Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
barulux

Qual Comprimento dos dutos?

Recommended Posts

peço ajuda de quem entende de calculos ou usa algum programa para calcular a sintonia da caixa.

cerca de 65 Litros cada Camara

Dutos de fenda com 34 cm de altura, 5 cm de largura, 18 cm profundidade

preciso muito saber em quanto ela esta sintonizada, pois nao estou satisfeito.. n cosigo disparar 1 alarme se quer!

abraço

Editado por barulux

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

E que diferença vai fazer saber quantos hz está sintonizada?

Não é mais fácil perguntar como melhorar o som?

Não disparar alarme muito provavelmente é culpa do amplificador + subwoofer + alimentação + instalação e não apenas da sintonia.

Compartilhar este post

Link para o post

Não disparar alarme muito provavelmente é culpa do amplificador + subwoofer + alimentação + instalação e não apenas da sintonia.

Compartilhar este post

Link para o post

pq provavelmente o problema esta na sintonia dela...

ja fiz um topico para fazer um projeto de caixa, amanha estarei fazendo ela ja.

Mas gostaria de saber em quantos hz esta sintonizada a caixa q estou utilizando hj, pois é incrivel nao disparar um alarme se quer...

Meu set:

2 Protech excursion de 15 550 RMS cada

Amplificador Roadstar 5.1 mandando 1000 RMS canal mono

Fiação de 35mm

Bateria de 90A

ja vi varios sets, muito mais fracos disparando alarmes por ae, entao provavel q seja a caixa com sintonia errada certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Mais ou menos, 65 livres ou bruto?

A litragem pode influenciar bastante também, a caixa (madeira usada, vedação), o carro...

Eu não vou calcular a sintonia, mas se servir de referência, equivale a um pouco mais que 2 dutos de 4" seu duto... Ou seja, pega um projeto que use 2 dutos de 4" e use o comprimento mais ou menos semelhante. (pouco maior, na verdade, coisa de 5 a 10%).

Na minha opinião, parecem meio curtos, eu aumentaria eles....

Compartilhar este post

Link para o post

por q não fez camara unica com 150 litros brutos... vo ver essa sintonia aí... da sua caixa q é em camara dupla e 2 dutos..

edit:

é como eu imaginava tá muito alta a sintonia por volta de 55hz.. isso é quase pra trio kkk como são 2 dutos o correto seria 34 de altura 3,5cm de largura por 37cm de prof.. em cada duto heim pra ficar em torno de 37hz.. aí vc consegue mais spl de 25 a 60hz mais ou menos.. passa as medidas de sua caixa pra ver direito isso aí,, eu joguei pela litrajem não sei nem o formato de sua caixa.. se fosse camara unica poderia ser um duto só de 34cm de alt. por 6cm de largura e 27cm de prof.. com 130 litros brutos.. e esses 65L são com ou sem os dutos ?

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

peço ajuda de quem entende de calculos ou usa algum programa para calcular a sintonia da caixa.

cerca de 65 Litros cada Camara

Dutos de fenda com 34 cm de altura, 5 cm de largura, 18 cm profundidade

preciso muito saber em quanto ela esta sintonizada, pois nao estou satisfeito.. n cosigo disparar 1 alarme se quer!

abraço

Nao se motna som pra disparar alarme se monta pra FICAR BOM!

quer disparar alarme é so jogar um tijolo no vidro!

mas pra quebra tu galho sintonizada proxima dos 49 hertz!

Compartilhar este post

Link para o post

por q não fez camara unica com 150 litros brutos... vo ver essa sintonia aí... da sua caixa q é em camara dupla e 2 dutos..

edit:

é como eu imaginava tá muito alta a sintonia por volta de 55hz.. isso é quase pra trio kkk como são 2 dutos o correto seria 34 de altura 3,5cm de largura por 37cm de prof.. em cada duto heim pra ficar em torno de 37hz.. aí vc consegue mais spl de 25 a 60hz mais ou menos.. passa as medidas de sua caixa pra ver direito isso aí,, eu joguei pela litrajem não sei nem o formato de sua caixa.. se fosse camara unica poderia ser um duto só de 34cm de alt. por 6cm de largura e 27cm de prof.. com 130 litros brutos.. e esses 65L são com ou sem os dutos ?

putz 55hz sintonia muito alta mesmo!

Então, a minha caixa foi feita errada, ela é cheia das curva, pq tive q fazer ela baixa, então pra poder fazer uma litragem maior tive que fazer no formato do porta malas, resumindo ficou toda esquesita nem de calcular a litragem exata nao da.

Prefiri por mandar fazer uma caixa nova mesmo.

estou pensando em:

Uma camara unica 160 Litros brutos, os dutos eu nao sei bem, pois me falaram alguns, entre eles

3 dutos de 4x24

2 dutos de 4x30

Quais dutos ficaria bom nesta litragem (160 L brutos)?

Editado por barulux

Compartilhar este post

Link para o post

Nao se motna som pra disparar alarme se monta pra FICAR BOM!

quer disparar alarme é so jogar um tijolo no vidro!

mas pra quebra tu galho sintonizada proxima dos 49 hertz!

Eu nao quero um som "só" pra disparar alarme entende, oq eu nao consigo entender é como que meu set nao dispara nem 1 alarmezinho...

o Rafael me passou um projeto sintonizada em 40hz, como fica sera? ou tem que ser mais picuda, perto dos 60hz?

Editado por barulux

Compartilhar este post

Link para o post

rapz a q rafael te passou foi uma q ele projetou e o cliente ficou muito satisfeito a intencao nao era "disparar alarme"

a sua sintonia ta na casa dos 49 mesmo como luiz flw

Compartilhar este post

Link para o post

para render o maximo possivel deve-se sintonizar a frequencia de ressonancia da caixa mais proxima possivel ou igual a frequencia de ressonancia da cabine do carro.

faça caixa em camaras separadas, querendo ou não ela já é travada.

Compartilhar este post

Link para o post

para render o maximo possivel deve-se sintonizar a frequencia de ressonancia da caixa mais proxima possivel ou igual a frequencia de ressonancia da cabine do carro.

faça caixa em camaras separadas, querendo ou não ela já é travada.

daniel, a caixa do teu t9 ta sintonizada na frequencia do seu carro?

Compartilhar este post

Link para o post

daniel, a caixa do teu t9 ta sintonizada na frequencia do seu carro?

fala Fernando,

no meu carro fiz o teste da moeda, usei um cd de frequencia que tenho, fui alterando o duto e testando, cheque até a comprar 2 cotovelos para o teste que depois não foram usados, fui vendo em qual frequencia a moeda mais pulava no painel, li que a frequencia do polo é parecida com a do golf, proximo aos 60hz...

depois de ajustar manualmente o duto no teste da moeda joguei as informações da caixa/dutos no winiSD, e a caixa ficou c/ pico de 6db a 62hz, dizem ser alto para um T9, mas nesta frequencia encomoda demais ficar dentro do meu carro... apesar de ser um sedan.

Compartilhar este post

Link para o post

Então desculpa falar, mas fez tudo errado.

depende joão, na teoria como é o que vc esta pensando sim, mas na pratica esta gostoso de se ouvir, te garanto...

abaixo dos 60hz tenho perca, mas não significativa pelo fato do sub ser muito forte justamente nestas frequencias, exemplo:

tocando a 50hz meu ganho é de "apenas" 5db

a 40hz 4db

a 30hz 2db....

o pico esta nos 60, mas ele toca forte as outras frequencias...

como o pico esta nos 60hz tocar esta frequencia o teto do carro excursiona demais, mas não que o falante morre lá embaixo, baixo de 60... precisa ouvir pra voce ver...

ouço desde tião carreiro, rap, black, rock como slipknot, metallica etc...

quando eu tinha taramps no t9, mas era outra caixa e outro carro, aí sim o som era "picudo" e muito ruim de se escutar, em determinada frequencia o falante destruia, e "umas" frequencia abaixo o uacima dakilo ele sumia... daí neste mesmo set eu tirei a taramps e coloquei a agressive SPL, melhorou 200% a musicalidade, e agora com a stetsom esta melhor ainda...

sou meio enjoado com sub mono-nota, e o meu não esta assim não...

não sei se é isto que vc estava pensando.

Compartilhar este post

Link para o post

Seguinte rapaziada, fiz uma caixa nova hj, com 190 Litros brutos (medindo por fora), o que da em torno de 162 Litros livres descontando a Madeira e os dutos.

Mandei fazer dois Dutos de 4 polegadas, agora falta apenas a profundidade deles, poderiam me ajudar?

Meu carro é um celta, com ressonancia em torno de 60-65hz

por favor deem dicas de profundidade do dutos e qual sitonia ela ficara.

lembrando, Quero SPL forte!

Passei Litragem da caixa, ressonancia do carro, tamanho dos dutos se precisar de mais alguma coisa me avisem por favor.

Abraço, vlw

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nao quero um som "só" pra disparar alarme entende, oq eu nao consigo entender é como que meu set nao dispara nem 1 alarmezinho...

o Rafael me passou um projeto sintonizada em 40hz, como fica sera? ou tem que ser mais picuda, perto dos 60hz?

Olha minha caixa ta sinotnizada em 30 hz tenho 1 de 12" e disparo alarme... amigo meutinha um trio sintonizado em 50 hz e era dificil disparar...

é MUITO mais do que sintonia e força pra diparar alarmes.... mas faz um som que voce gosta de ouvir...se disparar disparou = )

Compartilhar este post

Link para o post

1° qual seu sub?

2° qual seu amp

3° quanto de bateria voce tem?

4° qual estilo musical voce curte? funk hiphop eletronico?

fica maisfacil de fazer uma boa caixa agora...responde ai que nois da uma ajuda

Compartilhar este post

Link para o post

1° qual seu sub?

2° qual seu amp

3° quanto de bateria voce tem?

4° qual estilo musical voce curte? funk hiphop eletronico?

fica maisfacil de fazer uma boa caixa agora...responde ai que nois da uma ajuda

São 2 Subs protech excursion de 15, 550 rms cada

Amplificador Roadstar 5.1 mandando 1000 rms canal mono

Bateria de 90A

Estilo de Musica varia muito,escuto de quase tudo um pouco... Funk,Black,Sertanejo e por ae vai.. So n curto Axé e musica classica HSUshU

Só uma Observacao: tem um video do Ernany no youtube onde ele ta usando 2 protech Excursion em uma caixa com 168 Litros, 3 Dutos de 4x24...

Simplismente me apaixonei pelo som, Só pra terem uma noção de que tipo de som eu quero.

Editado por barulux

Compartilhar este post

Link para o post

putz 55hz sintonia muito alta mesmo!

Então, a minha caixa foi feita errada, ela é cheia das curva, pq tive q fazer ela baixa, então pra poder fazer uma litragem maior tive que fazer no formato do porta malas, resumindo ficou toda esquesita nem de calcular a litragem exata nao da.

Prefiri por mandar fazer uma caixa nova mesmo.

estou pensando em:

Uma camara unica 160 Litros brutos, os dutos eu nao sei bem, pois me falaram alguns, entre eles

3 dutos de 4x24

2 dutos de 4x30

Quais dutos ficaria bom nesta litragem (160 L brutos)?

3 dutos de 4" por 24cm.. pra Fb 37Hz, 2 dutos iriam ficar curtos por incrivel q paressa.. e poderia sopar um pouco.

Compartilhar este post

Link para o post

3 dutos de 4" por 24cm.. pra Fb 37Hz, 2 dutos iriam ficar curtos por incrivel q paressa.. e poderia sopar um pouco.

Como citei no post acima, prefiri fazer uma caixa com 2 camaras, 81L livres pra cada sub.

então ficou com 2 dutos de 4 polegadas, apenas preciso saber o comprimento agora

quantos cm ficaria bom?

Compartilhar este post

Link para o post

depende joão, na teoria como é o que vc esta pensando sim, mas na pratica esta gostoso de se ouvir, te garanto...

abaixo dos 60hz tenho perca, mas não significativa pelo fato do sub ser muito forte justamente nestas frequencias, exemplo:

tocando a 50hz meu ganho é de "apenas" 5db

a 40hz 4db

a 30hz 2db....

o pico esta nos 60, mas ele toca forte as outras frequencias...

como o pico esta nos 60hz tocar esta frequencia o teto do carro excursiona demais, mas não que o falante morre lá embaixo, baixo de 60... precisa ouvir pra voce ver...

ouço desde tião carreiro, rap, black, rock como slipknot, metallica etc...

quando eu tinha taramps no t9, mas era outra caixa e outro carro, aí sim o som era "picudo" e muito ruim de se escutar, em determinada frequencia o falante destruia, e "umas" frequencia abaixo o uacima dakilo ele sumia... daí neste mesmo set eu tirei a taramps e coloquei a agressive SPL, melhorou 200% a musicalidade, e agora com a stetsom esta melhor ainda...

sou meio enjoado com sub mono-nota, e o meu não esta assim não...

não sei se é isto que vc estava pensando.

Se você diz, quem sou eu para discordar....

Mas na minha opinião, subwoofer tem que tocar de 50 hz para baixo... Eu corto os meus em 30 a 50 hz, por isso acho que pico em 60 não serve para muita coisa....

Compartilhar este post

Link para o post

Como citei no post acima, prefiri fazer uma caixa com 2 camaras, 81L livres pra cada sub.

então ficou com 2 dutos de 4 polegadas, apenas preciso saber o comprimento agora

quantos cm ficaria bom?

por q não faz camara unica... kkk

quase todo mundo faz caixas pra graves em camara unica.. já q seu modulo tem um canal mono de 1000w rms.. dá super serto apesar de faltar um pouco de potencia.. mais nada q uma boa alimentação não resolva pra q o modulo renda bem... veja os videos do ernany e de muitos aqui do spl.. q tipo de caixas usam hehehe eu uso camara unica tb.. camara individual é mais para trio, não q não dê serto em spl más sei lá...

bom pra 1 duto por camara fica em 4" x 14cm de comprimento e sintonia nos 37hz..

mas já aviso q é perigoso ficar soprando um pouco...

eu nem pensaria 2 x... faria camara unica com 160L a 170L livres ... talvez vc pense q não da serto 2 falantes dividindo o msm espaço.. más se engana pois os dois trabalharão na mesma frequencia por estarem no msm canal de saida sub do modulo, e somarão seu +3db's e dobrarão o deslocamento de ar até melhor em camara unica.. fora a pressão dentro e fora da caixa q eu acho sinseramente q ajuda a controlar a escursão dos subs..

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...