Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
arturGT

[AJUDA] projeto 'pronto' (kicker) ligação modulo!!

Recommended Posts

e aí galera, sou novo aqui, mas já li muitos tópicos, muitos mesmo...

e to com uma dúvida muito grande de como fazer a caixa para os meus L7 12"

queria eles virados para cima e tal, mas não chego ao calculo correto de litragem x duto x frequencia ideal!!

tava pensando mais o menos 38~40 Hz

meu parametro é esse video, que eu acho MUITO TOP! são 2 L5!! mas queria a caixa igual!!

http://www.youtube.com/watch?v=G0z-o1OHny8

Galera, desde já vlw, quem puder ajudar, ficaria muito grato!!

to quebranco a cabeça com isso já, fui numa equipadora o cara queria fazer em 50 hz!!

qualquer ajuda vai ser ótimo! vlw

EDIT: caixa igual não digo na litragem, não ligo pra espaço no porta mala!! mas queria que ficasse na medida assim bonito, a config é 2 L7 + audiophonic edge 3k!!

Editado por arturGT

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

E aí Artur,

Quem fez essa caixa foi o Ernany pro FernandoSomzao, já já ele passa aqui pra te dar umas dicas :)

Quero escutar esse som :D

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho a impressão que 40hz não seria a caixa mais recomendada para esse teu sub que tem justamente o diferencial no subgrave, vai perder uma das melhores qualidades dele e 3k de potência em cima pode manda os coitados para o espaço também, qualquer coisa acima de 2k já pode ser um certo exagero e deve-se ter atenção redobrada!

50hz nem comento, o estalador vai foder com teu equipamento dae, é como dar uma Ferrari nas mãos da minha avó que todo dia faz barbeiragem kkkkkkkkkk

Vamos ver se o ernany aparece aqui com os dados técnicos dessa caixa ai, na falta disso faz a do manual mesmo com as devidas adaptação ao teu porta malas para não ter erros e posto os vídeos depois ai pra nós! =)

Compartilhar este post

Link para o post

Eaee, Bom, o que posso dizer .. os meus L5 de 15'' estão com SD3k e aguentam de Boa [Videos no Topic. 2xkicker s15l5+ SD3k]

Realmente, o forte desses subs, é o SUBGRAVE .. pensei que eles eram otimos em SPL tbm, não lembro quem tinha falado isso, mas quem falou tava Lokooo !! heheh !! com certeza ! kk !

Ontem, aumentei a frequencia da caixa para 45hz por ai e naum subia mto naum, pouca coisa só, quase nada, mas continuava descendo que nem dois bufalos nos ouvidos !! nesse requisito ele peca .. Mas naum cheguei a testar com vol. alto, pq o carro ta na oficina ! hehe ! probleminhas com bomba de combus. pasmafaute

Mas se quer escutar um rockzinho, fica tensoo .. Eletronicas ate que bate um poko .. Mas olha, esses hip Hip noosssaaa .. sem noção mesmoo .. e esses em Slow .. credoo .. treme tudoo mesmo .. kkkk !! Os vidros, ainda naum sei como que vibram tanto .. nem com a mão consigo mexe direito, o que os graves fazem !! :blink:

Bom, isso na minha caixa né, que é voltada para subgrave mesmo .. 273L .. rsrs !

Creio eu que se fizer uma caixa na litragem recomendada minima, e algo em torno dos 40hz, deve dar uma subidinha talvez, So TESTANDO ! hehe !

Mas é akilo, o forte dele é subgrave mesmo .. Caixa Parruda e frequencia nos 33Hz ! kkk !! é assim que uso ! :)

No site la da kicker.com tem o manual, com litragem mini. e max. Da uma olhada la !

obs. engraçado que meu subgrave ta disparando alarmes (tdas as quadras, pelo menos uns 3 alarmes) e espalhando pra fora do carro, pq eu vejo os lek la na quadra da frente torçendo o pescoço ja pra ve o que é, com os olho arregalados ! aieioae ! achei que fosse SPL que fazia isso !kkkkkkkkkk ! :pirou:

Enfim, se procura Subgrave .. pode ir tranquilo .. em relação a caixa, o proprietario deve se manifestar ! ;)

Valeus !!

[]-[]

Edt. affs

Editado por Gabitow

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Artur,

minha caixa está em 35 Hz e pico em 44,45 Hz. Toca bem subgrave sim, mas ela embola um tanto em passagens muito rápidas de freqüências bem baixas. Eu tinha um vídeo de sertanejo excursionando o vidro com o tuc tuc típico dessas musicas. Então ele sobe e dá SPL sim. Já deixei meu carro ligado em festinhas tocando sertanejo, eletrônico, essas coisas ai e tocou bem, mas sempre com a mala fechada ou semi aberta.

Sinceramente te aconselho fazer esta caixa com uma freqüência mais alta que a minha um pouco justamente para nao embolar como eu disse quando você ouvir outras musicas, 37,38Hz está bom penso eu. Talvez até discordem disso mas é minha opiniao sobre o kicker que tenho L5 de 12. Estes conselhos de seguir a caixa do manual sao engraçados, acho que o pessoal nunca viu um manual da kicker hahaha, eles mandam fazer uma caixa de x litros mínimo ate uma caixa de 3x litros. Muito grande a margem...

Quanto à potência estou usando teóricos 1600W para dois subs de 600W cada. E digo que em uma caixa bem feita para subgrave este nível de headroom esta satisfatório. Lembrando que o meu módulo é um xing-ling Hifonics que toca bem baixissimas frequencias. Inclusive conversei com o Ernany hoje sobre aplicar mais e a conclusão é que está bom.

:legal:

daqui uns 15 dias vou refazer uns videos do meu carro para voce ver como ele amoleceu.. vai se preparando pra ficar reapertando as coisas do deu carro.

Editado por Fernandosomzao

Compartilhar este post

Link para o post

a caixa do fernando bêis.. tem 144,2L com sintonia em 36,5hz..

isso para um par de L5 12"...

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiramente, valeu já pelas respostas e pela ajudaa!!

# eai FERNANDO nem sabia que era seu esse video, um parceiro que me mostrou!! então eu quero pra ouvir um hiphop fooorte mesmo, quero subgraveee, ja que esse é o diferencial do sub como disse o parceiro OTREBLIG!! qualquer coisa mudo de set depois!! NGM aqui na minha cidade manja de fazer uma caixa, graças a Deus que eu descobri vcs aqui kkkkk pq o cara queria fazer mesmo em 50hz kkkk

Aí depois que eu falei que queria na casa dos 36, 37hz o cara, vc ta looko é mt baixo, aí não sei se ele vai manja de fazer a caixa, alguem manja de fazer um projeto TOP? se for bom mesmo eu até pago!! oq não vale é ter um equipamento desses, e da menos grave que o carro do gás!! kkkkkkkkk

ou se ja existe um projeto bom, eu encaixo no meu carro, queria saber a litragem e o tamanho e comprimento do duto que eu uso pra ficar na frequencia ideal!! pô se ficar na frequencia da do Fernando e fazer o estrago que a dele faz, to felizão! kkkkkk

# Já a do gabitow é complicado!!! kkkk até o fim do ano ta surdo!!!

Compartilhar este post

Link para o post

eu faria a caixa do Fernando mesmo, acredito q os subs toquem bem parecidos.

Eaee, Bom, o que posso dizer .. os meus L5 de 15'' estão com SD3k e aguentam de Boa [Videos no Topic. 2xkicker s15l5+ SD3k]

Realmente, o forte desses subs, é o SUBGRAVE .. pensei que eles eram otimos em SPL tbm, não lembro quem tinha falado isso, mas quem falou tava Lokooo !! heheh !! com certeza ! kk !

Ontem, aumentei a frequencia da caixa para 45hz por ai e naum subia mto naum, pouca coisa só, quase nada, mas continuava descendo que nem dois bufalos nos ouvidos !! nesse requisito ele peca .. Mas naum cheguei a testar com vol. alto, pq o carro ta na oficina ! hehe ! probleminhas com bomba de combus. pasmafaute

Mas se quer escutar um rockzinho, fica tensoo .. Eletronicas ate que bate um poko .. Mas olha, esses hip Hip noosssaaa .. sem noção mesmoo .. e esses em Slow .. credoo .. treme tudoo mesmo .. kkkk !! Os vidros, ainda naum sei como que vibram tanto .. nem com a mão consigo mexe direito, o que os graves fazem !! :blink:

Bom, isso na minha caixa né, que é voltada para subgrave mesmo .. 273L .. rsrs !

Creio eu que se fizer uma caixa na litragem recomendada minima, e algo em torno dos 40hz, deve dar uma subidinha talvez, So TESTANDO ! hehe !

Mas é akilo, o forte dele é subgrave mesmo .. Caixa Parruda e frequencia nos 33Hz ! kkk !! é assim que uso ! :)

No site la da kicker.com tem o manual, com litragem mini. e max. Da uma olhada la !

obs. engraçado que meu subgrave ta disparando alarmes (tdas as quadras, pelo menos uns 3 alarmes) e espalhando pra fora do carro, pq eu vejo os lek la na quadra da frente torçendo o pescoço ja pra ve o que é, com os olho arregalados ! aieioae ! achei que fosse SPL que fazia isso !kkkkkkkkkk ! :pirou:

Enfim, se procura Subgrave .. pode ir tranquilo .. em relação a caixa, o proprietario deve se manifestar ! ;)

Valeus !!

[]-[]

Edt. affs

cara, tudo é SPL, sound pressure level, nivel de pressão sonora, medido em DB's, então corneta tbm da spl rsrs

agora a diferença q vc esta falando acho q é subgrave (algo em torno de 1~45hz) e grave (em torno de 45~80hz)

então vc tem SPL no subgrave, intendeu? e bem forte por sinal hehe

e no meu meu caso o meu SPL é mais forte no grave mesmo, ali nos 55~60hz é o pico da minha caixa...

Compartilhar este post

Link para o post

Isso, só sintoniza um pouco mais alto como ele te sugeriu. A minha eu tinha a 38.5hz com 155L e eu adorava o resultado.

Compartilhar este post

Link para o post

Então, mas a questão é essa: COMO FAZER a caixa sintonizada nessas frequencias citadas, com o duto retangular? qual tamanho dele e profundidade se eu for usar os 150 L (livres) sugeridos!?

Compartilhar este post

Link para o post

eu que indiquei o artur de vir aqui, bom to tentando ajudar, mas nunca nem vi um kicker, e acredito que a loja que ele foi pensou que ele queria um trio :pirou: a caixa que eu simulei ficou legal com 180litros :vts e sitonizada a 38Hz ficou bem forte

Compartilhar este post

Link para o post

Com 150L se for camara única um duto de 14x30x40cm já fica legal. Só que ele vai ocupar seus 20L dentro da caixa, e isso deve ser discontado. Isso quer dizer que sua caixa vai ter que ser projetada com uns 175L internos pelo menos, pra depois decontar volume ocupado pelos subs, duto, travas.. tem que ver se seu carro vai ter espaço pra uma caixa desse porte.

Essa é só minha sugestão, se fizer a caixa igual do fernando certeza que vai ficar muito bom também.

Compartilhar este post

Link para o post

Com 150L se for camara única um duto de 14x30x40cm já fica legal. Só que ele vai ocupar seus 20L dentro da caixa, e isso deve ser discontado. Isso quer dizer que sua caixa vai ter que ser projetada com uns 175L internos pelo menos, pra depois decontar volume ocupado pelos subs, duto, travas.. tem que ver se seu carro vai ter espaço pra uma caixa desse porte.

Essa é só minha sugestão, se fizer a caixa igual do fernando certeza que vai ficar muito bom também.

então, 150L livres fora duto, trava, e autofalante certo? 40 cm de profundidade certo??

acabei de ver seu video cara, foooorte mesmo!! to comecando a gostar de ter esses bichinhos!! kkkk

então vlw pela dica, se der pra tirar tudo isso de um corsa hatch, fechoo kkkk abraço cara!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, espaço tem pra 150L e folgado .. amigo fez 4 x 308 em 150L .. com molduras ao lado da caixa com a SD3K .. ou seja, podendo ter mais comprimento .. ja ganharia bastantes litros .. e tem batera atras da caixa e um outro modulo gigante pra voz .. e a altura da caixa ficou antes do tampão ! ficaria top os kicker virados para cima ! ;)

Espaço Se da um jeito .. rsrsrsr ! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Obs. num celta .. dizem que o mala do corsa (novo) é maior !

Valeus !! :rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

Obs. num celta .. dizem que o mala do corsa (novo) é maior !

Valeus !! :rever1:

não sei se é maior, se eu não me engano o meu tem uns 240L de mala!! e por mim a caixa pode ser até o teto!!

EHAOEUOHEOEH vou ver se faço essa de 150!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Vb = 130,4 liters

V(total) = 144,2 liters

Fb = 36,56 Hz

F3 = 32,33 Hz

Editado por Ernany

Compartilhar este post

Link para o post

cara, pô, vlw mesmo, ter gastado seu tempo! agora que vi o meu é o S12L74 (4ohms) a caixa é a mesma!!??

Vlw abraço, fica com Deus!!

Editado por Ernany

Compartilhar este post

Link para o post

cara, pô, vlw mesmo, ter gastado seu tempo! agora que vi o meu é o S12L74 (4ohms) a caixa é a mesma!!??

Vlw abraço, fica com Deus!!

nao sei... esta ai é a caixa que foi usada no carro do fernando..

abs!

Compartilhar este post

Link para o post

Impedância não altera a caixa cara, ademais como já foi dito a kicker é engraçado que ela recomenda caixas as vezes de 50 a 200 litros! hehehe Ou seja, é muito subjetivo de acordo com o som que tu procura, mas se tu gostou do som do fernando, ai esta a caixa dele, no seu caso tem tudo pra ficar parecido ou até melhor usando equipamentos mais fortes.

Compartilhar este post

Link para o post

Impedância não altera a caixa cara, ademais como já foi dito a kicker é engraçado que ela recomenda caixas as vezes de 50 a 200 litros! hehehe Ou seja, é muito subjetivo de acordo com o som que tu procura, mas se tu gostou do som do fernando, ai esta a caixa dele, no seu caso tem tudo pra ficar parecido ou até melhor usando equipamentos mais fortes.

simulei aqui e muda sim o com bobinas de 2 ohms fica plano mais facil

com o bobina dupla de 4ohms o pico fica na casa do ca*****

Compartilhar este post

Link para o post

simulei aqui e muda sim o com bobinas de 2 ohms fica plano mais facil

com o bobina dupla de 4ohms o pico fica na casa do ca*****

putz complicadooo!! kkkk até segunda eu descuubro!!

vlw galera pela ajuda...quanto mais respostas melhora cieto todo tipo de ajuda!!

vou ver se faço essa caixa do fernando mesmo!! ta na medida legal! acho que não tem como ficar ruin né?

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo fica tranquilo que as vezes mesmo 5hz pra mais ou pra menos é praticamente imperceptível. E se tu perder em subgrave por ex, tu ganha em spl, então não tem pq ter esse medo todo e sempre e assim, ganha aqui e perde lá e vice versa! A diferença acontece as vezes na teoria nas ma prática... Pensando assim eu quase compre 2 308D4 na época que pelas simulações estava tocando mais que meus atuais 3 308D2, mas meio absurdo acontecer isso né? 2 tocando mais que 3? o_O não esquenta muito com a teoria as vezes não, ademais como mencionei, o pior é escolher os equipamentos e isso vc já fez muito bem, pra o som ficar ruim ai o estalador tem que ser fera em fazer cagada e olhe lá! tipo 50hz pra kicker hehehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo fica tranquilo que as vezes mesmo 5hz pra mais ou pra menos é praticamente imperceptível. E se tu perder em subgrave por ex, tu ganha em spl, então não tem pq ter esse medo todo e sempre e assim, ganha aqui e perde lá e vice versa! A diferença acontece as vezes na teoria nas ma prática... Pensando assim eu quase compre 2 308D4 na época que pelas simulações estava tocando mais que meus atuais 3 308D2, mas meio absurdo acontecer isso né? 2 tocando mais que 3? o_O não esquenta muito com a teoria as vezes não, ademais como mencionei, o pior é escolher os equipamentos e isso vc já fez muito bem, pra o som ficar ruim ai o estalador tem que ser fera em fazer cagada e olhe lá! tipo 50hz pra kicker hehehehe

kkkkkk é vou levar esse projeto que me passaram e vou fazer, qualquer coisa vou ajustando alongando ou encurtando duto, mas acho que com esse projeto aí não tem mt erro!! cara vlw mesmo, essa resposta relamente me deixou mais tranquilo, e isso da teoria x realidade é verdade, quanto mais eu tento entender sobre as frequencias e litragem, mais faço confusão! kkkk vou começar as medições na segunda feira e vou postando aqui!! e vcs vão me dando um suporte kkkkk abraço!! vlw mesmo cara!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...