Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Fretta

Caixa para DD1515

Recommended Posts

o pessoal vai la coloca 2 308 personaliza todo o porta malas em fibra gasta uma grana ferrada em personalização e acha que toca horrores.

Abre o porta malas é coisa mais linda de se ver, tudo iluminado cheio de penduricalho parece uma penteadeira de put* uahdauhdusa, mas na hora de tocar...rsss...para o dono do som toca demais...rsss

kkkk, pior q pessoas desse tipo relamente querem aparencia e alguma coisa pra tapear os ouvidos , oque gastam em caixas coloridas e neom aquele circo todo, dava pra montar um set, devastador heheh aqui onde escondo só dá isso, caixa colorida, pionner , booster, rs1200d e megacapacitor pra enfeitar ! com coisa q um set pequeno de spl precisa de MC hehehehehe não tenho nada contra essas marcas porem podiam ao menos se repensar um projeto bem feito ! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

kkkk, pior q pessoas desse tipo relamente querem aparencia e alguma coisa pra tapear os ouvidos , oque gastam em caixas coloridas e neom aquele circo todo, dava pra montar um set, devastador heheh aqui onde escondo só dá isso, caixa colorida, pionner , booster, rs1200d e megacapacitor pra enfeitar ! com coisa q um set pequeno de spl precisa de MC hehehehehe não tenho nada contra essas marcas porem podiam ao menos se repensar um projeto bem feito ! :legal:

Concordo com você, mas isso acontece devido a falta de informação e conhecimento de quem vai colocar o som no carro, o cara chega na loja de som e cai na labia do pessoal, quando comecei a me interessar por som fui em diversas lojas por aqui, hoje vejo que se tivesse ido atraz do que eles me sugeriam eu tava na M****. Quando eu ia nas lojas para orçar um Set oque mais me sugeriam aqui era o seguinte set:

- 2 Pioneer 308

- 4 D250

- Powerone para tocar tudo isso...asduahuhda

Perguntava se nao precisava de mais bateria e me falavam que a bateria original dava conta, ve se pode isso...rss

É logico que o ESTALADOR vai querer tirar o dele e vai cobrar uma grana para enfeitar o carro, afinal é disso que a maoria deles tiram a sua renda, mas isso nao muda o fato de o cara poder ser ético e falar a verdade e explicar como as coisas funcionam para os clientes, se o cliente mesmo assim querer então a culpa nao é mais do cara.

MC em set pequeno realmente tem de monte, na maioria das vezes sem mesmo saber para que serve o dito cujo.

Falando nisso, tava pensando em colocar um, quantos faraday tem que ser???

Vi no paragua um de 3,5F da SSL a um preço em conta, ja vi comentarios aqui no forum o MC tem que ser 1F para cada 1000rms, está certo isso??

Editado por Fretta

Compartilhar este post

Link para o post

Falando nisso, tava pensando em colocar um, quantos faraday tem que ser???

Vi no paragua um de 3,5F da SSL a um preço em conta, ja vi comentarios aqui no forum o MC tem que ser 1F para cada 1000rms, está certo isso??

pois é mas te digo mais, nem sempre é falta de informação, um exemplo é um amigo meu lá do trampo, que vai montar 2 pionner com 2 corneta e 4 6x9 kkk já cancei de falar pro cara, " faz assim q fika melhor e tals " tira isso e põe aquilo" cara não adianta !!! tem nego q nasceu pra montar um circo dentro do carro!! e adivinha oq pra alimentar, power one e uma boss todas 4 canais kkk

sobre MC minha opinião é a seguinte, um set de SPL mais bruto um pouco não dá chances se quer pro MC se carregar, (ele até roubaria a carga hehehe) pois o consumo é maior e continuo .. já no trio com pancadas mais secas e menos estendidas, tipo, tuc ,tuc... hehehe nesses casos o uso do MC se faz nessessario pelo fato do consumo ser mas aleatorio´e é justamento no pico das batidas graves q o MC segura,

então em SPL, eu sempre optaria por mais bateria e investiria em um alternador parrudo na casa dos 120A a 140A, MC pra mim em SPL é quase igual usar corneta e super tw, nem entra na lista.. hehehehe

é minha opinião, tb como tecnico em eletronica. :legal:

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

sobre MC minha opinião é a seguinte, um set de SPL mais bruto um pouco não dá chances se quer pro MC se carregar, (ele até roubaria a carga hehehe) pois o consumo é maior e continuo .. já no trio com pancadas mais secas e menos estendidas, tipo, tuc ,tuc... hehehe nesses casos o uso do MC se faz nessessario pelo fato do consumo ser mas aleatorio´e é justamento no pico das batidas graves q o MC segura,

então em SPL, eu sempre optaria por mais bateria e investiria em um alternador parrudo na casa dos 120A a 140A, MC pra mim em SPL é quase igual usar corneta e super tw, nem entra na lista.. hehehehe

é minha opinião, tb como tecnico em eletronica. :legal:

Pois é cara, ja vi nego aqui falando o contrario do que voce me disse, que em set de SPL se faz uso do MC por ter grave mais longo / estendido assim dando tempo necessario para o MC regarregar, em set de trio com as batitas são muitas e muito rapidas o MC nao tem tempo suficiente para retomar sua carga cheia.

Agora nem sei se uso ou nao uso, minha mãe ta no paragua e tinha peço para ela trazer uma para mim, terça ela está de volta.

Acho que vou ligar para ela e cancelar a compra do MC e comprar um RCA MTX ZN7 de 6Ch.

Compartilhar este post

Link para o post

mega blitz de 6farads

Casa perfeito com sua SD2500, ja montei isso e ele segura ele legal

Sobre a fixação uma boa dica é velcro, se os lados da caixa forem de carpete voce poe uns pedacinhos de velcro no modulo e poe ele do lado da caixa

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é cara, ja vi nego aqui falando o contrario do que voce me disse, que em set de SPL se faz uso do MC por ter grave mais longo / estendido assim dando tempo necessario para o MC regarregar, em set de trio com as batitas são muitas e muito rapidas o MC nao tem tempo suficiente para retomar sua carga cheia.

Agora nem sei se uso ou nao uso, minha mãe ta no paragua e tinha peço para ela trazer uma para mim, terça ela está de volta.

Acho que vou ligar para ela e cancelar a compra do MC e comprar um RCA MTX ZN7 de 6Ch.

o capacitor não é bateria q demora pra se carregar ele se carrega muito rapido e se descarrega mais rapido ainda saca, com subgraves estendidos se tem muito consumo porem com picos menores, já no trio a coisa é diferente tem pancadas fortes e picos altos e rapidos de consumo é aí q ele atua, por sua caracteristica propria de todo capacitor q é justamente se descarregar rapido, é nos picos q ele trabalha auxiliando a bateria e assim segura a tensão constante sem oscilações. pesquise sobre capacitores não é dificil entender seu funcionamento... más como eu disse é uma opnião minha, eu não usaria MC e sim investiria em alternador e baterias e cabos bem parrudos, é oque estou fazendo,,, aos poucos chego no ponto serto hehehehehe dependendo do seu estilo musical um MC igual o mam indicou funciona muito bem tb,, se formos analizar oque é por exemplo 2 Farads, ? cara eu t digo q 2 farads é algo monstruoso um capacitor de 20.000uF x 25Volts de isolação (uF = micro farads) é enorme, e tem muita capacitancia ou seja 2F tem 100 X mais capacitancia q um desses , pra mim é algo duvidoso será mesmo q tem toda essa capacitancia ? pois não existe aparelho comercial q meça essa capacitancia pra tirarmos essa duvida, e olha q já vi falar de capacitores com mais de 10Farads, meu capacimetro digital mede até 20.000 uF e não é pouco pode acreditar. hehehehe :legal:

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

o capacitor não é bateria q demora pra se carregar ele se carrega muito rapido e se descarrega mais rapido ainda saca, com subgraves estendidos se tem muito consumo porem com picos menores, já no trio a coisa é diferente tem pancadas fortes e picos altos e rapidos de consumo é aí q ele atua, por sua caracteristica propria de todo capacitor q é justamente se descarregar rapido, é nos picos q ele trabalha auxiliando a bateria e assim segura a tensão constante sem oscilações. pesquise sobre capacitores não é dificil entender seu funcionamento... más como eu disse é uma opnião minha, eu não usaria MC e sim investiria em alternador e baterias e cabos bem parrudos, é oque estou fazendo,,, aos poucos chego no ponto serto hehehehehe dependendo do seu estilo musical um MC igual o mam indicou funciona muito bem tb,, se formos analizar oque é por exemplo 2 Farads, ? cara eu t digo q 2 farads é algo monstruoso um capacitor de 20.000uF x 25Volts de isolação (uF = micro farads) é enorme, e tem muita capacitancia ou seja 2F tem 100 X mais capacitancia q um desses , pra mim é algo duvidoso será mesmo q tem toda essa capacitancia ? pois não existe aparelho comercial q meça essa capacitancia pra tirarmos essa duvida, e olha q já vi falar de capacitores com mais de 10Farads, meu capacimetro digital mede até 20.000 uF e não é pouco pode acreditar. hehehehe :legal:

Entendo perfeitamente como funciona um capacitor, aonde trabalho uso diariamente eles, só que no maximo até 10uF em alguns compressores mais parrudos usamos capacitores com até 20uF mas não é assim tão comum.

No Laboratório de Elétrica que fica ao lado do meu Lab. teria como medir com exatidão a capacitancia mas para isso precisaria ter um MC em mãos para testar e dizer ao certo qual sua carga maxima.

Como você disse 2F é coisa pra cace**, meter os dedos ali da um tranco da peste, tive curso de NR10 essa semana e vimos oque um capacitor pode fazer com uma pessoa...coisa de assustar.

Cara eu vou deixar vir o capactor mesmo e vou ver como fica o set com ele, depois vou colocar mais bateria e vou avaliar ao meu gosto como fica melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

pode usar sim, tb ninguem fica com o som nem 90% do tempo no talo hehehehehe, más q eu desconfio de megacapacitores isso sim, e esses q vc citou são de alta tensaõ de isolação e capacitancia baixa, porem vc tem noção oq é 2F numa isolação de 25V, já q vem do PY é em conta lá é barato. aqui custa quase o presso de outra bateria ou intéra e muito pra uma bateria bem parruda... e ainda sobra pra mexer com alternador.. monta um de 6F porem eu duvido q tenha 6F porem um de 3farads não teria os 3 tb então vai nesse maior. :legal:

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

pode usar sim, tb ninguem fica com o som nem 90% do tempo no talo hehehehehe, más q eu desconfio de megacapacitores isso sim, e esses q vc citou são de alta tensaõ de isolação e capacitancia baixa, porem vc tem noção oq é 2F numa isolação de 25V, já q vem do PY é em conta lá é barato. aqui custa quase o presso de outra bateria ou intéra e muito pra uma bateria bem parruda... e ainda sobra pra mexer com alternador.. monta um de 6F porem eu duvido q tenha 6F porem um de 3farads não teria os 3 tb então vai nesse maior. :legal:

Cara falei com a minha mãe lá no paragua e ela não achou o MC, menos mal, vou pegar a grana guardar um pokinho e comprar mais bateria ....hehe

Acho que mais uma Moura Clean de 105A tá bom.

Quanto ao alternador o cara não é comprar um, mas sim o preço que ele cobram para trocar o bicho.

Sai mais caro que a peça.

Cheguei ainda pouco em casa e tinha uma caixa do Sedex com os Coaxiais CX50D, primeira vez que vi eles ao vivo, muito doido, bicho parrudinho pelo pequeno tamanho. Quando vi o CX50D me arrependi pq nao pegeui o Kit CS60D, acho que vou tentar vender os 60B que comprei é comprar um 60D.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara falei com a minha mãe lá no paragua e ela não achou o MC, menos mal, vou pegar a grana guardar um pokinho e comprar mais bateria ....hehe

Acho que mais uma Moura Clean de 105A tá bom.

Quanto ao alternador o cara não é comprar um, mas sim o preço que ele cobram para trocar o bicho.

Sai mais caro que a peça.

Cheguei ainda pouco em casa e tinha uma caixa do Sedex com os Coaxiais CX50D, primeira vez que vi eles ao vivo, muito doido, bicho parrudinho pelo pequeno tamanho. Quando vi o CX50D me arrependi pq nao pegeui o Kit CS60D, acho que vou tentar vender os 60B que comprei é comprar um 60D.

o cx50 é top hehehehe, cara t falo q instalar um alternador não é dificil desde que faça os encaixes e ligações tudo sertinho, é basicamente tira um põe o outro (lógico com o minimo ou quase nd de adaptações) ... um de 120A ou 130 do omega CD fica top, se quiser mais brutalidade tem o do stilo de 140A ! e te falo mais uma bateria a mais e moura ainda por cima, fica show !! se seu alternador tiver no minimo 90A, dá pra quebrar um galho muito tempo, más fica de olho na carga das baterias, sempre acima de 12V heim, é 12 a 12,8V... motor ligado de 13,5 a 14,4V... não tem erro. :legal:

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

Galera hoje começou a confecção da minha caixa para os DD1515.

Teve apenas alguns impecilios na hora, como ter de alterar todo o projeot em cima da hora, PM filho da mãe do Palio, pequeno de mais.

Medimos de tudo quanto é jeito e ficava complicado acertar o tamanho ideal, posição do duto, espaço para fixar os dois modulos...O jeito que achamos foi tirar o duto que ficava virado para frente do PM e colocalo para a lateral, assim fizemos a caixa mais estreita porém com maior profunfidade, ganhando em litragem e deixando o duto livre para ter uma boa vazão de ar.

As medidas ficaram da seguinte maneira.

Altura: 60cm

Base maior: 55cm

Base menor: 41cm

largura: 82cm

Duto com area de 600cm² por 50cm de comprimento.

Final da tarde com a caixa pronta, posto as fotos de como foi o processo e como ela ficou.

Compartilhar este post

Link para o post

eu disse que tinha achado estranho as medidas quando voce me passou, desenhei na medida que recebi certinho

Compartilhar este post

Link para o post

acho q uma area de 688 fica melhor e manter o comprimento do projeto.. 50cm tb) pra ter mais subgraves :legal: area de 602 por 50cm a sintonia sobe um pouco.,,

´No caso seria ao contrario, area menor mantendo o comprimento se obtem frequencia de sintonia menor ou mais baixa... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

variaçõas de sintonia não estão ligadas ao comprimento do duto? tem haver com a largura tambem?

Se diminuir a area dele o subs ficará mais preso devido não conseguir deslocar ar com tanta facilidade, sendo assim como ele vai conseguir responder frequencias mais baixas(que pendem maior excurção do falante) se ele não consegue se deslocar facilmente?

Fiquei com duvidas....

Compartilhar este post

Link para o post

É como o jurandir falou, se só diminuir a área mantendo comprimento a sintonia baixa, e depois ainda se o duto for grande, vai ganhar litragem na caixa, o que faz baixar mais ainda a sintonia. Só que a velocidade do ar pode ficar mto alta.

Compartilhar este post

Link para o post

eu disse que tinha achado estranho as medidas quando voce me passou, desenhei na medida que recebi certinho

Poise man, hehe, na hora de fazer a caixa a coisa muda pois tem que pensar em todos os detalhes.

As medidas que te passei nao estavam erradas, porem com aquele projeto nao ia ter aonde colocar os dois modulos.

É como o jurandir falou, se só diminuir a área mantendo comprimento a sintonia baixa, e depois ainda se o duto for grande, vai ganhar litragem na caixa, o que faz baixar mais ainda a sintonia. Só que a velocidade do ar pode ficar mto alta.

Entao oque faço para dimuir a sintonia...

Aumento o comprimento do duto e dimunuo a area?

ou

Aumento a area e comprimento??

O duto ficou assim:

Area de 600cm: 12cm de altura por 50cm de largura

Comprimento 50cm

Compartilhar este post

Link para o post

Essa área de duto é a recomendada pela DD para seus subs ? Se for pode só aumentar o comprimento. Se diminuir só a área vc vai estar aumentando a velocidade do ar, o que pode não ser bom, e se aumentar tudo, pode ficar mto grande e vir a perder litragem.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa área de duto é a recomendada pela DD para seus subs ? Se for pode só aumentar o comprimento. Se diminuir só a área vc vai estar aumentando a velocidade do ar, o que pode não ser bom, e se aumentar tudo, pode ficar mto grande e vir a perder litragem.

A area e comprimento está de acordo com o oque a DD pede.

Por enquanto vou deixar assim mesmo e vou ver como eles vao se sair.

Depois se nao me agradar abro a caixa e aumento o comprimento do duto.

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Duas fotos de como está ficando a caixa.

Ainda falta fazer o travamento e os acabamentos dela, amanhã é para estar pronta e dentro do carro.

pict6753.jpg

pict6754.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

´No caso seria ao contrario, area menor mantendo o comprimento se obtem frequencia de sintonia menor ou mais baixa... :legal:

isso mesmo, obrigado, eu tava em mente q tinha passado uma informação contraria sim, valeu... pois se a vb diminui com o aumento do duto como poderia abaixar a sintonia hehehehe valeu ! a minha caixa tá desmontada tô baixando pra 36hz de sintonia .. simulei no bassbox mesmo, assim como simulei varias caixas de pionner e da propria DD e todas as simulações que fiz bateram em cima com a sintonia da caixa. é só não dar bobeira nas voltas q os dutos retangulares costumam dar, calculos area e comprimento e litragem sertinho não tem erro, é só jogar o maximo possivel de parametros q se tem dos falantes e mão na massa ! valeu obrigado por corrigir aí !

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

oq disse está correto porem com o duto grande vai perder litrajem e não ganhar hehehehe se a litrajem total é 177Litros por exemplo, e se tem na area vs o comprimento serca de 35 litros de volume no duto a sintonia é serca de 40 hz e o Vb serca de 137 já descontado o volume dos subs correto. e fazendo esse volume no duto de 35Litros cair pra mais ou menos 23 litros a VB sobe pra 148 litros já desc, o volume dos subs tb na mesma caixa de 177 litros... e a sintonia fica em torno de 36 Hz, eu to remoendo esses calculos a mais de 1 semana hehehe testei varios modelos de caixas no bassbox e joguei o maximo possivel de parametros dos sub tb. todos os resultados bateram em cima da sintonia calculada. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

A area e comprimento está de acordo com o oque a DD pede.

Por enquanto vou deixar assim mesmo e vou ver como eles vao se sair.

Depois se nao me agradar abro a caixa e aumento o comprimento do duto.

Valeu

não aumente o comprimento se não vai perder Vb, e a sintonia vc mudará mais no duto doque na caixa, exemplo : se ele tem 8 cm de altura por 40cm de largura e 45cm de prof, terá uma area "X", pra vc abaixar a sintonia do box, vc tem q aumentar a Vb, então vc deixa o duto mais estreito um pouco tipo ex: de 8cm pra 5,5cm de altura, e mantem o comprimento, o sub não ficará pres, e tera um Vb bom e consequentemente sintonia mais baixa, lembrando q é um exemplo. mantendo a mesma litrajem bruta interna da caixa, só mudando o volume do duto e consequentemente o Vb da caixa q é o volume restante ao destinado aos falantes... eu tinha te passado inf. errada... sobre a are eu me confundi, vc então pra abaixar a sintonia tem q diminuir a area do duto pra ganhar Vb, porem não é tão simples assim, por isso tem q usar um programa q calcule pra vc, ele t dá Vb. e atraves da Fb escolhida e a largura do duto e area ele gera o comprimeto pra vc. de acordo com a Fb desejada ok

Compartilhar este post

Link para o post

hehehe eu não falei errado, só que me expressei mal, ficou confuso mesmo

o que quis dizer é que se vc tiver um duto grande e reduzir a área dele, o ganho de litragem pode ser expressivo a ponto de contribuir com a redução de sintonia, junto com a redução da sintonia por conta do duto, fazendo ela "cair" mais ainda

acho que agora ficou melhor ;p

Editado por FanatiC

Compartilhar este post

Link para o post

hehehe eu não falei errado, só que me expressei mal, ficou confuso mesmo

o que quis dizer é que se vc tiver um duto grande e reduzir a área dele, o ganho de litragem pode ser expressivo a ponto de contribuir com a redução de sintonia, junto com a redução da sintonia por conta do duto, fazendo ela "cair" mais ainda

acho que agora ficou melhor ;p

KKKKKK sim eu tinha entendido oque vc disse , é isso mesmo... só pra nosso amigo não se confundir mais ainda.. por q eu tinha me confundido na area do duto e comp. vs frequencia do BOx a uns posts pra traz aí ... agora tá tudo nos eixos tudo bem explicado hehehehe valeuu :legal:

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...