Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
dieglorinho

B Buster 2400 Queimando Cornetas/Tweeters

Recommended Posts

Boa noite galera!

Sou novo aqui no fórum e fiquei sabendo que o fórum é muito bom é a galera muito prestativa, sendo assim a questão é a seguinte:

Tenho instalado em meu carro um amplificador BBuster 2400W e 4 cornetas Roadstar RS-215D( meio falsificada neh ) 100 Watts Rms segundo informação da mesma.

O que ocorre é o seguinte: O módulo esta queimando os reparos das cornetas desembolado, é trocar e queimar. E queima mesmo, chega a deixar os fios de cobre pretos e com um fedosão, eles usam os mesmos reparos da selenium D200.

Eu uso em cada corneta um capacitor de 47uf x 100V, e as cornetas estão ligadas uma em cada saída do módulo.

No Módulo eu tirei toda a frequência baixa pelas regulagens que existem no mesmo, tanto nas chaves seletoras, como naqueles "potênciometros" que existem na tampa em cima do módulo.

Por favor me ajudem, não aguento masi comprar reparo, to ficando quebrado, como regular o meu módulo para que issu não aconteça mais??

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite galera!

Sou novo aqui no fórum e fiquei sabendo que o fórum é muito bom é a galera muito prestativa, sendo assim a questão é a seguinte:

Tenho instalado em meu carro um amplificador BBuster 2400W e 4 cornetas Roadstar RS-215D( meio falsificada neh ) 100 Watts Rms segundo informação da mesma.

O que ocorre é o seguinte: O módulo esta queimando os reparos das cornetas desembolado, é trocar e queimar. E queima mesmo, chega a deixar os fios de cobre pretos e com um fedosão, eles usam os mesmos reparos da selenium D200.

Eu uso em cada corneta um capacitor de 47uf x 100V, e as cornetas estão ligadas uma em cada saída do módulo.

No Módulo eu tirei toda a frequência baixa pelas regulagens que existem no mesmo, tanto nas chaves seletoras, como naqueles "potênciometros" que existem na tampa em cima do módulo.

Por favor me ajudem, não aguento masi comprar reparo, to ficando quebrado, como regular o meu módulo para que issu não aconteça mais??

cara, os drivers devem ser 8hms, e vc ta ligando eles na saida de 4ohms, o certo seria ligar 2 cornetas em cada saida em paralelo para ficar 4ohms, da uma olhada nos cortes tambem, deixa os canais em high-pass com o corte em 120 hz pra cima.

Compartilhar este post

Link para o post

cara, os drivers devem ser 8hms, e vc ta ligando eles na saida de 4ohms, o certo seria ligar 2 cornetas em cada saida em paralelo para ficar 4ohms, da uma olhada nos cortes tambem, deixa os canais em high-pass com o corte em 120 hz pra cima.

Primeiramente, valeu mesmo por tu ta me ajudando, vou lá agora coloca-las em paralelo para casar a impedância então.

o módul já ta todo regulado para high-pass, porém tem um problema, naquela janelinha que tem em cima do módulo, eu não sei onde que deixo o ganho e nem onde deixo o corte da alta, se fosse possível tu especificar mais ou menos a direção em uma imagem, por exemplods.bmp

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiramente, valeu mesmo por tu ta me ajudando, vou lá agora coloca-las em paralelo para casar a impedância então.

o módul já ta todo regulado para high-pass, porém tem um problema, naquela janelinha que tem em cima do módulo, eu não sei onde que deixo o ganho e nem onde deixo o corte da alta, se fosse possível tu especificar mais ou menos a direção em uma imagem, por exemplods.bmp

cara, deixa o ganho mais ou menos na metade

dai tem mais 2 controles né, um pro high pass, e o outro pro low pass

a do low pass vc nem meche.

a do high-pass vc vai girando ela em sentido horario ate chegar mais ou menos em 120 hz.

Compartilhar este post

Link para o post

cara, deixa o ganho mais ou menos na metade

dai tem mais 2 controles né, um pro high pass, e o outro pro low pass

a do low pass vc nem meche.

a do high-pass vc vai girando ela em sentido horario ate chegar mais ou menos em 120 hz.

Beleza beleza, já coloquei em paralelo lá, agora vou mecher no ganho e regular o high-pass para 120Hz que vai ser quase perto do mínimo, porque começa em 80 Hz e vai até 1,2 Kz é issu mesmo neh?

E em questão de capacitor? Continuo usando o meu 47uf X 100V mesmo?

outra dúvida, mesmo com essas regulagens eu tenho que maneirar no volume?

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza beleza, já coloquei em paralelo lá, agora vou mecher no ganho e regular o high-pass para 120Hz que vai ser quase perto do mínimo, porque começa em 80 Hz e vai até 1,2 Kz é issu mesmo neh?

E em questão de capacitor? Continuo usando o meu 47uf X 100V mesmo?

outra dúvida, mesmo com essas regulagens eu tenho que maneirar no volume?

cara o capacitor, creio que esteja certo!

sobre a resistencia dos seus drivers eu não sei pois não conheço eles, mas e interessante maneirar no volume para prevenir!

ah e uma dica, se continuar queimando mesmo assim, troca esses drives, não precisa ser 4, pode colocar 2 drives legais, tipo uns selenium D-250 X, que garanto que vc não se encomoda mais!

valeu abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

cara o capacitor, creio que esteja certo!

sobre a resistencia dos seus drivers eu não sei pois não conheço eles, mas e interessante maneirar no volume para prevenir!

ah e uma dica, se continuar queimando mesmo assim, troca esses drives, não precisa ser 4, pode colocar 2 drives legais, tipo uns selenium D-250 X, que garanto que vc não se encomoda mais!

valeu abraço!

Muito obrigado!

Tu salvou a pátria aqui, um cehgado meu tem esses dirvers ai, falou que são bons memso, valeu mesmo cara.

muito obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado!

Tu salvou a pátria aqui, um cehgado meu tem esses dirvers ai, falou que são bons memso, valeu mesmo cara.

muito obrigado!

de nada cara!

precisar estamos ae, ;)

abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

tenho um bb2000gl e num bridge uso 2x d250x mais um ST e nunca deu nada..

antes eu usava 2drive e um st em cada canal, tb sem problemas

capacitor de 47uf no drive e 2.2 no st

corte em HI-pass no maximo (250hz eu acho).

e o ganho disso ai, como que está? pode ser isso...

Compartilhar este post

Link para o post

E ai galera!

um dia de teste e o resultado é o seguinte:

Ganho: um pouco mais da metade(bem pouco mesmo)

Corte: ta regulado em mais ou menos em 200 Hz

ligação: 2 em cada canal, sobrando dois canais livres

ATÈ agora não queimou, vamo continuar acompanhando.

ps: Hoje tinha um doidão aqui do bairro falando que tanto faz deixar o corte high-pass do módulo em máximo (1200 Hz) ou em mínimo (80 Hz), pois o mesmo só varia a qualidade do som. Porém, pelo que a galera disse aqui, o corte inadequado tbm resulta na queima dos drivers neh? Entendi certo?

Compartilhar este post

Link para o post

nao conheco nem o amp nem esses drive ai, mas sobe o corte ai pra pelo menos uns 800hz, se o corte do amp for 12db (eu imagino q seja) ja eh melhor q o corte com o capacitor de 47mf (q corta em 450hz a 6db) pode ate tirar o capacidor dai pra cima eles nao vao cortar mais nada, (mas por garantia dexa eles ai).

Compartilhar este post

Link para o post

E ai galera!

um dia de teste e o resultado é o seguinte:

Ganho: um pouco mais da metade(bem pouco mesmo)

Corte: ta regulado em mais ou menos em 200 Hz

ligação: 2 em cada canal, sobrando dois canais livres

ATÈ agora não queimou, vamo continuar acompanhando.

ps: Hoje tinha um doidão aqui do bairro falando que tanto faz deixar o corte high-pass do módulo em máximo (1200 Hz) ou em mínimo (80 Hz), pois o mesmo só varia a qualidade do som. Porém, pelo que a galera disse aqui, o corte inadequado tbm resulta na queima dos drivers neh? Entendi certo?

que bom que não queimou mais cara!

eu não curto deixar o corte muito alto, da um ar de artificialidade na voz, também vai de gosto, eu deixo o corte em 100 e pocos hz no maximo 200 usando capacitor sempre, e nunca tive problemas.

e o corte inadequado sim pode queimar os drivers, por isso evite baixar demais o corte.

valeu! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Putzzz...

Agora complicou aqui.

Cada um fala pra deixar o corte em uma determinada frequência.

O corte do módulo é 16 db mesmo, os drives são esses:

http://www.roadstar.cd/br/

Procura por RS-215D

Como se faz para CALCULAR o corte ideal?

Outra dúvida que surgiu, como disse o nosso colega, o corte muito baixo pode danificar os drives, e o corte muito alto?

Compartilhar este post

Link para o post

o corte muito algo vai abrir uma brecha entre o sub ou mg e o drive.

se vc nao usa mg vai sentir falta, se usa vai ter q subir ateh onde ta cortando o drive.

olha ai o seu problema:

RS-215D

SUPER DRIVER

Bobina de kapton de 51mm

Conjunto magnético de 15 OZ

Resposta de frequência -------------------------------------------------------------> 1.5 kHz à 20 kHz

Impedância de 8 Ohms

Sensibilidade 98dB

Potência rms: 100 Watts

Potência máxima: 2500 Watts

qual o restante do teu set?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...