Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Naguinho

Projeto com caixa cornetada

Recommended Posts

Caixa cornetada não tem mistério se o uso for genérico.

Agora, quanto mais você precisar aumentar o rendimento dela, mais complicada vai ficando.

Dessas caixas por aí, inclusive 99% dos projetos que se vê pelo fórum, não tem mais de 3 cálculos...

PERGUNTA: Qual a medida (largura e altura) disponíveis?

Com base nisto, 50% do projeto de uma corneta simples e eficiente já está pronto.

Posta ai as formulas Kleber, pra gente saber como é q se faz o calculo :mac1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra uma corneta simples, não precisa de "cálculos"...

Faça a maior área de boca possível (ou seja, use a máxima área possível). A área da garganta será a própria área do cone. E o comprimento será em razão do espaço disponível também.

Cada um vai ter seus modos de fazer, mas a angulação da corneta (ou seja, a taxa de crescimento da área da garganta) pode ficar em 45 graus para um bom valor. A minha atual mesmo cresce em 45 graus.

Se vai usar mais de um falante, o ideal é montar uma multicelular, ou partir para arranjos mais complicados.

Pra uma corneta simples, feita pra 2 woofers de 8", em um espaço pequeno (no caso, 90 de largura e 30 de profundidade) pode ficar assim:

74361821.jpg

E já funciona a contento. Neste caso, não tem muita ciência nos cálculos, pois, como o ganho é baixo, o único problema causado é o tamanho mesmo.

AGORA, se formos partir pra cornetas com grande ganho, faixa estreita de resposta, diretividade controlada e etc, aí a porca torce o rabo. E na real? AQUI, no fórum, atualmente, não tem ninguém que possa fazer um projeto desses dentro de parâmetros específicos...

A minha mesmo foi na "tora"... fiz o desenho mais coerente e parti pro serrote. Deu certíssimo, faz milagre com 200W na bundinha, mas ficou enorme. A minha primeira foi o mesmo esquema, 2 triaxiais de 5" num cornetão com 1 metro x 30 cm. Aquela sim fez milagres... hauhauhauhauhauhauhau

Compartilhar este post

Link para o post

E o motivo de eu ter "elogiado" o diógenes.. é que ele (Até onde eu saiba) NUNCA se negou a dar nenhuma informação ou tirar nenhuma dúvida! Sempre que mandei MP ou perguntei nos tópicos, ele respondeu! TEve vez ou outra que passou batido, mas ele mesmo falou (quando cobrei a pergunta) que ele n tinha visto, tinha passado despercebido!

entendi ...

Compartilhar este post

Link para o post

o nosso amigo bloom pegou a sindrome de fechar os topicos, deveria acabar com todos e ficar somente com o campo de pesquisas.é uma pena esse forum nas mãos de certos moderadores que se não podem ajudar ou responde, por se jugarem donos da razão :mac1

Discordo totalmente. Falar que o Bloom não ajuda é um absurdo!

Tem inclusive um tópico no Coffee Break zuando o Bloom como Flooder (e Fiuk :P), porque ele foi Top Poster do dia com 50 e poucos posts... E pode ter certeza, MUITOS desses posts foram ajudando os membros aqui.

Não seja injusto ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Pra uma corneta simples, não precisa de "cálculos"...

Faça a maior área de boca possível (ou seja, use a máxima área possível). A área da garganta será a própria área do cone. E o comprimento será em razão do espaço disponível também.

Cada um vai ter seus modos de fazer, mas a angulação da corneta (ou seja, a taxa de crescimento da área da garganta) pode ficar em 45 graus para um bom valor. A minha atual mesmo cresce em 45 graus.

Se vai usar mais de um falante, o ideal é montar uma multicelular, ou partir para arranjos mais complicados.

Pra uma corneta simples, feita pra 2 woofers de 8", em um espaço pequeno (no caso, 90 de largura e 30 de profundidade) pode ficar assim:

74361821.jpg

E já funciona a contento. Neste caso, não tem muita ciência nos cálculos, pois, como o ganho é baixo, o único problema causado é o tamanho mesmo.

AGORA, se formos partir pra cornetas com grande ganho, faixa estreita de resposta, diretividade controlada e etc, aí a porca torce o rabo. E na real? AQUI, no fórum, atualmente, não tem ninguém que possa fazer um projeto desses dentro de parâmetros específicos...

A minha mesmo foi na "tora"... fiz o desenho mais coerente e parti pro serrote. Deu certíssimo, faz milagre com 200W na bundinha, mas ficou enorme. A minha primeira foi o mesmo esquema, 2 triaxiais de 5" num cornetão com 1 metro x 30 cm. Aquela sim fez milagres... hauhauhauhauhauhauhau

Boaaaa Kleber :legal:

Pode acrescentar mais alguma coisa?!

Compartilhar este post

Link para o post

seria mais interessante ter um tutorial em português explicando melhor como se meche no hornresp que é o programa que simula caixa cornetada tanto directividade constante como exponêncial ai sim seria um bom salto para os forista interessado na construção desse tipo de caixa

tenho ele instalado aqui no comp e pretendo a partir dele construir uma boa corneta de médio grave

se tivesse mais alguem que meche com ele seria mais interessante ensinar a pescar do que da o peixe né

Compartilhar este post

Link para o post

eu pensei também numa corneta, mas por falta de conhecimento no assunto (e olha q eu pesquisei) acabei optando por um projeto do bonatti.

http://img101.imageshack.us/i/dsc03232t.jpg/

agora só falta colocar 2 mg descente nela.

edit - maldito português

Editado por cjainf

Compartilhar este post

Link para o post

Boaaaa Kleber :legal:

Pode acrescentar mais alguma coisa?!

Pra cornetas simples em lugares sem espaço, é isto.

Pra quem precisa de um projeto bem definido, com corte superior e inferior previstos, alto ganho e etc, só usando ferramentas como Hornresp, mas ele sozinho não faz nada... a construção é até mais importante que os dados entregues pelo Hornresp.

Porquê?

Porquê se errar na construção muitos problemas vão surgir.

Mexer com corneta não tem mistério. Fazer uma BOA corneta exige técnica, mas pra uma corneta funcionar bem, não precisa ser nenhum Dickason.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, valor lá a algumas coisas basicas sobre horns, pra quem quiser aprender...

Corneta é composta de duas partes: Garganta e boca. Garganta é a parte progressiva da corneta, e boca é o final dela.

O tamanho da boca determina a resposta em baixas frequências. O perímetro dela é que determina a resposta.

A garganta tem duas funções: No começo, é onde o ar é comprimido, e no meio, onde ele vai se "transformando" (sim, uma horn é um transformador). No começo o ar tem POUCO VOLUME e GRANDE PRESSÃO. No final, vai ter GRANDE VOLUME, POUCA PRESSÃO. Não estou falando de volume e pressões audíveis, estou falando sobre massa de ar.

Sendo assim, quanto maior a pressão no começo da garganta, maior o SPL.

E o que determina a pressão?

A relação entre a quantidade de ar no começo desta garganta, e a quantidade de ar deslocado pelo falante.

Só que, quanto mais você reduz a quantidade de ar pra aumentar a pressão, menor é a resposta em baixas frequências (a resposta em altas melhora, se não tiver nenhum problema de fase nesta área), e mais ela distorce, ou seja, faz aquele barulho de corneta tocando no talo. Isto porquê o próprio ar distorce, o ar é elástico!

Sabendo disto, é fácil descobri como fazer uma boa corneta. Nem precisa de Hornresp para projetos simples.

Compartilhar este post

Link para o post

ah...

nao entendi nada... kkk

tem muito calculo nessa coisa pra minha cabeça :banghead

qdo vc fala em "relação entre a quantidade de ar no começo desta garganta, e a quantidade de ar deslocado pelo falante" seria o angulo de abertura e o calculo eh, pode ser, quase o mesmo da linha das LT (nao lembro a formula, depois eu procuro)??

Editado por cjainf

Compartilhar este post

Link para o post

Mexer com corneta não tem mistério. Fazer uma BOA corneta exige técnica, mas pra uma corneta funcionar bem, não precisa ser nenhum Dickason.

:rever1::+1

Compartilhar este post

Link para o post

seria mais interessante ter um tutorial em português explicando melhor como se meche no hornresp que é o programa que simula caixa cornetada tanto directividade constante como exponêncial ai sim seria um bom salto para os forista interessado na construção desse tipo de caixa

tenho ele instalado aqui no comp e pretendo a partir dele construir uma boa corneta de médio grave

se tivesse mais alguem que meche com ele seria mais interessante ensinar a pescar do que da o peixe né

tenho o tuto em ingreis, se alguem se dispor a traduzir.....

Compartilhar este post

Link para o post

eu pensei também numa corneta, mas por falta de conhecimento no assunto (e olha q eu pesquisei) acabei optando por um projeto do bonatti.

http://img101.imageshack.us/i/dsc03232t.jpg/

agora só falta colocar 2 mg descente nela.

edit - maldito português

E essa caixa ae toca legal? onde tem o projeto dela? vo mudar minha caixa dos mg e corneta tb, mas não sei ainda qual fazer..

Compartilhar este post

Link para o post

E essa caixa ae toca legal? onde tem o projeto dela? vo mudar minha caixa dos mg e corneta tb, mas não sei ainda qual fazer..

segundo o bonatti, ganho de ateh 6db na faixa de mg. projetada para pra snake esx, esv e a linha soft e heavi da tomahawk 10".

mas toca muito bem com pw3, soh q como ainda nao tenho (to pensando no over 10mg300) nao posso afirmar com 100% de certeza.

as medidas se nao me engano e 91x32x38, to no trabalho agora, mas tenho as medidas depois eu posto.

Compartilhar este post

Link para o post

Boaa Kleber! Valeu pelas informações!

Outra coisa, tu tem noticias do Subsonic?! Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

vou mandar oq tenho aqui, mas todos têm q prometer q vão postar as caixas q fizerem., rsrs

tradução horn resp

[url=http://www.4shared.com/file/JdjEoGa-/Traduo_hornresp.html][/url]http://www.4shared.com/file/JdjEoGa-/Traduo_hornresp.html

Não lembro onde achei, talvez na audiolist

Editado por JgGemal

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...