Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
MarceloAbath

Caixas manifold - Verdades e mitos !!!

Recommended Posts

Olha comecei a ser fã de manifold

depois q montei 4 pioneer 307 e consegui

um rendimento até bom pra fora

vai um videozinho deles tocando ai

bonita camisa, Fernandinho !!!!

:legal:

kkkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

tenho muita vontade de aprender sobre som automotivo

ainda mais projetar caixas

tbm trabalho como técnico em informatica (profissao lixo) tem nem média salarial

tenho q ocupar meu tempo porenquanto com cursos e leituras

normalmente um forum serve de ajuda, aprendizado

pelos foruns de programação dificil ver alguem reclamando sobre ajuda

claro queninguem da um trabalho escolar pronto, mas ajudam a cria-lo

eu me indigno muito quando pessoas tem tendencia apenas aparecer.

ta em um forum praque se não pra ajudar e ser ajudado?

a gente tenta de muitas formas aprender mas nem sempre éo suficiente.

quem trabalha com informatica sabe que pra testar um programa basta vc executar

agora pra testar som todos sabemos que se gasta dinheiro e não é pouco dependendo do projeto.

eu gostaria montar uma manifold pra mim em um gol g4, pretendo colocar 2x15 oversound sub800 em um SD2500

não sei projetar caixa, muito menos manifold que nem minima idéia eu faço gostaria que a manifold tocasse graves bunitos de 40hz

Compartilhar este post

Link para o post

"eu me indigno muito quando pessoas tem tendencia apenas aparecer.

ta em um forum praque se não pra ajudar e ser ajudado?"

sábias palavras ,parabéns

Compartilhar este post

Link para o post

tenho muita vontade de aprender sobre som automotivo

ainda mais projetar caixas

tbm trabalho como técnico em informatica (profissao lixo) tem nem média salarial

tenho q ocupar meu tempo porenquanto com cursos e leituras

normalmente um forum serve de ajuda, aprendizado

pelos foruns de programação dificil ver alguem reclamando sobre ajuda

claro queninguem da um trabalho escolar pronto, mas ajudam a cria-lo

eu me indigno muito quando pessoas tem tendencia apenas aparecer.

ta em um forum praque se não pra ajudar e ser ajudado?

a gente tenta de muitas formas aprender mas nem sempre éo suficiente.

quem trabalha com informatica sabe que pra testar um programa basta vc executar

agora pra testar som todos sabemos que se gasta dinheiro e não é pouco dependendo do projeto.

eu gostaria montar uma manifold pra mim em um gol g4, pretendo colocar 2x15 oversound sub800 em um SD2500

não sei projetar caixa, muito menos manifold que nem minima idéia eu faço gostaria que a manifold tocasse graves bunitos de 40hz

Cara, tem MUITO tópico sobre Manifold... tem este tópico, inclusive, falando sobre ela, com uns 2 projetos completinhos, falando sobre o projeto, faixa de resposta e tudo mais.

Basta ler, e o que sobrar de dúvidas, perguntar.

O complicado é, depois de trocentas páginas de discussão sobre o projeto, alguém chegar e perguntar do que já foi falado... basta a pessoa ter o interesse de procurar e pesquisar.

Você falou em fórum de informática... pergunta num fórum de desenvolvedores como é que você cria um banco de dados SQL... os mais educados vão te mandar procurar no fórumou no google, pq tem todo o material necessário.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

"Você falou em fórum de informática... pergunta num fórum de desenvolvedores como é que você cria um banco de dados SQL... os mais educados vão te mandar procurar no fórumou no google, pq tem todo o material necessário."

Isso memo, mas alem de mandar procurar no forum ou google sobreo vasto material que não é pouco

sempre em algum tópico tem algum tutorial

tanto sobre MYSQL, PostgreeSQL, etc.

o pessoal não costuma esconder segredos, ja por aqui não da pra se dizer o mesmo

ja que alem do pessoal guardar o segredo de como podemos fazer uma bela manifold, quais são os parametros ser seguidos

para termos uma boa resposta em som e ficarmos satifestos, se vc pedir um projeto da caixa main' acaba tomando umas respostas que não são dignas de forumeiros.

Tudo bem que tem pessoas que ganham dinheiro, quando algum cliente pede o projeto

masaqui é um forum po, segredo em construção? pra que, os cara fica se fazendo ai quando alguem pergunta sobre que software utilizar, ou como fazer ou ainda se alguem faz o projeto pra gente o pessoal senta os cachorro, é dificil se conformar com algumas coisas.

Compartilhar este post

Link para o post

Guitar, quer maior tutorial do que este tópico?

Fala sobre definição do VB traseiro, simulação, inclinação dos falantes, falante normal vs invertido, posicionamento dos dutos, ganhos, banda passante, vantagens, desvantagens...

Até o Sandro postou as medidas da caixa que ele desenvolveu, tem as medidas de outras caixas...

Honestamente, quem ler o tópico com vontade de aprender, e com conhecimento prévio sobre caixas (afinal, este não é um assunto de nível principiante), vai saber como projetar a sua.

E aqui ainda tá tudo bem mastigado. O que eu aprendi sobre manifold foi na marra, pois não tem tópico com tudo mastigadinho em fórum algum. Nem tem em lugar algum elucidando que manifold é um tipo de Horn. Tem gente até famosa que jura que é uma bandpass 6a ordem. Eu mesmo só aprendi o que é uma Mani depois de aprender sobre Horns!

Até me assusta a sua reclamação, pq se fosse pra nego esconder o jogo, este tópico não teria caminhado 1/10 do que caminhou. Até pq o pessoal que colaborou aqui com certeza gastou uma grana considerável pra poder aprender sobre elas, cortando madeira, montando, teestando, jogando fora.

Compartilhar este post

Link para o post

aceita uma cervejinha gelada? .. algum petisquinho Sr.?

Ow ... garçon ... podia atender aqui também ???

uma pra mim tbm, por favor!

ah, e bem gelada!

:vts

Compartilhar este post

Link para o post

Guitar, quer maior tutorial do que este tópico?

Fala sobre definição do VB traseiro, simulação, inclinação dos falantes, falante normal vs invertido, posicionamento dos dutos, ganhos, banda passante, vantagens, desvantagens...

Até o Sandro postou as medidas da caixa que ele desenvolveu, tem as medidas de outras caixas...

Honestamente, quem ler o tópico com vontade de aprender, e com conhecimento prévio sobre caixas (afinal, este não é um assunto de nível principiante), vai saber como projetar a sua.

E aqui ainda tá tudo bem mastigado. O que eu aprendi sobre manifold foi na marra, pois não tem tópico com tudo mastigadinho em fórum algum. Nem tem em lugar algum elucidando que manifold é um tipo de Horn. Tem gente até famosa que jura que é uma bandpass 6a ordem. Eu mesmo só aprendi o que é uma Mani depois de aprender sobre Horns!

Até me assusta a sua reclamação, pq se fosse pra nego esconder o jogo, este tópico não teria caminhado 1/10 do que caminhou. Até pq o pessoal que colaborou aqui com certeza gastou uma grana considerável pra poder aprender sobre elas, cortando madeira, montando, teestando, jogando fora.

vou tentar ajudar o kléber na explicação:

imagine vc que quer o material... se fosse você que gastasse mundos e fundos com madeira (como ex), viraria noites em busca de materiais para estudo da mesma, consegui-se achar a solução ideal de qualquer coisa...

vc chegaria em qualquer fórum que for e contaria tudo??

Duvido que sim, eu por exemplo não! no maximo algumas dicas!

alguns pensam que essa atitude é egoismo, outras pensam que é mera valorização de esforço. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nem diria isto, Thiago... de fato, quem foi atrás de aprender tem todo o direito de fazer o que quiser com a informação... vender, dar de graça...

Eu passei o que sabia sobre, até pq não tenho qualquer interesse em manifolds... Mas o cjhato é vc explicar tudo, e no final aparecer um que não quer ler nada, pedindo tudo prontinho e mastigado. Aí a caixa de MP enche com todo tipo de pergunta, que poderia ser sanada apenas lendo o que foi postado.

Ajudar preguiçoso eu não ajudo... até ensino onde beber da água, mas não trago água nas costas pro bonitão não... não mesmo! :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, tem MUITO tópico sobre Manifold... tem este tópico, inclusive, falando sobre ela, com uns 2 projetos completinhos, falando sobre o projeto, faixa de resposta e tudo mais.

Basta ler, e o que sobrar de dúvidas, perguntar.

O complicado é, depois de trocentas páginas de discussão sobre o projeto, alguém chegar e perguntar do que já foi falado... basta a pessoa ter o interesse de procurar e pesquisar.

Você falou em fórum de informática... pergunta num fórum de desenvolvedores como é que você cria um banco de dados SQL... os mais educados vão te mandar procurar no fórumou no google, pq tem todo o material necessário.

Isso que o Kebler falou é perfeito.

Pegar tudo mastigado é ótimo.

Partir para teoria é complicado, mesmo para quem tem uma certa vivência e a prática nem se fala, pois em muitas vezes significa gastar para testar.

Para terem ideia adquiri 02 livros um deles é o livro do Homero Sette, que não me recordo o nome agora, haja visto que eu li ou tentei ler a muito tempo e o outro ele participou na tradução (Autor: Vance Dickason) sobre o assunto para poder me aprofundar e dessa forma embasar melhor meus comentários e vi que não é acessível por inteiro e tenho muitas dúvidas.

Então qualquer material compilado, agradeço imensamente.

E vou tentar copiar tudo num arquivo depois, organizando e extraindo o que é relevante e aprender sobre essas caixas, pois eu não sei nada.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nem diria isto, Thiago... de fato, quem foi atrás de aprender tem todo o direito de fazer o que quiser com a informação... vender, dar de graça...

Eu passei o que sabia sobre, até pq não tenho qualquer interesse em manifolds... Mas o cjhato é vc explicar tudo, e no final aparecer um que não quer ler nada, pedindo tudo prontinho e mastigado. Aí a caixa de MP enche com todo tipo de pergunta, que poderia ser sanada apenas lendo o que foi postado.

Ajudar preguiçoso eu não ajudo... até ensino onde beber da água, mas não trago água nas costas pro bonitão não... não mesmo! :banghead

Agora eu entendi... a coisa é pior do que eu pensei então. Concordo plenamente!

Vou reinterar a explicação (rs):

A Gente ter lido essas 15 páginas, aprendido, e agora vir um cidadão querendo o resumo da novela durante a transmissão!

melhoro?? :vts

Editado por thiago_tino

Compartilhar este post

Link para o post

Bom se vocês acham q atitude sempre correta é essa, posso até sentir uma pena

até pq meu interesse não é vender som, muito menos vangloriar alguem por fazer um som

como muitos por aqui se acham. Todas vezes que descubro algo na informatica entre a gente sempre é difundido

sem mistérios, e para os que falam tanto em pegar mastigado, só uma coisa

eu to num forum pra aprender se não fosse para ler as coisas aqui nem tinha entrado

então para os mais entendidos e que gostam de falar isso, fala um poco menos não quer ajudar não atrapalha entende

eu li todas paginas, não to pedindo mastigado, mas se é dificil para alguns aqui ajudar na forma de construção

sobre macetes tudo bem, isso aqui não é de forma um tutorial e sim um tópico retirando algumas duvidas e dando algumas dicas.

To começando achar que tem gente sentindo-se DEUS

ai como reclamam de um forum não ir pra frente derrepenteessas respostas não ajudam muito mesmo =]

Compartilhar este post

Link para o post

até pq meu interesse não é vender som, muito menos vangloriar alguem por fazer um som

como muitos por aqui se acham. Todas vezes que descubro algo na informatica entre a gente sempre é difundido

eu to num forum pra aprender se não fosse para ler as coisas aqui nem tinha entrado

então para os mais entendidos e que gostam de falar isso, fala um poco menos não quer ajudar não atrapalha entende

eu li todas paginas, não to pedindo mastigado, mas se é dificil para alguns aqui ajudar na forma de construção

sobre macetes tudo bem, isso aqui não é de forma um tutorial e sim um tópico retirando algumas duvidas e dando algumas dicas.

ai como reclamam de um forum não ir pra frente derrepenteessas respostas não ajudam muito mesmo =]

[-] [-] [-] [-] [-] [-] [-] [-] [-]

Concordo em genero numero e grau, já passei por isso de ser acusado de querer o projeto pronto, to aqui pra aprender mas o pessoal só aceita debater com pessoas do mesmo nivel técnico que elas e esquecem que um dia começaram.

Eles não gostam de pessoas como nós que bucamos aprender e não compramos projetos.

Apesar de eu ter comprado 2 projetos de Manifold com esses mesmos e estou aqui só pra aprender, por hoby mesmo. :(

Compartilhar este post

Link para o post

[-] [-] [-] [-] [-] [-] [-] [-] [-]

Concordo em genero numero e grau, já passei por isso de ser acusado de querer o projeto pronto, to aqui pra aprender mas o pessoal só aceita debater com pessoas do mesmo nivel técnico que elas e esquecem que um dia começaram.

Eles não gostam de pessoas como nós que bucamos aprender e não compramos projetos.

Apesar de eu ter comprado 2 projetos de Manifold com esses mesmos e estou aqui só pra aprender, por hoby mesmo. :(

Marcelo, me conte aí se vc ja mandou fazer o novo projeto da sua Strada!

Projeto_Manifold_Dupla_Strada_Marcelo.jpg

Me diz como tá o andamento do projeto, poisnum te vi mais no MSN e muito menos no orkut.

Abração amigo e tudo de bom!

Precisando, é só chamar no MSN!

Compartilhar este post

Link para o post

sem mistérios,

E a idéeia deste tópico não foi exatameente a de difundir este conhecimento? Procure pela internet algum material tão completo quanto este tópico sobre Manifold, em linguagem simples, e vc não encontra. Ninguém fez isto pra aparecer, vender seu peixe... o pessoal apenas quis discutir a respeito das verdades e mitos, e rendeu muito mais que outros tópicos.

Mas qual a sua dúvida afinal, que você não disse... a última dúvida que apareceu aqui foi um user querendo que alguém colocasse cada modelo com foto, projeto e foto instalada, pra ele decidir... Só faltou pedir pra passar as medidas de cada pedaço e um vídeo ensinando a unir as partes.

Fórum só vai pra frente com discussões técnicas. Se topda discussão técnica acabar em acusação, aí os últimos que estão dispostos a compartilhar alguma coisa dão no pé.

Compartilhar este post

Link para o post

sem querer colocar agua no chopp de ninguem, mais aqui acredito que 90% trabalha e tem seus compromissos.

eu sou um que tinha e ainda tenho muitas duvidas sobre manifold, e em nenhum outro lugar EU aprendi tanto sobre manifold quanto neste tópico, já li duas vezes o tópico todo e se precisar ler mais duas ou três eu vou ler sem problemas.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

minha duvida na manifold por enquanto é basica

mas nuncavi alguem q intendesse dela como alguns por aqui no tópico responderem a essa pergunta.

Pode-se usar um sub na manifold? Sub-woofer mesmo borda borrachão nada de woofer subão.

e se vale a pena, se ele vai jogar um grave mais longe.

Aproveitando ja que em outro tópico ainda não responderam, eu quero comprar findi q vem no paraguai um

Crossover RS-6DX roadstar aquele digital de 6 vias.

Eu uso o radio pioneer 2150UB queria saber se eu poderei usar esse crossover, pois fiquei meio encucadocom o que falaram de ele ter um canal digital SPDIF

com essemeu radio eu não poderia usa-lo então?

mi falaram sobreum croosver BC-50x da booster, alguem sabealgo dele? parece ser 3 vias.

Editado por GuiTaR

Compartilhar este post

Link para o post

Pode, mas como foi discutido aqui, não espere baixas frequências... 50Hzz pra baixo não vai existir. Então não tem a menor vantagem de usar sub, só desvantagens.

Mas se vc procurar outros projetos aqui no fórum, vai ver gente usando sub. Na página anterior tem um vídeo com uma manifold usando 2 pioneer 307.

Se vc tivesse perguntado antes, já teriam te respondido. Por isto que eu digo que não adianta ficar com acusações...

Compartilhar este post

Link para o post

Em uma manifold bem projetada, qual seria a banda passante dela ?

uns 45Hz até 150hz ?

Compartilhar este post

Link para o post

cara... eu num sei, mas acho que vc nao leu o topico!

macete maior do que mandar simular uma BP6ª ordem pra ter idéia da resposta da manifold nao tem ou então, falar sobre a forma da camara centra e a angulação, o que acontece em cada caso.

QUER MAIS MACETE QUE ISSO PRA MONTAR UMA MANIFOLD?

Compartilhar este post

Link para o post

Em uma manifold bem projetada, qual seria a banda passante dela ?

uns 45Hz até 150hz ?

com bastante sorte... talvez...

o problema é que vc terá, certamente, um pico em algum lugar acima dos 100Hz, que pode se tornar bem desagradável!

como já foi muito discutido aqui, a manitoba é uma ported horn, ou ao menos se comporta como tal!

a MINHA visão dela é de que ela é, na verdade, uma garganta de corneta, sem a corneta na frente, uma camara de compressão, na verdade!

quem desce na manifold é a caixa dutada atras dela, a boca acoplada só dá um reforço na frequencia de sua sintonia... EU CREIO, e gostaria de ter material pra testar isso, que seria possivel prever o resultado calculando a área de boca conforme área de camara de compressão (isso determinaria a banda passante do "reforço"), e sobrepor com o ganho obtido de uma corneta de 1/8 de onda com o comprimento da profundidade da parte comum dos 2 alto falantes... e ai sim sobrepor com o gráfico da dutada no vb traseiro!

o negócio é complexo, tem toda uma interferencia de fase ai e tal, por isso que algumas manifolds ficam horriveis, e outras ficam bem melhores!

Compartilhar este post

Link para o post

minha duvida na manifold por enquanto é basica

mas nuncavi alguem q intendesse dela como alguns por aqui no tópico responderem a essa pergunta.

Pode-se usar um sub na manifold? Sub-woofer mesmo borda borrachão nada de woofer subão.

e se vale a pena, se ele vai jogar um grave mais longe.

dentro das limitacoes do falante ate q manda legal sim

http://www.youtube.com/watch?v=S4qW9JVgDL8

http://www.youtube.com/watch?v=izC9pvKHlrk

Compartilhar este post

Link para o post

eu demoro pra entender essas manifold

sahuuhsuahs

cara ali em cima a manifold é camara separada

e aque os cara fala tem a camara junto onde compressiona o som dos dois falantes e sai por um duto no meio

Compartilhar este post

Link para o post

eu demoro pra entender essas manifold

sahuuhsuahs

cara ali em cima a manifold é camara separada

e aque os cara fala tem a camara junto onde compressiona o som dos dois falantes e sai por um duto no meio

isso independe!

oq importa é ter um Vb traseiro dutado e um dianteiro "cornetado", não importa se o Vb traseiro é compartilhado ou não!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...