Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Weslley Valente

Mg10 300 over ou MG12 400 over

Recommended Posts

E aí já se decidiu? Tava no site de over e lembrei desse tópico quando olhava esse falante do link, o LA 8-200, acho que se encaixaria melhor no set, já que não precisa de todo o médio do mg10/300 e pode ter um corte HP mais baixo, dá uma olhada nas especif. :legal:

 

http://www.oversound.com.br/pagina/produto/la8-200-8.html

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E aí já se decidiu? Tava no site de over e lembrei desse tópico quando olhava esse falante do link, o LA 8-200, acho que se encaixaria melhor no set, já que não precisa de todo o médio do mg10/300 e pode ter um corte HP mais baixo, dá uma olhada nas especif. :legal:

 

http://www.oversound.com.br/pagina/produto/la8-200-8.html

 

 

Uai cara num sei eu to meio em duvida de pegar auto falante de 10, com medo de nao acompanhar os de 18", agora esses de 8" ai num sei não. Fico com medo de do SET ficar muito pancadão seco, pois esse vai ser o meu primeiro trio, to saindo de 308 com roadstar 1200 e 6x9 e gosto muito de sub graves. Pessoas me disseram pra por falante de 12" pq ajuda no grave. To meio sem saber o que faço, o que decidir mesmo é que vou comprar uma PONE pra tocar os MG e Driver + Twiter.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uai cara num sei eu to meio em duvida de pegar auto falante de 10, com medo de nao acompanhar os de 18", agora esses de 8" ai num sei não. Fico com medo de do SET ficar muito pancadão seco, pois esse vai ser o meu primeiro trio, to saindo de 308 com roadstar 1200 e 6x9 e gosto muito de sub graves. Pessoas me disseram pra por falante de 12" pq ajuda no grave. To meio sem saber o que faço, o que decidir mesmo é que vou comprar uma PONE pra tocar os MG e Driver + Twiter.

 

pelo que andei instalando aqui 10" da e sobra pra 18" claro desde que seja bem alimetado e com caixa e corte adequado.

 

8" depende muito do falante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uai cara num sei eu to meio em duvida de pegar auto falante de 10, com medo de nao acompanhar os de 18", agora esses de 8" ai num sei não. Fico com medo de do SET ficar muito pancadão seco, pois esse vai ser o meu primeiro trio, to saindo de 308 com roadstar 1200 e 6x9 e gosto muito de sub graves. Pessoas me disseram pra por falante de 12" pq ajuda no grave. To meio sem saber o que faço, o que decidir mesmo é que vou comprar uma PONE pra tocar os MG e Driver + Twiter.

Pois é, mais parece que esse de 8 casa melhor com a pone, e também pelo corte mínimo em 150Hz já que dizem que o sub 800 não sobe muito, jogando 180W da pone em cada deve dar pra cortar em 125Hz na boa, por isso tive a idéia, se usar de 12 os MG vão se destacar mais ainda e dar a tal impressão do "pancadão" na minha opinião, mas o ideal é ouvir os falantes antes mas é complicado. pasmafaute

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pelo que andei instalando aqui 10" da e sobra pra 18" claro desde que seja bem alimetado e com caixa e corte adequado.

 

8" depende muito do falante.

 

Mas como ele gosta de subgrave e não o pancadão os de 8 ficariam um pouco "fracos" talvez, mas assim agradariam mais pelo gosto musical entende.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pelo que andei instalando aqui 10" da e sobra pra 18" claro desde que seja bem alimetado e com caixa e corte adequado.

 

8" depende muito do falante.

 

 

O meu medo é ficar som pra tocar só forro, com grave poc poc, eu gosto de sub grave na veia, ouço tudo so que mais musica eletronica, house, trace.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas como ele gosta de subgrave e não o pancadão os de 8 ficariam um pouco "fracos" talvez, mas assim agradariam mais pelo gosto musical entende.

 

 

Um primo meu que trabalha com som profissional (PA) disse que seria melhor eu por 2 12" MG400 Oversound, pra da um reforçada no grave dos de 18", já que quero muito grave, pois não me interessa se vai muito longe, mas que trema tudo perto. Vou ver se faço a caixa pros de 18" sintonizada em uns 35Hz. Mas então o que vcs acham se eu por os 12"MG400?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um primo meu que trabalha com som profissional (PA) disse que seria melhor eu por 2 12" MG400 Oversound, pra da um reforçada no grave dos de 18", já que quero muito grave, pois não me interessa se vai muito longe, mas que trema tudo perto. Vou ver se faço a caixa pros de 18" sintonizada em uns 35Hz. Mas então o que vcs acham se eu por os 12"MG400?

que falante eh q vc vai sintonizar em 35hz??? [""]

cara usa 10mg300 que acompanha e muito

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara pode sintonizar em 40 a 45hz que voce não vai se arrepender.

 

Também acredito que o 10mg300 esteja de bom tamanho.

No meu antigo som eu utilizava dois voicer de 12 em caixa sintonizada em 90Hz acompanhando dois falantes de 15. O resultado era muito bom.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

que falante eh q vc vai sintonizar em 35hz??? [""]

cara usa 10mg300 que acompanha e muito

 

Vou sintonizar os 2 over 18" 800 rms 8ohms em 35Hz ou uma frequencia que fica um sub massa. Dai eu sei que o MG 10 vai acompanha legal, mas a questao é a seguinte com os de 12"o grave não seira mais encorpado?

Editado por Weslley Valente

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou sintonizar os 2 over 18" 800 rms 8ohms em 35Hz ou uma frequencia que fica um sub massa. Dai eu sei que o MG 10 vai acompanha legal, mas a questao é a seguinte com os de 12"o grave não seira mais encorpado?

 

Olá amigo, eu utilizo 2 over mg300, ambos ligados em um bridge 360rms, 180rms pra cada já acompanha na boa, eles sao muito sensiveis, aplicando 300rms em cada um fica muito forte, entao eles acompanham 2 18 800 na boa.

 

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola amigo, sou novato aqui, tudo bem?

 

Conseguiu chegar a um veredito?

 

Qual falante vc escolheu? Posta pra gente os resultados

 

Abracos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera escolhido: 2 mg 10 300 na Pone. E agora preciso saber da costrucao das caixas e qual crossover usar e o mais importante os cortes a usar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esses 10mg300 são demais pra esse som!

 

Já vi reboque com 4x18' over sub 800 em manifold sendo acompanhado por 2x10mg300!

 

10pw3 já acompanha de boas! 10mg300 é MUITO spl pra esse set!

 

BlOom... e comparando os MG10-300 da over com o Eros Woofer 12¨ 400w Rms 312lc (para médio grave)?

O MG10-300 ainda é melhor? Caso queira um pouco mais de grave no projeto... o 312 LC da Eros é uma boa opção?

 

hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O eros vai pegar "Mais baixo" por ser 12' e ter os parametros que tem! Se o som não for muito 'turbinado', tu consegue botar ela pra tocar de 80hz pra cima sem bronca.. ou 120hz pra cima com folga!

 

Já o 10mg300 vc bota de 125hz pra cima pra não ter medo... ou 250hz pra tirar tudo dele!

 

 

 

 

Daí não tem bem o "melhor" ou "Pior".. tem que ver o que se encaixa no teu caso!

 

 

E em off: Eu tow pra montar um SDS 2.7k num SD5000.. e pra deixar o sub com folga, coloquei uma WPU 1205 pra acompanhar! Uma verdadeira máquina, corto em 60hz e a bicha fala BONITO, sem distorcer nem pedir água!

 

E recomendo, viu? Peguei ela usada mas com reparo original por R$ 250,00!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O eros vai pegar "Mais baixo" por ser 12' e ter os parametros que tem! Se o som não for muito 'turbinado', tu consegue botar ela pra tocar de 80hz pra cima sem bronca.. ou 120hz pra cima com folga!

 

Já o 10mg300 vc bota de 125hz pra cima pra não ter medo... ou 250hz pra tirar tudo dele!

 

Daí não tem bem o "melhor" ou "Pior".. tem que ver o que se encaixa no teu caso!

 

 

somdopolo.jpg

 

Este é o som em questão... Os médios irei colocar fixado (evidente que será movel, pois não dá para fechar o porta-malas) neste tampao de plastico do porta malas!

 

Então qual modelo se encaixaria melhor? ErosLC 312 ou MG10-300? vlw

 

Outra... O eroslc 312 fica legal com forró, axé, swingueira... ??? Ou somente pancadão?

 

Obrigado pela dica mas, os WPU 1205 ficam melhores?

Editado por Prof. Gilberto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, eu postei a resposta em cima do teu post! Leia!

 

Alias, vc quotou minha resposta mas não leu! :banghead

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, eu postei a resposta em cima do teu post! Leia!

 

Alias, vc quotou minha resposta mas não leu! :banghead

 

BlOom... eu li o seu post amigoO... A questão é que sou leigo

em som automotivo e não ficou claro para mim! Dê uma lida ae

no quot que fiz... please!

 

Só para ter 1 idéia eu num sei nem o que é sistema 2 vias ou 3 vias?

 

Obrigado <_<

 

 

Então qual modelo se encaixaria melhor? ErosLC 312 ou MG10-300? vlw

 

O eroslc 312 fica legal com forró, axé, swingueira... ??? Ou somente pancadão?

 

Obrigado pela dica mas, os WPU 1205 ficam melhores?

Editado por Prof. Gilberto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostaria de algum falante que desse mais uma dose de GRAVE também no

meu set... Por isto, a questão... 12PW5A ou Eros 312LC? Sendo que tenho

uma certa preferencia pelos 12PW5A... E, então o que acha?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Protech trio 12" serve pra medio grave ?? Pra acompanhar 2 Tornado 18" ?? ou melhor e312 ou 10mg300 ??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal... (desculpem por reativar este TÓPICO)

 

Estou querendo saber se 4 unidades mid bass OVERSOUND OVS-8L 200 rms ficaria um médio grave forte?

Tipo algo que desse para concorrer com pelo menos 2 SNAKE ESX608 (já vi tocando e .... tocam muito)...

 

PS.: Aceito sugestões para médio grave (8 polegadas)

 

Abraços

 

ESPECIFICAÇÕES:

 

Frequência de ressonância: Fs 85 Hz

Resistência da bobina: Re 11 Ohms

Fator de qualidade total: Qts 0,34

Fator de qualidade mecânica: Qms 6,30

Fator de qualidade elétrica: Qes 0,35

Volume equivalente do falante Vas 28 L

Área efetiva do cone: Sd 0,029m2

Deslocamento máximo: Xmax ± 1,0mm

 

Polegadas: 8

Impedância nominal: 8 Ohms

Resposta de frequência: 150 ~ 6.000 Hz

Sensibilidade 1w/1m: 100 dB

Potência: 200 WRMS

Potência de programa: 400 W

Diâmetro da bobina: Ø 2"

 

Imã: Ferrite de Bário

Fio da bobina: Alumínio

Carcaça: Alumínio

Cone: Celulose

Suspensão: Tecido

 

Modelo: OVS-8L

Diâmetro maior: Ø 218 mm

Altura total: 93,50 mm

Perfuração do gabinete: Ø 190 mm

Diâmetro do imã: Ø 155 mm

Altura do imã: 18 mm

Peso: 6 kilos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou contar o que aconteceu! O som era um reboque com 4 over 18sub800 em manifold, 2 ETD7200.. e precisava de médios. O dono tinha 2 10pw3.. mas queria mais! O instalador da showcar recomendou + 2 10pw3 e colocava os 4 em corneta.

 

Porém, o dono do reboque (savf, ex usuário aqui do fórum) queria TROCAR os médios, e não simplesmente acrescentar. Então o dono da showcar indicou os 10mg300 da oversound. Ele (o savf) foi na internet e viu que 10mg300 e 12mg400 tinham praticamente o mesmo preço (diferença pouca). Então comprou os 12mg400.

 

O dono da showcar insistiu que ele desfizesse a compra, pegasse o 10mg300, mas o savf como bom teimoso, achou melhor o 12' pois, "além de ser 12' tem 400watts" (contra 10' de 300watts).

 

 

 

Bom, como o dono da loja não decide nada, o cliente é quem diz.. foi feita a caixa corneta pra 2x12mg400. Colocou pra tocar num SD1800 e achou fraco. O dono da loja falou que era pra ter pego o 10mg300.. e pra comparar, ligaram os dois juntos.. primeiro o reboque (com 2x12mg400 em cornetada) depois um som de mala q tinha lá (com 2x10mg300 em dutada)...e... resultado.. mesmo em seladinha.. o 10mg300 tocou MUITO mais que o 12mg400.. mais nítido, mais SPL.. com a única diferença que o 12' tinha o timbre mais grave.. mas como ele tava ali pra tocar médio grave, o 10mg300 deu uma SURRA!

 

E isso são fatos! wink.gif

 

wowww

tao aumentando um pouco os fatos??? kkk

no dia q eu testei os 12-400 contra os 10-300. eu tava usando em caixa selada e num power one... (tenho fotos)

realmente o 10-300 tocou muito mais voz.. limpo e tal.. impressionante..

 

mas logo dps disso... fui na loja de douglas, ele me falou q era a caixa.. eu nao acreditei... mas fiz.. cornetada sei la como chamam..

agora ta rendendo absurdo, se transformou... ta tocando 400% mais..

to muito satisfeito..

 

os 2 sao muito bons, nessa caixa, eu nao sei qual seria melhor, mas aposto no 12-400 viu.. tem um ataque legal

 

 

veja em 1:40 ate o fim.. medio ta absurdo..

se quiser dar uma olhada, eu levo la na show car... t+

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vixe! Tocando demais!

E olha que eu já curtia seu som anterior... tah com uma qualidade incomparável! as etd devem estar atenuadíssimas!

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando eu falo que tem muito fanático aqui no autoforum brigam cmg! O 12-400 eh um ótimo falante! Testa ele na cornetada pra tu ver... Qualidade mil!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Pessoal ! Acho que esse é meu primeiro comentário aqui no TRIO... Não sei se vou poder postar mais comentários porque ainda não entendi como se faz para localizar os tópicos com os comentários feitos (ainda tô aprendendo a mexer aqui). Mas gostaria de dar uma pequena contribuição. Bom, li quase todos os comentário e notei que muita gente fala sobre o 10" que deu pau nos de 12" e vice-versa. Quem deu pau em quem... isso pouco interessa quando temos uma noção maior sobre o que realmente "pega" quando o negócio é fazer som bom com alto SPL. A potência não é a única que manda... temos a eficiência também. Por exemplo: Um sub de 10" com 90dB de eficiência que suporte 300 Watts vai tocar a mesma coisa que outro sub de 10" com 87dB de eficiência que suporte 600 Watts (quando ambos receberem as respectivas potências máximas).

 

Um sub de 12" quando bem instalado provavelmente "dá pau" nos de 10" por conta de outro fator que é a área de cone (ou área para acoplamento com o meio). Chamamos isso de Sd. Um típico falante de 12" tem cerca de 0,0500 M^2 enquanto que um de 10" tem apenas 0,0366M^2. Multiplicando isso pelo Xmax temos o valor do Vd (que é o deslocamento de ar dele enquanto funciona como pistão). Assim, nas frequências em que o falante funciona como pistão quem manda no SPL é a resultante entre SENSIBILIDADE + POTÊNCIA + ÁREA EFETIVA DE CONE + XMAX. Somente com a interpretação destes 4 parâmetros é que poderemos dizer qual falante vai tocar mais alto.

 

O MG10-300 (OVERSOUND) tem os seguintes parâmetros:

Potência = 300 W

tamanho = 10"

Sd = 0,0366 m^2

Xmax = 2 mm

Vd = 0,0732 litros

sensibilidade = 97,22dB/w/m

 

O MG 12-400 (OVERSOUND):

Potência = 400 W

tamanho = 12"

Sd = 0,0527 m^2

Xmax = 2 mm

Vd = 0,1054 litros

sensibilidade = 97,63dB/w/m

 

Nas frequências em que ambos não funcionam como pistão, colocando 300 Watts em cima de um MG-10-300 teremos cerca de 122 dB. Já no MG-12-400 teremos 123,6 dB. A diferença é desprezível. O que ocorre, porém é que a caixa para o falante de 10" é MUITO DIFERENTE da caixa para o falante de 12". Simulei rapidamente aqui no powerx e notei que o MG-10-300 é capaz de descer 10Hz a mais que o de 12" !!! A explicação para o de 10" que deu pau no de 12" está no fato de apresentar valor semelhante de rendimento em dB e descer 10Hz a mais... além, é claro, do falante de 10" ser capaz de responder freq. mais altas que o de 12". Claro que se a caixa estiver incorreta as coisas não sairão como o previsto aqui. (Li em algum lugar que alguém usou caixa selada para esses falantes - não pode... o ebp deles é muito alto e o xmax muito baixo. Não suporta caixa selada a não ser que seja para trabalhar fora da faixa de freq. em que funciona como pistão... aí sim pode usar selada).

 

Ainda sobre o pedido de ter falante tocando a mesma coisa (0dB de diferença). Olha, você tem que levar em conta a curva de FLETCHER & MUNSON. Note que para nosso ouvido (o humano) é interessante que o subgrave esteja uns 3 a 5dB mais alto que o médio grave (estou falando para a cuva F&M acima de 110 decibéis). Então bastaria fazer as contas e ver que você tem aprox. 127,5dB para cada oversound de 18" e 122 para cada MG-10-300. Isto se aplicar a potência máxima que cada falante suporta. A diferença é de aprox. 5dB ! Ou seja: Se quiser tocar bonito; equilibrado, etc... E SE TODAS AS CAIXAS ESTIVEREM CORRETAMENTE PROJETADAS.... uma relação 1:1 seria muito boa.

 

Antes que comecem a jogar pedras em mim... hehehehe... é preciso lembrar que DICIFILMENTE alguém vai usar os 76 litros com 3 dutos de 4" que um SUB-800 requer (isso sem falar na caixa que talvez não esteja corretamente travada, etc). Se tudo tiver sido feito a contento... então a relação 1:1 ficará boa. 2:1 (dois de 10" para cada de 18") ficaria boa também se não fosse som em campo aberto.

 

Se acessarem www.rta30.com.br e simularem um objetivo = ALTA FIDELIDADE C/ SPL para o MG-10-300.. verão que a caixa indicada é DUTADA (sempre). O mesmo ocorre com o MG-12-400. Notem que o dB-SPL que a página vai mostrar está bem próximo do que calculei aqui para vocês.

 

Qualquer dúvida entrem em contato no atec22@terra.com.br Se eu não responder mais é porque não consegui localizar novamente o tópico - se alguém puder me ajudar nisso... obrigado !

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...