Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
didigoarraial

caixa MTL - 2

Recommended Posts

Desde o meu auge como fabricante de caixas eu já fabriquei mais ou menos umas 50 peças desse modelo, algumas com variações de projeto, tanto pra PAzeiros como pra uso automotivo, e a maioria dessas caixas hoje estão encostadas e foram substituídas por modelos mais viáveis, pois como te falei, não que a MTL seja uma caixa ruim, mas o projeto só funciona bem mesmo com os falantes originais da EV ou com parâmetros similares, além de ser nescessário processamento dedicado pra corrigir as falhas na resposta e proteger os falantes. Portanto, desde o início do fórum Autosom até hj, pouquíssimos usuários continuaram com a idéia de que seja um projeto que compense a canseira. Existe muita coisa melhor e mais fácil de fazer...

Obrigado por me ajudar e acabar com a minha dúvida.

vc teria uma sugestão de uma caixa muito boa para os sub800???

e essa viking é boa??

queria uma com subgrave bem forte com esses sub800!!

Editado por didigoarraial

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

da uma olhada no topico do 147, no forum trio eletrico, que vc verá o que é a tal caixa "viking".

Eu estou acompanhando este tópico mas eu estou no meu trabalho e aqui é bloqueado video e fotoshark.

só por e-mail...

Compartilhar este post

Link para o post

Não confunda pressão sonora de banda larga com SPL de pico !!!

A unica vantagem da MTL em cima de uma dutada convencional é apenas um "picão" por volta de 200 hz, o que mascara um pouco a resposta, mas em geral o som da dutada é mais natural de dependendo do trabalho de sintonia e do falante pode até ficar melhor que a MTL em termos de pressão.

Para Graves VERDADEIROS, melhor que a dutada é só uma corneta de graves muito bem projetada, o resto é balela...

Ta, mas eu falei que uma BANDPASS de 6 °, se bem feita, rende mais que uma dutada....nao MTL...MTL eu sei que tem que ser com acoplamento minimo....eu nao aconselho MTL pra carro...

Compartilhar este post

Link para o post

Ta, mas eu falei que uma BANDPASS de 6 °, se bem feita, rende mais que uma dutada....nao MTL...MTL eu sei que tem que ser com acoplamento minimo....eu nao aconselho MTL pra carro...

essa bandpass seria mais forte que a dutada??

Compartilhar este post

Link para o post

Ah sim, rende mais com detrimento da faixa de frequencias, é como falei, o problema dessas caixas é que dão um pico mais alto, mas abrangem uma banda muito estreita de resposta. É só jogar os parâmetros num programa de simulação e conferir o gráfico, assim saberá o que tô falando. Eu era um defensor das caixas alternativas (Bandpass, horns, etc...) mas depois que aprendi de verdade à trabalhar com as dutadas, não quero mais saber de outra coisa não, hehehe...

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

da uma olhada no topico do 147, no forum trio eletrico, que vc verá o que é a tal caixa "viking".

Por acauso essa tar d Viking é essa aqui?:

aaaaaaaaaaaaai.jpg

Se for, pra mim não passa de uma dutada com o falante invertido e um tunel na frente que praticamente não serve pra nada, pois pra ser eficiente teria que ser bem mais comprido que isso, hehehe...

Compartilhar este post

Link para o post

Por acauso essa tar d Viking é essa aqui?:

aaaaaaaaaaaaai.jpg

Se for, pra mim não passa de uma dutada com o falante invertido e um tunel na frente que praticamente não serve pra nada, pois pra ser eficiente teria que ser bem mais comprido que isso, hehehe...

queria uma ajuda da bandpass e dutada, qual ficaria melhor??

tenho o winisd e apostila mas nao sei ler o grafico e mais algumas coisas. rs

Compartilhar este post

Link para o post

Ah sim, rende mais com detrimento da faixa de frequencias, é como falei, o problema dessas caixas é que dão um pico mais alto, mas abrangem uma banda muito estreita de resposta. É só jogar os parâmetros num programa de simulação e conferir o gráfico, assim saberá o que tô falando. Eu era um defensor das caixas alternativas (Bandpass, horns, etc...) mas depois que aprendi de verdade à trabalhar com as dutadas, não quero mais saber de outra coisa não, hehehe...

Gosto é gosto :vts

A desvantagem da band realmente é a faixa util de rendimento, mas ainda prefiro usa-las com um bom MG e os devidos cortes...acho mais interesswante [""]

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Sandro tudo bom?

Já que esta virando moda (na verdade já virou) aqui no fórum a utilização de caixas manifold, você poderia fezer um comentário rápido sobre manifold X dutada? Gostaria de saber a sua opinião a respeito.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, muito obrigado pelas sugestoes e conselhos.

mas vou de MTL-2.

obrigado.....

Blz, o projeto original no formato sketchup eu já postei aqui, divirta-se hehehe... []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, muito obrigado pelas sugestoes e conselhos.

mas vou de MTL-2.

obrigado.....

Po cara, serio mesmo, depois do que o pessoal falou, principalmente o Sandro que é muito experiente na questao de caixas, vc ainda vai de MTL-2?Ja que vc gosta de subgraves ou um grave mais emcorpado e pelo que foi falado a MTL tem um super pico em 200 hertz, seja feliz com o seu pancadao!heheheh

Compartilhar este post

Link para o post

aaaaaaaaaaaaai.jpg

parece o carro do De volta para o futuro!

hauhauhauha

Compartilhar este post

Link para o post

Po cara, serio mesmo, depois do que o pessoal falou, principalmente o Sandro que é muito experiente na questao de caixas, vc ainda vai de MTL-2?Ja que vc gosta de subgraves ou um grave mais emcorpado e pelo que foi falado a MTL tem um super pico em 200 hertz, seja feliz com o seu pancadao!heheheh

já comprei a folha, quando fui fazer o primeiro corte, não consegui e optei pela dutada.

estava pensando em porradão e não em qualidade + porrada, vou na dica do Sandro e dos outros.

á folha está prontinha para cortar só falta a litragem e duto.

Compartilhar este post

Link para o post

Sandro tbm estou no dilema de fazer uma caixa com dois de 18 no meu carro!!

Poderia fazer um breve comentario a respeito de manifold x dutada x bandpass.

Buscando gravao pesado. indo longe e impressionando pelo peso!

Levando em conta limitaçoes em espaço!

Muito obrigadooo!!

Não é abusando mas quando achamos pessoas com tal nivel de conhecimento... é irresistivel nao perguntar as coisas!

Editado por Fernando GO

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigadooo!!

Não é abusando mas quando achamos pessoas com tal nivel de conhecimento... é irresistivel nao perguntar as coisas!

Me passa os dados dos falantes e o espaço disponível com detalhes. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Sandro poderia me ajudar com a caixa dutada?

sub800 18",

gostaria de saber se é necessário colocar quebra de onda estacionária na caixa?

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigadooo!!

Me passa os dados dos falantes e o espaço disponível com detalhes. :legal:

vou pegar carona ai...

se puder fazer o mesmo comparativo para 4 wpu 1507 eu agradeço por demais.

espaço tem bastante: é pra uma pick-up strada cabine simples.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou pegar carona aqui tbm hehe, a duvida é a mesma, sub grave e grave longe com qualidade e linear!

2 Sub 800 18p espaço caçamba Strada CE altura 55 cm, largura 104 cm, profundidade até 65 cm.

To a meses pesquisando isso mas ninguem ajuda.

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

ESPECIFICAÇÕES

Impedância Nominal

8 Ohms

Resposta de Frequência

25~1.500 Hz

Sensibilidade 1W/1M

99 dB

Potência RMS

800 w

Potência de Programa

1.600 w

Diâmetro da Bobina

4"

PARÂMETROS TS

Frequência de Ressonância

Fs 30 Hz

Resistência da Bobina

Re 5,0 Ohms

Fator de Qualidade Total

Qts 0,22

Fator de Qualidade Mecânica

Qms 10,0

Fator de Qualidade Elétrica

Qes 0,23

Volume equivalente do Falante

Vas 350 L

Área efetiva do Cone

Sd 0,1134 m²

Deslocamento Máximo

Xmax ± 8,0 mm

Compartilhar este post

Link para o post

Achei um projeto.

só não sei se ficaria bom,

sub800 18" oversound

135 litros

3 dutos de 4"

52hz.

vamos esperar

sugestoes.

Compartilhar este post

Link para o post

Achei um projeto.

só não sei se ficaria bom,

sub800 18" oversound

135 litros

3 dutos de 4"

52hz.

vamos esperar

sugestoes.

O que acha Sandro??

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitando o tópico, estou querendo refazer o som do meu fusca.

queria colocar um aband pass mas não sei simular.

continuo com os mesmos sub800. caixa dutada 100l sintonizada em 50hz.

alguma dica..

Sandro???

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...