Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

raphael_spl

Dúvida proteção do Sistema!!!

Recommended Posts

Postado em

Boa Noite Galera,

Tenho um sistema alimentado por 2 baterias, sendo uma no cofre de 60a ligado diretamente numa auxiliar de 150a na mala com cabo residencial de 35mm.

No momento estou sem fusíveis ou disjuntores entre elas e agora pretendo instalar algo nas 2 para que protejam o carro.

Agora vem a dúvida, colocar fusivel ou disjuntor?Quantidade?Amperes?

Obs:Só tenho instalado um disjuntor automotivo de 140a que faz a proteção de um Soundigital 2000.

Obrigado a Todos!

Postado em

Boa Noite Galera,

Tenho um sistema alimentado por 2 baterias, sendo uma no cofre de 60a ligado diretamente numa auxiliar de 150a na mala com cabo residencial de 35mm.

No momento estou sem fusíveis ou disjuntores entre elas e agora pretendo instalar algo nas 2 para que protejam o carro.

Obs:Só tenho instalado um disjuntor automotivo de 140a que faz a proteção de um Soundigital 2000.

Obrigado a Todos!

Ninguém?

Postado em

Amigo,

Para as bateria, não vejo a necessidade de botar disjuntor. Também tenho bateria no porta mala ligado com a do carro.

Coloquei um fusível bem forte (120a.). Agora os fusíveis que ligam direto bateria módulo, segui as recomendações

do fabricante.

Ats.

Postado em

O caso é que se por algum atrito um fio romper a camada de isolação.... o que é que acontece !?!?!? [¨]

A proteção ideal é colocar no positivo do paralelo a 30cm de CADA bateria ao menos um fusivel... essa é a proteção ideal... precisa seguir? não... funciona a mesma coisa, o ruim é qdo algo acontecer vc pensar... se eu tivesse menos de 100 pau com proteção não precisaria comprar outro carro, outro set, etc!

Qto a amperagem... tb tenho duvida de como casar certinho... :)

Postado em

Exatamente... o objetivo dos fusíveis/disjuntores é cortar a energia que passa pelo cabo em caso de curto circuito.

É só parar pra pensar um pouco... nada adianta por UM FUSÍVEL SÓ se vc esta interligando 2 baterias pois em caso de curto, apenas uma das baterias será cortada.

Postado em

Concordo com os colegas, mas não vejo necessidade no set do amigo, colocar um disjuntor, mas sim um bom fusível.

ats

A função é a mesma... o disjuntor ou o fusivel vai fazer o mesmo trabalho... a diferença é que o disjuntor quando desarmar vc só precisa de 1 dedinho pra rearmar... Porém pelo que eu saiba, a eficácia do fusivel é maior, que eu saiba, a ação dele é mais rápida, logo, com um disjuntor a bateria vai sofrer um pouco mais num curto do que o fusivel até desarmar... porém curto não é algo que esperamos acontecer todo momento... é mto relativo...

Postado em

Galera andei dando uma pesquizada e constatei que tem muita gente que utiliza aqueles disjuntores residenciais branquinhos da Siemens de 80 amperes, esses disjuntores são mais fáceis de encontrar por aqui, fui numa loja e comprei 2, já instalei colocando 1 a cada 10cm dos bornes positivos de cada bateria, e o melhor de tudo é que eu não precisei pelar quase nada o cabo para enfiar no terminal do disjuntor.

Não liguei meu módulo ainda com os disjuntores instalados mais sem sombra de dúvidas ficou mais protegido o meu sistema. Lembrando também que vou instalar saindo da bateria auxiliar para o módulo um disjuntor automotivo de 140a para proteger o SD2000.

Os disjuntores são bem práticos pois se futuramente precisar mexer no som é só desativar uma bateria da outra e pronto!!!

Aceito opiniões...

Agradeço a Todos!!!

Postado em

eu uso disjuntor residencia mesmo..akels preto...

bateria da frente uso de 60A...e na bateria de traz 100A.... nunca tive problema

Pois é brother esses residenciais sao bons, foram a solucao para mim,coloque 2 da siemens de 80a um em cada ponta quebram um galho legal e muitos dizem trabalhar com retardo e tals, mais antes trabalharem com retardo e cortar a corrente que perder o carro num curto...hehehe

Abraco

Postado em

Nossa quantos carros vcs ja viram que pegaram fogo por um curto por causa do som? eu pelo menos nunca vi isso.. e olha que ja vi muita porquisse de instalador.. Então se for a pessoa mesmo instalando, fazer um bom check-list, e caprichar em tudo como manda o figurino de preferencia com ajuda de multimetro eu não vejo a necessidade de instalar várias proteções..

Claro um disjuntor ou fusivel saindo da bateria do cofre eu acho essencial tbm, mas pra ligar a bateria auxiliar no módulo dependendo eu ja não vejo tanta necessidade...

mas entre colocar disjuntor residencial e automotivo eu prefiro os automotivos..

Postado em

Nossa quantos carros vcs ja viram que pegaram fogo por um curto por causa do som? eu pelo menos nunca vi isso..

aqui no forum ja teve topico mostrando sim, se nao me engano uns 2...me lembro pq foi qndo eu so olhava o forum sem ter registro

fiquei ate com pe atraz de montar som na epoca hehehe

Postado em

ahahaha além disso tem um artigo no site que fala da importancia na pratica de um cara que alerta o uso de fusivel... mas o caso dele era com neon que deu pau e entrou em curto e quase pegou fogo no carro inteiro!!!

Eu sou a favor de gastar ai por alto uns 50 conto em proteção e ser feliz do que contar com a sorte!! hehehe

:vts

Postado em

Boa Noite Galera,

Obrigado a Todos!

Como vai Raphael ???

Na minha opinião você deveria reforçar o terra do Alternador para o Chassi e o terra da Bateria do motor para o Chassi, não precisa trocar o cabo é só colocar + um de 21mm² nos mesmos pontos !!!

O cabo que leva a energia para a Bateria Auxiliar deve sair direto do parafuso de saída do Alternador, se o Alternador não for de mais que 140A pode ser o cabo de 21mm² mesmo !!!

Já entre o Amplificador e a Bateria auxiliar eu usaria um cabo de uns 50mm² para ter um maior fluxo de corrente (Amp) tanto no positivo quanto no negativo !!!

Um Disjuntor Automotivo de uns 140A entraria entre o Alternador e a Bateria Auxiliar e só, não é muito legal usar Disjuntores Domésticos pois eles tem um método diferente de proteção (temperatura) e entre o Amplificador e a Bateria ele serveria apenas como uma Resistência, ha não ser que o Amplificador não tenha uma proteção interna adequada !!!

Mas ha controvercias !!!

Abraço !!!

João Otávio

Postado em

Como vai Raphael ???

Na minha opinião você deveria reforçar o terra do Alternador para o Chassi e o terra da Bateria do motor para o Chassi, não precisa trocar o cabo é só colocar + um de 21mm² nos mesmos pontos !!!

O cabo que leva a energia para a Bateria Auxiliar deve sair direto do parafuso de saída do Alternador, se o Alternador não for de mais que 140A pode ser o cabo de 21mm² mesmo !!!

Já entre o Amplificador e a Bateria auxiliar eu usaria um cabo de uns 50mm² para ter um maior fluxo de corrente (Amp) tanto no positivo quanto no negativo !!!

Um Disjuntor Automotivo de uns 140A entraria entre o Alternador e a Bateria Auxiliar e só, não é muito legal usar Disjuntores Domésticos pois eles tem um método diferente de proteção (temperatura) e entre o Amplificador e a Bateria ele serveria apenas como uma Resistência, ha não ser que o Amplificador não tenha uma proteção interna adequada !!!

Mas ha controvercias !!!

Abraço !!!

João Otávio

Fala ae João Blz!!!

Eu fiz esse esquema faz tempo, desde de que coloquei uma bateria auxiliar na mala conhecido como BIG 3 com cabo 21mm do alternador para bateria, motor chassi e bateria chassi(terra) e melhorou muito, principalmente nos picos de grave onde exige muita carga.

Eu uso no total 3 disjuntores sendo um automotivo de 140a a 30cm da bateria auxiliar pro módulo e 2 residenciais de 80a a cada extremidade da bateria e falo uma coisa não perdi nada de voltagem ou seja a mesma que sai do alternador chega no módulo em torno de 14,35 volts...Meu sistema é bem feito e protegido com cabo 35mm residencial isolado internamente por pvc e externamente por conduites.Se caso ocorra um curto acidental entre as baterias a resistência dos disjuntores será menor que os cabos desarmando mesmo que com um pequeno atraso evitando que pegue fogo no carro.

Abraco

Raphael

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...