Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Pedro Castro

Construçaão de Caixa para JL 12w6v2

Recommended Posts

Bom dia,

Acabei por trocar meu EDX por um 12w6v2 e decidi por fazer uma caixa selada. Este sub será instalado em um astra hacth, o sub pede 35L, como a carcaça e o conjunto magnético são bem extensos vai acabar matando meu porta malas.....

Pensei em fazer uma caixa com o falante invertido, então a caixa poderia ser mais larga nas laterais e bem menos profunda.

Estou na dúvida, será que a disposição invertida do falante e a proximidade do cone com a parede interna da caixa pode atrapalhar o som?? (peda de qualidade, velocidade, potencia, sei lá...)

Sds!

Editado por Pedro Castro

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

que tal ler o manual do seu JL? la deve ter o Xmax dele, logo, é só fazer a distancia maior que o xmax se for usar invertido

Editado por ScuLt

Compartilhar este post

Link para o post

que tal ler o manual do seu JL? la deve ter o Xmax dele, logo, é só fazer a distancia maior que o xmax se for usar invertido

Cara me desculpe, mas não entendi sua teoria. Pode explicar melhor? sabe como é... talvez seja a vodka.

Compartilhar este post

Link para o post

Montar invertido seria colocar o sub "apontado" para dentro da caixa, não? Com o conjunto magnetico para fora...

Compartilhar este post

Link para o post

Montar invertido seria colocar o sub "apontado" para dentro da caixa, não? Com o conjunto magnetico para fora...

Sim só inverter a phase, mas não entendi o negocio do Xmax.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é inverter a fase. Pelo oq ue eu entendi, ele quer montar o sub com o conj magnetico PRA FORA da caixa, foi o que eu entendi com ele "invertido". ja que queria fazer uma caixa com mais comprimento, apoiada no banco traseiro e menos largura, apenas o ncessario para o deslocamento do sub não bater no final da caixa.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é inverter a fase. Pelo oq ue eu entendi, ele quer montar o sub com o conj magnetico PRA FORA da caixa, foi o que eu entendi com ele "invertido". ja que queria fazer uma caixa com mais comprimento, apoiada no banco traseiro e menos largura, apenas o ncessario para o deslocamento do sub não bater no final da caixa.

Sim, está claro mas para isso tem q inverter a phase, é fato. Ou no cabo ou no player de 0º para 180º (se o player dele tiver essa feature). Agora não sei o que tem a ver com o xmax uhahuauh.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que eu pude entender, é fazer a caixa mais larga do que o deslocamento linear do cone(xmax), de modo que o cone não toque o fundo da caixa.

Compartilhar este post

Link para o post

Também não entendi essa de inverter o phase.

Poderia explicar melhor?

Outra dúvida, qualquer subwoofer pode ser usado com o cunjunto magnético para fora?

Tem alguma diferença na qualidade ou no som?

Compartilhar este post

Link para o post

Mandei um email para a JL, responderam que era só inverter o positivo e o negativo direto no borne do falante...

Mas minhas dúvidas são se as caracteristicas do som vão mudar, se vou perder alguns dbs e etc.

Estou preocupado com a reflexão do cone com a parede interna (caso a caixa seja muito rasa). Acho que vou colocar bastante lã de vidro)

A idéia era fazer a caixa com uns 10 cm de profundidade (10 cm do cone até a parede interna).

Aguem tem experiencia com esse tipo de montagem?

Obrigado pela colaboração do pessoal!!! []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, cuidado com a lã de vidro, pois em muitos casos ela não é recomendada. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

em alguns casos ela pode atrapalhar e muito no rendimento do sub, veja se o seu sub recomenda o uso desse material.

Compartilhar este post

Link para o post

Tb tenho dúvidas com relação a montagem do sub invertido...

qq sub pode ser usado assim?

quais as vantagens e desvantagens?

a litragem da caixa muda com relação a montagem normal?

só essas dúvidas por enquanto... :rolleyes:

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Dei uma googlada e cheguei a algumas conclusões, que não posso garantir que sejam realmente corretas.

Vantagens:

Ganho de litragem

Desvantagens:

Maior possibilidade de entrar partículas na bobina, bem como possível incômodo do baralho da suspensão se deslocando.

Contra-indicações:

Não Há.

Fora isso, como o companheiro mesmo recebeu de resposta, tem que inverter a fase do subwoofer.

Entrada do Subwoofer: + -

Saída do Amplificador: - +

+ com - e - com +

Me corrijam se eu estiver errado.

Abraços :legal:

Editado por Kayo SB

Compartilhar este post

Link para o post

Dei uma googlada e cheguei a algumas conclusões, que não posso garantir que sejam realmente corretas.

Vantagens:

Ganho de litragem

Desvantagens:

Maior possibilidade de entrar partículas na bobina, bem como possível incômodo do baralho da suspensão se deslocando.

Contra-indicações:

Não Há.

Fora isso, como o companheiro mesmo recebeu de resposta, tem que inverter a fase do subwoofer.

Entrada do Subwoofer: + -

Saída do Amplificador: - +

+ com - e - com +

Me corrijam se eu estiver errado.

Abraços :legal:

Sim é isso, foi o que postei ... ou inverte a phase no cabo ou inverte no player caso ja tenha a opção de 0º para 180º no player. Não fede e não cheira, soh ganha alguns litros ou se o ima for muito fundo e caixa for rasa (encostar no fundo).

Mas ainda não sei o que o Cu tem a ver com Xmax. :pirou:

Editado por Felzero

Compartilhar este post

Link para o post

Sim é isso, foi o que postei ... ou inverte a phase no cabo ou inverte no player caso ja tenha a opção de 0º para 180º no player. Não fede e não cheira, soh ganha alguns litros ou se o ima for muito fundo e caixa for rasa (encostar no fundo).

Mas ainda não sei o que o Cu tem a ver com Xmax. :pirou:

Cara, imagina que voce encosta o seu sub na parede, e bota pra tocar. Agora me diz, o que acontece com ele? Vai bater ou não na parede? Tem que fazer a caixa profunda o suficiente para que com o xmax não bata na outra parede da caixa.

Entendeu agora?

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, imagina que voce encosta o seu sub na parede, e bota pra tocar. Agora me diz, o que acontece com ele? Vai bater ou não na parede? Tem que fazer a caixa profunda o suficiente para que com o xmax não bata na outra parede da caixa.

Entendeu agora?

Em outras palavras o XMAX é o deslocamento máximo do conjunto móvel(cone e suspensão).

Ou seja, a profundidade (lagura) tem que ser maior que esse deslocamento.

Outra coisa que me surgiu, invertendo a fase as ondas sonoras ao invés de sair pela "frente" vão sair pelo fundo do sub.

Correto?

Compartilhar este post

Link para o post

Nao se preocupe com o Xmax...

Os falantes mais fortes que conheço desenvolvidos para SPL tem este valor em 5,4 cm...

Portanto não vejo porque pensar nisto, pois muito provavelmente nao e o seu caso!

Agora o que devemos pensar como o sub vai reagir tendo uma barreira na frente do sub muito proxima, se nao vai gerar muito ruido ou algo parecido, ou a caixa não terá o rendimento ideal!

Acredito que seja bom vc fazer o teste para ver se fica bom, na pior das hipoteses terá que fazer outra caixa!

Qualquer sub pode ser montado invertido, mas eu particularmente não vejo muita vantagem em ficar com um bobina gigante para o lado de fora da caixa, vai ocupar muito espaço da mesma forma...

Outra observaçao, o meu som tem controle de sub e normalmente eu uso o meu com a fase invertida, pois melhora os graves..

Neste caso eu ligaria normalmente pois ele ja ficaria invertido!

Porém tudo isto são teorias, o que vai ter dar o resultado de verdade é a prática.

Teste todas estas opçoes..

Edit: Trocar uma palavra que ficou esquisita :pirou:

Editado por gustavomp3

Compartilhar este post

Link para o post

Em outras palavras o XMAX é o deslocamento máximo do conjunto móvel(cone e suspensão).

Ou seja, a profundidade (lagura) tem que ser maior que esse deslocamento.

Outra coisa que me surgiu, invertendo a fase as ondas sonoras ao invés de sair pela "frente" vão sair pelo fundo do sub.

Correto?

Pois é, tambem estou pensando nisso. O som sai pelo cone certo? (caixa selada) A área da frente do cone é um pouco maior que a área das "costas" do cone, além disso existe a carcaça que se for muito grossa pode atrapalhar e até cancelar alguma frequncia... será? :blink:

Bom, diante de inúmeras dúvidas e complicações eu acabei por fazer a caixa da forma convencional mesmo, MDF 19mm. Um PDX1.1000 que está tocando, aos meus ouvidos ficou baumm pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, tambem estou pensando nisso. O som sai pelo cone certo? (caixa selada) A área da frente do cone é um pouco maior que a área das "costas" do cone, além disso existe a carcaça que se for muito grossa pode atrapalhar e até cancelar alguma frequncia... será? :blink:

Bom, diante de inúmeras dúvidas e complicações eu acabei por fazer a caixa da forma convencional mesmo, MDF 19mm. Um PDX1.1000 que está tocando, aos meus ouvidos ficou baumm pasmafaute

Por incrivel que pareça estas coisas nao atrapalham muito o funcionamento nao ..

Agora o que me encomodaria bastante seria ter um cone para fora!

Rsss

No mais espero que tenha gostado do sub!

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Cara o user "Cyro" tinha um 12w6 invertido no carro dele, manda uma mp pra ele e pergunta qq ele acho :)

Compartilhar este post

Link para o post

EXCELENTE AQUISIÇÃO!!! rs

So que, esse não é um SUB voltado para SPL... rs

Acho que uma selada, na litragem certa, ja terá o que quer!

Pelo que ja testamos, não da uma diferença absurda de Dutada para Selada... testamos uma vez em um W6 de 10"... acho que no de 12 tbm não terá...

Qual o motivo de querer por o sub invertido? Apenas estetica?

uma caixa bem feita lateral ja resolveria o problema de espaço (caso o seja).

Caixas da BECARI com uns 10kg de reforço extra, ja ficará MUITO BOM!!!

abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara o user "Cyro" tinha um 12w6 invertido no carro dele, manda uma mp pra ele e pergunta qq ele acho :)

OK, valeu pela dica!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...