Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
hiperim

Megacapacitores

Recommended Posts

o problema é... qual é o valor de um MC fosgate de 1 farad?

imagine em um sistema de 1000w, usar um mc de nome de 5 farad iria sair mais caro que o amp, ou que baterias, iria ser o equipamento mais caro do set!

ajudar ajuda... mais nesses valores prefiro optar por outros equipamentos!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz, entao pode comecar a rir alto, pq o MC ajuda muito qualquer tipo de sistema de SPL. hehe

Por que os competidores nao usam? Um dos motivos é que eles tem condição de colocar 300, 400, 500ah, ... de alternador no carro deles. Se voce tbm tem essa banca toda, vá em frente e arque com a consequencia do seu carro acabar fazendo 5Lts/km... Agora: se seu gol for 1.0, nem pense em fazer um up de alternador...

Quanto ao "problema" dos MC nao agirem corretamente em sistemas que tocam Lil Wayne, Lil Jon, Young Jeezy, Gorilla Zoe, etc... isso pode ser facilmente corrigido. Faça com que a relação farads/watts seja de 1F para cada 200watts e compre um MC de qualidade boa (tipo Fosgate, Tsunami, etc)!

Nao adianta: baterias de 14volts NUNCA ira conseguir manter a tensao do seu sistema em 13.8volts sempre... Nao importa quantas delas voce tenha! E é aí que o MC bem dimensionado faz o seu trabalho!

Os competidores usam 300, 400, 500ah? Tem certeza disso?

Quando me refiro a competidores não é só os que levam a sério a coisa e gastam rios de dinheiro pra isso.

Me refiro a todos que competem, que tem isso como um hobby... inclusive usuários daqui mesmo que montam sets com intuito de competir. Estes estão usando MC? NÃO!

Quantos farads você acha que precisa pra manter a tensão de um sistema de 3~5kw em 14v?

Quais as marcas sérias que tem seus MC de acordo com o que prometem na "casca"?

Quanto custa um MC fosgate, soundstream ou qualquer outra marca gringa que trabalha sério?

Por fim... quem daqui tem bala na agulha pra bancar 1f fosgate pra cada 200w em um sistema de 2.5kw(média hj aqui)?

Compartilhar este post

Link para o post

sou 1000 X mais baterias de qualidade e bons cabos de alimentação e um alternador bom do que Megacapacitors....

Compartilhar este post

Link para o post

capacitor não precisa pagar muito a não ser que queira algo enfeitado

è só ir até uma loja que venda equipamentos eletronicos e comprar a quantidade necessaria e ligar em paralelo

Fazer uma solda legal e pronto colocar dentro de uma caixa, e ta feito o banco de capacitor,

total DIY e simples;

Se bem que um amplificador que tenha um bom projeto de fonte não precisa de capacidores externos para render bem;

Compartilhar este post

Link para o post

MC ficou muito desvalorizado devido a quantidade imensa de marcas xing-ling no mercado

Más ninguem se atenta para a diferença absurda de preço de um MC paraguaio para um fosgate, por exemplo um fosgate de 1F ja passa de 500 conto!

em um dos emcontros do forum que fomos aqui em São Paulo, pude ver um MC fosgate de 10F do joão aqui do forum, estabilizando 100% a voltagem de uma SD5000 em apenas 200e pouco A de bateria

Agora quem quer pagar mais de 1 milha em um mega cap?????

Na minha opinião a MELHOR forma de alimentação são Batcaps, como XS, optima e etc, baterias que em sua propria montagem (chamada pela optima de espiral-cel) ja formam capacitores de varios e varios farads e reais né

Sobre mc xing-ling, até uns que declaram 30F 60F!!! jesuis nada a declarar

Obs: instalei um blitz de 6F em uma sd2500 e estabilizou muito bem e deu uma diferença muito boa no sistema, de alimentação tem uma moura clean de 200A.

Compartilhar este post

Link para o post

MC ficou muito desvalorizado devido a quantidade imensa de marcas xing-ling no mercado

Más ninguem se atenta para a diferença absurda de preço de um MC paraguaio para um fosgate, por exemplo um fosgate de 1F ja passa de 500 conto!

em um dos emcontros do forum que fomos aqui em São Paulo, pude ver um MC fosgate de 10F do joão aqui do forum, estabilizando 100% a voltagem de uma SD5000 em apenas 200e pouco A de bateria

Agora quem quer pagar mais de 1 milha em um mega cap?????

Na minha opinião a MELHOR forma de alimentação são Batcaps, como XS, optima e etc, baterias que em sua propria montagem (chamada pela optima de espiral-cel) ja formam capacitores de varios e varios farads e reais né

Sobre mc xing-ling, até uns que declaram 30F 60F!!! jesuis nada a declarar

Obs: instalei um blitz de 6F em uma sd2500 e estabilizou muito bem e deu uma diferença muito boa no sistema, de alimentação tem uma moura clean de 200A.

Um BatCap é bem diferente de um XSPower ou de uma Optima, por exemplo. estas ultimas sao baterias por si só, enquanto que o BatCap é um híbrido (mistura de bateria com megacap). O único problema é que tanto as XSPower, as Optima e os BatCaps nao descarregam a carga que mantém acumulados tao rapidamente quanto um megacap.

Compartilhar este post

Link para o post

Os competidores usam 300, 400, 500ah? Tem certeza disso?

Quando me refiro a competidores não é só os que levam a sério a coisa e gastam rios de dinheiro pra isso.

Me refiro a todos que competem, que tem isso como um hobby... inclusive usuários daqui mesmo que montam sets com intuito de competir. Estes estão usando MC? NÃO!

Quantos farads você acha que precisa pra manter a tensão de um sistema de 3~5kw em 14v?

Quais as marcas sérias que tem seus MC de acordo com o que prometem na "casca"?

Quanto custa um MC fosgate, soundstream ou qualquer outra marca gringa que trabalha sério?

Por fim... quem daqui tem bala na agulha pra bancar 1f fosgate pra cada 200w em um sistema de 2.5kw(média hj aqui)?

Agora seu discurso mudou...

Antes voce tava falando que o MC nao ajudaria um sistema de SPL e agora ta dizendo que é muito caro dimensionar de forma adequada o MC em um sistema de 2.5kw de potencia. :unsure:

A questao que eu quis abordar no topico nao era do preco dos megacaps, mas sim da necessidade dele em sistemas com baterias suficientes, mas que tenha grande queda de tensao por conta do alternador fraco.

Penso que em sistema de 4kwatts pra cima seria mais benefico fazer um up de alternador.

So que pra sistemas de 2kwatts, um bom MC de 10F ja faria um otimo trabalho.

Eu mesmo penso em, futuramente, comprar um MC de 10F da Fosgate... Isso pq tenho "somente" 1500w rms.

Compartilhar este post

Link para o post

é logico que um capacitor é fundamental num sistema....mas deixa eu da uma esquentada no topico

no meu caso 1000wats + 155A agm + altenrador de 90A + bateria original de 45A amp clipando e tençao em 13.2v seria legal um Mega capacitor?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas quem disse que o capacitor é fundamental?

O fundamental é prover energia (ou transformar, ja que energia nao se cria) mais rapidamente do que se tira energia.

Como o pessoal nao troca alternador, nao tem capacidade em baterias (Ah) suficiente, tem quedas enormes de tensão e pensa que o capacitor é a solução...

Compartilhar este post

Link para o post

Um BatCap é bem diferente de um XSPower ou de uma Optima, por exemplo. estas ultimas sao baterias por si só, enquanto que o BatCap é um híbrido (mistura de bateria com megacap). O único problema é que tanto as XSPower, as Optima e os BatCaps nao descarregam a carga que mantém acumulados tao rapidamente quanto um megacap.

então briga com a optima por que no proprio site deles esta dizendo que são baticaps devido serem montadas em espirais.

Até onde vai meus conhecimentos em eletronica um capacitor é constituido de duas placas de cargas opostas isoladas por um material isolante ou dieletrico, no caso a carga das duas placas são iguais só que de polos inversos, onde a soma das duas é sempre zero.

spiralcel.jpg

Acho que esta imagem me parece muito uma batcap, onde a malha serve como dieletrico e as placas condutores inversamente polarizadas não enroladas sobre ela.

Mássss posso estar errado rsrsrsrs

Editado por moica

Compartilhar este post

Link para o post

Eu disse que os MC fosgate são caros e não que realmente tem utilidade.

Na verdade, utilidade tem sim, afinal está sendo fabricado e vendido... tem sua função. Resta saber até onde pode se desfrutar de tal!

Não tenho coragem de por 1200~1400(pego uma d3100 faço festa com o resto) em um MC pra manter a tensão estabilizada na escala de segundos.

E mantenho minha opinião de que nos projetos que o pessoal costuma montar hoje em dia pra tocar os adorados beis, um MC é totalmente dispensável. Ainda mais se voltarmos pra nossa realidade que são os ssl, blitz, b52 e cia.

Mais vale uma boa alimentação e uma boa passagem(cabos) dela para os amplificadores.

Compartilhar este post

Link para o post

é logico que um capacitor é fundamental num sistema....mas deixa eu da uma esquentada no topico

no meu caso 1000wats + 155A agm + altenrador de 90A + bateria original de 45A amp clipando e tençao em 13.2v seria legal um Mega capacitor?

Voce pagaria o preco para ter 0.6volts a mais?

Mas quem disse que o capacitor é fundamental?

O fundamental é prover energia (ou transformar, ja que energia nao se cria) mais rapidamente do que se tira energia.

Como o pessoal nao troca alternador, nao tem capacidade em baterias (Ah) suficiente, tem quedas enormes de tensão e pensa que o capacitor é a solução...

Bom, é a minha realidade... Nao tenho como trocar de alternador. Entao, somente consigo visualizar o MC como solucao. Nao tenho a minima vontade de dar um up nas minhas baterias (duas AGM de 50ah + cofre) pq nao da pra colocar mais delas embaixo do banco.

então briga com a optima por que no proprio site deles esta dizendo que são baticaps devido serem montadas em espirais.

Até onde vai meus conhecimentos em eletronica um capacitor é constituido de duas placas de cargas opostas isoladas por um material isolante ou dieletrico, no caso a carga das duas placas são iguais só que de polos inversos, onde a soma das duas é sempre zero.

Acho que esta imagem me parece muito uma batcap, onde a malha serve como dieletrico e as placas condutores inversamente polarizadas não enroladas sobre ela.

Mássss posso estar errado rsrsrsrs

Bem... Voce tem razao: a Optima tem um sistema híbrido, realmente. Me desculpa o equícovo. Mas isso nao faz dela uma solucao tao eficiente quanto um MC...

Tem gente ai falando que prefere comprar mais baterias extras do que comprar um MC bom. Bem, vamos analisar o meu caso: tenho duas baterias AGM de 50ah que cabem embaixo dos bancos pra alimentar um amp de 1500w, um porta-malas minusculo de um celta (que mal cabe uma caixa de 140L) e tenho um sistema de SPL satisfatorio (pelo menos pra mim).

Minha tensao nao cai de 13.5volts, nem quando o "beis" ta ligado. Mas e quando minhas baterias comecarem a ficar mais velhas? Ficarao menos eficientes e a tensao caira gradativamente nos picos...

Por falta de espaco (ate pq meu carro é pra uso pessoal, e nao pra competicao de SPL), nao conseguirei colocar mais baterias no carro. O que fazer pra manter a tensao em 13.5volts? Trocar de alternador num carro 1.0? Nem pensar!

Portanto, para sistemas que sao usados no dia-a-dia, como o meu, acho que conseguimos visualizar melhor a finalidade de um MC...

Compartilhar este post

Link para o post

hiperim

Minha tensao nao cai de 13.5volts, nem quando o "beis" ta ligado. Mas e quando minhas baterias comecarem a ficar mais velhas? Ficarao menos eficientes e a tensao caira gradativamente nos picos...

Minhas baterias(acido/chumbo)devem tá uma me*** então, com 300ah + alt. 100ah + MC Blitz 6.0 + cabo 25mm do alt. até o mesmo polo da bat. que sai o cabo de 35mm pro BA-2000D e não consigo manter mais que 12.2volts. :unsure:

Editado por CRIS RMS

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, é a minha realidade... Nao tenho como trocar de alternador. Entao, somente consigo visualizar o MC como solucao. Nao tenho a minima vontade de dar um up nas minhas baterias (duas AGM de 50ah + cofre) pq nao da pra colocar mais delas embaixo do banco.

Bem... Voce tem razao: a Optima tem um sistema híbrido, realmente. Me desculpa o equícovo. Mas isso nao faz dela uma solucao tao eficiente quanto um MC...

Tem gente ai falando que prefere comprar mais baterias extras do que comprar um MC bom. Bem, vamos analisar o meu caso: tenho duas baterias AGM de 50ah que cabem embaixo dos bancos pra alimentar um amp de 1500w, um porta-malas minusculo de um celta (que mal cabe uma caixa de 140L) e tenho um sistema de SPL satisfatorio (pelo menos pra mim).

Por falta de espaco (ate pq meu carro é pra uso pessoal, e nao pra competicao de SPL), nao conseguirei colocar mais baterias no carro. O que fazer pra manter a tensao em 13.5volts? Trocar de alternador num carro 1.0? Nem pensar!

Portanto, para sistemas que sao usados no dia-a-dia, como o meu, acho que conseguimos visualizar melhor a finalidade de um MC...

Meu celta é dia a dia tbm e consegui colocar uma caixa de quase 200l na mala sem qualquer modificação do original do carro!

hiperim

Minhas baterias(acido/chumbo)devem tá uma me*** então, com 300ah + alt. 100ah + MC Blitz 6.0 + cabo 25mm do alt. até o mesmo polo da bat. que sai o cabo de 35mm pro BA-2000D e não consigo manter mais que 12.2volts. :unsure:

verifica a tensão individualmente de suas baterias, pode ser que alguma esteja com defeito ou até mesmo seu alternador, o negócio e pegar um multimetro e fazer todas as medições desde o alternador lá na frente até a entrada do amp.

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente no seu caso é util sim, sabe que deve ser a segunda maior utilidade do megacap que eu comento com meus clientes aqui tambem, voce supri os picos rapidos do ampli e tambem não judia tanto da bateria, pq bateria convencional, estacionaria, agm (que não seja especifica de som) e outras não foram projetadas para trabalhar da forma louca que o ampli trabalha

O ampli esta em repouso ai em 0,2s da um pico de 200A e em 0,1s volta ao repouso e isso consecutivamente em todas as musicas há picos absurdos, não necessariamente nessa ordem rsrsrs

é como se imagina-se alguem amarrado, tomando porrada o dia todo, uma hora o cara morre né!

o megacap ameniza essas "porradas" na bateria e tambem mantem o sistema com a tensão mais equilibrada, assim almenta a vida util do amp mono, do player, do ampli stereo dos falantes, pq nada disso resiste a variações bruscas de tensão por um longo tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

Todas as baterias sao capacitores, com alta capacitancia alias, 10-20-30-40F...

As Optimas sao boas, mas nao as melhores, se observar o volume de material eh menor porque sao 6 cilindros dentro de uma caixa, enquando uma similar com mesmo volume possui mais material, como por exemplo a stinger/odyssey 2150.

Acho que o termo hibrido veio das BATCAP (marca), alguns modelos eram constituidos por uma pequena bateria (de alarme) e alguns capacitores em paralelo.

Compartilhar este post

Link para o post

Todas as baterias sao capacitores, com alta capacitancia alias, 10-20-30-40F...

As Optimas sao boas, mas nao as melhores, se observar o volume de material eh menor porque sao 6 cilindros dentro de uma caixa, enquando uma similar com mesmo volume possui mais material, como por exemplo a stinger/odyssey 2150.

Acho que o termo hibrido veio das BATCAP (marca), alguns modelos eram constituidos por uma pequena bateria (de alarme) e alguns capacitores em paralelo.

Ta aí! Vivendo e aprendendo... hehe

E qual seria a vantagem/desvantagem dos BatCaps em relação aos MCs?

Compartilhar este post

Link para o post

Meu celta é dia a dia tbm e consegui colocar uma caixa de quase 200l na mala sem qualquer modificação do original do carro!

Eh que eu tenho laterais pros amps na mala...

Compartilhar este post

Link para o post

Eh que eu tenho laterais pros amps na mala...

os meus ficam atraz do banco... pior ainda!!

pm minusculo eh fo**!!

Compartilhar este post

Link para o post

tenho uma duvida.....

Por que as baterias de ions de litio, sistema top em armazenagem de energia, ainda não são usadas em carros?

usa-se em, notebooks, celulares, carros eletricos e tal pq não pode ser usadas em sistemas normais subistituindo a bateria chumbo acida????

Poha a gm ta lançando o Volt que é um caro eletrico alimentado por baterias de ions de litio, por que não usar essas bateriaas em som?

PS: esse volt é bonito pakas viu, e vai ser lançado esse ano ainda!

Compartilhar este post

Link para o post

tenho uma duvida.....

Por que as baterias de ions de litio, sistema top em armazenagem de energia, ainda não são usadas em carros?

usa-se em, notebooks, celulares, carros eletricos e tal pq não pode ser usadas em sistemas normais subistituindo a bateria chumbo acida????

Poha a gm ta lançando o Volt que é um caro eletrico alimentado por baterias de ions de litio, por que não usar essas bateriaas em som?

por causa do alto custo???

Compartilhar este post

Link para o post

tenho uma duvida.....

Eu tb vi uma reportagem sobre o Volt. Rapaz...uma bateria do tamanho de uma folha A4 e tao fina quanto um ipod tinha 100Ah de capacidade!

Iradissimo... Pensei, na mesma hora, que eu poderia ter umas 4 dessas no carro... hehe

Compartilhar este post

Link para o post

pode cre! rsrsrrs

Fazia todo o assoalho com elas dava pra tocar legal!, e acredito que elas suprem picos pois um carro ligando, ou subindo uma ladeira deve precisar de muita corrente né

To ensquisando aqui achei um cubo de 20cm que tem 100A! de ions de litio

Compartilhar este post

Link para o post

Essa de bateria de ions de litio é boa, já imaginou, dá para botar uns 500ah debaixo de cada banco dianteiro do carro.

Compartilhar este post

Link para o post

A questao toda nao é a voltagem e sim a amperagem... andei lendo e no meu caso é desnecessaio devido a minha agm... mas quem tem baterias comuns de chumbo e acido consegue ate ter uma tençao estabilizada.... mas a bateria tem um "delay" pra supri a amperagem...nao é rapida resposta...e amps precisam de uma resposta rapida... por isso eu acho necessario um MC... esse é meu ponto de vista...do ponto eletronico...

e com isso vc ganha alguns volts!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...