Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

EliasSoares

SQ Novo Fox

Recommended Posts

Postado em

Galera,

Primeiramente, vou explicar o meu objetivo.

Eu não sou fã de Alta fidelidade, e talves nem de SQ, não sei bem o que vocês veem como SQ.

Eu gosto de um som interno forte, com boa definição nos medios e agudos, e um grave FORTE, tendendo mais pra SPL.

O Problema: A grana tá muito curta, mas eu não quero abrir mão de ter um som no carro novo por conta disso.

Então vou decidir pelo seguinte set:

"HU": MP3 Player PHILLIPS 8GB. (Já possuo)

Pré-amplificação: Behringer DCX2496 (Já possuo)

Amplificador:

- Mid e Tw: Taramps T200d - 2x100W @ 2 Ohms (Já possuo)

- Sub: Por enquanto, nada

Crossover:

Home-made, essa semana devo começar.

Mid-bass: NAR Kevlar KW65.01 (Encomendado)

Tweeter: Selenium 1TW1 (Já possui)

Subwoofer: Por enquanto, nada

Vou fazer o suporte para as Tw na coluna em fibra,

e quando chegar o carro vou estudar a possibilidade de fazer um

pezinho ou door pod para os mids. Caso contrário, vou tratar a porta

pra receber os mids.

Em resumo, o projeto é esse.

Agora peço a dica dos mais experientes, o que acham da ideia de não usar HU? Vou quebrar a cara?

Valeu galera!

Postado em

Por ser Philips espera-se uma qualidade melhor que um mp3 xing. É um ponto positivo. Vai ser p2>RCA ou tem algum tipo de dock com saida RCA? Ia ajudar bastante se fosse um dock.

O duro é que você tambem fica sem ajuste nenhum, nem balance vai ter.

Mas acho que outro problema grande é o Taramps e 1TW1. Dificil tirar algo definido com isso... Procurando nos classificados, com uns 200-300, você consegue achar tw e amp bem melhores, com sorte. Se passar esses pra frente ajuda bastante.

Da uma olhada no tópico do SubSonic, tem umas dicas legais para leite de pedra. Inclusive pegar um HU Sony alí de ~200 para quebrar o galho.[

Agora tudo depende do seu orçamento, mesmo que curto. Possibilidades existem muitas.

Postado em

Pad, concordo que o amplificador não é dos melhores, mas é o que eu ja tenho, não queria passar nada pra frente por enquanto.

Mas quanto as regulagens do player, eu vou sentir muito pouco a falta delas!

O processador me permite inserir equalizadores, DELAYS (TA!!!), ajuste individual de ganhos, crossovers, e etc.

Não sei quanto a fidelidade dele, mas tem alguns loucos por aí que usam ele como preamplificador de sistemas de hifi residenciais, então...

Postado em

Eu ia pegar um Punch P200.2 que tá a venda aqui no fórum por um ótimo preço, mas infelizmente a grana não foi suficiente.

Vou segurar as pontas por uns meses no T200, não é possivel que seja pior do que a propria saida do cdplayer.

Postado em

Que direto, não?! :vts

AHAHAHAHA Vinicius não consigo cara, principalmente quando o cara ainda quer deixar o negocio e precisa que alguem abra os olhos dele.

Seguinte: Taramps é pra pamonheiro cara, quem quer por Trio usa esse modulo pra colocar corneta. Quanto sai isso dai? Na boa, aperta um pouco e poe um Fosgate 4600 ou 4.6X que é melhor que ele e custa quase igual.

Eu mesmo, me apertei pra caramba pra ir colocando tudo no meu set, e só agora, a 1 mes e pouco conclui a primeira perte que era kit + amp + player.

Uma coisa que eu aprendi aqui é: Não gasta sua grana comprando porcaria que não te atender. Voce vai ficar chatiado, e ainda vai perder grana com isso só pra "botar pra tocar". Não adianta, SQ, caso nao tenho grana como eu, tem que ser aos poucos, devagar, no ritmo pra ir aprendendo.

Entre colocar esse Taramps e nada, eu fico com o segundo.

Boa sorte.

Postado em

AHAHAHAHA Vinicius não consigo cara, principalmente quando o cara ainda quer deixar o negocio e precisa que alguem abra os olhos dele.

Seguinte: Taramps é pra pamonheiro cara, quem quer por Trio usa esse modulo pra colocar corneta. Quanto sai isso dai? Na boa, aperta um pouco e poe um Fosgate 4600 ou 4.6X que é melhor que ele e custa quase igual.

Eu mesmo, me apertei pra caramba pra ir colocando tudo no meu set, e só agora, a 1 mes e pouco conclui a primeira perte que era kit + amp + player.

Uma coisa que eu aprendi aqui é: Não gasta sua grana comprando porcaria que não te atender. Voce vai ficar chatiado, e ainda vai perder grana com isso só pra "botar pra tocar". Não adianta, SQ, caso nao tenho grana como eu, tem que ser aos poucos, devagar, no ritmo pra ir aprendendo.

Entre colocar esse Taramps e nada, eu fico com o segundo.

Boa sorte.

Exatamente! :legal:

Postado em

Razões reais pelas quais eu não usaria taramps:

- Perda de dinâmica pelo fonte subdimensionada (caracteristica da marca, infelizmente);

- Detalhamento e precisão tonal pobres;

- Dimensões de palco reduzidas;

- Imagem ruim e incoerente;

Resultando num som bastante fechado, coisa de trio elétrico, onde ninguém está aí para nada e stereo é para os fracos.

O quão bom ou ruim ficará, só ouvindo. Mas diria que é bastante difícil de não acontecer nada que citei.

Se um usuário novato no SQ vai entender algo disso, não sei. Talvez entenda. Talvez leia grego. Como 98% dos novatos vão acabar lendo grego, é mais fácil dizer: evite taramps, a maioria dos nacionais e xings. Um dos unicos nacionais com potencial é a Wharf, mas aí fica bem carinho também. Se alguns nacionais se orgulham de estar a frente na potencia, os gringos estão anos-luz a frente em qualidade.

Claro que gastando mais fica mais fácil de ter qualidade. Mas o que alguns sets hi-fi aqui gastam em 1 componente do sistema eu gastei no meu sistema inteiro (~3k). Mas tem que ter comprometimento.

Postado em (editado)

Ja começa que em testes de bancada ele não entrega o que promete e segue o o que o pad comentou.

Agora, algo pra se pensar... Se é bom, porque não se ve o taramps nos campeonatos de som de qualidade?

Mais uma coisa, não se esqueça que está pedindo ajuda aos que "entram pro SQ, Hifi, sei lá o que, e perdem a noção"...

Encerro minha participação nesse topico.

Editado por ScuLt
Postado em

Eu só critiquei a seguinte questão, todo mundo meteu o pau, mas não explicou porquê!

Não discordei de que o amplificador é ruim. É sim, pra SQ sim, mas é o que tenho na mão no momento.

Eu só acho que uma pessoa que não entende nada, vai ficar se perguntando porque diabos o amplificador não serve e pronto.

:)

Do mesmo jeito que se alguem entrar no trio eletrico, querendo montrar um trio com sub, dez cornetas, duas tweeters, tudo num

modulo digital que responde até 500hz, eu vou chegar e explicar: oh, ñ dá por isso isso e isso. E não vou simplesmente dizer:

"Joga esse modulo no lixo e põe modulo tal."

Postado em

Cara,vende esse teu Taramps aí,e com a graninha dele e mais uns 100zinho,ou até menos,vc com uma garimpada nos classificados consegue coisa melhor SIM,para tocar um mid+twt....eu recorreria aos usados e semi novos na sua posiçao.

Ví numa lista dessas que trazem do PY, um Clarion apa 4207 , que lá está custando 120 dollares, e ai por 40% vc pega um novinho, vai te sair o taramps + uns 120 reais, e aí sim vai te dar uma Otima qualidade...Ainda faz 55wrms x 4

E logo menos faria o mesmo com o Philips

Postado em

Cara uma dica, eu não tenho muita experiencia em "SQ", mas monta o som com o que voce tem e vai trocando depois o que não te agrada, pois muitas vezes o que é bom para um pode ser ruim para outro. E boa sorte no seu som. :legal:

Postado em (editado)

Cara, troca esse Taramps que de SQ esse amp não tem nada. Tem Fosgate 4.6, 200x2, 200ix, Clarion, pioneer nos classificados e qq um deles vai ser melhor para SQ. Não leva a mal as críticas, mas vc postou no fórum de qualidade de audio, buscando um SQ, mesmo que de entrada, então, estamos só dando nossa opinião.

Outra peça que não se encaixa é o player, mas vc tem um pré de respeito (talvez acrescente um hiss considerável no som) e pode ser que como transporte, a HU dê conta, mesmo com a falta de muitos recursos. De cara, EU trocaria esse amp, mesmo já estando com ele em mãos.

Qto ao sub, Punch 200x2, 200ix, 100ix para amp toca muito. Sub em si, tem sempre um NAR perdido pelos classificados (um sw3 ficaria bacana) por preços legais

* Uma coisa não entendi... Vc com esse puta pré vai montar crossovers separados? Esse modelo de Behringer tem cortes em até 48dB/8ª...

Editado por marcosnf
Postado em

Valeu marcos!

A questão do pré e o crossover é o seguinte:

Como o T200 é dois canais apenas, eu não tenho como separar mid de tw... então vou precisar de um cross pra tw...

Postado em

Valeu marcos!

A questão do pré e o crossover é o seguinte:

Como o T200 é dois canais apenas, eu não tenho como separar mid de tw... então vou precisar de um cross pra tw...

Para o 1tw1, basta um corte 6db/8ª (um capacitor) de boa qualidade, cortando em cerca de 3,5khz que tá de bom tamanho.

Postado em

Carak! vai usar um Behringer DCX2496 no carro? Nunca tinha pensado nisso, estou com um DBX 260 parado aqui! :rever1: Vamos ver no que é que dá isso!!! Daqui a pouco vou colocar minhas X5 no porta malas!! :rolleyes:

Postado em

Para o 1tw1, basta um corte 6db/8ª (um capacitor) de boa qualidade, cortando em cerca de 3,5khz que tá de bom tamanho.

O Corte original dele é 2,5kHz em 18dB/8ª

Só que o indutor é nucleo de ferrite, e os capacitores eletrolíticos não polarizados.

Vou fazer com nucleo a ar e capacitores melhores (vai depender do que eu encontrar.)

Alguém sabe alguma loja online que tenha capacitores bons a venda?

Eu estou fazendo o cross em 24dB/8ª em 2kHz...

Postado em

É esse corte que eu uso com os meus hertz. Como ele tem fs baixa, deu pra cortar assim sem problemas... verifica o fs do 1tw1, pois esse corte é meio agressivo para os tw. Mas tem td pra ficar bom

Postado em

É esse corte que eu uso com os meus hertz. Como ele tem fs baixa, deu pra cortar assim sem problemas... verifica o fs do 1tw1, pois esse corte é meio agressivo para os tw. Mas tem td pra ficar bom

Engraçado que o manual não tem parametros dessa Tw.

Mas tem a curva de resposta e de impedância.

Pela curva de impedância dela, o fs é por volta de 1.1 Khz.

Não acha 6dB/8ª pouco não?

Tenho medo de cortar aí e queima-la.

--------

Hoje abri o crossover original da selenium, e ví como é fraco realmente.

Capacitores eletroliticos, indutor com nucleo ferrite, e UM VARISTOR em série.

Imagino que esse varistor se estiver mal dimensionado possa tirar um pouco da dinâmica.

Não sei se estou imaginando errado.

Alguém sabe onde eu posso encontrar bons capacitores pra fazer o cross?

A Farnel tem poucas opções e não tem bons preços! Dá medo!

Postado em (editado)

Alguém sabe alguma loja online que tenha capacitores bons a venda?

http://www.farnell.com.br/

http://www.soldafria.com.br/

Tenta esse, o preço é um pouco salgadinho da Farnell, mais talvez tenha o que precisa.

Depois qdo lembrar de + algum edito aqui... :legal:

(agora que reparei que vc havia citado a Farnell...)

http://www.milcomp.com.br/

Editado por Vinícius MB
Postado em

Engraçado que o manual não tem parametros dessa Tw.

Mas tem a curva de resposta e de impedância.

Pela curva de impedância dela, o fs é por volta de 1.1 Khz.

Não acha 6dB/8ª pouco não?

Tenho medo de cortar aí e queima-la.

--------

Hoje abri o crossover original da selenium, e ví como é fraco realmente.

Capacitores eletroliticos, indutor com nucleo ferrite, e UM VARISTOR em série.

Imagino que esse varistor se estiver mal dimensionado possa tirar um pouco da dinâmica.

Não sei se estou imaginando errado.

Alguém sabe onde eu posso encontrar bons capacitores pra fazer o cross?

A Farnel tem poucas opções e não tem bons preços! Dá medo!

Foi por isso que eu sugeri um corte de 3.5k em 6db/8ª. Fica acima do corte original que é feito com componentes toscos em 18db/8ª, mas com uma transição mais suave, e sem muita coisa entre a fonte e o tw. Um cap Solen, Benic, Mundorf ou Clarity trará melhores resultados para o som

Postado em

Marcos, acho que vou ficar no meio termo de sua dica...

Vou usar 12dB/8ª. Qual melhor tipo de filtro a se usar? Butterworth?

Hoje eu recebi o carro. O verme pra começar tá grande!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...