Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
praia2009

baterias .....

Recommended Posts

esse final de semana me deparei com uma situacao bem comum e pouco observada ! um cliente chegou com uma bateria do tipo AGM , de otima qualidade !! olha o som dele , 1 cd pioneer 9880 , kit 2 vias bravox CF60K ,Sub P3 fosgate e amp da FOSGATE, nao me lembro o modelo ao certo , mais sei que e de 4 canais !!!! ele tinha 2 baterias XXX 100 amp e compro 2 AGM 100amp ...

 

quando a gente troco as betarias , apareceu som que nao tinha , a qualidade melhorou , o som ficou mais definido e o grave parece que recebeu um turbo....

 

um simples detalhe mudou por completo o som ,ele riu ate pagar uma coca gelada!!! e muitas pessoas nao dao a minima pra baterias , acha que isso nao e fundamental em um sistema seja ele pequeno ou grande !intao vou dar uma palhinha aqui de como funciona isso , e tirem suas conclusoes !

 

1)a bateria converte energia quimica em energia eletrica !existe varios modelos de baterias no mercado , sendo que cada uma delas tem sua finalidade , ta ai o motivo de se ter baterias de modelos diferentes como : acidas , niquel cadmio ,loes litio ,e outras mais

 

2)as baterias acidas , essas normais usadas em carro e na maioria do som automotivo ,usam placas(celulas)que sao feitas na maioria das vezes de chumbo , que em contato com o acido formam a corrente eletrica atravez das placas positva e nagativa,e por esse motivo que essa bateria e mais usada , que alem de ter um custo mais baixo , tem capacidade fornecer grandes quantidades de corrente , claro que por um periodo pequeno , otimo pra da partida em motores grandes

 

3)ja as baterias de GEL , tem silica na sua quimica ,e por isso que sua tensao quando carregada e um pouco mais baixa do que as baterias de acido , e segundo os estudos permite recombinacoes de moleculas e com isso existe um aumeto da eficiencia em relacao as baterias acidas convencionais !!

 

4)as do tipo AGM , para os mais indinheirados , onde ao inves de usar o gel(silica) usa a fibra de vidro , fazendo a bateria ser dura e pesada , e por isso que elas tomam muito ca**** e guenta a purretada , essas baterias tem menor resistencia interna , e é por isso que dao um melhor resultado no som automotivo , traduzindo para o portugues e como se eleas fornecem energia com maior velocidade e precisao !quem sabe como uma fonte chaveada funciona sabe bem do que estou falando....

 

intao o negocio e cuidar da bateria , pra nao descarregar demais , e nem carregar demais , visto que isso estraga a bateria , e o tal clico de vida da mesma diminui ! ja vi placas corroidas e isso se da porque o fera , poe um chupa cabra enorme em cima da bateria e todo seu estrutura aquece , fazendo o acido corroer as placas , e depois da muegem ele usa a bateria por mais 3 dias no 12 , mudando a estrutura quimica da mesma !

 

cada bateria tem sua funcao , sua corrente e sua forma de trabalho , pra competidores e necessario baterias que deem enormes quantidades de corrente por periodos maiores de tempo , mais ja pro dia a dia na dimamica da musica e importante ter o pico forte sim, mais uma resistencia menor visto que isso melhora o funcionamento da fonte do amplificador

 

bom meu negocio e eletronica e nao quimica , intao quando for montar um som procure baterias boas , e saiba cuidar delas ! vlw ai :legal:

  • Upvote 5

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ótimas dicas amigo Praia. fica ai o alerta pois existe muitos usuarios danificam a bateria justamente por não saber utilizar corretamente carga e descarga e muito importante, e feita de forma inadequada é fundamental para o fim da bateria. abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostaria de saber...

Eu fui troca a bateria do cofre(45Ah)

To montando um som,2 MTX 400 RMS cada(800 RMS todo,na caixa da MTX),1par 6x9 e 6x6 MTX e um amplificador 4 CH de 80 RMS pra toca os alto falantes.Vou pegar um amplificador MTX RFL1200D pra tocar os subs.

Ae na loja o cara me sugeriu uma bateria Moura(60Ah),e me disse que vai toca o som inteiro...

É verdade?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

boas dicas mesmo!!! eu tbm ja vi de perto a diferença que da uma bateria boa!!! é impressionante!

 

abs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostaria de saber...

Eu fui troca a bateria do cofre(45Ah)

To montando um som,2 MTX 400 RMS cada(800 RMS todo,na caixa da MTX),1par 6x9 e 6x6 MTX e um amplificador 4 CH de 80 RMS pra toca os alto falantes.Vou pegar um amplificador MTX RFL1200D pra tocar os subs.

Ae na loja o cara me sugeriu uma bateria Moura(60Ah),e me disse que vai toca o som inteiro...

É verdade?

 

 

Tocar toca, mas precisa de no minimo mais uma bateria de 100ah ai pra render bem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostaria de saber...

Eu fui troca a bateria do cofre(45Ah)

To montando um som,2 MTX 400 RMS cada(800 RMS todo,na caixa da MTX),1par 6x9 e 6x6 MTX e um amplificador 4 CH de 80 RMS pra toca os alto falantes.Vou pegar um amplificador MTX RFL1200D pra tocar os subs.

Ae na loja o cara me sugeriu uma bateria Moura(60Ah),e me disse que vai toca o som inteiro...

É verdade?

 

 

com certeza toca sim , claro que quanto maior a quantidade de baterias maior a autonomia , se as condicoes permitirei use uma bateria do tipo AGM ..... :legal: ai sim a diferenca e grande , e ja que seus produtos sao muito bons....vlw ai :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

com certeza toca sim , claro que quanto maior a quantidade de baterias maior a autonomia , se as condicoes permitirei use uma bateria do tipo AGM ..... :legal: ai sim a diferenca e grande , e ja que seus produtos sao muito bons....vlw ai :legal:

 

 

E seria bom um capacitor?

Valeeu ai pessoal...

Show de bola o Tópico

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nossa um capacitor ajuda muito , mais so 1 cuidado na compra do mesmo ja que existe um bando de fdp ai que nao vale nada , procure marcas de conceito....se eu fosse um mosfet acharia bom tem um capacitor ali deixando o sinal cada vez mais limpo ! vlw :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já que entrou "Capacitor" no rolo!

 

Qual é a combinação ideal de (capacitância X potência)?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

exelenti topico praia... ja tinha ciencia dessas difernças mas gostei de ter abordado esse assunto de forma simples e direta.... tenho uma bateria AGM de 155A power safe em campeonato tocando um SD8000 com alternador de 120A a tençao manteve semrpe acima de 12.5v isso no pico de 3s é logico...

 

mas aki entre nois me tira uma duvida?

 

quanto as famosas "estacionarias"? como que funciona?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ja que falaram em Mega Capacitor no rolo vou citar um post que fiz em outro forum..

 

Se tem uma coisa que na minha humilde opinião, não serve pra "quase" nada é o Mega Capacitor.. De nada adianta ter um som forte e colocar um Mega Capacitor de 30 farad achando que vai o som vai tocar mais se tiver faltando bateriaO que mantem o som é a bateria.. Nunca que gastar 200Reais num Mega Capacitor é melhor que comprar 1 bateria extra.. Em todos os grandes eventos de som que eu já vi, não vejo ninguem usando Mega Capacitor nas medições, eu pelo menos não vejo ninguem "forte", usando Mega Capacitor mas sim um bom barramento e muita bateria..

 

Ja tive mega capacitor e posso falar que não serve pra nada, pelo menos o meu foi assim, melhora o que, 0,5 % e olhe lá... O que resolve mesmo é bateria, Mega Capacitor pra mim é mesma coisa que jogar dinheiro fora, desculpe a quem usa, mas eu tbm ja joguei dinheiro fora com ele.. E assim como eu alguns amigos tbm usaram e sabem que não ajuda muito, as luzes do carro continuam piscando e tudo mais, agora troca o MC e coloca uma bateria maior no lugar dele pra ver se as luzes continuaram piscando... Desculpa o post mas pelas minhas experiencias reais e de amigos com MC o resultado foi pífio..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho duvidas e tenho quase certeza que muita gente tem.

 

Eu tenho bateria estacionaria (stm netwoks) de 100A.

Vejo pessoas falando que baterias de agm são otimas,mas sera que essas estacionarias são melhores que as automotivas convencionais.

 

Um exemplo,neste site Bateria de 100A

Ja discuti com um amigo aqui do forum(redin) e não chegamos a uma conclusão,essa bateria presta pra som?não achamos a potencia de pico.

Aqui na minhas cidade tem um representante delas e não pagaria o frete que e carissimo.

Aos que entendem e puderem me ajudar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valew Xara,

 

eu tenho que da um up faz tempo nessa parte ,só falta tempo$$.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

na verdade o MC ajuda , o problema e que as pessoas acham que colocando ele o som dobra ! e na verdade nao e assim que funciona !!!

 

se vc tem um MC quando em picos fortes ele ajuda a segurar o back , mais o grande valor disso e limpar ruidos e sinais indesejados que sempre aparecem no som !

 

para os mosfets da fonte e bom , ja que muitas fontes nao sao estabilizadas e o sinal de chaveamente PWM acaba sendo distorcido ou diminuido , e com o capacitor ali isso e uma grande mao na roda

 

agora e colocar um MC e achar que vai brotar som da terra ai e so lenda ne.....vlw ai :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto a baterias estacionárias eu diria o seguinte: o importante para um sistema de som como SPL, SQ, dia a dia, é verificar se a bateria é regulada por válvula / vrla / agm... verificar a marca, verificar o case, e dependendo o local da instalação verificar a temperatura de operação, que quanto maior o calor, menor tende a ser a vida útil da bateria.

 

Mais pq ? Digo, isso pois o termo "estacionária" é usado pra bateria que fica em regime de flutuação, "estacionada" lá esperando pra ser usada rsrs . Porém, existem baterias que são consideradas estácianárias, mais NÃO são AGM ! Como é o caso das delphi freedom, das moura clean, entre outras.

 

Assim como existem baterias Deep Cycle (de ciclo profundo) que são AGM, como as YellowTop, e outras que não são ! Como as antigas Maxiboom, algumas utilizadas em pesca.

 

Qual a diferença ? Uma Deep Cycle dessas "comuns" tem ótima capacidade de recuperação pós descarga, porém a corrente de partida é baixa (como essas pra barco), enquanto uma AGM, tem uma corrente de partida MUITO maior, o que é ótimo para os sistemas de som.

 

Conclusão: ta faltando bateria AGM no nosso mercado. Esse negócio de ficar dando água pra um trombolho atrás do banco ou no porta malas, como se fosse um xaxim, é a coisa mais ultrapassada que tem além de ineficiente (dou um desconto pros corneteiros rsrs)

 

Quanto ao mega capacitor, não acho inútil, mais considero que o benefício que ele trás não condiz com o valor empregado.

Editado por FanatiC

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto a baterias estacionárias eu diria o seguinte: o importante para um sistema de som como SPL, SQ, dia a dia, é verificar se a bateria é regulada por válvula / vrla / agm... verificar a marca, verificar o case, e dependendo o local da instalação verificar a temperatura de operação, que quanto maior o calor, menor tende a ser a vida útil da bateria.

 

Mais pq ? Digo, isso pois o termo "estacionária" é usado pra bateria que fica em regime de flutuação, "estacionada" lá esperando pra ser usada rsrs . Porém, existem baterias que são consideradas estácianárias, mais NÃO são AGM ! Como é o caso das delphi freedom, das moura clean, entre outras.

 

Assim como existem baterias Deep Cycle (de ciclo profundo) que são AGM, como as YellowTop, e outras que não são ! Como as antigas Maxiboom, algumas utilizadas em pesca.

 

Qual a diferença ? Uma Deep Cycle dessas "comuns" tem ótima capacidade de recuperação pós descarga, porém a corrente de partida é baixa (como essas pra barco), enquanto uma AGM, tem uma corrente de partida MUITO maior, o que é ótimo para os sistemas de som.

 

Conclusão: ta faltando bateria AGM no nosso mercado. Esse negócio de ficar dando água pra um trombolho atrás do banco ou no porta malas, como se fosse um xaxim, é a coisa mais ultrapassada que tem além de ineficiente (dou um desconto pros corneteiros rsrs)

 

Quanto ao mega capacitor, não acho inútil, mais considero que o benefício que ele trás não condiz com o valor empregado.

 

Entendo... tenho uma agm e vejo o quanto ela é boa em relaçao á de chumbo e acido convencionais...

 

bom 155A agm um modulo kickerzx1000 gringo beberrao...é necessario um mc ?

 

apesar das baterias agm ter um gigantesco pico nao sei se a velocidade de resposta dela seja tao rapida qando a necessidade de amperagem do amplificador = /

 

acho que todo sistema deve ter um mc a fim de supri a falta de amperagem emregada pela bateria entre uma ciclo e outro de sua fonte mas ate que ponto isso influencia em um sistema super alimentado igual o meu?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

na verdade o MC ajuda , o problema e que as pessoas acham que colocando ele o som dobra ! e na verdade nao e assim que funciona !!! se vc tem um MC quando em picos fortes ele ajuda a segurar o back , mais o grande valor disso e limpar ruidos e sinais indesejados que sempre aparecem no som !para os mosfets da fonte e bom , ja que muitas fontes nao sao estabilizadas e o sinal de chaveamente PWM acaba sendo distorcido ou diminuido , e com o capacitor ali isso e uma grande mao na roda agora e colocar um MC e achar que vai brotar som da terra ai e so lenda ne.....vlw ai :legal:

 

realmente muita gente infelizmente prefere torrar 200 num MC do que uma bateria.. eu acho valido usar o MC sim, para ajudar nos picos como vc falou, mas acompanhado de alimentação correta do sistema sempre que possível. É melhor gasta com baterias primeiro para depois gastar com MC quando o sistema ja estiver mais "correto" digamos assim!

 

Agora sobre esse lance de limpar o sinal pra mim é novo, eu não manjo muito disso, mas entao adicionaria mais um motivo para uso do MC + alimentação correta!

 

vlw!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já que entrou "Capacitor" no rolo!

 

Qual é a combinação ideal de (capacitância X potência)?

 

Para Graves rápidos (secos), 1F pra cada 500W no máaaaaximo.

 

Para graves mais extendidos, 1F pra cada 200W.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ja que falaram em Mega Capacitor no rolo vou citar um post que fiz em outro forum..

 

Se tem uma coisa que na minha humilde opinião, não serve pra "quase" nada é o Mega Capacitor.. De nada adianta ter um som forte e colocar um Mega Capacitor de 30 farad achando que vai o som vai tocar mais se tiver faltando bateriaO que mantem o som é a bateria.. Nunca que gastar 200Reais num Mega Capacitor é melhor que comprar 1 bateria extra.. Em todos os grandes eventos de som que eu já vi, não vejo ninguem usando Mega Capacitor nas medições, eu pelo menos não vejo ninguem "forte", usando Mega Capacitor mas sim um bom barramento e muita bateria..

 

Ja tive mega capacitor e posso falar que não serve pra nada, pelo menos o meu foi assim, melhora o que, 0,5 % e olhe lá... O que resolve mesmo é bateria, Mega Capacitor pra mim é mesma coisa que jogar dinheiro fora, desculpe a quem usa, mas eu tbm ja joguei dinheiro fora com ele.. E assim como eu alguns amigos tbm usaram e sabem que não ajuda muito, as luzes do carro continuam piscando e tudo mais, agora troca o MC e coloca uma bateria maior no lugar dele pra ver se as luzes continuaram piscando... Desculpa o post mas pelas minhas experiencias reais e de amigos com MC o resultado foi pífio..

 

Pra trio não serve mesmo.

 

mas pra carros SPL, onde o uso se dá mais com o carro em movimento, quem alimenta o sistema elétrico não é a bateria. É o ALTERNADOR.

 

E só quem consegue ajudar o alternador é o MC.

 

Vocêe pode colocar quanta bateriaa quiser, que, com o carro ligaado, a variaação de tensãao sempre será maior que 20%. Já com o MC bem dimensionado, será menor que 20%, podendo chegar a ser quase nula (o que exige um puta investimento, claro).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

realmente eu concordo , o investimento e alto!!!! e é como ja disseram ai , e preciso dimensionar o sistema de forma certa e acresentar o MC ..... agora eu vo fala uma coisa cuidado com os MC , pq os xing ling so tem casca , MC bom custa caro !

 

da uma olhada nessa foto ai , o que ja peguei aqui !!! pensei que isso era coisa de internet , mais ja vi 2 casos , e me lembro que na epoca deu rizada ! :legal:

post-45436-1274912934,7626_thumb.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto a baterias estacionárias eu diria o seguinte: o importante para um sistema de som como SPL, SQ, dia a dia, é verificar se a bateria é regulada por válvula / vrla / agm... verificar a marca, verificar o case, e dependendo o local da instalação verificar a temperatura de operação, que quanto maior o calor, menor tende a ser a vida útil da bateria.

 

Mais pq ? Digo, isso pois o termo "estacionária" é usado pra bateria que fica em regime de flutuação, "estacionada" lá esperando pra ser usada rsrs . Porém, existem baterias que são consideradas estácianárias, mais NÃO são AGM ! Como é o caso das delphi freedom, das moura clean, entre outras.

 

Assim como existem baterias Deep Cycle (de ciclo profundo) que são AGM, como as YellowTop, e outras que não são ! Como as antigas Maxiboom, algumas utilizadas em pesca.

 

Qual a diferença ? Uma Deep Cycle dessas "comuns" tem ótima capacidade de recuperação pós descarga, porém a corrente de partida é baixa (como essas pra barco), enquanto uma AGM, tem uma corrente de partida MUITO maior, o que é ótimo para os sistemas de som.

 

Conclusão: ta faltando bateria AGM no nosso mercado. Esse negócio de ficar dando água pra um trombolho atrás do banco ou no porta malas, como se fosse um xaxim, é a coisa mais ultrapassada que tem além de ineficiente (dou um desconto pros corneteiros rsrs)

 

Quanto ao mega capacitor, não acho inútil, mais considero que o benefício que ele trás não condiz com o valor empregado.

 

 

Ola fanatic tudo bem.

Voce poderia me dizer se esta bateria de agm?

Vejo no site que fala que é VRLA

O DATA SHEET e este UNICOBA UNIPOWER 12100

Outra coisa que não encontrei e a capacidade de pico dela.

 

Estou querendo 5 baterias destas pra alimentar 8000 rms.E consigo comprar elas aqui na minha cidade.E queria se as mesmas servem pra utilização em som com muito SPL.

 

Desde ja agradeço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para Graves rápidos (secos), 1F pra cada 500W no máaaaaximo.

 

Para graves mais extendidos, 1F pra cada 200W.

 

Ola Kleber.

Então se um pessoa tem um modulo de 8000 rms vai precisar de no minimo de 16 F?

Quanto tempo um capacitor leva para se carregar pra depois poder sustentar as sobrecargas que sofrera?

 

Desde ja agradeço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola Kleber.

Então se um pessoa tem um modulo de 8000 rms vai precisar de no minimo de 16 F?

Quanto tempo um capacitor leva para se carregar pra depois poder sustentar as sobrecargas que sofrera?

 

Desde ja agradeço.

 

Tempo de recarga? Só depende da capacidade do sistema elétrico. Ele não tem tempo de recarga. Quando sem carga, se comporta como um curto-circuito, por isto é preciso dar a primeira carga com uma lâmpada.

 

Seu sistema elétrico vai carregá-lo quase que imediatamente com o que "sobrar" de energia, entre os picos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...