Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
antonelli2006

Ajustar projeto "SQPL" para GOL GII.

Recommended Posts

E ae galera, beleza?

Sou novo por aqui... Preciso de algumas dicas!

Comprei um VW Gol G2 (bolinha) e estou querendo colocar um som "ideal" nele.

Sou admirador de subgrave e grave, mas quero qualidade em todas as frequencias. Porém não queria por drivers, pra não ficar aquela "gritaria".

Pensei em por SUB, KIT 2 VIAS e PENTAXIAS. Agora veio uma idéia de fazer "door-pod" com WOOFERS de 8" ou 10".

O que acham melhor?

Para subs, quero da DD (DigitalDesign), tenho um espaço de aproximadamente 120L na mala.

Pensei em comprar um DD3515E (pensando em um futuro, trocar de carro e colocar um par desse) ou dois DD3512E, mas não sei o volume ideal para a caixa. Qual fica melhor em 110L?

E sobre os "médio-graves"... É melhor usar KIT 2 VIAS e PENTAXIAS ou colocar WOOFERS no projeto?

Para alimentação, vou comprar uma bateria da MAXPOWER de 400A e colocar uma de 90A no cofre. To pesquisando sobre a troca do alternador original (90Ah) por um do Fiat Stilo (140Ah) ou do Omega 4.1 (140Ah), caso não seja possivel, comprarei uma fonte Usina Spark ou outra qualquer de 150Ah. E também planejei a utilização de MC de 30Farad.

De amps, pensei em SD (SounDigital), talvez um SD5000 para os "graves", e um Roadstar Power One para os KIT's.

Já ia esquecendo, para central (player), devo usar um DVD com tela retrátil, por ser mais "disfarçado".

Vou fazendo aos poucos, mas quero já ter o projeto em mente para ir direcionando os investimentos.

O que acham sobre meus "pensamentos"? Me deêm dicas? Caso seja possível, me falem um set bom para ter qualidade.

O que mais ouço é POP, REGGAE, ELETRO (House, PSY, Chillout), BLACK e FUNK (carioca). Ou seja, músicas com batidas rápidas e trocas intensas.

Desde já agradeço à ajuda.

Grande abraço à todos.

Antonelli Santos

- Editando para receber ajuda! =D

Editado por antonelli2006

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

UP.

Galera, editei o título do tópico.

Li, reli, pesquisei e cheguei à conclusão que o sistema que quero é SQPL.

Pelo que entendi, é uma mistura de "hi-end" com "SPL". Correto?

Não quero nada que chegue à "trio".

Pelas pesquisas que fiz, nos meus 120L de mala, consigo encaixar 2 Rockford Fosgate, empurrados por um SD2000.1D, mas to pensando em colocar um AMP Rockford Fosgate T-1500-1. O que acham? Ou para sub, é jogar dinheiro fora?

Me ajudem a montar um SET bom par SQPL, mas num valor entre R$2000 e R$3000 (contando com bateria GEL)?!

Obrigado, aguardo resposta.

Compartilhar este post

Link para o post

vamos lá, um sd5k é muito... no lugar desse MC, bota pelo menos uma bat de ~180ah auxiliar, e troca o alternador por um de 140a mesmo.

se quer qualidade, sai desse power one, e vai pra um ampli bom de 4 canais, e tbm troca esses pentaxiiiiiiais por um coaxial bom, e pega um kit 2 vias mesmo, de boa qualidade.

e o player se não tiver uma boa qualidade, não adianta de nada ter bons equipamentos.

Compartilhar este post

Link para o post

Meu objetivo é quase o mesmo que o seu.

Acabei optando por um mtx e um kit morel tempo em pezinhos, este por sua vez vai ser tocado por um amplificador fosgate.

Pezinhos são uma ótima pedida se não se importa em tomar alguns cuidados extras pra não enfiar o pezão nos midbass.

Eles além de deixar os mids direcionados a você, te dão um pu** reforço no médio grave. Acredite isso faz MUITA diferença.

Ah.. se for usar pezinhos nem precisa dos coaxiais, ponha um bom amplificador pra tocar o kit que ele rende muito.

Aqui um vídeo do meu kit direto no player usando os pezinhos.

Compartilhar este post

Link para o post

se quer qualidade já trata de ver um bom player com bons recursos, e saida com no minimo 4V. nos rca. e saida pra sub. sobre MC. como vc gosta de batidas mais rapdas e não muito estendidas tipo hip hop, bass etc, um MC de no maximo 5F, e pra 2000 rms de amp, só a max power de 400 sozinha já dá conta hehehehe ou troca ela por uma de 200A + uma no cofre. e alternador de 120A, se for usar menos baterias, até por que 2000 e poucos rms não precisa encher de bateria o veiculo. o amp, sterio troca mesmo por outro melhor. pra acompanhar tem otimos kits 2 vias 3 vias...

cabeamento 25 a 35mm, RCA de boa marca. é isso aí.

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

vamos lá, um sd5k é muito... no lugar desse MC, bota pelo menos uma bat de ~180ah auxiliar, e troca o alternador por um de 140a mesmo.

se quer qualidade, sai desse power one, e vai pra um ampli bom de 4 canais, e tbm troca esses pentaxiiiiiiais por um coaxial bom, e pega um kit 2 vias mesmo, de boa qualidade.

e o player se não tiver uma boa qualidade, não adianta de nada ter bons equipamentos.

Então, quis o SD5K pois daqui à algum tempo, pretendo colocar 2x DD3515E. Então pra não ficar com o SD2K parada, vou comprar logo o mais forte. Tem problema?

Sobre o módulo POWER ONE, estou à procura de um, apenas para os kit 2 vias. Cheguei a ver um MB Quartz, teria algum para indicar?

Sobre os kits, estou entre:

DLS Performance B6A

N.A.R. XR65.01

Helix E136 Esprit

Audiophonic KS6-7

MTX TX6

Alguma opnião sobre o melhor?

De início, não vou por SUB. Apenas o player, kit e amp pro kit. E vou comprando o restante aos poucos.

Obrigado pela resposta.

Compartilhar este post

Link para o post

Meu objetivo é quase o mesmo que o seu.

Acabei optando por um mtx e um kit morel tempo em pezinhos, este por sua vez vai ser tocado por um amplificador fosgate.

Pezinhos são uma ótima pedida se não se importa em tomar alguns cuidados extras pra não enfiar o pezão nos midbass.

Eles além de deixar os mids direcionados a você, te dão um pu** reforço no médio grave. Acredite isso faz MUITA diferença.

Ah.. se for usar pezinhos nem precisa dos coaxiais, ponha um bom amplificador pra tocar o kit que ele rende muito.

Aqui um vídeo do meu kit direto no player usando os pezinhos.

Vou colocar em pezinhos sim!

Vi um tutorial sobre isso, vou levar à um rapaz que trabalha com fibra e mostrar como quero.

Como falei acima, to indeciso com o kit.

Talvez eu pegue 2, trate as portas e coloque um kit nas portas e um no pezinho.

Obrigado pela resposta.

Compartilhar este post

Link para o post

se quer qualidade já trata de ver um bom player com bons recursos, e saida com no minimo 4V. nos rca. e saida pra sub. sobre MC. como vc gosta de batidas mais rapdas e não muito estendidas tipo hip hop, bass etc, um MC de no maximo 5F, e pra 2000 rms de amp, só a max power de 400 sozinha já dá conta hehehehe ou troca ela por uma de 200A + uma no cofre. e alternador de 120A, se for usar menos baterias, até por que 2000 e poucos rms não precisa encher de bateria o veiculo. o amp, sterio troca mesmo por outro melhor. pra acompanhar tem otimos kits 2 vias 3 vias...

cabeamento 25 a 35mm, RCA de boa marca. é isso aí.

Estava afim de colocar o DVD Philips CED750, mas vi que ele não tem recursos e as saídas não são de 4V. Agora estou pensando em um player da Pionner mesmo.

Sobre a bateria, estou interessado em encomendar do PY uma XS POWER D3100, é AGM de 110A, com picos em 3200A. Alguem conhece?

O que é melhor, kit 2 vias ou kit 3 vias?

Para cabeamento, devo comprar o MB Quartz DSC480 e qual cabo uso para alimentação? Para RCA, to pensando em Monster Cable, esses detalhes defino depois.

Obrigado pela resposta.

Compartilhar este post

Link para o post

Então, quis o SD5K pois daqui à algum tempo, pretendo colocar 2x DD3515E. Então pra não ficar com o SD2K parada, vou comprar logo o mais forte. Tem problema?

Sobre o módulo POWER ONE, estou à procura de um, apenas para os kit 2 vias. Cheguei a ver um MB Quartz, teria algum para indicar?

Sobre os kits, estou entre:

DLS Performance B6A

N.A.R. XR65.01

Helix E136 Esprit

Audiophonic KS6-7

MTX TX6

Alguma opnião sobre o melhor?

De início, não vou por SUB. Apenas o player, kit e amp pro kit. E vou comprando o restante aos poucos.

Obrigado pela resposta.

ah bom, então use o sd5k com o dobro de impendancia e um ganho mais controlado.

kit, o nar é bom, mas é meio caro, eu ficaria em duvida entre o helix E136 e um hertz ESK165L, ambos na faixa de 450 reais.

e no minimo pra um kit desses um amplificador a altura, então esquece o power one, pega um bom mesmo, com qualidade, de 4 canais, um fosgate 4.6x da vida seria boa opção pra tocar um kit... ou algum outro q achar com bom preço.

Compartilhar este post

Link para o post

Estava afim de colocar o DVD Philips CED750, mas vi que ele não tem recursos e as saídas não são de 4V. Agora estou pensando em um player da Pionner mesmo.

Sobre a bateria, estou interessado em encomendar do PY uma XS POWER D3100, é AGM de 110A, com picos em 3200A. Alguem conhece?

O que é melhor, kit 2 vias ou kit 3 vias?

Para cabeamento, devo comprar o MB Quartz DSC480 e qual cabo uso para alimentação? Para RCA, to pensando em Monster Cable, esses detalhes defino depois.

Obrigado pela resposta.

A D3100 é ótima... o problema é o preço!

Pretendo por uma d3100 como auxiliar e outra xs no cofre... quem sabe uma d2400.

Essas Xs power são baterias AGM especiais, tem amperagem de pico estúpida e segura muito bem a tensão nos graves mais pesados. É ideal pra sistemas de SPL forte.

Compartilhar este post

Link para o post

Pretendo por uma d3100 como auxiliar e outra xs no cofre... quem sabe uma d2400.

Essas Xs power são baterias AGM especiais, tem amperagem de pico estúpida e segura muito bem a tensão nos graves mais pesados. É ideal pra sistemas de SPL forte.

ao invéz de MC, podia optar por essa bateria então, pois ela dispensa o MC, se for com esses picos mesmo. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

sobre os kit's, os 2 vias da mtx , bravox CS60D, são muito bons, más um set SQPL não costuma ficar em menos de 3000 não :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

sobre os kit's, os 2 vias da mtx , bravox CS60D, são muito bons, más um set SQPL não costuma ficar em menos de 3000 não :legal:

Acho que o CS60D não cai muito bem num SQ não.

Gosto do mid mas o tweeter é estridente demais... é quase impossível ouvir musica em alto volume sem fazer cara feia com eles.

Edit: Realmente 3000 reais é um orçamento curto pra um SQPL. Só a D3100 já chega na casa dos 1000 reais.

Editado por distroy

Compartilhar este post

Link para o post

ah bom, então use o sd5k com o dobro de impendancia e um ganho mais controlado.

kit, o nar é bom, mas é meio caro, eu ficaria em duvida entre o helix E136 e um hertz ESK165L, ambos na faixa de 450 reais.

e no minimo pra um kit desses um amplificador a altura, então esquece o power one, pega um bom mesmo, com qualidade, de 4 canais, um fosgate 4.6x da vida seria boa opção pra tocar um kit... ou algum outro q achar com bom preço.

Cada dia entro em um dilema maior... SPL, SQ, SQPL, Trio...

Estava disposto à investir em SPL, desanimei por causa do PM apertado.

Parti pro SQ, mas ia perder o sub, ia ser algo "light".

Decidi pelo SQPL, mas o alto investimento em Kits, e a dificuldade de achar produtos no RJ estão me desanimando.

Ainda mais depois que li o tópico do blOom, em que ele cita os prejuizos causados pelo subgrave... =(

Estou pensando em pegar o caminho do SQ, mas ter as "saidas" pra pegar a "via" do SPL. =P

Ou talvez um TRIO? Mas estou cansado de ouvir "caixas-de-abelha" dos amigos. Não vi 5 trios bem regulados até hoje!

Mas vamos lá...

Os kits, acham melhor qual das combinações abaixo?

1x NAR XR65.01 por R$600,00 (cada)

2x MTX TX6001 por R$380,00 (cada)

1x Helix E136 por R$405,00 (cada)

E, se achar os Hertz nessa faixa de preço?

Falando nisso, alguem conhece quem importa esse ESK165L?

Para AMP, to dando uma pesquisada.

Obrigadão cara, valeu pela força mesmo!

[ Editado para consertar o modelo do kit MTX! ]

Compartilhar este post

Link para o post

Não vi essa D2400...! =S

No PY, a D3100 tá U$350,00. Já a D1200 tá U$195,00.

Pretendo por uma D1200 no cofre, já de início.

Vou ver quanto consigo ela aqui!

E, dependendo do rumo que irei tomar (vide post anterior), coloco a D3100.

Compartilhar este post

Link para o post

ao invéz de MC, podia optar por essa bateria então, pois ela dispensa o MC, se for com esses picos mesmo. :legal:

Sobre o MC, vou optar por mais bateria mesmo.

Não quero comprar uma "MAXPOWER" e pagar R$500, depois comprar a de gel.

Como vou "gastar", prefiro comprar logo a melhor, por mais que sacrifique ou demore mais.

Obrigado pela resposta.

Sobre o valor, vou indo devagar. Não pretendo colocar "som de cinema", quero um som agradável e forte.

Aproveitando, os kits que passei no outro post me daria isto? Teria algum com melhor "custo X beneficio" que se encaixaria no que desejo?

Obrigado pela resposta.

Acho que o CS60D não cai muito bem num SQ não.

Gosto do mid mas o tweeter é estridente demais... é quase impossível ouvir musica em alto volume sem fazer cara feia com eles.

Edit: Realmente 3000 reais é um orçamento curto pra um SQPL. Só a D3100 já chega na casa dos 1000 reais.

Todos falam bem do CS60D, os usuários do SPL aclamam-o. Mas os de SQ não são tão "fãs" assim.

Nunca ouvi esse Bravox tocando. Na verdade, nunca ouvi um projeto de SQ de verdade.

PS.: Sobre o valor, respondi acima.

Obrigado pela resposta.

Compartilhar este post

Link para o post

Não vi essa D2400...! =S

tenho uma D1200 e um D3100 no meu carro e digo, são boas... mas hoje eu optaria pela D2400 no cofre e a D3100 como auxiliar.. uma coisa que to achando estranho é a tensão de flutuação que está em 12.8.. em baterias AGM geralmente ficam em 13v.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde amigo, tudo bem?

Desculpe-me pela demora em responder, não tive tempo de acessar o Forum nestes últimos dias!!!

Então, não sou a pessoa mais adequada para tirar suas dúvidas em SQPL. Na parte do SQ eu posso tentar te ajudar, mas no SPL eu não saberei responder, de verdade ;)

Bom, pelo que ví você está querendo um som com qualidade e ao mesmo tempo um para "tocar alto", correto? Se queres um som de qualidade, deixe de lado os alto-falantes multi-vias que se vende por ai - quadraxiais, pentaxiais, hexaxiais etc. Coloque um Kit Duas Vias e um par de Coaxiais para o som interno, mesmo que sejam classificados como SQ de início. O uso de Coaxiais é totalmente dispensável, pois elas alteram o palco sonoro e imagem do som, mas no seu caso, pode usá-las que não haverá problema. Ao meu ver, um excelente custo x benefício são os alto-falantes da Helix, uma marca Alemã filiada a Brax, muito conhecida por seus amplificadores e tweeters feitos a mão. Todos que compraram, mesmo a série DB (mais simples), ficaram impressionados com a qualidade. Há quem diga que ela veio para brigar com Bravox e NAR, deixando para tras Selenium, HBuster etc. Eu investiria na Helix - vale à pena pelo preço que se pede!!!

Em relação ao Player, fique com o Pioneer cara. Eu não conheço o Phillips, mas já tive a oportunidade de ouvir um Sony Xplod e um LG e não gostei nada do som. Parecia abafado, "xoxinho", sem graves, médios e agudos, sem brilho e sem muitas opções de equalização. E detalhe, tanto o Pioneer quanto o Sony e o LG tocavam exatamente os mesmos alto-falantes!!!

Quanto ao Amplificador, dê uma olhada nos Audiophonic, Helix e Wharf, pois são aqueles que o pessoal mais recomendam para um SQ de início!

Forte abraço parceiro. Espero ter lhe ajudado. Boa sorte e sucesso com o projeto.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite Antoneli como estavamos conversando no msn, vamos melhorar esse teu set se me permitir, não fuiinformado de quanto vc pretende gastar, mas vai uma sugestão que agrada muitos com qualidade e potencia.

Como vc vai usar PEzinho a melhor opção seria um kit de 5 pol. em vez de 6 pol. por varios motivos.

1º - ocupa menos espaço- consequentemente pega menos litragem no pezinho e mais espaço pros pe´s.

2º sendo d 5pol. fica mais facil o direcionamento do falante sem atrapalhar o pé no pedal do carro, pq cada lado do pe exige um direcionamento diferente.

3º respostas mais rapidas , planas, utilizando mesma potencia de um de 6 pol.

e vc pode fazer depois ou junto coloca um mid de 6 pol. nas portas fazendo um sistema de 3 vias, um amp de 4 canais fazendo biamplificação.

atrásnão precisa de falantes.

Os subs ja optava pra algo agressivo mesmo, 3x10 ou 3x12 de pelo menso 300 rms cada.

um amp que varia de 1000 a 1200 rms, claro e uma opção de bom custo e tocando muito spl com SQ.

Agora linah de produtos vamos pra algo mais de qualidade no estereo.

Kit XR de 5pol. da nar audio e mid de 6pol. pp da nar audio.

Amp flex audio da wharf ou um clean e mais fiel e mais forte.

mono

db sound de 1200 rms a 1 ohm

wharf audio spx999 fechando 4 ohms

ou tarapms de 1200 rms a 4 ohms

Subs

opções

Nar linha sw3 de 300 rms cada

Shocker linha wind ou twister variando de 300 rms a 500 rms cada

Cabos rcas taramps

ou kit instalação da db drive

acho que um set desses esta de bom tamanho em termo de SQPL

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se estou falando bobagem, me desculpe se estiver, mas pelo que pesquisei e comparei, o kit NAR VR65.01 é semelhante ao HELIX E136. Alguem sabe qual o melhor?

Vou demonstrar o motivo de ter "achado" isso:

- No site da LeoSound, tem as seguintes infos sobre o NAR VR65.01:

* 2 Mid Bass 6,5" 50WRMS

* 2 Tweeters NEO

* 2 Crossover PRO

Parametros: 6,5"

Ressonância de Ar Livre: 77.26 Hz

Q Total do Alto-Falante: 0.7097

Conformidade Equivalente: 9,0 L

Manejamento de Potência Térmica: 50WRMS

Faixa de Potência Recomendada: 5-50W

Profundidade de Montagem: 54 mm

Diâmetro do Furo de Montagem: 140mm

- Qes: 1,0124

- Qms: 2, 3731

- Sd: 0,0122 (m2)

- Re: 3.3 (ohm)

- Xmax: 1,8 (mm)

- Sensibilidade: 91dB (1watt/1 meter)

- BL: 4,1754 TM

- Zo (Impedância Máxima): 12,2 (ohm)

E no site da AudioSchulz, diz isso sobre o HELIX E136:

Midrange 6,5pol. com cone tecido em fibra de vidro , tweeter de 25 mm com cúpula de seda neodímio ímã e especial crossover

Caracteristicas:

* 6,5 pol mid / bass

* Tweeter de 25 milímetros com cúpula de seda com magneto de neodímio

* Crossover separado com proteção tweeter integrado

* Mid/bass tecidopor uma membrana euphonious

* borda de borracha especial para alta capacidade de carga e de longo tempo de funcionamento

* Aplicação universal

* Produtos: 2 mid/bass, 2 tweeters, 2 crossovers, 2 grelhas

Dados técnicos:

Cont. power RMS / max. power......................... 60 / 120 Watts

Frequency range.................................................55 Hz - 22 kHz

Sensitivity............................................................91 dB 1W / 1m

Impedance..........................................................4 Ohms

Mounting depth................................................... 65 mm

Sendo que o preço do NAR é menor do que o HELIX. Vale à pena pagar a diferença no HELIX E136 ou esse NAR VR65.01 é suficiente?

Ou valeria mais a pena ainda, o NAR XR65.01?

Para amp, pensei no WHARF AUDIO FLEX 4/3/2, SOUNDSTREAM LW4.500, JVC KS-AX6550 ou ALPINE MRP-F250, alguem usou algum deles? Não estou levando em conta a estética, pois ficarão escondidos. Meu veiculo não tem espaço pra fazer uma caixa legal.

Pensei se seria legal colocar um par de coaxiais nas portas. Faria uma preparação nelas com manta asfaltica, ou talvez um door-pod, sei lá...! O que acham?

Resumindo, o set seria:

PIONEER DEH-P7150UB;

NAR VR65.01 ou HELIX E136;

NAR KX65.01 (par);

WHARF AUDIO FLEX 4/3/2, SOUNDSTREAM LW4.500, JVC KS-AX6550 ou ALPINE MRP-F250;

Obrigadão pelas respostas.

(Agora, obrigado especial ao Marco e ao Rodizzi!)

Compartilhar este post

Link para o post

antonelli2006

sobre a bateria XsPower, são muito boas, só que os valores mencionados no site onde deves ter encontrado esta errado ...

a D3100 tem pico de 5000 Watts e deve sair na casa dos 350 doletas.

www.4xspower.com

Compartilhar este post

Link para o post

tenho uma D1200 e um D3100 no meu carro e digo, são boas... mas hoje eu optaria pela D2400 no cofre e a D3100 como auxiliar.. uma coisa que to achando estranho é a tensão de flutuação que está em 12.8.. em baterias AGM geralmente ficam em 13v.

Ernany posso estar errado mas pelo que me parece essas agm ae são de 12v mesmo. no site indica que tem ainda as de 14v e as 16v essas devem possuir a tensão de flutuação de 13v ou mais!

Compartilhar este post

Link para o post

antonelli2006

sobre a bateria XsPower, são muito boas, só que os valores mencionados no site onde deves ter encontrado esta errado ...

a D3100 tem pico de 5000 Watts e deve sair na casa dos 350 doletas.

www.4xspower.com

E ae Edison, beleza?

Mencionei o mesmo valor que você! ;)

Não vi essa D2400...! =S

Compartilhar este post

Link para o post

Mas então, o que acham do meu "futuro-primeiro" set?!

PIONEER DEH-P7150UB;

NAR VR65.01 ou HELIX E136;

NAR KX65.01 (par);

WHARF AUDIO FLEX 4/3/2, SOUNDSTREAM LW4.500, JVC KS-AX6550 ou ALPINE MRP-F250;

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...