Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
pitsa

CarPC 206 Protótipo

Recommended Posts

Pessoal, tudo jóia?

Há 1 ano e meio terminei de montar meu CARPC em meu peugeot 206 presence. O projeto consiste um montar um computador no carro, utilizando um pouco dos muitos recursos que um computador pode oferecer, como GPS, SOM, Vídeo, jogos acesso a informações do motor, etc. As configuração são as seguintes:

- Computador

Minha namorada estava com um Desktop da POSITIVO parado, utilizei ele no projeto. Ele tem um processador CeleronD 320, que para usar no carro sobra processamento, apesar de dissipar muita energia. Há processadores melhores para serem utilizados que consomem menos. Adicionei uma placa de vídeo 3D GeForce4, antiguinha, mas roda o NFSU2 que é uma beleza. O ideal seria utilizar um HD de notebook, mas estou utilizando um HD normal de desktop MAXTOR. Está rodando já a 4 meses sem problemas.

Estou usando uma fonte M2-ATX de 160W para todo o conjunto do PC. Coloquei um fusível de 15A antes da fonte e um de 60A na ligação com a bateria pois o módulo está pendurado junto.

O som está fantástico pois saída de som da placa mãe é de 5.1 canais, liguei dois canals para o woofer e outros 2 para o estéreo. Sobram ainda 2 canais.

- GPS

Comprei no dealextreme.com o GPS MSI SF220 StarFinder Bluetooth. É apenas uma antena, que conecta ao PC via bluetooth ou via serial, desde que seja feito um circuito utlizando o chip MAX232 para converter os sinais TTL para serial. Preferi usar via serial no carro pois acaba sendo mais estável a comunicação GPS -> PC, amigo meu havia ajudado a fazer o circuito. Atualmente estou usando um dispositivo TTL -> USB que vende no ebay.

Navegadores GPS bons para usar no PC: IGO8 ou Garmin Mobile PC...gostei mais do Garmin Mobile PC mas ele não tem teclado virtual....

- Monitor LCD VGA 7'' ToushScreen VM70 (http://short-circuit.com/product/VM70.html)

O monitor não é in-dash, mas é um ótimo monitor. Monitores in-dash são absurdamente mais caros que os convencionais. Monitores VGA para carro são bem mais caros que os monitores convencionais RCA, pois sua resolucão é muito melhor. Outro modelo muito bom e mais conhecido é a LILLIPUT.

- OBDII (http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.16923)

Utilizei o componente ELM327 para conectar o computador a injeção eletrônica do 206 através da conexão ODBII disponível. Funciona muito bem, realiza todas as leituras dos sensores do carro como velocidade, RPM, temperatura óleo, água, posição do acelerador, ajusta da mistura de combustíbel, erros dos sensores, etc. DICA: O software Touchscan é muito bom para leitura da interface ODB-II com gráficos, cálculo de consumo, etc.

- Jogos

Tennho vários jogos no computador, utilizo um Joystick USB DualShock igual do play2.

- Teclado (http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.15953)

Adquiri no dealextreme um teclado ultra-portatil e barato em relação a outros da mesma categoria, como o FROGPAD ou o Logitech DiNovo Mini que são absurdamente caros. O teclado é usado raramente, apenas para fazer uma configuração ou outra. Ou quando é utilizado para navegação a internet. No DX há uma nova versão deste teclado, agora sem fio e com iluminação.

- Internet

A internet pode ser acessada de três maneiras: Via Bluetooth através de um celular GSM, via modem USB 3G ou via Wireless caso tenha uma placa de rede sem fio. Testei acesso via Wireless e via bluetooh de um celular GSM. Ambas funcionaram perfeitamente.

- Software

Há vários softwares interessante para se utilizar no carro, mas a maioria pago. O RoadRunner é um software open-source para se utilizar no carro. Outra opção muito boa é o Centrafuse, mas que é pago, mas já muito mais simples de se utilizar.

- Som

Estou usando faz um bom tempo módulo hbuster hbm4100 com um kit 2 vias bravox cs60d e um subwoofer Hinor cruzader de 12''. O som está com uma ótima qualidade e potência. O kit 2 vias é muito bom, os tweeters estão embutidos acima da alavanca de ajuste do retrovisor dando um ótimo palco sonoro.

- TV Digital

Comprei na galeria XingLing na paulista um dispositivo USB para assistir TV Digital. Funcionou muito bem :)

- Leitor de cartões

Adquiri um novo gabinete, não é mais o que está nas fotos, ele é mais estreito e ocupa menos espaço, nele veio um novo leitor de cartões e uma porta USB. Atualmente está no próprio gabinete, mas pretendo colocá-lo no painel ou porta luvas.

* No painel do carro há uma entrada USB para plugar os dispositivos USB.

* Ainda não coloquei um leitor de disco óptico pois não vi a necessidade disto, visto que utilizo um pen-drive para copiar minhas musicas e videos para o disco rigido do computador.

* Ainda pretendo instalar os seguintes dispositivos: camera traseira (com acionamento automatico ao engatar a ré) e Rádio FM via USB

* Não tenho mais aparelho de som no carro, o computador é ligado diretamente ao módulo.

Estive utilizando o Centrafuse versão de testes no CARPC. Crei um skin que ficou muito legal, combinando com o painel do 206.

imagemfeo.png

Segue algumas fotos do projeto, algumas estão tremidas pois não usei o flash... o gabinete das fotos abaixo já foi trocado por um menos espaçoso e mais bunitim :D ...

1.JPG

4.JPG

5.JPG

6.JPG

10.JPG

11.JPG

12.JPG

13.JPG

14.JPG

Editado por pitsa

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usei uma placa de Desktop comum, o gabinete que esta nas fotos acima (horrivel por sinal) já foi pro lixo, estou usando um gabinete bem menor que fica na lateral do porta-malas com tamanho e espessura de um módulo de som....igual a da foto abaixo:

1203513819680_58.jpg

pretendo daqui um tempo adquirir uma placa ITX com intel ATOM e utilizar notebook de HD, com isto irei aumentar o desempenho, confiabilidade e diminuir o consumo de energia...

O monitor ideal para o 206 seria um modelo retrátil como a Lilliput In-Dash. Mas eu gostaria de fazer algo deste tipo, mas falta habilidade para eu mecher com fibra de vidro:

carpcp.jpg

Editado por pitsa

Compartilhar este post

Link para o post

ca*****, mt FO**

ow vei, ta show de bola, vi alguma coisa com ipad ja, mas esse com certeza da gosto por que foi vc mesmo quem desenvolveu

parabens cara, eu tbm acho que logo deveriam lançar dvds automotivos com memoria interna, de uns 64Gb que fosse, pois ta chegando a hora de te toda a biblioteca de midia no carro :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Ficou muito tesão véio...parabens pelo feito...

c vc embutir a tela no painel...ai sim vai ficar TOP d+...

a qualidade de audio deve estar muito boa mesmo...e tem vários recursos q muitos players por ae não tem...

curti o trampo [""]

Compartilhar este post

Link para o post

Esto no trampo agora e a net daqui é uma @#$%& e as fotos não abrem.

Daqui a poco to em casa, ai vejo como ficou.

Estou em mente de montar um tbm, tenho tudo aqui pra montar, bem quase tudo só falta eu descolar um fonte e minha tela lcd tah pifada ¬¬ .

Compartilhar este post

Link para o post

Uma pequena correção, este projeto está rodando a 1 ano e meio e decidi postar aqui para animar e auxiliar as pessoas que gostariam de emplacar em um projeto de CARPC. Há 1 ano atrás postei este mesmo post no fórum clubepeugeot.com. Como vi que há um pessoal no fórum animado para fazer mas precisam de mais informações decidi postar aqui....

Editado por pitsa
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Lindão hein !!!

gostaria de fazer isso num carro ...rs

mas é um projeto mais para o futuro.

parabens !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Noooossa, MUITO legal mesmo! E a facilidade de mídia é outra coisa, funciona qualquer codec de video, legendas mil, qualquer arquivo de música... Parabéns, ficou muito legal!

Compartilhar este post

Link para o post

P0RRA cara, muito bom! Bem legal mesmo, parabéns :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Bom ouvir informações positivas sobre projetos desse tipo.

O meu deu 100% errado.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas me diz, quanto tempo pra inicializar o sistema?

Já viajou com ele rodando por muito tempo?

Abraco e parabens ae!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom ouvir informações positivas sobre projetos desse tipo.

O meu deu 100% errado.

Vc pensa em tentar de novo? Se quiser auxilio monta um topico ae que posso ajudá-lo.

Mas me diz, quanto tempo pra inicializar o sistema?

Já viajou com ele rodando por muito tempo?

Abraco e parabens ae!

Viajos todos os dias de carro a trabalho, rodo durante a semana cerca de 12horas só em estradas.... funciona muito bem... por usar um processador Celeron D mesmo com baixo processamento acaba dissipando muito calor por isso tomei mais cuidado em deixar o gabinete bem ventilado...só tem o cooler no processador não tem cooler no gabinete, mas o gabinete ajuda a dissipar o calor....

se fosse uma placa ITX com processador Intel Atom não dissipa quase nada de calor além de ser mais rápido... to pensando em algo deste tipo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-143249231-gabinete-mini-itx-preto-piano-mb-vs-ad330-intel-atom-330-_JM

O computador hiberna automaticamente ao ativar o alarme....quando eu viro a chave do carro até ligar a bateria ele liga o computador novamente... o boot e a volta da hibernação demora cerca de 30s~35s voltando da onde ele parou..... se eu tivesse um HD e uma placa mãe decente iria ser mais rápido...claro que quanto mais memória adicionar mais tempo irá demorar o boot pois a hibernação copia tudo que tem na memória para o disco....quando volta da hibernação ele copia do disco para a memória novamente....estou usando 512MB de memória, mas para o WinXP 256MB é mais que suficiente....

estou satisfeito com o tempo do boot pois não ando no carro por menos de 30s rs...

mesmo usando um processador gastão o consumo do PC no carro é baixo... uso o PC com o carro desligado sem problemas.... o módulo gasta muito mais energia...

Compartilhar este post

Link para o post

Ae cara, obrigado pelas informações....

Quem sabe eu não me animo! O que me falta é tempo.....e coragem!

Agora pra finalizar, se fosse vc, antes de trocar qualquer coisa eu dava um jeito de embutir a tela no painel. Ia ficar bacana D+ !!!

[]s

RUI.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito legal o projeto, parabéns!

As dicas realmente foram de utilidade "pública", muito bom o tópico :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Parabens Pitsa!!!

A quanto tempo eu não via um tópico tão bom aqui no autoforum.....

Quando tiver um tempinho vamos marcar para eu ver esse projeto ai pessoalmente, gostei da idéia, e achei de baixo custo a "brincadeira".

Eu to sempre alí no Magrão Sound perto da pizzaria do seu pai mesmo!

Abraços

Rafael Oliveira

Compartilhar este post

Link para o post

Show de bola o carputer!

é um dos mais bem feitos que já ví! muito legal MESMO!

Compartilhar este post

Link para o post

Para complementar as informações sobre a leitura dos sensores via ODB2: o software Centrafuse da Fluxmedia possui módulo de leitura dos sensores que é bacana mas estou utilizando o software TouchScan que faz a leitura das informações com interface muito legal...ele até gera cálculo e gráficos de consumo de combustivel...

touchscan.JPG

alguns carros que possuem OBDII não são compativeis com o ELM327 (caso do celta)... mesmo suportando muitos protocolos há carros que aparentemente são capados e somente com equipamentos proprietários é possível acessar as informações da injeção eletrônica...

Compartilhar este post

Link para o post

Lembrei do Eclipse do Velozes e Furiosos 1... Com o laptop ligado monitorando o sistema... hehehehe

Show de bola, deu até vontade fazer agora!

Compartilhar este post

Link para o post

Não pretendo montar novamente...

Consegui todas as proezas possíveis, mesmo comprando equipamentos bons... Inclusive trincar as soldas da placa mãe... Não sei dirigir para usar um carpc... Não ainda, talvez com mais idade....

Bom, caso queira comprar um SSD barato eu vendo o meu :vts diminuiria mais ainda o tempo de inicialização e o o gasto de energia...

Mas carpc, para pessoas normais, é uma coisa muito interessante sim! Tem uns 5 projetos aqui no forum correndo, que eu saiba... Mas não vi nenhum pronto que nem o seu! Ficou muito bom!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...