Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
hiperim

Megacapacitores

Recommended Posts

Pessoal,

tenho visto muita gente falar que MC não serve pra sistemas voltados pra SPL e que ter bateria suficiente pro tanto de potência aplicada nos falantes já é o bastante. Desculpem-me, mas acho isso uma enorme BESTEIRA (posso estar enganado).

Outra coisa que falam é que os MC somente servem para trio ou para sistemas de SPL que toquem batidas mais rápidas (tipo musica eletronica) e acho isso outra besteira... Em trio o MC não teria vantagem alguma, pois geralmente os carros vivem desligados e o MC não ajudaria em nada. Quanto ao MC somente servir para sistemas com batidas rapidas, não faz sentido algum isto ser verdade... :pirou: Acho que a coisa que deve ser feita é dimensionar bem o MC para cada sistema. Quando se tem batidas mais estendidas, penso que o megacap precisaria ter uma reserva maior para suprir os picos de energia quando se exige do sistema.

Um sistema composto somente por baterias + alternador fraco (60ah, 90ah, 120ah)não vao conseguir mater a tensao sempre em 14v. Isso ocorre pq uma bateria tem resistência interna e acaba não conseguindo suprir as necessidades do sistema por inteiro (e podemos ver isto quando a tensao cai, por exemplo, de 13.8v pra 12v). Nao importa o quanto de bateria que voce tenha: quando seu alternador nao conseguir suprir a demanda de tensao que seu sistema esta necessitando, ele vai utilizar a reserva das baterias e as mesmas nao vao conseguir manter a tensao estavel...NUNCA!

Um megacapacitor, por nao ter resistência interna, consegue suprir estes picos de tensao de uma forma beeem melhor que a bateria. Quem diz o contrario ou já testou um megacap e nao viu diferenca, é porque nao dimensionou bem o MC para seu sistema.

Já vi alguns posts do Kleber falando que para estar bem dimensionado, é necessário se ter 1F para cada 200 Watts...

Conclusão: megacapacitores ajudam SIM - e muito! - sistemas completamente voltados pra SPL. Claro que um alternador de 400ah seria bem melhor que um MC, por exemplo... Mas pra quem não tem $$ pra fazer um up de alternador, um MC é uma ótima alternativa!

Espero ter ajudado... Abracao e vamo ver se mais alguem fala algo sobre o assunto por aqui!

EDIT: erros de port.

Editado por hiperim
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, bem interessante, acho o seguinte, apesar daqueles blitz serem uma arvore de natal. creio que ajuda nos sistemas! e para quem gosta de um enfeitezinho novo coloca um!

eu ja tive no meu carro um da blitz de 1,2F ajudava e muito, nao fazia com que meus faróis e lanternas picassem tanto, principalmente as luzes do painel! hj em dia a maioria fala que que nao adianta em nda um MC tem que tem e bateria!

certo tem que ter bateria e pra ajudar um MC. xD

Editado por Corsa TremerS

Compartilhar este post

Link para o post

cara, bem interessante, acho o seguinte, apesar daqueles blitz serem uma arvore de natal. creio que ajuda nos sistemas! e para quem um enfeitezinho novo coloca um!

eu ja tive no meu carro um da blitz de 1,2F ajudava e muito, nao fazia com que meus faróis e lanternas picassem tanto, principalmente as luzes do painel! hj em dia a maioria fala que que nao adianta em nda um MC tem que tem e bateria!

certo tem que ter bateria e pra ajudar um MC. xD

Pois é...

Na minha opinião, o mais importante em um sistema de SPL é o alternador. Mas, como um upgrade de alternador está diretamente relacionado ao maior consumo de gasolina, prefiro utilizar a combinação de MC + bateria... hehe

O pessoal do fórum costuma "ouvir dizer" e repassar a informação sem saber se é verdadeira ou falsa. Por isso criei este tópico: pra tentar desvendar, de uma vez por todas, esse "mito" do som automotivo e aprender com os que realmente sabem sobre o assunto.

Vamo ver se mais alguem diz algo a respeito do assunto pra a gente discutir o tema! :legal:

Editado por hiperim

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é...

Na minha opinião, o mais importante em um sistema de SPL é o alternador. Mas, como um upgrade de alternador está diretamente relacionado ao maior consumo de gasolina, prefiro utilizar a combinação de MC + bateria... hehe

O pessoal do fórum costuma "ouvir dizer" e repassar a informação sem saber se é verdadeira ou falsa. Por isso criei este tópico: pra tentar desvendar, de uma vez por todas, esse "mito" do som automotivo e aprender com os que realmente sabem sobre o assunto.

Vamo ver se mais alguem diz algo a respeito do assunto pra a gente discutir o tema! :legal:

um alternador +/- 400 reais, mais correia, + polia , cara uns 600 reais com mao de obra, com 600 reais vc compra um MC de 3F (3Kw de som) e fica com mais 300 e feliz pra por combustível!

Compartilhar este post

Link para o post

um alternador +/- 400 reais, mais correia, + polia , cara uns 600 reais com mao de obra, com 600 reais vc compra um MC de 3F (3Kw de som) e fica com mais 300 e feliz pra por combustível!

Como eu escrevi lá no primeiro tópico, eu colocaria mais do que 1F para cada 1000w. Colocaria, no mínimo, 1F para cada 500w...

Editado por hiperim

Compartilhar este post

Link para o post

Cara.. o lance é que brasileiro usa o som do carro pra animar fesitnha e churras.. ao contrário dos gringos..

Então.. MC num som brasileiro geralmente é desperdício, pois não vai ajudar NADA em manter o som ligado por horas =/

Compartilhar este post

Link para o post

Cara.. o lance é que brasileiro usa o som do carro pra animar fesitnha e churras.. ao contrário dos gringos..

Então.. MC num som brasileiro geralmente é desperdício, pois não vai ajudar NADA em manter o som ligado por horas =/

:+1

Pois é... Mas e quanto ao que dizem sobre MC nao ajudar em sistemas de SPL? Acho que quase ninguem para o carro em um posto, desliga o carro e aumenta o "beis" por horas...

Voce concorda que MC bem dimensionado ajuda, e muito, no SPL (visto que carros com sistema de SPL tocam 99% das vezes com motor ligado)?

Editado por hiperim

Compartilhar este post

Link para o post

Oq é um capacitor? Acapacitor tem como funçao armazenar energia e libera-la quando necesario...como uma bateria...o diferencia do capacitor é que ele carrega MUITO rapido e descarrega MUITO rapido...

Um amplificador funciona com PICOS de energia....e normalmente usamos baterias que sao boas pra fornecer correntes de formas continua sem alteraçoes pois as mesmas nao foram feitas pra isso...quando vc poem um Mega capacitor ele Tende a extrair energia de forma contiua da bateria pra se carregar e ao amplificador exigir energia ele é capz de fornecer de Imediado a energia que o amp precisa.... com isso a tençao fica estabilizada..o amp fica mais "esperto" e rapido...resumindo o amp é devidamente alimentado!

:legal:

MC nao ajuda apenas no SPL e sim é recomendado pra QUALKER sistema de alta exigencia de energia...trio spl seja oq for! dependendo do caso é interessanti ate no hi fi!

Editado por Luiz Henrique

Compartilhar este post

Link para o post

Oq é um capacitor? Acapacitor tem como funçao armazenar energia e libera-la quando necesario...como uma bateria...o diferencia do capacitor é que ele carrega MUITO rapido e descarrega MUITO rapido...

Um amplificador funciona com PICOS de energia....e normalmente usamos baterias que sao boas pra fornecer correntes de formas continua sem alteraçoes pois as mesmas nao foram feitas pra isso...quando vc poem um Mega capacitor ele Tende a extrair energia de forma contiua da bateria pra se carregar e ao amplificador exigir energia ele é capz de fornecer de Imediado a energia que o amp precisa.... com isso a tençao fica estabilizada..o amp fica mais "esperto" e rapido...resumindo o amp é devidamente alimentado!

:legal:

MC nao ajuda apenas no SPL e sim é recomendado pra QUALKER sistema de alta exigencia de energia...trio spl seja oq for! dependendo do caso é interessanti ate no hi fi!

Eu já digo que é fundamental no SQ / hi-fi...

No mais, voce disse o que eu falei no primeiro post! É isso aí...que bom que concorda!

[]-[]

Editado por hiperim

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não entendo po*** nenhuma sobre a teoria dos MC. Só sei que ele armazena energia e nos picos, ajuda bastante.

Na pratica, MC sempre me ajudou... Como não tenho MC e sempre vem aquela duvida de que se colocar no som vai ajudar ou não, fiz um teste rápido com um usado, e ajudou MUITO.

Sei lá... Alguns dizem que subgrave não tem a mínima necessidade o MC. Eu vejo ao contrário jáá...

Compartilhar este post

Link para o post

serve sim pra spl, mas é muito melhor ter bateria de sobra e alternador do que MC

do que adianta ter puta perca de MC se naum tem bateria ou alternador para fornecer energia a ele, dai ele não vai servi pra nada

ai se vc tem um set com bateria dimenssionado certinho e alternador, ai sim o MC faz puta de uma diferença

Compartilhar este post

Link para o post

serve sim pra spl, mas é muito melhor ter bateria de sobra e alternador do que MC

do que adianta ter puta perca de MC se naum tem bateria ou alternador para fornecer energia a ele, dai ele não vai servi pra nada

ai se vc tem um set com bateria dimenssionado certinho e alternador, ai sim o MC faz puta de uma diferença

O problema é ter alternador bem dimensionado pro sistema, cara...

Tenho "somente" 1500w pra parte mono do carro e meu alternador de 90ah já não é suficiente pro meu sistema... É complicado demais!

Compartilhar este post

Link para o post

eu mesmo no meu carro é fo** o alternador é de 55a, não segura mais nem a pau a tensão, quando bate o som chega a cair a tensão para 12v isso pq eu tenho 170a de bateria para segurar só um boss d550.4 com dois pioneer 308,

o fo** é achar alternador de mais corrente e fazer a adaptação, tudo tem um custo

Compartilhar este post

Link para o post

Já vi uns projetos, tanto em trio quanto em SPL, com e sem Megacapacitor e sempre notei que a tensão fica mais estabilizada com o Mega. Acho que o que vale é o conjunto, Alternador + Bateria + MC. E Capacitor bem dimensionado, em minha opnião é 1F para cada 500w.

Quero ver mais opniões tbm

Compartilhar este post

Link para o post

sim ele e interessante ser utilizado nos sistemas mono de som automotivo, no meu caso tive um pequeno ganho, mas em set que já esta tudo dimencionado com a necessidade ele interessante quanto mesma queda tensão mais rendimento dos equipamentos menos aqueciemento dos mesmo interessante que conserva a bateria pois diminui as quedas com isso elas sofrem menos.....

mas interessante e um alternador de 120 amp com big 3 bem feito mais as baterias e o mc fica muito bom!!!!!!!mas isso para set de alta potencia, ja para set com 500 rms de mono já não ha tanta necessidade mais estetica, e logico que ele vai ajudar bastante.....

no caso que podi reparar que minhas baterias quase não descarregam apos a instalação do mc.....

Compartilhar este post

Link para o post

Topico interessante, vou acompanhar :legal:

Já ouvi muito sobre MC, mais nunca comprovei nada, pois nunca tive um...

Compartilhar este post

Link para o post

Meu relato:

Tenho 01 bateria original no cofre + 02 bateria estacionaria de gel 105A cada + MC 3F pra alimentar a SD3000.

Conversando com o Ernany ele deu a sugestão de fazer o teste sem o MC pois minha SD estava clipando muito cedo (talvez algum problema com MC).

O que pude perceber e que no mesmo SET com o MC o começo de uma batida (grave) tem um pico mais forte e vai morrendo aos poucos, enquanto que sem MC ela é mais linear.

Então dependendo da musica que tem um sub grave mais extenso (maior tempo) o MC chegava a atrapalhar, a diferença é tanta que é percebida claramente.

Agora resta saber se o fato do meu MC ser apenas 3F, é o que realmente influenciou no resultado.

Compartilhar este post

Link para o post

Meu relato:

Tenho 01 bateria original no cofre + 02 bateria estacionaria de gel 105A cada + MC 3F pra alimentar a SD3000.

Conversando com o Ernany ele deu a sugestão de fazer o teste sem o MC pois minha SD estava clipando muito cedo (talvez algum problema com MC).

O que pude perceber e que no mesmo SET com o MC o começo de uma batida (grave) tem um pico mais forte e vai morrendo aos poucos, enquanto que sem MC ela é mais linear.

Então dependendo da musica que tem um sub grave mais extenso (maior tempo) o MC chegava a atrapalhar, a diferença é tanta que é percebida claramente.

Agora resta saber se o fato do meu MC ser apenas 3F, é o que realmente influenciou no resultado.

Apostaria todas as minha fichas nisso!

Acho que seu MC não tem farads suficientes para suprir o pico que seu amplificador demanda nas musicas de grave estendido.

Qual a marca do mesmo? Porque o próprio Ernany já testou uns MC da Blitz e os mesmos desapontaram...e muito!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom galera, eu tenho um Audiophonic Edge 3K, que manda teóricos 3krms... Nunca medi, e nunca ví medições, então não sei se realmente manda... Tenho 210ah de bateria com cabo de 50mm e sei que o ideal seria colocar mais bateria, pelo menos mais uma de 150ah, mas o grande problema é que tenho um Pálio 2 portas e é carro de família, ou seja, nao tenho mais onde enfiar bateria...

A solução que achei foi colocar um Megacap de 20Farad da SSL... Na verdade ainda não coloquei, mas estou providenciando ainda esta semana e depois de instalado eu posto as minhas impressões...

Ahhh, meu alternador tem apenas 65ah e não adianta vim falar pra fazer UP de alternador, pois já fui em alguns auto-elétrico e nenhum deles me recomendou, pois o máximo que daria pra colocar seria de 90ah e não faria muita diferença...

Mas vamo que vamo, até que enfim um tópico decente, chega de falar de T9 né...

Compartilhar este post

Link para o post

Existem sistemas de spl e sistemas de spl.

Se for de baixa potência concordo que ajude.. mas nos sistemas que hj em dia estão montando? E pra tocar os Lil's modafóquer beis extended and slowed?

Dizer que ele vai ajudar vai me fazer dar risadas altas.

Em sistema pra spl.. digo SPL MESMO(e não som interno qualquer ou sq/hifi) eu prefiro 1000 vezes usar um cabo super dimensionado com ligação DIRETA ao amplificador com a bateria o mais próximo possível.

Porque será que os competidores não usam MC? Porque será que vejo várias adeptos do SPL retirando e vendendo seus MC nos primeiros meses de uso?

Compartilhar este post

Link para o post

Se for de baixa potência concordo que ajude.. mas nos sistemas que hj em dia estão montando? E pra tocar os Lil's modafóquer beis extended and slowed?

Em sistema pra spl.. digo SPL MESMO(e não som interno qualquer ou sq/hifi) eu prefiro 1000 vezes usar um cabo super dimensionado com ligação DIRETA ao amplificador com a bateria o mais próximo possível.

Porque será que os competidores não usam MC? Porque será que vejo várias adeptos do SPL retirando e vendendo seus MC nos primeiros meses de uso?

Pelo principio de funcionamento do MC (reserva de energia com descarga e carga rápida) teoricamente era para ele servir para qualquer sistema de som, independente ser for Trio, Hi-fi, SPl, quando se precisa de pico o MC entra em função.

Outra função do MC é que quando voce nao tem bateria suficiente ele ajuda a suprir a necessidade de corrente que o modulo pede assim preserva a sua bateria pois nao vai exigir o maximo dela.

Mas como dizem ...Na pratica a teoria é outra!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu usaria um MC em uma unica situação.

Caso fosse montar um set modesto com seus 1000w rms pra tocar no meu carro usando uma unica bateria no cofre.

Passsando muito disso, a instalação de um MC que possa realmente dar uma melhora significativa ao sistema seria um investimento BURRO.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu usaria um MC em uma unica situação.

Caso fosse montar um set modesto com seus 1000w rms pra tocar no meu carro usando uma unica bateria no cofre.

Passsando muito disso, a instalação de um MC que possa realmente dar uma melhora significativa ao sistema seria um investimento BURRO.

Rapaz, entao pode comecar a rir alto, pq o MC ajuda muito qualquer tipo de sistema de SPL. hehe

Por que os competidores nao usam? Um dos motivos é que eles tem condição de colocar 300, 400, 500ah, ... de alternador no carro deles. Se voce tbm tem essa banca toda, vá em frente e arque com a consequencia do seu carro acabar fazendo 5Lts/km... Agora: se seu gol for 1.0, nem pense em fazer um up de alternador...

Quanto ao "problema" dos MC nao agirem corretamente em sistemas que tocam Lil Wayne, Lil Jon, Young Jeezy, Gorilla Zoe, etc... isso pode ser facilmente corrigido. Faça com que a relação farads/watts seja de 1F para cada 200watts e compre um MC de qualidade boa (tipo Fosgate, Tsunami, etc)!

Nao adianta: baterias de 14volts NUNCA ira conseguir manter a tensao do seu sistema em 13.8volts sempre... Nao importa quantas delas voce tenha! E é aí que o MC bem dimensionado faz o seu trabalho!

Editado por hiperim

Compartilhar este post

Link para o post

1f cada 200w ai eh fods, entao tem q compra logo akeles gigantes de 50f pra fika boa a coisa !!!! o ruim eh o preço...

Compartilhar este post

Link para o post

Se o sistema de alimentacao (alternador + bateria) nao segura o sistema de som, sim, o cap ajuda.

A simples troca de uma bateria capenga por uma bateria AGM, por exemplo, ja vale por um saco de milho cheio destes caps de 1F.

Vamos lembrar que uma bateria é tambem um capacitor (placas + e -), quanto melhor a bateria maior será a capacitância.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...