Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
edgard neto

oque é HI-FI????

Recommended Posts

Esse assunto me interessa.. mas olha... é bem dificil achar alguma gravação que nos dê a sensação de estar diante dos músicos alinhados no palco (cada um no seu lugar...

A maioria das gravações (populares), o cara que mixa no estúdio bagunça tudo e vira uma zona completa...

Pra saber se um sistema hifi está tendo mesmo fidelidade, precisa escolher a dedo as músicas a serem testadas, nem sempre batendo com nosso gosto musical, daí fica dificil montar um som hifi baseando no nosso gosto musical quando gostamos de determinados estilos musicais...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa discussão pode ficar muito boa, Kleber!!

Ainda não acho que microfones são tão ruins assim!! O funcionamento é tão simples como uma membrana vibrando! E tenho certeza que quem cobra vários milhares de dólares por um microfone já se certificou de copiar a densidade, consistência, massa e etc. do tímpano humano. Até arriscaria dizer que o processo de transdução em um microfone poderia ser mais sensível que o do tímpano com seus ossículos, membranas e líquido coclear (não que isso não nos desse o mesmo problema de fidelidade... anyway...)!

São bem ruins sim... alguns menor que os outros, mas muito distantes do ideal.

Microfones fullrange são bons em toda a faixa. Microfones especializados são excelentes em uma pequena faixa...

Há boas gravações com microfoação única, tipo cardióide X-Y, com máxima naturalidade em termos de imagem... porém dá pra ver como os timbres mudam, e aí entra o terceiro elemento, MATADOR: Ambiente de gravação.

Todos são péssimos em sonoridade, exatamente para que não embolem a gravação com reflexões ou interferências. Algumas gravações são feitas em teatros ou igrejas, dão uma boa ambiência, mas é completamente diferente de ouvir em casa e no local, pois a reconstrução será falha... Uma questão métrica mesmo!

A recosntrução perfeita existe, é com fones de ouvidos, e está em um estágio avançado até (como bom exemplo, tem o virtual barbershop), já que desconsidera toda a influência do ambiente onde você escuta a música, recriando apenas o ambiente onde foi gravada.

Então... será que o problema, de fato, está nos nossos microfones?! Ou será que nosso problema está nas gravações que SEMPRE são feitas a 5 cm do microfone (e não à 2 m, quando se quer o delay causado por um trompete a 2 m)?! E DEPOIS processadas com todo tipo de circuitaria eletrônica para imitar (e "melhor controlar") aquele delay?!

Acho que existe potencial para se gravar muito de uma apresentação. Acho que os únicos limitantes reais são pressão sonora e ataque de notas, duas coisas que acho imbatíveis em uma apresentação ao vivo. Todo o resto, podem ser compensadas com boas técnicas de gravação, bons equipamentos e, principalmente, bom senso.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Quais seriam, basicamente, as diferenças entre esses dois tipos de preparação do som, SQ e Hi-Fi? Diferenças tanto na definição como nos equipamentos a ser usados. Pelo que pude perceber, na teoria o som de qualidade está abaixo do Hi-Fi, busca "apenas" escutar as músicas com qualidade, sem distorções e de modo agradável; o Hi-Fi busca a perfeição do palco sonoro, fazer sentir como se toda a banda estivesse realmente ali, tocando em cima do seu painel. Acho que em relação à definição é basicamente isso né? Mas e se tratando da prática, dos equipamentos a ser usados, a quantidade, potência e tudo o mais, quais as diferenças entre ambos?

Desde já, obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas esta é a parte fácil...

Difícil é conseguir uma reprodução convincente de cada instrumento, desde percussão, metais (os mais complicados!)... Conseguir ataque e decaimento adequados à maioria do que se toca ali, para que as coisas não embolem, para que exista "ar" entre os instrumentos... Conseguir um som dinâmico, macro e micro...

É conseguir que as vozes soem limpas, mas que os metais não soem apagados, extensão sem comprometer a inteligibilidade... Esta é a parte árdua que separa o SQ do Hi-Fi. Hi-Fi tem compromissos extras que o SQ não precisa ter.

Concordo..

Fiquei pensando um exemplo hipotetico de montar um set 5way num melhorava o detalhamento por cada falante tocar uma faixa mais estreita!

Um tweeter pra tocar pra cima de 5k um full que cobrisse de 5k a 2k um mid range que cobrisse 2k a 200Hz um mid-woofer que cobrisse de 200Hz a 50Hz e um sub pra segurar dai pra baixo.. Ou qualquer variaçao proxima disto!

So teriamos um problema extra com a regulagem de TA!

Pois um kit 2 vias ja é complicado, imagina um com 4 vias+sub..

hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Quais seriam, basicamente, as diferenças entre esses dois tipos de preparação do som, SQ e Hi-Fi? Diferenças tanto na definição como nos equipamentos a ser usados. Pelo que pude perceber, na teoria o som de qualidade está abaixo do Hi-Fi, busca "apenas" escutar as músicas com qualidade, sem distorções e de modo agradável; o Hi-Fi busca a perfeição do palco sonoro, fazer sentir como se toda a banda estivesse realmente ali, tocando em cima do seu painel. Acho que em relação à definição é basicamente isso né? Mas e se tratando da prática, dos equipamentos a ser usados, a quantidade, potência e tudo o mais, quais as diferenças entre ambos?

Desde já, obrigado.

Eu penso o seguinte..

Vc pode ter 2 sets iguais e um ser SQ e o outro Hi-Fi, pois o que manda mesmo na minha humilde opiniao é a instalação..

Sao horas e horas de testes verificando o melhor posicionamento para preservar ao maximo o palco, profundidade, detalhamento pois as vezes numa ligaçao off-axis vc perde um pouco de detalhamento e por ai vai!

Eu tava com uma ideia de tentar fazer um dia um Hi-fi com peças xing-ling pra ver se fazia muito feito para equipamentos ultra-caros..

Compartilhar este post

Link para o post

So teriamos um problema extra com a regulagem de TA!

O maior problema não seria este apenas...

Acho que o maior seria aonde é que ia colocar os 5 falantes em um carro? Que tal 3 na porta e dois no painel? :-)

Compartilhar este post

Link para o post

O maior problema não seria este apenas...

Acho que o maior seria aonde é que ia colocar os 5 falantes em um carro? Que tal 3 na porta e dois no painel? :-)

Procura pelo volvo gringo, que ele colocou 2 no painel, e 3 ao lado... :huh:

Compartilhar este post

Link para o post

poxa otimo topico...

eu sou mais um que acha que ter um hi-hi em casa com belas books e um belo amplificador é muito melhor! pelos simples fato vc pode sentar tomar um wisk e simplismente curtir...

no carro eh algo mais complicado.. qndo vc esta ouvindo aquela musica que mais gosta no carro passa um corneteiro ouvindo funk, um caminhao fazendo um barulho que treme seu carro inteiro, motoqueiro buzinando! enfim.. mtaaaa coisa que realmente atrapalha... mais ter um som de qualidade no carro nao tem jeito ninguem consegue ficar sem!!

uma coisa que nao concordo em algumas pessoas do Hi-fi é que pra ser bom precisa ser caro e de marca X... algo diferente e barato como o mid do kleber por exemplo e muitos outros que ja vi nego torce o nariz.. entendo que assim algo realmente bom realmente bem feito tem um preço... mais as veses eh mais divertido buscar tirar leite de pedra do que gastar um caminhao de $$$$$$ de equipos uma pickup de $$$$ em instalação e pegar o carro sair ouvindo... sei la pra mim perde a graça!!! rs

qual ao gosto musical... ele acaba se adaptando sim ao sistema... facil facil...

vc monta um hi-fi poe um funk pra ouvir.. ele vai tocar mais "gostoso" que um xial da vida... vai claro pois vai berrar menos no seu ouvido... agora vc chega e poe um CD bem gravado de algum cantor/cantora de uma voz linda! qndo vc ouve aquilo... pode ser um som que voce odeia.. vc vai acabar gostando nao tem como...rs

Compartilhar este post

Link para o post

O som bom no carro ganhou significado quando fui pegar 6 horas de estrada sozinho.

Liguei o ar, liguei o som num volume que para mim estava agradavel e fui.

Isso o HI-FI de casa nao pode ti dar. e aqui em sp, quando está no transito, feche os vidros, ligue o ar, e pronto.

Nunca vi gente que tem HI-FI mesmo no carro escultando som all time de vidro aberto.

Lembrando que os bancos de couro e o fato do carro ser blindado e a porta ser tratada muda MUITA coisa...

Compartilhar este post

Link para o post

pessoal muito se fala do equipamenos, mas o primeiro equipameto que tem que ser hi-fi é nosso Ouvido!!! se ele não for treinado, nada vai ser hi-fi, mo maximo vai chegar a um SQ!!!

o mesmo vai se dar com a pessoa que quer chegar a um HI-FI, só vai ser hi-fi mesmo quando ele tiver seu ouvido treinado, quando ele tiver referencias auditivas.

agora vem a pergunta: COMO VOCÊ ENCONTRA SUAS REFERENCIAS? COMO VOCÊ TREINA SEU OUVIDO?

abraço a todos

Compartilhar este post

Link para o post

Edgard, só existem 2 formas:

Ouvindo bons equipamentos, sets conceituados, e, principalmente, ouvindo instrumentos... indo a ensaios, concertos, apresentações intimistas...

Alguns bares promovem pequenas apresentações de Jazz e MPB com os músicos sentados entre as mesas, sem amplificação, ou com amplificação para um ou outro instrumento... Isso é MUITO bom.

E, mais do que isto, não basta ouvir... tem que saber o que se está ouvindo. Mais que escutar, tem que ouvir, absorver, prestar atenção, reparar as nuances, o timbre...

Compartilhar este post

Link para o post

Em outras palavras Klebão, tem que gostar de musica ao pé da letra!

Compartilhar este post

Link para o post

Em outras palavras Klebão, tem que gostar de musica ao pé da letra!

Antes de mais nada, o cabra tem que ser melômano.

Se ele gosta apenas de curtir uma música, sua glória vai ser apenas a de ser possuidor de muito equipamento caro. Vai viver ouvindo CD de teste e dizendo "cara, você vê como é que o giz consegue correr de ponta a ponta do painel?".

Tem que tomar cuidado com o entusiasmo, pois ele facilmente desbanca pro lado comercial, e deixa o tesão musical de lado. E isto é MUITO comum, mais comum que os casos de audiófilos de fato. EU chamo de EQUIPAMENTOFILIA.

Tem gente pra tudo, mas pra mim, timbre tem sempre prioridade sobre a imagem. Se pra melhorar a imagem eu tiver que ligar o TA, e ele cagar toda a musicalidade, TA -> OFF.

Compartilhar este post

Link para o post

h2o... o som de qualidade no meu carro ganhou maior importancia mesmo qndo estava trabalhando na Vl olimpia... cerca de 1 hora a 2 horas de transito diario... Sempre vidro fechado e ar ligado... mais mesmo assim o som de fora ainda vem sim... mais fraco... mais atrapalha que sabemos...

na estrada eu gosto... mais acabo nem prestando atenção na musica porque estou prestando atenção ao volante... qndo vejo ja passou aquele trecho que mais gosto na musica que mais gosto!!

e sim kleber ja fui e vou em alguns bares assim... só violao... amplificador so para microfone mesmo... rs é algo muito bom... alias meus Cds prediletos pra fechar o vidro e curtir um bom SQ eh a coletania "Um barzinho um violao.." MPB acustico... eu gosto muitooo pq curto a musica que estou ouvindo e com uma certa qualidade...

e sou apaixonado pelo som do Sax, prato de bateria, violão e bumbo...

Compartilhar este post

Link para o post

Li um review hoje no DIYMA que me prendeu a atenção por um booooom tempo. Lembrei imediatamente desse tópico!

Pelo menos pra mim capturou muito da idéia que eu faço do "hobby" do hifi no meio automotivo.

Review Sistema Esotar

Compartilhar este post

Link para o post

Penso um pouco como o Kleber...

Um som nao precisa ser necessariamente caro para ser bom ...

Mas vejo tambem que os equipamentos mais caros normalmente tem um desempenho melhor..

So temos que medir o quao bom ele é pelo preço que ele custa...

Tem gente que da 4k em um modulo..

As vezes penso que com este valor da pra montar um set inteiro!

E quão pior vai ser o SET de 4k em relação ao outro que com certeza vai passar de 10k...

O SET mais barato vai deixar de ser HI-FI? Vai ter um desempenho pior? Qual o nível de acuidade e sensibilidade temos para distinguir isto?

Compartilhar este post

Link para o post

Penso um pouco como o Kleber...

Um som nao precisa ser necessariamente caro para ser bom ...

Mas vejo tambem que os equipamentos mais caros normalmente tem um desempenho melhor..

So temos que medir o quao bom ele é pelo preço que ele custa...

Tem gente que da 4k em um modulo..

As vezes penso que com este valor da pra montar um set inteiro!

E quão pior vai ser o SET de 4k em relação ao outro que com certeza vai passar de 10k...

O SET mais barato vai deixar de ser HI-FI? Vai ter um desempenho pior? Qual o nível de acuidade e sensibilidade temos para distinguir isto?

realmete gustavo não precisa ser caro pra ser bom, agora quem vai poder julgar e falar se um set caro é melhor que um set baratinho vai ser aquele equipamento que se queimar ja era!!! nosso ouvido bem treinado!!!!! ele que vai dizer, no ultimo evento que tem em curitiba eu tive a oprtunidade de ouvir alguns carros, e olha tinha set top de linha $$$$$ fazendo feio viu....

quanto ao nosso treinamento auditivo, o que o kleber falou é otimo, muito bom mesmo. e vou deixar outra dica, escutar musica com fone de ouvido bom!!!

eu uso um sennheiser HD650 pra treinar meu ouvido, ai agente não se preocupa com ambiente acustico pois é o fone e nosso ouvido, é muito bom pra treinar nosso ouvido, principalmente em baixa frequencia, 20, 40, 60hz pq agente mais sente do que ouve essas frequencias e no fone agente tem que aprender a ouvi-las.

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente o pessoal recomenda bons fones de ouvidos. Inclusive na regulagem de carros. Ouve no fone e reproduz no carro para ver o que está errado.

Seria um discussão legal: bons fones x boas fontes. Dependendo incluir preamps também.

Compartilhar este post

Link para o post

Treinar ouvidos com fones de ouvido é um grande equívoco. Independente da qualidade do fone, que já não será perfeito, ainda existem todos os outros fatores envolvidos: instalação elétrica, cabos de áudio, amplificação e etc.

Referência TEM que ser o ao vivo, sempre. E muito preferencialmente não amplificado.

Abraços.

Editado por felipeviegas

Compartilhar este post

Link para o post

Treinar ouvidos com fones de ouvido é um grande equívoco. Independente da qualidade do fone, que já não será perfeito, ainda existem todos os outros fatores envolvidos: instalação elétrica, cabos de áudio, amplificação e etc.

Referência TEM que ser o ao vivo, sempre. E muito preferencialmente não amplificado.

Abraços.

é muito bom ter o Santana aqui na minha sala tocando sua guitarra, ou Ana Carolina cantando aqui pra mim...

amigo equivo nenhum é treinar o ouvido com fones não, nem sempre é facil ter bons musicos ao vivo pra gente ouvir, ai entra o fone ou uma sala apropriada.

abração

Compartilhar este post

Link para o post

é muito bom ter o Santana aqui na minha sala tocando sua guitarra, ou Ana Carolina cantando aqui pra mim...

amigo equivo nenhum é treinar o ouvido com fones não, nem sempre é facil ter bons musicos ao vivo pra gente ouvir, ai entra o fone ou uma sala apropriada.

abração

Desde que se esteja disposto a assumir que a referência tem um viés, sem problemas. Treinar ouvidos com um sistema que, por mais perfeito que seja, não é perfeito, nos fará ter uma referência que já é deficiente. No final das contas, talvez você esteja certo. Não há equivoco. Apenas nos fará baixar o limiar do que é natural e de alta fidelidade. Mas após ouvir um ao vivo, você VAI querer trocar alguma coisa no seu ao set up...

Em tempo: qualquer audiófilo recomenda a audição do ao vivo. Uma vez por semana, pelo menos. Isso é essencial para referência. Mas, infelizmente, nosso fórum já está bem acostumado com modinhas, o post :+1 que replica sem ter escutado, a indicação porque o usuário X ou Y disse que funciona e etc. E assim vamos apenas nos distanciando do real... [^]

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo no ao vivo, a referência tem viés também...

São essas contradições que deixam o hobby mais interessante (e mais perigoso pra quem tem tendência a desenvolver comportamentos obssessivos... hauhauhauhauhau).

Achei engraçado um post no HTforum, na sala mais chata de lá, onde o pessoal do "hi-end" acabou por assumir que o som é mais gostoso na sala que ao vivo... :vts

Ou seja... não dá pra querer llevar referência ao pé da letra. Mas é obrigatório saber como é que cada instrumento toca... nem que seja pra não chamar clarinete de trompete... [^]

Compartilhar este post

Link para o post

Em tempo... se for pela referência do ao vivo, 99% das gravações audiófilas de altíssima qualidade vão pro lixo...

Me diga quem consegue ouvir o ruído do sopro ou o barulho das chaves de um sax numa audiçção ao vivo, que não seja quase fazendo um oral no músico?????

Em gravações audiófilas toda sorte de sujeira aparece. E o bom é que muita gente compra como um "tempero" a mais.

Vai entender...

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo no ao vivo, a referência tem viés também...

São essas contradições que deixam o hobby mais interessante (e mais perigoso pra quem tem tendência a desenvolver comportamentos obssessivos... hauhauhauhauhau).

Achei engraçado um post no HTforum, na sala mais chata de lá, onde o pessoal do "hi-end" acabou por assumir que o som é mais gostoso na sala que ao vivo... :vts

Ou seja... não dá pra querer llevar referência ao pé da letra. Mas é obrigatório saber como é que cada instrumento toca... nem que seja pra não chamar clarinete de trompete... [^]

É complicado. Para mim, a maioria dos audiofilos, tem ouvido de cachorro. Ouvem sempre o que ninguem ouve, tem uma percepção que ninguem tem. Conheço poucas pessoas, que se consideram audiofilos, que tem uma mente aberta para novas teorias e novas observaçoes. Complicado.

Tem gente que ouve demais por ai. Achar que o som numa sala é melhor que ao vivo está indo contra tudo que acredita e anseia.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

É complicado. Para mim, a maioria dos audiofilos, tem ouvido de cachorro. Ouvem sempre o que ninguem ouve, tem uma percepção que ninguem tem. Conheço poucas pessoas, que se consideram audiofilos, que tem uma mente aberta para novas teorias e novas observaçoes. Complicado.

Tem gente que ouve demais por ai. Achar que o som numa sala é melhor que ao vivo está indo contra tudo que acredita e anseia.

Abraços

Realmente...

Essa história me lembra alguns trabalhos que demonstram facilmente a nossa capacidade de inventar uma explicação para algo que não está claro, por mais absurda que seja essa explicação. Deve ser pela falta de capacidade para melhorar uma sala e uma aparelhagem que resolveram soltar essa pérola.

Klebão, desculpa... quando mencionei que a referência tem que ser o ao vivo sempre estava implícito aquela condição ideal: ótimos intrumentos, ótimos músicos e ótima sala. Ouvir a banda em um lugar tosco não serve...

Gutows, acho que o problema não são os ouvidos de cachorro. Essa é a parte boa. O que não dá é a relutância em mudar e aceitar coisas novas. Quando é assim, não adianta mesmo. Será praticamente conversar com uma porta...

Em tempo... se for pela referência do ao vivo, 99% das gravações audiófilas de altíssima qualidade vão pro lixo...

Me diga quem consegue ouvir o ruído do sopro ou o barulho das chaves de um sax numa audiçção ao vivo, que não seja quase fazendo um oral no músico?????

Em gravações audiófilas toda sorte de sujeira aparece. E o bom é que muita gente compra como um "tempero" a mais.

Vai entender...

Aí você já está procurando pelo em ovo, Klebão. Posso até concordar com você que isso é um artifício da gravação com microfones na cara do gol... mas não é esse ponto que é pra ser levado em consideração, mas sim o equilíbrio geral da coisa. E, às vezes, dá sim. Depende do tamanho e da qualidade da sala.

Editado por felipeviegas

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...