Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RenanLopes

[Bomber Speakers] - "Paredão" Acoplamento Vertical

Recommended Posts

Olá foristas!

Ultimamente não estou tendo muito tempo para acompanhar o forum, mas sempre que possível tento dar uma lida nos tópicos.

Venho trazer para vocês o projeto de "Paredão" que fiz para a Montana-GM de um amigo utilizando falantes Bomber.

O projeto contempla o alinhamento vertical a fim de amenizar os problemas por cancelamento (Comb-Filter) e assim conseguir melhor eficiencia e distribuição horizontal.

O sistema conta com:

4 x SWPT15-800 + Bass Reflex F3 38,5Hz;

8 x MGPT8-250 + Closed Box Qtc 0,5 e HPF 150Hz;

8 x DBTi2 + Guia de Ondas Bomber Speakers;

Banda passante toral: 40Hz-16KHz;

Ponto de crossover entre Médio e Alta; 1K5Hz. Acoplados até 208mm, 1K653Hz.

img1zo.jpg

img2ft.jpg

img3do.jpg

img4n.jpg

img5cp.jpg

Qualquer dúvida estou a disposição.

Att,

RenanLopes

Editado por RenanLopes
  • Upvote 3

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

:rever1::rever1::rever1::rever1:

Grande César,

Teu CD está bombando na Dodge!

Abraço.

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Line ainda é uma coisa vista como um MONSTRO pelos amantes de som de carro ... eu mesmo não sabia bem ao certo Tudo sobre ... (e acredito que não sei nem 40% ainda rsrsrs) Então muitos vão ter medo comentar o tópico com certeza ...

Ia ser bacana se vc tivesse um tempo Renan , explicar O QUE É um guia de Onda ... COMO deve ser usado ... Pois como agente tava vendo ae na Bomber quando fui ae ... tem um MONTE de nego que num sabe usar Guia e faz mer** rsrsrs !

Compartilhar este post

Link para o post

Line ainda é uma coisa vista como um MONSTRO pelos amantes de som de carro ... eu mesmo não sabia bem ao certo Tudo sobre ... (e acredito que não sei nem 40% ainda rsrsrs) Então muitos vão ter medo comentar o tópico com certeza ...

Ia ser bacana se vc tivesse um tempo Renan , explicar O QUE É um guia de Onda ... COMO deve ser usado ... Pois como agente tava vendo ae na Bomber quando fui ae ... tem um MONTE de nego que num sabe usar Guia e faz mer** rsrsrs !

Fala aê Guto!

Sei que ainda não é tão aceito no automotivo, mas concordamos que é uma excelente opção. A prova disso é que a grande maioria dos sistemas profissionais estão usando alinhamento vertical.

Vou tentar reservar um horário essa semana para esclarecer um pouco a idéia do pessoal aqui nesse tópico.

Segue um video que fiz para elucidar o pessoal quanto ao funcionamento do guia de ondas.

http://www.youtube.com/watch?v=nG_fb5JL2W0

"Video explicativo do funcionamento do guia de ondas Bomber Speakers.

Ilustrando a diferença entre usar uma corneta convencional e um guia do ondas.

Através do guia de ondas, consegue-se o ajuste de tempo mecânico da onda emitida, esta por sua vez maximiza o acoplamento formando a frente de onda plana. Com isso temos uma formação cilíndrica de dispersão, ao contrário da dispersão esférica das cornetas convencionais. O resultado disso é uma melhor distribuição, em função da minimização de cancelamentos (Comb-Filter) e um alcance maior, pois essa característica resulta num decaimento de apenas -3dB com o dobro da distância, contra os -6dB das convencionais."

Na prática, não é exatamente como mostrado no video, mas o principio é bem este.

Qualquer dúvida estou a disposição.

Att,

RenanLopes

Editado por RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

já li sobre alinhamentos line array e seu princípio de funcionamento onde quando bem alinhado e com devidos cortes e processamento adequado se consegue efeito cilindrico com esse sistema onde se tem uma maior directividade e uma menor queda de dbs em relação ao um sistema convencional.

seria +- o dobro da distãncia com a mesma queda em dbs em relação a um sistema normal sendo que a proncipal vantegem seria um maior alcance com menas potência e menor pressão perto do palco deixando o som menos agressivo perto do mesmo

Editado por souza

Compartilhar este post

Link para o post

Renan, não vai ser usado plug de fase neste projeto? qual o motivo?

projeto interessante, diferente!

Alinhamento feito CORRETAMENTE funciona MUITO BEM!

quais as specs dos falantinhos de 8" do projeto? agora tá começando a sair falantes de 8" melhores no Brasil, mas era bem escasso!

Compartilhar este post

Link para o post

Renan, não vai ser usado plug de fase neste projeto? qual o motivo?

projeto interessante, diferente!

Alinhamento feito CORRETAMENTE funciona MUITO BEM!

quais as specs dos falantinhos de 8" do projeto? agora tá começando a sair falantes de 8" melhores no Brasil, mas era bem escasso!

Subsonic,

Não utilizei plug de fase nesse sistema, pois em função do acoplamento do Guia + 8" ter ficado com no máximo 1K6Hz e o ponto de crossover em 1K5Hz, nessas condições os 8" ainda estão acoplados, já que a distância entre centro deles ficou em 210mm. Se o corte fosse mais acima, eles desacoplariam, ai sim seria interessante usar um plug de fase para reduzir o centro das fontes e elevar o acoplamento.

Segue dados da linha:

manualpapatrio.jpg

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante esse negocio de alinhamento vertical... nao saco nada disso, mas eh muito interessante, afinal, vc alinha as linhas de medio a agudo verticalmente e com isso consegue um ganho horizontal? tipo.. uma corneta em cima da outra nao faz o som ser meio , centralizado?

Compartilhar este post

Link para o post

quer dizer então q o Alinhamento acopla os "som" para o ângulo de dispersão horizontal igual a um alto-falante e a dispersão vertical proporcional à quantidade de alto-falante,Fazendo assim uma Coluna Vertical?

Mas o alinhamento só faz sentido com um sistema digital processado e cornetado?

A idéia veio do sistema V-DOSC ou vice-versa?

Compartilhar este post

Link para o post

Projeto interessante. Não sou fã de som externo, mas gostaria de ouvir para ver como esse se comporta.

Só creio que se pesquisar uma pouquinho mais dava para fazer algumas "inovações". Bastaria olhar um pouco as teorias de arrays.

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante esse negocio de alinhamento vertical... nao saco nada disso, mas eh muito interessante, afinal, vc alinha as linhas de medio a agudo verticalmente e com isso consegue um ganho horizontal? tipo.. uma corneta em cima da outra nao faz o som ser meio , centralizado?

Miranda,

Em função do processo produtivo, os falantes não são exatamente iguais, ou seja, existem variações na pressão sonora e curva de resposta. Mesmo que seja pouca essa variação, quando colocado um ao lado do outro e caminhar horizontalmente na frente das caixas acústicas, você notará uma variação. Para evitar isso, montamos o alinhamento vertical, onde toda via encontra-se apenas num ponto da horizontal, sendo assim você percebe a média de todas as vias e não a variação entre elas. No caso do line array, além desse acoplamento na vertical, temos a formação da frente de onda plana em toda banda passante e principalmente nas altas frequencias onde é difícil se conseguir acoplamento em função do comprimento de onda. Alem de tudo isso, ainda temos que ter o alinhamento no tempo (Delay) e fase para que todas as vias se comportem como uma única fonte, sem cancelamentos. O resultado de tudo isso é uma dispersão cilíndrica por causa da frente de onda plana. Essa emissão de onda cilíndrica é dependente do tamanho (Altura) da torre. Existe um determinado momento que ela deixa de ser cilíndrica e volta a ser esférica, é justamente ai que definimos o campo próximo e o campo distante, ou a área de atuação do line array.

Não sei se fui claro o suficiente. Mas a conclusão de tudo isso é que sem cancelamentos, temos uma área menor integrada que nos proporciona menos decaimento de pressão pelo dobro da distancia. E já não temos mais a redução pelo inverso da distancia ao quadrado, e sim, apenas o inverso da distância. Decaimento de apenas -3dB ao invés de -6dB com o dobro da distancia em sistemas que não tem o alinhamento line array.

Tomara que não tenha te confudido ainda mais. O assunto é complexo e tentei resumir e ser didático.

Se tiver dúvidas, fique a vontade para perguntar.

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

quer dizer então q o Alinhamento acopla os "som" para o ângulo de dispersão horizontal igual a um alto-falante e a dispersão vertical proporcional à quantidade de alto-falante,Fazendo assim uma Coluna Vertical?

Mas o alinhamento só faz sentido com um sistema digital processado e cornetado?

A idéia veio do sistema V-DOSC ou vice-versa?

JgGemal,

O acoplamento é interessante em qualquer situação, para evitar cancelamentos.

Em um line array, geralmente se precisa de processamento, principalemnte quando se tem uma grande quantidade de vias...

O estudo de array já existe a muito tempo, mas a L´Acoustic que ingressou no mercado o Array em linha com o V-DOSC e logo em seguida a JBL com o Vertec.

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Subsonic,

Não utilizei plug de fase nesse sistema, pois em função do acoplamento do Guia + 8" ter ficado com no máximo 1K6Hz e o ponto de crossover em 1K5Hz, nessas condições os 8" ainda estão acoplados, já que a distância entre centro deles ficou em 210mm. Se o corte fosse mais acima, eles desacoplariam, ai sim seria interessante usar um plug de fase para reduzir o centro das fontes e elevar o acoplamento.

Segue dados da linha:

Att,

RenanLopes

ah sim! o corte está em 1k5Hz!

o plug de fase será comercializado em separado ou somente como parte do sistema line de vcs?

eu ví no orkut do Guto as fotos e o produto é MUITISSIMO bem feito! achei bem legal MESMO!

muito interessante o falantinho de 8"! f3 em 90Hz é algo EXCELENTE para esse tamanho! um amigo meu tá com problemas SÉRIOS de espaço (saveiro cross), e quer pq quer colocar 2 de 18" para subgraves, oq ocupa a caçamba inteira praticamente! esses 8" podem ser a solução de MG pra ele! como são bem sensíveis, usando 4 unidades deles é provável que acompanhem bem os 2x18"!

PARABÉNS para a Bomber! eu desconhecia completamente a linha profissional de vcs! to vendo que tem um potencial muito interessante! e bem focada no que a maioria usa! não são falantes focados para Horn (qts alto, por exemplo) que são pouquíssimo usadas, mas são falantes que parecem tocar bem em dutadas e band pass simples, coisa bem mais fácil e comum de se ver!

uma coisa que eu reparei, entretanto, é um Vas meio alto nos produtos... talvez seja o ponto a se melhorar! caixa compacta e que desce bastante é o que todo mundo busca no automotivo!

PS: o Renan fez o que eu cobro de outros "projetistas" por aí! vc chega com um questionamento, feito com base teórica e técnica, e ele respondeu sem firulas, claro e objetivo em cima da pergunta! QUEM SABE, SABE, quem não sabe fala que na pratica a teoria muda!

EDIT: tirar imagem do quote

Editado por SubSonic

Compartilhar este post

Link para o post

Projeto interessante. Não sou fã de som externo, mas gostaria de ouvir para ver como esse se comporta.

Só creio que se pesquisar uma pouquinho mais dava para fazer algumas "inovações". Bastaria olhar um pouco as teorias de arrays.

Pad,

Em função de algumas caracteristicas mecânicas e de uso, esse sistema não pode ser um fiel line array, por isso que salientei apenas o alinhamento vertical.

Mas segue algumas regras básicas. No caso da Dodge RAM da Bomber, essa sim usou um autêntico Line.

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Pad,

Em função de algumas caracteristicas mecânicas e de uso, esse sistema não pode ser um fiel line array, por isso que salientei apenas o alinhamento vertical.

Mas segue algumas regras básicas. No caso da Dodge RAM da Bomber, essa sim usou um autêntico Line.

Att,

RenanLopes

Renan, sei que no caso ai foi visado, alem do desempenho, a praticidade de montagem e transporte, mas num paredão dessa altura (com a pickup em baixo isso vai para quanto de altura maxima? uns 2,5m?) já seria vantajoso usar alguma inclinação/dispersão no line (se fosse um line verdadeiro) ou a essa altura é desnecessário?

perguntando só pra aprender mesmo! não existe teoria na literatura sobre lines desse tamanho e eu não tenho conhecimento suficiente pra extrapolar as teorias de lines de 10, 15m pra uma baixinha assim! hahha

Compartilhar este post

Link para o post

Renan, vi que você comentou uso de DSP com time alignment para o drivers. O alinhamento de fase é obvio, ponto. Mas fiquei curioso. Claro que não está sendo usado como num kit duas vias dentro de um carro, para criar palco sonoro (pelo menos creio que nao). Por acaso a resposta de algum dos drivers nesse sistema passa do Limite de Haas/efeito da precedência? É por esse motivo?

Compartilhar este post

Link para o post

Renan, sei que no caso ai foi visado, alem do desempenho, a praticidade de montagem e transporte, mas num paredão dessa altura (com a pickup em baixo isso vai para quanto de altura maxima? uns 2,5m?) já seria vantajoso usar alguma inclinação/dispersão no line (se fosse um line verdadeiro) ou a essa altura é desnecessário?

perguntando só pra aprender mesmo! não existe teoria na literatura sobre lines desse tamanho e eu não tenho conhecimento suficiente pra extrapolar as teorias de lines de 10, 15m pra uma baixinha assim! hahha

Subsonic,

Na verdade, o line Array ideal deveria seguir o principio de line Source, ou seja, fontes de tamanho próximo de zero montadas infinitamentes na vertical.

Sabemos que na vida real isso é praticamente impossível, e por isso não existe um line array perfeito. Buscamos algo próximo do line source.

Quando colocamos um line numa certa altura, estamos evitando que o mesmo seja obstruído pelo público ou algum obstáculos que por ventura venha a surgir. Quando o dobramos como um "J" estamos direcionando para o público que ficou logo abaixo dele.

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante! Não entendo po*** nenhuma, mas achei muito fo**!

Compartilhar este post

Link para o post

Renan, vi que você comentou uso de DSP com time alignment para o drivers. O alinhamento de fase é obvio, ponto. Mas fiquei curioso. Claro que não está sendo usado como num kit duas vias dentro de um carro, para criar palco sonoro (pelo menos creio que nao). Por acaso a resposta de algum dos drivers nesse sistema passa do Limite de Haas/efeito da precedência? É por esse motivo?

Pad,

Na verdade o efeito de precedência não se aplica neste sistema já que o mesmo não funciona em stereo ou com torre de delay. Esse ajuste é dado apenas para percepção e localização da fonte emissora.

Alinhar o delay com a torre principal para que ambas chegue ao mesmo tempo no ouvido da platéia, ou no caso de stereofonia, para a ideal percepção do palco sonoro é um exemplo disso.

Neste caso postado, foi usado o deley para alinhar os centros acústicos das vias. Que dependendo do ponto de vista, até pode ser chamado de Limite de Haas.

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pelos esclarecimentos! Acredito que tenha entendido a logica que você usou, não vou ficar te amolando muito aqui. Por acaso conhece algum white paper na web que comente à respeito?

Compartilhar este post

Link para o post

ah sim! o corte está em 1k5Hz!

o plug de fase será comercializado em separado ou somente como parte do sistema line de vcs?

eu ví no orkut do Guto as fotos e o produto é MUITISSIMO bem feito! achei bem legal MESMO!

muito interessante o falantinho de 8"! f3 em 90Hz é algo EXCELENTE para esse tamanho! um amigo meu tá com problemas SÉRIOS de espaço (saveiro cross), e quer pq quer colocar 2 de 18" para subgraves, oq ocupa a caçamba inteira praticamente! esses 8" podem ser a solução de MG pra ele! como são bem sensíveis, usando 4 unidades deles é provável que acompanhem bem os 2x18"!

PARABÉNS para a Bomber! eu desconhecia completamente a linha profissional de vcs! to vendo que tem um potencial muito interessante! e bem focada no que a maioria usa! não são falantes focados para Horn (qts alto, por exemplo) que são pouquíssimo usadas, mas são falantes que parecem tocar bem em dutadas e band pass simples, coisa bem mais fácil e comum de se ver!

uma coisa que eu reparei, entretanto, é um Vas meio alto nos produtos... talvez seja o ponto a se melhorar! caixa compacta e que desce bastante é o que todo mundo busca no automotivo!

PS: o Renan fez o que eu cobro de outros "projetistas" por aí! vc chega com um questionamento, feito com base teórica e técnica, e ele respondeu sem firulas, claro e objetivo em cima da pergunta! QUEM SABE, SABE, quem não sabe fala que na pratica a teoria muda!

EDIT: tirar imagem do quote

Subsonic,

Primeiramente muito obrigado pelas colocações, fico lisonjeado!

Ainda não temos pretenção de vender o plug de fase, pois não é conhecido seu principio de aplicação, o que pode resultar em uma baixa venda. Fazendo com que torne-se inviável o custo do processo de fabricação.

O falante de 8" consegue um amortecimento Butterworth (Qtc - 0,707) com caixa selada de 8L e F3 em 145Hz. Acredito que ideal para tua aplicação.

Para conseguir boa sensibilidade, precisamos deixar o conjunto móvel leve, o que acarreta em alta Fs, para reduzir a Fs acabamos mexendo na compliancia, deixando-a "mole" o que resulta em alto VAS.

É um cobertor curto... se cobrirmos o peito, deixamos os pés descoberto, e vice-versa. No caso do SWPT15-800, ele tem alto BL e consequentemente baixo Qts (0,45), assim até conseguimos uma boa resposta com volume pequeno. Mas, claro, não a ideal..

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...