Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RenanLopes

[Bomber Speakers] - "Paredão" Acoplamento Vertical

Recommended Posts

Belo Topico! :legal:

 

Rehnan cara, falei com tu no orkut comentando que soube um dia desses q tu tava na Bomber, mas acho que tu nao viu hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Renan, não coloquei os médio-graves junto aos drivers e tweeters por uma simples questão de distribuição de peso! Só isso.

Mas a trazeira pode não ter a fidelidade de um Line bem processado, mas em termos de SPL e de alcance, a trazeira deu de olé na frente que ficou mais "harmoniosa" e menos eficiente!

 

Olha a dianteira do trio:

 

03_7.jpg

 

Diógenes,

 

Foi extamente essa imagem que recebi, por isso meu comentário.

O que poderia ser feito para amenizar os problemas com Comb-Filter, seria angular as cornetas e tweeters, entre eles, o mesmo que a abertura horizontal de dispersão da corneta. Acredito que seja algo próximo do 90°.

Ao menos que ambos os lados trabalhem em Stereo com fontes diferente, pois nessas circunstâncias amenizaria muito os problemas causados.

Mas acredito que deve estar tudo em mono...

 

 

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Belo Topico! :legal:

 

Rehnan cara, falei com tu no orkut comentando que soube um dia desses q tu tava na Bomber, mas acho que tu nao viu hehe

 

Fala campeão..

 

Não estou conseguindo tempo pra vê o orkut!

Mas vamos nos falando.

 

Abraço,

 

RenanLopes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Renan, me tira uma duvida sobre o seu projeto.

 

 

Porque o af de 8" não fica proximo ao maior de 15"?

 

Não seria o mais certo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

POSSO ESTAR errado , mas acredito que seja por conta de ele querer os agudos saindo pelo centro ... ou será que não ? rsrsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Renan, me tira uma duvida sobre o seu projeto.

 

 

Porque o af de 8" não fica proximo ao maior de 15"?

 

Não seria o mais certo?

 

Elias,

 

Em ambos os casos, estariam corretos.

O ponto de crossover entre eles está em 150Hz, ou seja 2,29 mts deveria ser a máxima distância entre eles.

Só coloquei no meio para ter uma melhor integração entre as vias. Numa virada de bateria por exemplo, teria uma harmonia e teríamos uma menor percepção de quem está emitindo o sinal.

 

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Elias,

 

Em ambos os casos, estariam corretos.

O ponto de crossover entre eles está em 150Hz, ou seja 2,29 mts deveria ser a máxima distância entre eles.

Só coloquei no meio para ter uma melhor integração entre as vias. Numa virada de bateria por exemplo, teria uma harmonia e teríamos uma menor percepção de quem está emitindo o sinal.

 

Att,

RenanLopes

 

 

Gostei!

 

Bela sacada!

 

Muitos lines são assim na verdade, né?

 

Eu não me conformo de que os drivers no canto direito, o nosso ouvidinho direito sofra mais do que o esquerdo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostei!

 

Bela sacada!

 

Muitos lines são assim na verdade, né?

 

Eu não me conformo de que os drivers no canto direito, o nosso ouvidinho direito sofra mais do que o esquerdo.

 

 

Renan,

 

Faz sentido associar caixas cornetadas p/ a via de médio-graves, em um sistema montado com acoplamento vertical,

estilo este do tópico? Claro, tudo devidamente processado, etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Renan, fiz um rápido esboço, pra você me dar uma luz.

Eu posso fazer esse tipo de agrupamento nos auto-falantes, principalmente médio graves?

Ou o certo seria o empilhamento total mesmo?

 

Quais as medidas dessa guia de ondas da bomber? Ela é pra 1" ou 2"?

 

paredo.jpg

 

Legenda:

 

Vermelho: 18"

Verde: 12"

Amarelo: Empilhamento de drivers com guia de ondas (qual?)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Elias,

 

Como o sistema é todo mono, não teríamos grandes problemas com stereofonia nos transdutores.

E qual ouvido será afetado mais.. Aquele que ficar mais tempo exposto a maior pressão, seja ela em qual freqüência for. Como o sistema deve estar alinhado e a maior pressão depende do que esteja tocando, e não de onde...

Pode, tranqüilamente, acoplar cornetas na vertical. Desde que respeite seus limites de aplicação e considere os ganhos, em baixa freqüência, quando aumenta a área de boca para mesma banda passante.

 

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Renan, fiz um rápido esboço, pra você me dar uma luz.

Eu posso fazer esse tipo de agrupamento nos auto-falantes, principalmente médio graves?

Ou o certo seria o empilhamento total mesmo?

 

Quais as medidas dessa guia de ondas da bomber? Ela é pra 1" ou 2"?

 

paredo.jpg

 

Legenda:

 

Vermelho: 18"

Verde: 12"

Amarelo: Empilhamento de drivers com guia de ondas (qual?)

 

Elias,

 

Funciona muito bem essa tua disposição dos falantes, Só não sei se essa configuração entra numa carretinha, já que só os diâmetros de falante mais a guia vc tem 1,71m. De repente de lado...

Eu sou um pouco perfeccionista e deixaria os guias no meio dos woofers (Configuração MTM, Mid-Tw-Mid), para manter a simetria no comprimento de onda entre centros acústicos dos falantes. Mas isso não é uma regra...

O guia tem 175mmX210mm, e o corte para fixação é 145mmX190mm. Para drivers de 1".

 

Att,

RenanLopes

Editado por RenanLopes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Renan, vou por então os guias entre os woofers.

A largura não é grande problema, a carretinha que

vou montar este som tem 2,00 de largura só na madeira

então acho que dê sim pra montar desta forma.

 

todo o espaçamento que for necessario p/ dutos vou tentar fazer p/ cima,

ou então usar os dutos triangulares, de forma que não ocupe muito espaço.

 

Outra duvida, existe algum problema quanto a usar caixas cornetadas p/ o

médio-grave nesse sistema? Desde que bem processada, há algum problema?

 

Edit:

 

Pensando agora, o que acha da seguinte configuração:

 

Olhando da esquerda pra direita:

 

4 subs na vertical; 6 woofers na vertical; 8 guias na vertical; 6 woofers na vertical, 4 subs na vertical

 

Dessa forma, ficaria completamente simétrico, do jeito que você gosta.

 

A distancia entre os woofers ficaria coisa de 50cm, garantindo acoplamento até 700 hz aproximadamente.

A distancia entre os subs não seria maior do que 1,5m, não há problemas, certo?

E assim ficaria Mid-tw-mid,e também haverá uma simetria entre subs e mids, correto?

 

O que acha?

Editado por EliasSoares

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Renan, vou por então os guias entre os woofers.

A largura não é grande problema, a carretinha que

vou montar este som tem 2,00 de largura só na madeira

então acho que dê sim pra montar desta forma.

 

todo o espaçamento que for necessario p/ dutos vou tentar fazer p/ cima,

ou então usar os dutos triangulares, de forma que não ocupe muito espaço.

 

Outra duvida, existe algum problema quanto a usar caixas cornetadas p/ o

médio-grave nesse sistema? Desde que bem processada, há algum problema?

 

Edit:

 

Pensando agora, o que acha da seguinte configuração:

 

Olhando da esquerda pra direita:

 

4 subs na vertical; 6 woofers na vertical; 8 guias na vertical; 6 woofers na vertical, 4 subs na vertical

 

Dessa forma, ficaria completamente simétrico, do jeito que você gosta.

 

A distancia entre os woofers ficaria coisa de 50cm, garantindo acoplamento até 700 hz aproximadamente.

A distancia entre os subs não seria maior do que 1,5m, não há problemas, certo?

E assim ficaria Mid-tw-mid,e também haverá uma simetria entre subs e mids, correto?

 

O que acha?

 

Elias,

 

"Pode, tranqüilamente, acoplar cornetas na vertical. Desde que respeite seus limites de aplicação e considere os ganhos, em baixa freqüência, quando aumenta a área de boca para mesma banda passante."

O que vc pode fazer é tentar diminuir os centros acústicos dos 12" para acopla-los entre si até freqüências mais alta. Pode fazer isso montando a caixa em V, angulando os médios entre si.

 

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse tipo de projeto é novidade para mim.

 

Gostei, interessante.

Acompanhando :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Renan,

 

No caso da montagem de dois af. de médio em V, faz-se necessária a utilização de um plug de fase entre eles?

 

Outra coisa que andei lendo na audiolist, é a respeito de plugs de fase. Seria mais eficiente usar um plug de fase,

no lugar de montar os af. em V?

 

Eu poderia colocar o guia de ondas no centro dos dois woofers? Dessa forma manteria a simetria entre eles.

 

E por fim: Esse arranjo em V, não criaria um efeito manifold indesejável?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Renan, a tempos eu tu acompanhando tudo que vc posta aqui no forum.. to aprendendo mt, me falta pratica, mas enfim, uma duvida que não entendi foi a ultima resposta que você deu ao Elias.

 

Ele perguntou se o aranjo Sub-MTM-Sub seria o de melhor distribuição e acoplamento, mas não entendi sua resposta.

 

Pelo que estou entendendo, as duas torrer verticais por tocarem frequencias muito baixas podem ficar a distancias até bem grande entre elas, mas visto que você tinha dito das diferenças entre os AFs, não seria bom essa distancia entre as Linhas de grave Ok?

 

O que acho que de forma grosseira acontece na pratica que acaba por aceitar esse aranjo S-mtm-S é que uma Linha vertical com 4 AFs vc tem a media de rendimento entre eles o que por media, acaba se aproximando da media da outra Linha posicionada mais distante, sem contar que com MTM no centro acabe por amenizar qualquer diferença correto?

 

Essa arranjo é bem pratico, bonito e facil de se colocar em uma picape!

 

A unica dificuldade em Lines em triu automotivo na minha opinião está na profundidade dos guias de onda! Não sou adepto aos drivers de 1" ainda mais se for TI e tiver que cobrir a faixa de agudos, e qualquer guia de onda mais driver de 2" ultrapassa os 50cm se estiver entre os Mids e ouver angulação entre eles então nem se fale.... é um caso bom para se estudar, não sei a possibilidade de fabricação de um Guia menos profundo sem perder rendimento...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Renan,

 

No caso da montagem de dois af. de médio em V, faz-se necessária a utilização de um plug de fase entre eles?

 

Outra coisa que andei lendo na audiolist, é a respeito de plugs de fase. Seria mais eficiente usar um plug de fase,

no lugar de montar os af. em V?

 

Eu poderia colocar o guia de ondas no centro dos dois woofers? Dessa forma manteria a simetria entre eles.

 

E por fim: Esse arranjo em V, não criaria um efeito manifold indesejável?

 

Elias,

 

O plug de fase, nessa situação, ajuda para o acoplamento vertical. O fato de colocar os falante em "V" contribui para o acoplamento horizontal.

Quando devidamente calculado, o plug de fase se torna mais eficiente.

O efeito manifold acontece quando a câmara frontal começa a se comportar como "compressão" no momento do pistão do falante. Em função da curva polar dos falantes e dependente da abertura, isso pode contribuir como prejudicar.

 

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Renan, a tempos eu tu acompanhando tudo que vc posta aqui no forum.. to aprendendo mt, me falta pratica, mas enfim, uma duvida que não entendi foi a ultima resposta que você deu ao Elias.

 

Ele perguntou se o aranjo Sub-MTM-Sub seria o de melhor distribuição e acoplamento, mas não entendi sua resposta.

 

Pelo que estou entendendo, as duas torrer verticais por tocarem frequencias muito baixas podem ficar a distancias até bem grande entre elas, mas visto que você tinha dito das diferenças entre os AFs, não seria bom essa distancia entre as Linhas de grave Ok?

 

O que acho que de forma grosseira acontece na pratica que acaba por aceitar esse aranjo S-mtm-S é que uma Linha vertical com 4 AFs vc tem a media de rendimento entre eles o que por media, acaba se aproximando da media da outra Linha posicionada mais distante, sem contar que com MTM no centro acabe por amenizar qualquer diferença correto?

 

Essa arranjo é bem pratico, bonito e facil de se colocar em uma picape!

 

A unica dificuldade em Lines em triu automotivo na minha opinião está na profundidade dos guias de onda! Não sou adepto aos drivers de 1" ainda mais se for TI e tiver que cobrir a faixa de agudos, e qualquer guia de onda mais driver de 2" ultrapassa os 50cm se estiver entre os Mids e ouver angulação entre eles então nem se fale.... é um caso bom para se estudar, não sei a possibilidade de fabricação de um Guia menos profundo sem perder rendimento...

 

 

Asneto,

 

De fato, não seria interessante afastar transdutores dedicados a mesma banda passante, porém no caso dos graves, isso ameniza em função do comprimento de onda ser muito grande.

Nessa região (Abaixo de 150Hz) o sistema começa a se comportar como uma fonte omnidirecional, isso faz com que não tenhamos a percepção de onde está a fonte geradora, facilitando a separação delas até no máximo o comrimento de onda da maior frequencia a ser repdroduzisa. Em frequencias mais alta isso é muito mais prejudicial, principalmente pela percepção da fonte e acoplamento.

Em momentos, não temos muito como reduzir a profundidade do guia sem perder rendimento. A única vantagem de usar um driver de 2" é se teu sistema não conseguir subir até onde o 1" atuaria.

Se teus mids conseguem ir até 2KHz (Por exemplo) não vale a pena investir tanto num driver de 2". Mas concordo que na grande maioria das vezes o driver de 2" tem uma construção melhor e timbre, sem falar que acoplar mid até 2KHz é bastante complicado.

 

Att,

RenanLopes

Editado por RenanLopes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Renan, você ou alguem que saiba poderia me passar a formula que calculo a distancia entre os centros dos falantes e até que faixa eles se acoplam...

 

Você também comentou da inclinação entre duas torres de Mids para que os centros dos AFs fiquem mais proximos, tava fazendo uma conta aqui em um tempo livre, e se eu colocar um Guia de Ondas entre dois Mids que tenha ai largura de 96mm, pra eu conseguir manter uma distancia entre os falantes da horizontal igual a distancia da vertica, +-208mm (que teoricamente quanto menor melhor, 208 é igual a distancia de um falante do lado do outro uma distancia ideal), seria uma super inclinação, creio que tenha um limite dessa inclinação para não haver cancelamentos certo? é perceptivel até onde a frequencia é acoplada de ouvidos? to tentando brinca aqui e aprender, essa inclinação ai ainda é um segredo,

Teoricamente acredito que se eu acoplar horizontalmente os Mids a uma distancia onde inicia, mesmo que mais fraco, os drivers seria o melhor, e as torres verticais se encarregam de cobrir ainda onde os driver são mais fracos melhor ainda, duro é sobreposição de frequencias, não intendo po*** nenhuma disso, e achoque nem existe, to sonhando, não deve ter nem como regular isso na realidade!

 

**Outra duvida, poderia me explicar assim como explicou e desenhou o guia de ondas, só que como funciona o Plug de fase?

 

Obrigado

Editado por asneto_3

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grande César,

 

Teu CD está bombando na Dodge!

 

Abraço.

 

Att,

RenanLopes

 

 

Que bom futuramente hora q quizer o Volume 02 é só dar um alo abração

 

EDIT= e sempre visito o tópico mas procuro naum opinar muito mas é uma verdadeira aula tanto pra iniciantes quanto para que se axa ser bom.

Editado por DJ César - Asa Brasil

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Renan te mandei uma MP, sobre um outro assunto, se puder dar uma ajuda cara, fico agradescido.

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que bom futuramente hora q quizer o Volume 02 é só dar um alo abração

 

EDIT= e sempre visito o tópico mas procuro naum opinar muito mas é uma verdadeira aula tanto pra iniciantes quanto para que se axa ser bom.

 

César,

 

Muito obrigado pelas colocações!

 

Abraço,

 

RenanLopes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Renan te mandei uma MP, sobre um outro assunto, se puder dar uma ajuda cara, fico agradescido.

 

Abraço.

 

Guilherme,

 

Respondido!

 

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

EDIT= e sempre visito o tópico mas procuro naum opinar muito mas é uma verdadeira aula tanto pra iniciantes quanto para que se axa ser bom.

 

 

:+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...