, quando o forro original era em madeirite ou MDF. No Civic não precisei pq. a madeirite ficava apenas na faixa central... no C4, por exemplo, já precisaria. Dê uma verificada tbem no volume da caixa, se é ao menos próximo do que o seu sub requer... eu já cheguei a colocar um duto na minha caixa, e voltei ela para selada depois, para usar com outro sub. A minha era 12", meu sub era 10", fiz um acabamento em MDF para 'adaptar' o falante, brinquei um bocado com ela... hoje, eu tentaria achar a caixa primeiro, e pesquisaria quais subs interessantes (pro perfil e faixa de potência que disponho) topariam o volume que ela oferece.

 

 

Que eu me lembre, a porta do Polo não tem conector (a 'borracha' que liga a porta ao carro apenas protege os fios), o conector fica para o lado do carro snme. Tem tempo que eu ví e posso estar enganado, mas acho que é assim... se não quiser tirar bancos para passar a fiação e passar tudo pelas laterais, tente ao menos manter o positivo de um lado, e os RCAs e falantes+remoto do outro. Tem tudo para ficar um set bem bacana pra ouvir!!

 

Belo Polo, raridade um neste estado e completinho assim (AC digital, porta-copos, Bag duplo, tudo!). Parabéns!!! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

André, se for partir para caixas de fibra, posso recomendar a da Consaut, tive em um Civic e era muito boa (fibra grossa pacas) e bem-acabada. Só fixe-a MUITO bem, descobri que o segredo do rendimento dela está na fixação... outra, se usar caixa em fibra, provavelmente terá de fazer um fundo de porta-malas novo (fácil) em MDF fina e carpete, para 'liberar' o acesso ao estepe. Nada difícil, mas é bom avisar... quase todo carro que ví com caixa de fibra precisou disso, quando o forro original era em madeirite ou MDF. No Civic não precisei pq. a madeirite ficava apenas na faixa central... no C4, por exemplo, já precisaria. Dê uma verificada tbem no volume da caixa, se é ao menos próximo do que o seu sub requer... eu já cheguei a colocar um duto na minha caixa, e voltei ela para selada depois, para usar com outro sub. A minha era 12", meu sub era 10", fiz um acabamento em MDF para 'adaptar' o falante, brinquei um bocado com ela... hoje, eu tentaria achar a caixa primeiro, e pesquisaria quais subs interessantes (pro perfil e faixa de potência que disponho) topariam o volume que ela oferece.

 

 

Que eu me lembre, a porta do Polo não tem conector (a 'borracha' que liga a porta ao carro apenas protege os fios), o conector fica para o lado do carro snme. Tem tempo que eu ví e posso estar enganado, mas acho que é assim... se não quiser tirar bancos para passar a fiação e passar tudo pelas laterais, tente ao menos manter o positivo de um lado, e os RCAs e falantes+remoto do outro. Tem tudo para ficar um set bem bacana pra ouvir!!

 

Belo Polo, raridade um neste estado e completinho assim (AC digital, porta-copos, Bag duplo, tudo!). Parabéns!!! :legal:

 

Valeu RiQuati!!

Dei uma olhada nas caixas da Consaut pelo site...parecem bem feitas, mas a versão para o Polo Hatch tem apenas 20 litros, o que é bem pouco pra um NAR...pro futuro JL é algo a se pensar, mas não quero subutilizar o NAR, que me agrada bastante. Outro problema seria o valor e frete para MG...vai sair bem mais caro que uma de MDF. Eu acho que vou ter quer procurar um marceneiro e não uma loja de som automotivo...

 

O manual do Punch 400.4 diz que o cabo de alimentação deve ter até 9mm de diametro (8 gauge) e, realmente, o conector não parece dar espaço pra um cabo de 16 ou 21mm...como fazer pra usar 21mm? Posso simplesmente cortar alguns fios da ponta ate que caiba dentro do conector?

 

Ainda não tenho idéia de como vou passar esse cabo do cofre pro interior...tenho que dar uma analisada no carro.

 

Obrigado pela ajuda!

[]s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra fiação penso em três opções: usar um bloco distribuidor no porta-malas (eu uso um de 2 vias, comprei baratim com o Janderstyle, Stinger) entrando 21mm e saindo 9mm (o que tenho usa exatamente estas medidas, acho que no máximo vai a 13mm) - é bacana que já deixa pronto para o segundo amp, quando vier, e adiciona um fuse no circuito...); outra opção é usar um porta-fuse comum, de acrílico, e usar da seguinte forma: na entrada dele, retirar o 'redutor' para poder entrar o fio 21mm; e na saída, deixar o redutor para que o 9mm fique firme. Já fiz isso e funciona legal, ao menos para o porta-fuse da Corzus (12 reais aqui em MT). A terceira opção é conseguir um plug da Beyma com redutor, sei que existe (e de outras marcas tbem), mas honestamente não acho uma saída boa não... eu tentaria ao menos o porta-fuse simples, ou, se pensa em um segundo amp no futuro, já deixaria o bloco 2 vias com fuses MAXI (plásticos, grandões, coloridos) no jeito. Quando vier o segundo amp, só adicionar cabeamento e fuse, e boa... :)

 

Pra caixa, uma alternativa é fazer em MDF uma bem 'rente' ao banco, alta e estreita (observe só a profundidade do sub). Montei meu Focus assim, pra um sub 8" e dutada, 22 litros... fixei ela por dentro do banco (aparafusei a MDF à chapa do mesmo), pra tirar o estepe ou abrir espaço no porta-malas, era só rebater o encosto dele e a caixa ia junto. Como o banco era bi-partido, o amp ficou no outro 'lado', sozinho no rack... bem prático e simples de montar.

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra fiação penso em três opções: usar um bloco distribuidor no porta-malas (eu uso um de 2 vias, comprei baratim com o Janderstyle, Stinger) entrando 21mm e saindo 9mm (o que tenho usa exatamente estas medidas, acho que no máximo vai a 13mm) - é bacana que já deixa pronto para o segundo amp, quando vier, e adiciona um fuse no circuito...); outra opção é usar um porta-fuse comum, de acrílico, e usar da seguinte forma: na entrada dele, retirar o 'redutor' para poder entrar o fio 21mm; e na saída, deixar o redutor para que o 9mm fique firme. Já fiz isso e funciona legal, ao menos para o porta-fuse da Corzus (12 reais aqui em MT). A terceira opção é conseguir um plug da Beyma com redutor, sei que existe (e de outras marcas tbem), mas honestamente não acho uma saída boa não... eu tentaria ao menos o porta-fuse simples, ou, se pensa em um segundo amp no futuro, já deixaria o bloco 2 vias com fuses MAXI (plásticos, grandões, coloridos) no jeito. Quando vier o segundo amp, só adicionar cabeamento e fuse, e boa... :)

 

Pra caixa, uma alternativa é fazer em MDF uma bem 'rente' ao banco, alta e estreita (observe só a profundidade do sub). Montei meu Focus assim, pra um sub 8" e dutada, 22 litros... fixei ela por dentro do banco (aparafusei a MDF à chapa do mesmo), pra tirar o estepe ou abrir espaço no porta-malas, era só rebater o encosto dele e a caixa ia junto. Como o banco era bi-partido, o amp ficou no outro 'lado', sozinho no rack... bem prático e simples de montar.

 

:legal:

 

Fala RiQuati!! Não tenho planos de adicionar outro amplificador e gostei da idéia de usar o porta fusível...parece a mais adequada pro meu caso...mas, por curiosidade, se eu apenas cortar alguns fios na ponta do cabo de 21mm e estanhar bem, perderia rendimento em comparação com a solução do porta fusível?

 

Quanto à sua idéia da caixa bem rente ao banco, eu fiz exatamente isso no meu antigo set. Fiz a caixa o mais alta e larga possível, e a profundidade suficiente pra caber o sub:

 

portamalasuno.jpg

 

A idéia é fazer algo parecido, porém, quero uma caixa menor. Pra facilitar, vou projetá-la pra ocupar o lado direito do porta-malas (em amarelo), até esse maldito "ferro" (em vermelho) que corta o fundo. O que me mata são essas irregularidades nos cantos do porta-malas (em vermelho)...vou procurar um marceneiro pra ver o que é possível ser feito. Eu tinha pensado em colocar o amp na lateral, como no Mille, mas estou achando que posso simplificar o trabalho instalando ele no fundo do banco traseiro (em verde), conforme sua sugestão.

 

portamalas.jpg

 

O que me diz?

 

Muito obrigado pelas dicas!

[]s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala RiQuati!! Não tenho planos de adicionar outro amplificador e gostei da idéia de usar o porta fusível...parece a mais adequada pro meu caso...mas, por curiosidade, se eu apenas cortar alguns fios na ponta do cabo de 21mm e estanhar bem, perderia rendimento em comparação com a solução do porta fusível?

 

Quanto à sua idéia da caixa bem rente ao banco, eu fiz exatamente isso no meu antigo set. Fiz a caixa o mais alta e larga possível, e a profundidade suficiente pra caber o sub:

 

portamalasuno.jpg

 

A idéia é fazer algo parecido, porém, quero uma caixa menor. Pra facilitar, vou projetá-la pra ocupar o lado direito do porta-malas (em amarelo), até esse maldito "ferro" (em vermelho) que corta o fundo. O que me mata são essas irregularidades nos cantos do porta-malas (em vermelho)...vou procurar um marceneiro pra ver o que é possível ser feito. Eu tinha pensado em colocar o amp na lateral, como no Mille, mas estou achando que posso simplificar o trabalho instalando ele no fundo do banco traseiro (em verde), conforme sua sugestão.

 

portamalas.jpg

 

O que me diz?

 

Muito obrigado pelas dicas!

[]s

 

Se quiser estanhar a ponta não vai ter perdas como se usar um cabo fino da bateria até o amp, o problema que realmente num tem muito jeito de fazer isto, vc vai perceber quando tiver com o cabo de 21mm na mao, é muito grosso e dificil de conciliar os 2 no soquete do punch.

Falo isto pois convivi bons e longos 4 anos com o meu, porém agora ele se foi!

No meu carro eu utilizo um 16mm e tive que fazer isto e mesmo assim, mal entrou!

Acredito que o distribuidor deixaria o acabamento muito melhor, já que não deseja adicionar outro amp, colocaria um fusível como o Riquati indicou..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se quiser estanhar a ponta não vai ter perdas como se usar um cabo fino da bateria até o amp, o problema que realmente num tem muito jeito de fazer isto, vc vai perceber quando tiver com o cabo de 21mm na mao, é muito grosso e dificil de conciliar os 2 no soquete do punch.

Falo isto pois convivi bons e longos 4 anos com o meu, porém agora ele se foi!

No meu carro eu utilizo um 16mm e tive que fazer isto e mesmo assim, mal entrou!

Acredito que o distribuidor deixaria o acabamento muito melhor, já que não deseja adicionar outro amp, colocaria um fusível como o Riquati indicou..

 

Gustavo...vc tem razão...dá pra ver que dois cabos de 21mm não cabem lado a lado nos conectores do 400.4.

Vou usar a dica do RiQuati e colocar um porta fusível pra reduzir a bitola pra 9mm.

 

Estou completamente indeciso quanto ao layout da instalação...não sei se faço como no meu projeto antigo ou se coloco o amp no encosto do banco traseiro...pensei nesta ultima opção pela facilidade na instalação, mas acho que a caixa ocupando todo o fundo do porta-malas aproveita melhor o espaço. Fiz um projetinho da caixa no BassBox Pro 6:

 

bassbox.jpg

 

Valeu!!

[]s

Editado por andrevm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pequenas progressões...

Medi o porta-malas com cuidado e fiz um projeto da caixa em 3D, utilizando o software SketchUp (Google):

 

http://www.youtube.com/watch?v=sZPxLtz19mM

 

Levei pra um marceneiro reconhecido e ele encarou o serviço...garantiu que fica bem feito, mas cobrou caro por isso: R$220, sem acabamento externo, só a chapa de MDF 18mm e a mão de obra. Eu mesmo vou mandar o carpete depois...

Um detalhe que não coloquei no desenho, mas solicitei no orçamento, foram duas travas internas pra melhorar a rigidez da caixa e evitar vibrações...achei necessário por se tratar de uma caixa muito larga.

Antes de começar, vou fazer um orçamento com mais 2 marceneiros, pra comparação.

 

Fiz hoje o pedido dos cabos RCA Krystal 4ch-6m, porta-fusível e terminais para bateria e terra, tudo da Knukonceptz.

Cabos de alimentação e falantes vou comprar nacionais mesmo...alguém indica uma marca boa com preço legal?

 

Valeu galera...aos poucos eu chego lá!

[]s

Editado por andrevm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pequenas progressões...

Medi o porta-malas com cuidado e fiz um projeto da caixa em 3D, utilizando o software SketchUp (Google):

 

http://www.youtube.com/watch?v=Cq845sLMqQc

 

Levei pra um marceneiro reconhecido e ele encarou o serviço...garantiu que fica bem feito, mas cobrou caro por isso: R$220, sem acabamento externo, só a chapa de MDF 18mm e a mão de obra. Eu mesmo vou mandar o carpete depois...

Um detalhe que não coloquei no desenho, mas solicitei no orçamento, foram duas travas internas pra melhorar a rigidez da caixa e evitar vibrações...achei necessário por se tratar de uma caixa muito larga.

Antes de começar, vou fazer um orçamento com mais 2 marceneiros, pra comparação.

 

Fiz hoje o pedido dos cabos RCA Krystal 4ch-6m, porta-fusível e terminais para bateria e terra, tudo da Knukonceptz.

Cabos de alimentação e falantes vou comprar nacionais mesmo...alguém indica uma marca boa com preço legal?

 

Valeu galera...aos poucos eu chego lá!

[]s

 

 

Continue nesta linha que o projeto ta ficando bacana...

Eu vou deixar pra fazer todo o cabeamento eletrico no final!

Quero comprar o techflex pra cobrir todos os cabos e fazer tudo com terminais e acabamento com termo-retratil como deve ser..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Continue nesta linha que o projeto ta ficando bacana...

Eu vou deixar pra fazer todo o cabeamento eletrico no final!

Quero comprar o techflex pra cobrir todos os cabos e fazer tudo com terminais e acabamento com termo-retratil como deve ser..

 

É Gustavo...aí fica profissional mesmo!

Eu pretendo não gastar mais com o set, que já passou um pouco do que eu planejei, como sempre...vou utilizar os terminais da Knukonceptz pra bateria e pro terra...os conectores do Punch 400.4 dispensam terminais...vou apenas fazer uma boa solda na ponta de todos os fios e xuxar pra dentro...acho que se for feito com cuidado, vou conseguir um bom aproveitamento dos equipamentos! Valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ja passou a fiação? se sim precisou tirar os bancos? estou querendo dar uma mexida no meu...

 

Os cabos ainda não chegaram por completo...apenas os paralelos para os falantes...faltam cabos RCA, cabo de alimentação, porta fusível e terminais, divididos em 2 pacotes.

Comprei RCA de 6 metros e acredito que vou conseguir passar pelo lado direito do carro, junto com os paralelos. O de alimentação vai pelo lado esquerdo. Como não vou passar nada pelo meio do carro, minha idéia é não tirar os bancos.

Assim que chegarem os 2 pacotes eu vou começar a brincadeira...farei o possível pra fotografar os passos, assim vc consegue ter uma idéia do trabalho.

 

A boa notícia é que o kit 2 vias chegou em perfeitas condições e sem tarifas alfandegárias...já estou com quase tudo na mão...

A lateral em MDF que vai suportar o amplificador já está pronta e a caixa pro sub, em construção.

 

Aguardando o head e os cabos...

Editado por andrevm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caaaaaaaaaaacete, eu escrevi um post imenso tentando sanar todas as suas dúvidas e deu erro na porcaria do fórum, huahauahua...

 

Vamos lá...

 

André, eu tenho um polo 2010 e fiquei com inveja do seu, está impecável, meus parabéns !

 

Quanto a parte do DIY, na minha humilde opnião o polo é um carro fácil de se trabalhar, porém, tem que manusear tudo com muito cuidado pois as malditas tarrachinhas se quebram fácil..

 

Para passar os cabos faça isso que o tarcizio falou, o primeiro passo é tirar os bancos, coisa fácil, só tome cuidado para não riscar a parte de plástico perto da porta ( quando tirei os meus fiz alguns risquinhos...rsrs )

 

Depois disso comece puxando as "abas" de plástico que ficam na lateral, na parte do motorista tem um botãozinho, ai você precisa tirar o plug, fica bem abaixo do cinto de segurança.

 

Na parte do meio do carro onde fica o freio de mão e a coifa do câmbio, existem 2 peças que são separadas, comece tirando a que tem um porta-copos puxe-a para trás e para cima, depois disso é só puxar o resto para cima, cuidado com o acendedor de cigarros, ele também possui um plug branco, você precisa tirá-lo antes de puxar a peça, mas é coisa fácil também...

 

Depois dos cabos passados, fixe as partes de plástico com força e aproveite para dar aquela geral e verificar se não há nenhuma tarrachinha solta, faça tudo com capricho que nunca mais vai precisar mexer em nada..

 

Bom, eu tinha escrito muita coisa, mas acho que assim ta bem resumido, as portas do polo são bem "seladas" mesmo sem manta asfáltica não vai se arrepender em colocar os mids na porta..

 

Quanto ao porta-malas, maldito seja, ele é ridiculamente pequeno e acho que mandou bem na idéia da caixa.. a minha eu fiz na lateral esquerda, como é um sub um pouco maior que o seu, ficaria inviável colocar embaixo do estepe ou atrás do banco.. fiz a minha com fibra e massa plástica, ficou bem rígida, eu gostei do resultado, os amps ficaram separados mas eu já desencanei de espaço no PM do polo, é como tirar leite de pedra...

 

Se precisar de alguma ajuda da um grito, boa sorte com o projeto e monte tudo com cuidado, se servir de ajuda segue meu tópico abaixo:

 

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=151882&st=0&p=2230438entry2230438

 

Grande Abraço !!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caaaaaaaaaaacete, eu escrevi um post imenso tentando sanar todas as suas dúvidas e deu erro na porcaria do fórum, huahauahua...

 

Vamos lá...

 

André, eu tenho um polo 2010 e fiquei com inveja do seu, está impecável, meus parabéns !

 

Quanto a parte do DIY, na minha humilde opnião o polo é um carro fácil de se trabalhar, porém, tem que manusear tudo com muito cuidado pois as malditas tarrachinhas se quebram fácil..

 

Para passar os cabos faça isso que o tarcizio falou, o primeiro passo é tirar os bancos, coisa fácil, só tome cuidado para não riscar a parte de plástico perto da porta ( quando tirei os meus fiz alguns risquinhos...rsrs )

 

Depois disso comece puxando as "abas" de plástico que ficam na lateral, na parte do motorista tem um botãozinho, ai você precisa tirar o plug, fica bem abaixo do cinto de segurança.

 

Na parte do meio do carro onde fica o freio de mão e a coifa do câmbio, existem 2 peças que são separadas, comece tirando a que tem um porta-copos puxe-a para trás e para cima, depois disso é só puxar o resto para cima, cuidado com o acendedor de cigarros, ele também possui um plug branco, você precisa tirá-lo antes de puxar a peça, mas é coisa fácil também...

 

Depois dos cabos passados, fixe as partes de plástico com força e aproveite para dar aquela geral e verificar se não há nenhuma tarrachinha solta, faça tudo com capricho que nunca mais vai precisar mexer em nada..

 

Bom, eu tinha escrito muita coisa, mas acho que assim ta bem resumido, as portas do polo são bem "seladas" mesmo sem manta asfáltica não vai se arrepender em colocar os mids na porta..

 

Quanto ao porta-malas, maldito seja, ele é ridiculamente pequeno e acho que mandou bem na idéia da caixa.. a minha eu fiz na lateral esquerda, como é um sub um pouco maior que o seu, ficaria inviável colocar embaixo do estepe ou atrás do banco.. fiz a minha com fibra e massa plástica, ficou bem rígida, eu gostei do resultado, os amps ficaram separados mas eu já desencanei de espaço no PM do polo, é como tirar leite de pedra...

 

Se precisar de alguma ajuda da um grito, boa sorte com o projeto e monte tudo com cuidado, se servir de ajuda segue meu tópico abaixo:

 

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=151882&st=0&p=2230438entry2230438

 

Grande Abraço !!

 

 

Caro BieeL! Muito obrigado pelas dicas!! Que pena que perdeu o primeiro post...eu também tive problemas com o fórum recentemente, algumas vezes...

Excelente o seu tópico! Que maravilha de set e de instalação...mandou muito bem, parabéns! A roda que vc colocou no seu Polo é muito bonita...vc tem bom gosto, ficou muito legal!

 

Realmente, o porta-malas do Polo é muito pequeno e muito chato de trabalhar...os cantos irregulares são de matar. Tentei fazer o amplificador embutido na lateral esquerda, mas ali também não há espaço pra nada...talvez um PDX, hehe. Vai ficar pra fora mesmo, atrapalhando um pouco mais o uso do porta-malas, mas nada grave. A caixa vai ficar com 22cm de profundidade, sem cortar o espaço. Não dá pra fazer milagre, mas acho que vai aproveitar bem.

 

O que vc acha de fazer a instalação como eu disse no post anterior? Pretendo passar o cabo de alimentação (4 AWG) pelo lado esquerdo do carro, saindo do cofre pelo paralamas e entrando naquela borracha entre as trincas da porta dianteira. Ele vai sair atrás do acabamento de plástico que tem a alavanca de abrir o capô, de onde vai seguir pela canaleta até o porta-malas. Cabos RCA e speaker vão na canaleta do lado direito. Dessa forma eu não precisaria desmontar o console central nem os bancos, o que me deixa bastante animado. Minhas dúvidas são:

 

1 - É possível? Há espaço nas canaletas pra fazer isso? O cabo de alimentação tem cerca de 25mm2, mas vai sozinho do lado esquerdo. Os cabos speaker são de 12 AWG, cerca de 3mm2, e vão junto com o cabo RCA de 4 canais e o remoto, mas este é bem fininho.

 

2 - Como desmontar a alavanca de abrir o capô e o acabamento de plástico? Um vez tentei e quase me matei de raiva, sem sucesso.

 

3 - Tem algum ponto bom pra fazer o aterramento do amplificador na lateral esquerda do porta-malas?

 

E continuo esperando os cabos...

Valeu demais pela força!

Abração!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, que bom que gostou André, agora anoite vou postar mais algumas fotos.

 

Bom, quanto ao cabo de força o meu também está pelo lado esquerdo, mas a única coisa que não fiz foi passar o cabo de força, pois este eu aproveitei da instalação antiga, o cabo de força e o dijuntor já estavam instalados quando comecei esse novo set, vou dar uma olhada pra ver como que está e te aviso.

 

A respeito da alavanca que abre o capô, a peça de plástico que fica por tras dela só sai depois que você tira a própria alavanca, pra tirar a alavanca puxe-a para "fora" nem pra cima, nem pra baixo, simplesmente um puxão reto, para fora..(explicar sem fotos é dificil)

De qualquer forma, pode puxar que ela sai, não tem nenhum mistério, ai assim que puxar a alavanca, puxe a peça plástica por cima, ela só é fixada com aqueles grampinhos brancos, então não fique com medo, puxe com cuidado, que ela sai fácil.

 

Depois disso acredito que uma pequena parte dessa peça fique por baixo das "abas" laterais, ai é só ir puxando, que uma coisa leva a outra..

 

Bom, acho que é isso, qualquer dúvida estamos ai.

 

Abraço !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, que bom que gostou André, agora anoite vou postar mais algumas fotos.

 

Bom, quanto ao cabo de força o meu também está pelo lado esquerdo, mas a única coisa que não fiz foi passar o cabo de força, pois este eu aproveitei da instalação antiga, o cabo de força e o dijuntor já estavam instalados quando comecei esse novo set, vou dar uma olhada pra ver como que está e te aviso.

 

A respeito da alavanca que abre o capô, a peça de plástico que fica por tras dela só sai depois que você tira a própria alavanca, pra tirar a alavanca puxe-a para "fora" nem pra cima, nem pra baixo, simplesmente um puxão reto, para fora..(explicar sem fotos é dificil)

De qualquer forma, pode puxar que ela sai, não tem nenhum mistério, ai assim que puxar a alavanca, puxe a peça plástica por cima, ela só é fixada com aqueles grampinhos brancos, então não fique com medo, puxe com cuidado, que ela sai fácil.

 

Depois disso acredito que uma pequena parte dessa peça fique por baixo das "abas" laterais, ai é só ir puxando, que uma coisa leva a outra..

 

Bom, acho que é isso, qualquer dúvida estamos ai.

 

Abraço !

 

 

Ótimas dicas, BieeL! Valeu!

 

Da última vez que tentei tirar a alavanca eu não consegui...fiquei com medo de quebrar alguma coisa e economizei na força....preferi pedir ajuda antes pra evitar desastres, mas agora entendi bem a sua explicação...apenas puxar pra fora, no sentido do console central, certo?

Já tenho tudo em mente e acho que o único problema que posso encontrar é a questão do espaço para os cabos...se passarem numa boa, vai dar tudo certo. Já encontrei um lugar perfeito pro terra bem pertinho do amp...um problema a menos!

Cabos de alimentação e speakers já estão na mão...faltam cabo RCA, porta-fusivel e terminais! Não aguento mais esperar... :banghead

Vou pegar a câmera de um amigo emprestada pra começar a registrar a instalação...

 

Obrigado!

[]s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se não couber no borne do amp, basta colocar um redutor. Sempre é bom devido a ups, passar um cabo grosso logo de vez.

Para levar o cabo do cofre até o malas, tem que passar por baixo do carro. Sai do cofre, entra naquela "saia" que tem embaixo do carro, e entra por um buraco que tem no banco traseiro. Levanta o banco que no canto esquerdo vc erá uma "borrachinha".

Siga pelo lado do motorista. Menor metragem. É só colocar dentro de um conduíte que dê boa.

Editado por beraldo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se não couber no borne do amp, basta colocar um redutor. Sempre é bom devido a ups, passar um cabo grosso logo de vez.

Para levar o cabo do cofre até o malas, tem que passar por baixo do carro. Sai do cofre, entra naquela "saia" que tem embaixo do carro, e entra por um buraco que tem no banco traseiro. Levanta o banco que no canto esquerdo vc erá uma "borrachinha".

Siga pelo lado do motorista. Menor metragem. É só colocar dentro de um conduíte que dê boa.

 

Valeu Beraldo! Com certeza não cabe...o cabo Knukonceptz tem cerca de 29mm2...no bourne do amp suporta no máximo uns 10mm2. Acho que a dica do RiQuati é a mais econômica...vou comprar um porta-fusivel dos mais simples pra fazer a redução da bitola.

A boa nova é que consegui passar o cabo por dentro do carro numa boa! Vou postar umas fotos...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi pessoal!

 

Dei o primeiro passo da instalação passando o cabo positivo pelo lado esquerdo do carro, da maneira como havia previsto. O cabo sai da bateria e entra logo atrás do farol, passando entre o cofre e o paralama dianteiro até a porta do motorista. O mais curioso foi que usei um cabo de vassoura como guia, acreditem se quiser. Amarrei o cabo na ponta do cabo de vassoura e enfiei este pelo vão da porta pra dentro do paralama, até chegar perto do farol, de onde consegui pegar o cabo e puxar pra dentro do cofre...foi tosco, mas resolveu o problema com muita simplicidade.

 

5117752162_ac146388c2_z.jpg

 

5117148971_3ac0b85023_z.jpg

 

O cabo passa pra dentro do carro através de uma borracha que fica entre os trincos da porta. Fiz um pequeno furo na borrada com a chave de fenda e empurrei o cabo por ele....dessa forma, ficou bem apertado e completamente vedado.

 

5109726398_49ce76a5b2_z.jpg

 

5109128467_025ef4d3c6_z.jpg

 

A parte mais difícil, como eu já previa, foi desmontar a alavanca de abrir o capô...novamente, não consegui! Fiz muita força, alavanquei com chave de fenda por todos os lados e desisti com medo de quebrar...tem alguma manha pra tirar essa maldita peça. :banghead

Com a ajuda de um amigo e de um pouco de sorte, conseguimos pegar o cabo sem tirar a peça e empurrá-lo pra baixo, por tras do acabamento...deu certo e ele apareceu logo abaixo, pronto pra correr na canaleta...foi lindo! [-]

 

5109128703_9f7f99e58f_z.jpg

 

Ao contrário do que eu imaginava, há um espaço generoso por baixo dos acabamentos plásticos...o cabo de 29mm2 encaixou perfeitamente e correu liso até o porta-malas, sem nenhuma dificuldade. As peças encaixaram perfeitamente no lugar!

 

5109129137_fcb719bfc7_z.jpg

 

5109727598_256578f98e_z.jpg

 

5109129595_79114680aa_z.jpg

Dá pra ver o cabo de vassoura ali atrás....hehehe! hand26

 

Aqui uma foto da lateral em MDF que vai servir de suporte para o amplificador...falta fazer o acabamento em carpete.

 

5109728078_6d2e387f67_z.jpg

 

Adicionei algumas fotos dos equipamentos e cabos no post inicial...o subwoofer está com o marceneiro que vai fazer a caixa e continuo aguardando o HU Kenwood (aguardando o documento de arrecadação dos tributos na agência do meu bairro), cabos RCA, porta-fusível e terminais Knukonceptz que, provavelmente, estão parados na receita federal. :blink:

 

Obrigado pela ajuda de todos! Continuem dando dicas!!

Abraços!

Editado por andrevm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...