Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
kalbusch

Só quero saber a potencia do fusivel

Recommended Posts

Bom pessoal apos alguns meses parado na area de som, resolvi dar continuidade ao meu projeto.

ja li muita coisa no forum, ja busquei ajuda... e cada vez fico mais confuso...

só quero saber qual a potencia dos fusiveis para proteger meu carro... só isso.. apenas isso..

segue o esquema de ligaçao..

obs: no esquema é disjuntor... eu vo usar fusivel

esquema de viniciusdalvi de 25/08/2007.

modificado por mim.

esquemadeligaao.jpg

fico muito agradecido pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

dois de 80A vai ficar legal, mas tem um errinho no esquema, depois do borne da bateria vem o fusivel e so depois dele que sao conectados os cabos para amplificadores/capacitor/etc.

Compartilhar este post

Link para o post

dois de 80A vai ficar legal, mas tem um errinho no esquema, depois do borne da bateria vem o fusivel e so depois dele que sao conectados os cabos para amplificadores/capacitor/etc.

eu achei q assim tava certo...

bateria-fusivel-cabo-fusivel-bateria

então o segundo fusivel no caso ali é antes do mega capacitor?

Compartilhar este post

Link para o post

eu achei q assim tava certo...

bateria-fusivel-cabo-fusivel-bateria

então o segundo fusivel no caso ali é antes do mega capacitor?

isto!

Compartilhar este post

Link para o post

o murilo.. segundo esse artigo... acho q foi voce que escreveu tbem... o fusivel vem antes da bateria auxiliar...

texto produzido por murilo kulczynski alvares - 15/8/2004

Todos os direitos autorais reservados

AutoSom.net http://autosom.net

Dimensionando o sistema elétrico

artigo_20040815122420ALIMENTADOR.JPG

agora n entendi.... é antes da bateria auxiliar ou depois...

obrigado pelas respostas ate agora...

Compartilhar este post

Link para o post

Então, do jeito que você o esquema nao tá errado não.

Dessa forma você está protegendo apenas o trajeto entre uma bateria e outra.

2 fusi de 80 está de bom tamanho.

Se voce tirar o fusi proximo a bat. auxiliar e der um problema nesse trajeto ai pelo meio do carro, o fusi proximo a bat. do cofre irá queimar, mas mesmo assim passará corrente pois a bat. auxiliar está 'desprotegida'

Pode deixar os 2 fusi e para maior segurança, deverá adicionar um após o (+) da bat auxiliar.

No caso, antes de chegar no MC.

EDIT: so um amp vai passar pelo MC né?

Então, 1 fusi pra cada módulo.

Abraçoss! :legal:

Editado por msseu

Compartilhar este post

Link para o post

Então, do jeito que você o esquema nao tá errado não.

Dessa forma você está protegendo apenas o trajeto entre uma bateria e outra.

2 fusi de 80 está de bom tamanho.

Se voce tirar o fusi proximo a bat. auxiliar e der um problema nesse trajeto ai pelo meio do carro, o fusi proximo a bat. do cofre irá queimar, mas mesmo assim passará corrente pois a bat. auxiliar está 'desprotegida'

Pode deixar os 2 fusi e para maior segurança, deverá adicionar um após o (+) da bat auxiliar.

No caso, antes de chegar no MC.

EDIT: so um amp vai passar pelo MC né?

Então, 1 fusi pra cada módulo.

Abraçoss! :legal:

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

1500rms? se vc colocar um fusivel de 80a proximo aos modulos garanto que ele vai queimar...

coloque entre os modulos e a bateria auxiliar um disjuntor residencial de 100amperes, e lá na bateria da frente um fusivel de 90a,

em caso de curto nos modulos o disjuntor vai desarmar rapidamente evitando passagem desta corrente a bateria auxiliar e na bateria original da frente consequentemente em todo sistema eletrico do carro, e se caso o curto vir na bateria auxiliar o fusivel de 90ah vai queimar não deixando o a corrente chegar no sistema eletrico do carro...

eu prefiro usar somente disjuntores desde que os modulos sejam protegidos com fusiveis já que disjuntor não é indicado a proteger em possiveis "curtos" componentes eletronicos...

Compartilhar este post

Link para o post

dois de 80A

soundigital.jpg

Murilo,

no manual da soundigital recomenda-se para proteção da SD1000 fusivel de 100a, e da sd400 fuse de 45a, ou seja, uma proteção de fusivel sobre a carga de 145a sobre 1400rms tudo na teoria,

agora neste topico voce indica 80a para um sistema de 1500rms, como assim?

Compartilhar este post

Link para o post

No meu projeto eu fiz o seguinte.

bateria Pioneiro de 45a no cofre,+ moura de 75a.

cabo de 25mm residencial

bateria de 45a coloquei um dejunto de 55 amperes e cabos de 25mm ate a bateria na mala de 75a, fusivel de 60a na moura para o SD1000, nunca queimou, nem desarmou o desuntor.

=)

felizzz

Compartilhar este post

Link para o post

fusivel de 60a na moura para o SD1000, nunca queimou.

ete fusivel esta entre modulo bateria moura ou entre bateria moura e bateria primario?

Compartilhar este post

Link para o post

soundigital.jpg

Murilo,

no manual da soundigital recomenda-se para proteção da SD1000 fusivel de 100a, e da sd400 fuse de 45a, ou seja, uma proteção de fusivel sobre a carga de 145a sobre 1400rms tudo na teoria,

agora neste topico voce indica 80a para um sistema de 1500rms, como assim?

Eu recomendei dois fusiveis de 80A, um para cada bateria. Sendo um modelo comum de fusível vai ter efeito retardado e nao vai queimar nos picos de grave.

Compartilhar este post

Link para o post

sim, mas de qualquer forma os 1500Wrms vai passar somente por um fusivel de 80a para chegar tanto na bateria auxiliar como na original, os 2 fusiveis pelo desenho não estão em paralelo...

confesso que ainda não consegui enxergar "o que vc tentou me passar"

Editado por DanielFreitas

Compartilhar este post

Link para o post

Estão em paralelo, olhe de novo.

hmmm...,,

juro que vi o amplificador antes do fusivel

e por estar uma bateria proxima e a outra bem distante, não sobrecarregaria o fuse proximo a auxiliar?

Compartilhar este post

Link para o post

hmmm...,,

juro que vi o amplificador antes do fusivel

e por estar uma bateria proxima e a outra bem distante, não sobrecarregaria o fuse proximo a auxiliar?

Boa pergunta, depende:

Se a bitola do cabo for pequena para o projeto, sim, mas o alternador la na frente vai ser o primeiro a suprir a demanda.

Compartilhar este post

Link para o post

Estão em paralelo, olhe de novo.

murilo... no primeiro esquema que postei o fusivel vem antes da bateria auxiliar...

vc disse que n estava certo... que o fusivel é depois da bateria auxiliar... no seu desenho do artigo o fusivel vem antes da bateria tbem..

a sequencia deve ser igual do artigo do autosom?

Compartilhar este post

Link para o post

no seu desenho esta assim bateria original + fusivel + fusivel + modulos + bateria auxiliar...

se o modulo fechar curto, nada o protegera da bateria auxiliar, vai ficar "dando" curto até pear fogo... hehehe

agora no desenho do murilo esta

bateria original + fusivel + modulos + fusivel + bateria auxiliar... como se ve os modulos estão no meio dos fusiveis, protegendo o resto do sistema do carro...

Compartilhar este post

Link para o post

só achei que ele joga uma amperagem um pouco alta, no caso do nosso amigo aqui ele jogou fuse de 225a... é um pouco acima do que o necessario.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...