Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
cenorasound

Rotary Woofer (WTF??)

Recommended Posts

Bom galera estava vendo uns videos gringos no youtube (como sempre) e me deparei com um tipo de subwoofer um POUCO esquisito!!!

Primeiro pensei: Que po*** é essa??Como um ventilador pode funcionar como subwoofer?Deve ser mais um video daqueles cara louco que inventa mer** e poem no youtube...

Mas fui pernguntar ao Sr. Google mais detalhes sobre isso e encontrei o seguinte:

"O Woofer Rotary é um subwoofer estilo altofalante, que reproduz o conteúdo de freqüência muito baixa usando convencional bobina de voz do alto-falante um movimento para mudar o tom de um conjunto de pás do ventilador girando a uma velocidade constante. O passo das pás do ventilador varia em função exata da tensão (sinal de áudio) apresentou à bobina de voz, eo passo da pá do ventilador é capaz de oscilar tanto positivos como negativos, no que diz respeito a uma posição de lâmina zero.

(....)

No início dos anos 1970, os pesquisadores observaram que, embora os seres humanos poderiam detectar freqüências abaixo de 20 Hz, o ouvido era muito menos sensíveis a essas freqüências. Como resultado, o aumento dos níveis de pressão sonora são obrigados a perceber estes sons. Estas freqüências são muitas vezes inaudível, mas ainda subliminarmente detectadas pelos seres humanos.Subwoofers típicos usam cones moveis, não transmitindo muito bem a energia para o ar abaixo de 20 Hz e, portanto, seu nível de pressão sonora (SPL) cai significativamente abaixo dessa frequência.

Para ajudar as pessoas a perceber o conteúdo de freqüência muito baixa disponível no material gravado, Bruce Thigpen de Eminentes Tecnologia experiências com novos métodos de produzir o SPL necessário. O woofer rotativo desloca muito mais ar do que é possível utilizar cones móveis, o que faz com reprodução de freqüência muito baixa possível.

Em vez de utilizar um eletroímã móvel (bobina), colocado dentro do campo de um ímã permanente imobilizado de conduzir um cone, como um convencional subwoofer , em um woofer rotativo, a voz de bobina de movimento é usado para alterar o ângulo de rotação de velocidade fixa definida das pás do ventilador, a fim de gerar ondas de pressão sonora.

(...)"

Bom galera nao sei se alguem ja viu, utilizei a busca e nao vi nenhum post com esse assunto. Entao achei interessante trazer esse asunto para o pessoal do forum!!

Falow galera!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sei lá hem..

Já tinha visto isso aí, eu não entendo muito, então eu não opino, deixo pra quem entende mais na área. De todo jeito eu prefiro um sub MESMO batendo

Compartilhar este post

Link para o post

O conceito é interessante, me parece viável a uma primeira vista.

Porém fico curioso para ouvir esse negócio ao vivo... Pelo texto ele reproduz coisas que um microfone não capta tão bem e o meu subwoofer de casa não reproduz nada bem... Logo, ver vídeo é quase inútil.

O que eu acho complicado apenas é o sistema de mudança de passo das pás... Complicado pela precisão e velocidade necessária.... Enfim, aguardando comentários do KLB.

Compartilhar este post

Link para o post

Mais alguns detalhes:

"Um elo que faltava na reprodução sonora. Experiência efeitos especiais, como nunca antes. Se você quer ouvir e sentir o hertz 11hz freqüência fundamental a partir de um helicóptero rotor, a baixa freqüência rumble do vento, no espaço de uma sala de concertos ou informações contidas infrasonic numa explosão, esta é a única tecnologia disponível woofer. Ao longo dos anos o limite de baixa freqüência, geralmente aceite de audiência foi de 20Hz, 16Hz alguns sugerindo. Contudo, nada existia para produzir bastante significativo para mudar essa crença. Este desenvolvimento pode gerar novos efeitos especiais e nós vamos começar a compreender a frequência limite inferior real da audição humana. A TRW-17 woofer rotativa está agora a ser utilizado em parques temáticos, locais de concertos, aplicações de áudio profissional e projectos de investigação."

Encontrei essas informaçoes em:

http://www.rotarywoofer.com/

Ja vou começar separar uns ventiladores aqui em casa...Vai que um dia sai um DIY de um brinquedinho desses!!

Brincadeiras a parte...Pelo pouco que sei, parece que faz algum sentido isso...Deslocaria mais ar do que um cone, so nao consigo entender como isso poderia gerar "sons" com elevado SPL... E uma coisa tambem que fiquei encucado: esse "motorziho" ai tambem faz barulho, sera que o som gerado pelo Rotary Woofer é suficiente para "disfarçar" ou "cobrir" o barulho do motorzinho???

Achei muito interessante essa nova tecnologia...Sera que isso vai se limitar a projetos residenciais ou sera que daqui um tempo veremos carros equipados com essa tecnologia??

Flw galera

Compartilhar este post

Link para o post

vo menti nao num entendi absolutamente nada de nada de nada ,potrocas nenhuma deu ate sono , vou precisar da espada justiceira ''VISAO ALEM DO ALCAÇE ''

Compartilhar este post

Link para o post

vo menti nao num entendi absolutamente nada de nada de nada ,potrocas nenhuma deu ate sono , vou precisar da espada justiceira ''VISAO ALEM DO ALCAÇE ''

O que eu entendi é que o ventilador age como o "cone" do subwoofer..."O woofer rotativo desloca muito mais ar do que é possível utilizar cones móveis, o que faz com reprodução de freqüência muito baixa possível." É como se as pás reproduzissem as frequencias conforme sua rotaçao e inclinaçao, e tambem haveria maior deslocamento de ar do que um cone movel normal!! Porem segundo o texto so reproduz frequencias BEM baixas mesmo!!!

Fiquei curioso pra saber como se "calcula" uma caixa pra um desses (se é que precisa de caixa) e quais seriam os parametros (se é que existem tambem)..

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho a impressão que é só pra frequencias bem baixas e com um pelo filtro low pass no sistema... pq faz um ruído pra funcionar!!

Compartilhar este post

Link para o post

Das antigas isto... já vi até no Discovery uma vez.

O conceito é simples, mas a implementação é complicada. Primeiro pq, sim, o uso de caixa acústica também é recomendado, para reduzir perdas.

Segundo, faz barulho de funcionamento, o que exige maior cuidado com posicionamento pra não atrapalhar.

E sim, a construção não é nada de outro mundo. Mas não é assim tão simples, pois depende de um elaborado projeto, já que as pás precisam girar sobre um eixo.

A idéia é pra lá de simples: Quanto mais o cone se move, mais ar ele movimenta, não? Então, ao invés de um cone se mover, a pá muda de ângulo. Se ela ficar reta, nenhum "vento" é produzido, pois a pá não empurra o ar. Quando é preciso uma "excursão" positiva, a pá se move de modo a jogar o ar para frente. Quando é negativa, move o ar para trás.

A grosso modo, pode-se dizer que é uma forma de modular o vento.

Ainda quebro brincar com isto, mas em pequena dimensão.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho a impressão que é só pra frequencias bem baixas e com um pelo filtro low pass no sistema... pq faz um ruído pra funcionar!!

Em tese, serve para qualquer frequência, porém o ruído é um problema sim.

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda quebro brincar com isto, mas em pequena dimensão.

Arranja um helicóptero de controle remoto haha

Compartilhar este post

Link para o post

Arranja um helicóptero de controle remoto haha

Incluisve, funcionalmente se parece com um helicóptero.

Compartilhar este post

Link para o post

Jão, compra um Apache ou um Hind e toca bater o recorde mundial. Faz uma Nelson para dar +12dB em 10Hz, já era.

Compartilhar este post

Link para o post

Incluisve, funcionalmente se parece com um helicóptero.

Inclusive, funcionalmente, é EXATAMENTE um helicóptero.

Compartilhar este post

Link para o post

compre um desse e seja feliz:

pirocoptero.jpg

[]-[]

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

22 litros , 2 dutos de 4'' por 39 cm !!! pronto perfeito pra frequencias ultra baixa , tipo uns 3 hz , elefante iria adorar isso .................

Compartilhar este post

Link para o post

Achei esse, para os adeptos de SPL pesado.... rsrsrs

post-51388-1276598722,1715_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Túnel de vento bass!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...