Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Laio

AJUDA PLS - Crossover Roadstar Digital RS-6DX

Recommended Posts

EHE grande Renan rsrsrs! Aulinha GRÁTIS essa em ?! rsrsrs :rever1: :rever1: :rever1:

Gutão!

Me ajuda ai, complementando..

Abraço,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Po renan muito obrigado pela resposta, to começando a entender! Valeu, acho que o forum precisava de mais usuários iguais o renan! Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Po renan muito obrigado pela resposta, to começando a entender! Valeu, acho que o forum precisava de mais usuários iguais o renan! Abraços

Andre,

Conta comigo!

Abraço,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

COMO eu vou complementar uma coisa dessas meu querido Renan ?! uahuahauha

Uma coisa que temos que levar em consideração e muitas vezes é esquecido ou não percebido, é o "Giro de Fase" quando se usa o cross-over...

Me corrija se eu estiver Errado Renan, mas quando maior a "ordem" do corte, mas a Fase Gira... Então o que mais vejo acontecer por ae, são Sistemas montados direitinho, mas como ajustes Horríveis! Cancelamentos Monstruosos nas vias de Grave e Sub-Grave!

O que indico a quem se sentiu interessado pelo assunto, é ler um pouco sobre os cortes AQUI, e saber como funciona cada um! (está em Inglês, mas o "Google tradutor" está ae para ser Usado)

Quem aqui nunca percebeu no seu som interno do carro, que às vezes é necessário "inverter a Fase do SUB" no player? E quem já reparou que vc mexendo no Corte High-Pass dos falantes de voz, é necessário às vezes mexer DENOVO na fase do SUB?! Isso mostra que o Corte mexe com a fase do Sinal!

No meu caso em especifico, eu uso um par de Pesinhos com MID de 6" e 2 Subs de 8" no Porta-Malas! Quando eu deixa meus Pesinho tocando em FULL e o sub cortado em 63hz... tenho não preciso inverter a fase do SUB para casar com o pesinho... Mas quando ativo o High-Pass no pesinho, eu tenho que inverter a Fase do SUB!

Isso acontece em MUITOS sistemas de TRIO que vejo por ae... Muitas vezes temos sistemas com 2 de 18" + 2 de 12" + 2 driveTI, e o GRAVE não vem... Vem só aquele Sub-Grave e Médio-Alto... PQ acontece isso, se o cara tem 2 médio graves de 12" no sistema? Por conta do Giro de Fase. Se o cara Inverter a Fase dos de 18", quase CERTEZA que o Grave vai aparecer... e vir aquela ENCORPADA legal que gostamos!

O Mesmo acontece com os Drives... tem vezes que se vc inverter a Fase dos Drives, o som fica Mais nítido e aparece mais...

VEJAM BEM, isso não é uma REGRA, estou dizendo que em ALGUNS CASOS acontece...

E esse Giro de fase acontece também quando usa o Equalizador... Mas ae é assunto pra outro tópico hahaha...

Compartilhar este post

Link para o post

Esse assunto e um dos que mais me faz pensar..

So pra esclarecer, seria a mudança da fase virtual (que muda no player/cross)

ou na ligaçao mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post

COMO eu vou complementar uma coisa dessas meu querido Renan ?! uahuahauha

Uma coisa que temos que levar em consideração e muitas vezes é esquecido ou não percebido, é o "Giro de Fase" quando se usa o cross-over...

Me corrija se eu estiver Errado Renan, mas quando maior a "ordem" do corte, mas a Fase Gira... Então o que mais vejo acontecer por ae, são Sistemas montados direitinho, mas como ajustes Horríveis! Cancelamentos Monstruosos nas vias de Grave e Sub-Grave!

O que indico a quem se sentiu interessado pelo assunto, é ler um pouco sobre os cortes AQUI, e saber como funciona cada um! (está em Inglês, mas o "Google tradutor" está ae para ser Usado)

Quem aqui nunca percebeu no seu som interno do carro, que às vezes é necessário "inverter a Fase do SUB" no player? E quem já reparou que vc mexendo no Corte High-Pass dos falantes de voz, é necessário às vezes mexer DENOVO na fase do SUB?! Isso mostra que o Corte mexe com a fase do Sinal!

No meu caso em especifico, eu uso um par de Pesinhos com MID de 6" e 2 Subs de 8" no Porta-Malas! Quando eu deixa meus Pesinho tocando em FULL e o sub cortado em 63hz... tenho não preciso inverter a fase do SUB para casar com o pesinho... Mas quando ativo o High-Pass no pesinho, eu tenho que inverter a Fase do SUB!

Isso acontece em MUITOS sistemas de TRIO que vejo por ae... Muitas vezes temos sistemas com 2 de 18" + 2 de 12" + 2 driveTI, e o GRAVE não vem... Vem só aquele Sub-Grave e Médio-Alto... PQ acontece isso, se o cara tem 2 médio graves de 12" no sistema? Por conta do Giro de Fase. Se o cara Inverter a Fase dos de 18", quase CERTEZA que o Grave vai aparecer... e vir aquela ENCORPADA legal que gostamos!

O Mesmo acontece com os Drives... tem vezes que se vc inverter a Fase dos Drives, o som fica Mais nítido e aparece mais...

VEJAM BEM, isso não é uma REGRA, estou dizendo que em ALGUNS CASOS acontece...

E esse Giro de fase acontece também quando usa o Equalizador... Mas ae é assunto pra outro tópico hahaha...

Guto,

Tinha certeza de que você iria conseguir complementar, por isso pedi essa ajuda a ti. Gênio! hehehe..

Sim, dependendo da topologia do filtro ele inverte a fase, como exemplo o caso dos filtro 12dB/8ª L-R, que ao utilizar esse filtro é certo que você terá que girar 180° a fase de uma das vias. E é por isso que existem tantos filtros, o L-R ajusta com muita precisão os lóbulos na distribuição horizontal, mas deve ser atentado essa rotação na fase.

Equalizador é algo que pode ferrar muito mais o sistema, que ajudar, dependendo de como é utilizado! Notei que variações acima de 6dB já começa a rotacionar a fase, e isso é problemático. Por isso que devemos, sempre que possível, buscar uma curva plana na caixa acústica a fim de evitar muito processamento no sinal para ajustar a curva resultante. E mais uma vez eu saliento, é preferível um sistema alinhado em fase, mesmo com a curva de resposta variando, a uma curva flat cheia de problemas de fase!

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Esse assunto e um dos que mais me faz pensar..

So pra esclarecer, seria a mudança da fase virtual (que muda no player/cross)

ou na ligaçao mesmo?

Kruik,

Se você tem um crossover ou player que possa fazer essa mudança para você sem que você precise mexer na instalação, sem problemas, caso contrário, é só inverter a polaridade da via (dependendo do grau de rotação).

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Perfeito..

Toda vez que o renan tecla fico com a certeza que tenho muito que aprender.

Entao seguindo o seu raciocinio...Se o projeto tiver um bom alinhamento, com os cortes corretos, nao se faz tanta mudança em EQ.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é BEM ASSIM NÃO rsrsrs!

Pense comigo... de que adiantaria ter tanta variedade de Falantes, módulos, equalizadores e afins, se no final é só deixar tudo em fase?! Não é tão SIMPLES assim!

A escolha correta de seu equipamento é 50% de certeza de que vai ficar bom, um bom projeto e execução é 25% a mais de chance, e Alinhamento do sistema é mais 25%!

O problema é que MUITOS se preocupam só os 50%, que é a escolha! E não tem "CORAGEM" de pagar um profissional de VERDADE para Fazer os outros 50%! Ae o que vemos é na Rua, são Sons "MEIA_BOCA"...

***Desculpe o desabafo... isso é só uma agulhadinha pra quem não da valor ao profissional que "ESTUDA" para saber o que sabe, e acha que Ele tem que fazer esse serviço por "R$50,00" e tá bem pago! :angry:

Grande Renan, vou encher seu saco essa semana ainda, por e-mail... estou com umas ideias doidas com 2 Subs de 8"! []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Pense comigo... de que adiantaria ter tanta variedade de Falantes, módulos, equalizadores e afins, se no final é só deixar tudo em fase?! Não é tão SIMPLES assim!

A escolha correta de seu equipamento é 50% de certeza de que vai ficar bom, um bom projeto e execução é 25% a mais de chance, e Alinhamento do sistema é mais 25%!

O problema é que MUITOS se preocupam só os 50%, que é a escolha! E não tem "CORAGEM" de pagar um profissional de VERDADE para Fazer os outros 50%! Ae o que vemos é na Rua, são Sons "MEIA_BOCA"...

***Desculpe o desabafo... isso é só uma agulhadinha pra quem não da valor ao profissional que "ESTUDA" para saber o que sabe, e acha que Ele tem que fazer esse serviço por "R$50,00" e tá bem pago! :angry:

Guto,Voce esta mais que certo.

quem estuda e aprende merece sim seu valor.

Tanto que faço do meu Hobby, uma forma de estudo.

Compartilhar este post

Link para o post

Andre,

Além dos slopes (definidos como ordens: 1ª, 2ª, 3ª..), que seriam os decaimentos (6dB, 12dB, 24dB...), existem as topologias, que é a plataforma de construção do filtro. Essa topologia pode ser Butterworth, Linkwitz-Rilley, Bessel, Chebeychev.. Cada um desses pesquisadores encontraram maneiras diferentes de definir a forma de trabalho de um filtro, ajustando fase, ponto de crossover e outras infinidades de parâmetros que fazem os filtros terem diversos comportamentos. Cada um atuando de maneira específica para que possamos fazer o alinhamento ideal de um sistema.

Sabemos que cada transdutor tem comportamentos diferentes, e esses filtros nos ajudam a fazer o melhor acoplamento ("casamento") entre todas as vias, para ter um sistema soando com naturalidade e boa inteligibilidade, mesmo que você saia do eixo frontal da caixa. Evitamos assim os "comb filters", que seriam cancelamentos quando caminhamos lateralmente ou nos distanciamos de um sistema. A ideia principal, é que uma caixa acústica bem alinhada (ou melhor, verdadeiramente alinhada) possa projetar o som de maneiras homogênea em um ambiente, sem que você perceba alterações abrupta de volume ao caminhar nesse ambiente (isso para todo ranger de frequência audível).

Tudo isso pode até parecer muito complexo, mas para exemplificar o que eu falei sobre os slopes, imagine o seguinte:

Temos um sistema com ponto de crossover, entre o grave e o médio, muito abrupto (24dB, 48dB..). Ao ouvir uma bateria dando uma virada a sensação que temos é que iniciando no bumbo, na transição para os ton-tons notamos uma mudança muito repentina de uma via para outra, alterando o timbre e tornando fácil de identificar de qual alto-falante está vindo cada som. Porém, quando se usa um filtro com slope menor, os falantes das via distintas tem uma maior interação, e você acaba não notando a variação de timbre nessa virada. Isso não é bem uma regra, já que depende da curva de resposta de cada transdutor, e por isso que existem tantos filtros

No caso da transição entre um médio e um driver, o comprimento de onda é muito pequeno, o que faz com que, em função da distancia entre as vias, esses falantes desacoplem e acabe formando um buraco na curva de resposta. Por isso que neste caso é interessante usarmos um slope alto para podermos baixar o ponto de crossover, o que aumenta o comprimento de onda emitido pelo driver e assim acopla melhor com a via de médio, para não cairmos no problema de timbre citado anteriormente, ajustamos a melhor topologia para a transição soar naturalmente.

Nessa nova era dos processamentos digitais, onde temos a flexibilidade de mexer a vontade em um determinado filtro, fica muito mais fácil alinhar um sistema e fazer com que, mesmo um sistema de múltiplas vias (3, 4, 5..), toque parecendo uma única fonte sonora! Claro, que todo esse artifício, quando mal administrado, pode "ferrar" toda resposta da tua caixa acústica.

Sendo assim, temos que concordar que um bom sistema não é aquele que tem apenas uma curva de resposta plana, mas aquele que está bem alinhado em fase no acoplamento entre as vias.. E sinceramente, um sistema alinhado em fase, toca bem mais natural que um sistema apenas com uma curva de resposta plana, afinal, nossos ouvidos não são acostumados com um sistema "flat"!

Fique a vontade para perguntar se ainda tiveres dúvidas.

Att,

RenanLopes

Excelente!! :rever1:

só uma duvida, no inicio do comentário você citou que o corte de 3ª ordem é de 24db/8ª, 3ª ordem não seria 18db/8ª? e 4ª ordem 24db/8ª ?

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

[]-[]:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Guto,Voce esta mais que certo.

quem estuda e aprende merece sim seu valor.

Tanto que faço do meu Hobby, uma forma de estudo.

Hruik,

O Guto deixo bem claro o que eu pretendia dizer.

Na verdade, quando o projeto está bem executado, contemplando uma boas caixa acústica, alinhamento de fase, delay de ajuste de centro acústico e outras variáveis, a curva de resposta não precisa ser consideravelmente plana que já soará bem.

Quando falamos em estudos, pesquisas.. É ai que entra a valorização de um profissional e nesse ponto onde defendemos que alguns produtos custam mais caros que outros, e não apenas comparando o fato de ser um 12" com 400 Wrms, isso é subjetivo!

A exemplos de falantes (que é minha área), hoje qualquer um que recondiciona um alto-falante acredita que sabe como montar um e já se acha projetista!

Por isso que temos essa infinidade de marcas que acabam prostituindo o mercado e tirando os méritos de pessoas que dedicaram a vida a entender o comportamento eletro-mecânico-acústico desses transdutores, dedicação para entender cada um dos parâmetros de um falante e poder correlacioná-los..

Comparar um falante de verdade com vários montados de qualquer jeito, cabe ao consumidor..

Ou eles podem preferir comprar no Paraguay e arcar com os custos quando precisar de assistência!

Sei que tem empresas que visam lucro e acabam sacrificando a qualidade dos produtos.. mas os bons profissionais e as boas marcas devem e merecem serem reconhecidos.

Att,

RenanLopes

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Opa! Desenterrando... Alguém conseguiu o manual do crossover?

Se alguém tiver, poderia postar um link ou enviar p/ adrianoalves_aac2hotmail.com ?

Grato!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...